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dc.contributor.authorGuimarães, Marcella Pereira Barbosa
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:10Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:10Z-
dc.date.issued2021-02-24
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Marcella Pereira Barbosa. O corpo e a escola: o ensino para além de um corpo biológico. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu. 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15000-
dc.description.abstractGUIMARÃES, Marcella Pereira Barbosa. O Corpo e a Escola: O Ensino para além de um corpo Biológico2021. 135 pp. Dissertação Mestrado pelo Programa de Pós- Graduação em Ciências e Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021. Considerando, o contexto atual que demanda uma formação adequada em Ciências e o esvaziamento dessa área de conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, este estudo tem como objetivo analisar as contribuições de atividades que abordem o tema Corpo para o processo de construção do conhecimento científico dos alunos de uma turma do 4º. Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Para organização dessas atividades e, posterior desenvolvimento em sala de aula, me fundamento na perspectiva da Alfabetização Científica proposta por Chassot (2003) e de aprendizagem significativa tratada por Coll (2002). A articulação dessas duas perspectivas aponta para um ensino de ciências mais comprometido e inclusivo quando são capazes de construir e atribuir um significado ao que está sendo ensinado de modo que possa mobilizar o aprendido em diferentes contextos. Para isto o tema abordado – corpo – é problematizado de modo a se romper um ensino que o fragmenta em partes e o compara a uma máquina. Busca-se uma abordagem que permita a apropriação do corpo humano em seus aspectos biológicos e também e ordem social, cultural e afetiva. Dessa perspectiva teórica ganha relevância os conhecimentos prévios dos alunos. Este é o ponto de partida para a definição de atividades. Este estudo de natureza qualitativa foi realizado em uma escola da Rede Pública do Município de Queimados, localizada na Baixada Fluminense-RJ. Tendo como sujeitos de estudo os alunos do 4º ano Alfa do Ensino Fundamental. As duas primeiras atividades realizadas, possuíam como objetivos identificar como os alunos percebiam os seus corpos e os corpos de meninos e meninas. Nas análises dessas duas atividades, identificamos que para os alunos o corpo se manifesta em aspectos diferenciados como a fragmentação e estereótipos que estão culturalmente enraizados. Na terceira atividade – a Dança Kuduro – realizada em várias etapas investiu-se na abordagem de um corpo humanizado, objetivando que os alunos construíssem conhecimento e identidade sobre os seus próprios corpos. As atividades realizadas e analisadas permitiram a organização de um DVD que inclui outras atividades que contribuem para esta abordagem holística do corpo incluindo a questão da construção da identidade. Essa diversidade de atividades procura romper com essa fragmentação que impede que os alunos compreendam que o corpo humano não é a soma de pedaços como um quebra-cabeça. Trata-se de investir em uma abordagem de um corpo nas escolas que se constitui em sua totalidade. Daí a importância de uma proposta que aborde o corpo em perspectivas mais amplas.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConhecimentos Préviospor
dc.subjectEnsino e Aprendizagem em Ciênciaspor
dc.subjectAlfabetização científicapor
dc.subjectCorpo Humanopor
dc.subjectPrior Knowledgeeng
dc.subjectScience Teaching and Learningeng
dc.subjectScientific Literacyeng
dc.subjectHuman Bodyeng
dc.titleO corpo e a escola: o ensino para além de um corpo biológico.por
dc.title.alternativeThe Body and the School: Teaching beyond a biological bodyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherGuimarães, Marcella Pereira Barbosa.The Body and the School: Teaching beyond a biological body.2021. 135 pp. Dissertation master's degree by the graduate Program in Sciences and Mathematics, Universidad Federal Rural of Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021. Considering the current context that demands an adequate formation in Sciences and the emptying of this area of knowledge in the initial years of Elementary Education, this study aims to analyze the contributions of activities that address the theme Body for the process of construction of scientific knowledge of students from a 4th grade class. Year of Elementary School in a public school. For the organization of these activities and, later development in the classroom, I base myself on the perspective of Scientific Literacy proposed by Chassot (2003) and of significant learning dealt with by Coll (2002). The articulation of these two perspectives points to a more committed and inclusive science teaching when they are able to construct and assign meaning to what is being taught so that it can mobilize what has been learned in different contexts. For this, the approached theme - body - is problematized in order to break a teaching that breaks it up into parts and compares it to a machine. An approach is sought that allows the appropriation of the human body in its biological aspects and also in the social, cultural and affective order. From this theoretical perspective, the students' prior knowledge gains relevance. This is the starting point for defining activities. This qualitative study was carried out in a public school in the Municipality of Queimados, located in Baixada Fluminense-RJ. Having as subjects of study the students of the 4th year Alpha of Elementary School. The first two activities carried out, aimed at identifying how students perceived their bodies and the bodies of boys and girls. In the analysis of these two activities, we identified that, for students, the body manifests itself in different aspects such as fragmentation and stereotypes that are culturally rooted. In the third activity - the Kuduro Dance - carried out in several stages, we invested in the approach of a humanized body, aiming that students build knowledge and identity about their own bodies. The activities carried out and analyzed allowed the organization of a DVD that includes other activities that contribute to this holistic approach to the body including the issue of identity construction. This diversity of activities seeks to break with this fragmentation of what prevents students from understanding that the human body is not the sum of pieces like a puzzle. It is about investing in a body approach in schools that is constituted in its entirety. Hence the importance of a proposal that addresses the body in broader perspectives.eng
dc.contributor.advisor1Machado, Lígia Cristina Machado
dc.contributor.advisor1ID776.136.277-72por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0971-6406por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8142740238721919por
dc.contributor.referee1Machado, Ligia Cristina Ferreira
dc.contributor.referee1ID776.136.277-72por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0971-6406por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8142740238721919por
dc.contributor.referee2Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7282-2271por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5084376565424146por
dc.contributor.referee3Mattos, Luciana Antunes de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1351045662643231por
dc.creator.ID111.775.647-50por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982778442326731por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.relation.referencesALMEIDA, S.L. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018. Rev. Direito Práx, Rio de Janeiro, Vol. 9, N. 4, 2018, p. 2581-2589. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S217989662018000402581&ln g=en&n=io. Acesso em: 02 jan. 2021. ALMEIDA, S. Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro/Pólen, 2019. ALMEIDA, L.S.; FONSECA, L; RAMOS, K.B. O corpo humano no ensino de Ciências. (p.219-242) IN. MARTINES, S. A.(ORG) A criança e o ensino de Ciências: pesquisa, reflexões e experiências. Campo de Goytacazes, RJ: EdUENF, 2014. ALVES, N. Decifrando o pergaminho - o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In. OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda. Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p.39-54. BALBINTTI, I. A violência contra a mulher como expressão do patriarcado e do machismo. Revista da ESMESC, v.25, n.31, p.239-264, 2018. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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