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dc.contributor.authorSantos, Bárbara de Fátima Rodrigues Silva dos
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:15Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:15Z-
dc.date.issued2022-02-21
dc.identifier.citationSANTOS, Bárbara de Fátima Rodrigues Silva dos. Construção de uma proposta de educação ambiental crítica-transformadora: temas geradores como pontes entre trilha ecológica e escola. 2022. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15004-
dc.description.abstractEsta pesquisa se propôs a utilizar trilhas Ecológicas em atividades integradas a educação formal. O objetivo principal foi analisar a metodologia de investigação temática, com a delimitação de possíveis Temas Geradores, em uma proposta de Educação Ambiental crítica-transformadora. A investigação aconteceu através do método de pesquisa-ação, onde a pesquisadora foi um membro participante e atuante durante todo o processo investigativo. As indagações que podem ser levantadas nesta investigação são: A utilização de Temas Geradores, obtidos por meio do processo de investigação temática, em um contexto de Educação Ambiental Crítica- transformadora, integrando escola e trilha Ecológica, é capaz de promover reflexões sobre as questões ambientais mais relevantes para uma comunidade e contribuir para ações efetivas de mudança? As trilhas como espaços não formais em uma relação harmônica e planejada com os espaços formais podem propiciar momentos de reflexão sobre as questões socioambientais que impactam os integrantes da dinâmica? Essas reflexões são fundamentais para o processo de tomada de decisão e superação das relações que geram as desigualdades sociais. Os sujeitos da pesquisa são os membros da comunidade escolar de um colégio público, localizado no município de Piraí (RJ). Esta pesquisa envolveu três etapas, a primeira etapa é composta por uma análise da literatura para levantamento de conceitos relacionados aos tipos de espaços dedicados a educação, na segunda etapa foi realizada uma revisão sistemática acerca das pesquisas sobre trilhas no Brasil, tratou-se na Pesquisa de Campo, integrando a pesquisa participativa na escola escolhida e a Trilha da Mata do Amador, localizada no Parque Municipal Mata do Amador, no município de Piraí. Importante destacar que a terceira etapa da pesquisa sofreu modificações devido ao cenário de pandemia da COVID-19, provocado pelo novo coronavírus, SARS-COV-2. Os resultados dessa pesquisa apontaram que os espaços não formais, ao serem utilizados de forma planejada, podem auxiliar a alcançar os objetivos da Educação Ambiental propostos nas legislações brasileiras. Acredita-se, também, que a macrotendência da Educação Ambiental em uma vertente crítica é o posicionamento que pode conduzir a uma verdadeira e profunda transformação na sociedade. Como resultado final foi construído um livreto que poderá ser utilizado futuramente por outros professores do município em atividades com objetivos didáticos semelhantes aos propostos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrilhaspor
dc.subjectInvestigação temáticapor
dc.subjectTemas Geradorespor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectTrailseng
dc.subjectThematic analysiseng
dc.subjectGenerative Themeseng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.titleConstrução de uma proposta de educação ambiental crítica-transformadora: temas geradores como pontes entre trilha ecológica e escolapor
dc.title.alternativeConstruction of a proposal for critical-transforming environmental education: generating themes such as bridges between the ecological trail and the schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherABSTRACT This research decided to use Nature Trails in integrated activities in formal education. The main purpose was to examine the research methodology of thematic investigation with the definition of generative themes aiming at a critical and transformative Environmental Education. The investigation happened through action research methodology in which the researcher was an active participant throughout the entire investigative process. The inquiries that arose in this investigation are: Is the use of Generative Themes, obtained by thematic investigation in a context of critical and transformative Environmental Education able to foster reflection about meaningful environmental issues in a community and lead to effective and transformative action? Can Trails as non-formal settings in a harmonic and planned partnership with formal settings foster reflection about socio-environmental issues that affect the participants? These reflections are fundamental for the decision-making process and to overcome the relationships that cause social inequality. The research subjects are members of a school community located in the city of Piraí (RJ). This research involved 3 stages. The first is comprised of an analysis of the literature to gather information regarding the types of settings dedicated to education. In the second stage, we carried out a systematic review on Trails in Brazil and in the last stage, we performed a Field Research to integrate the participatory research at the school and Mata do Amador Trail, located in Parque Municipal Mata do Amador, in the city of Piraí. It´s important to highlight that the third stage of the research has undergone changes due to the COVID-19 Pandemic caused by the new coronavirus, SARS-COV-2. The results of this research suggest that planned non-formal settings can help to achieve the goals of Environmental Education proposed in Brazilian law. It is believed that the macro trends in Environmental Education with a critical aspect could lead to a profound and actual change in society. As a result, we developed a pedagogical booklet that can be used by other teachers in activities with similar teaching purposes.eng
dc.contributor.advisor1Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
dc.contributor.advisor1ID069.812.787-07por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2942265386518858por
dc.contributor.referee1Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
dc.contributor.referee1ID069.812.787-07por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2942265386518858por
dc.contributor.referee2Siqueira, Andrea Espinola de
dc.contributor.referee2ID024.464.907-35por
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7905-898Xpor
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5431863504554421por
dc.contributor.referee3Vieira, Bruno Matos
dc.contributor.referee3ID053.379.037-99por
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3445-0873por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1816191758677900por
dc.creator.ID131.242.027-83por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemáticapor
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