Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15005
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSalles, Fernanda Soton Ferreira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:15Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:15Z-
dc.date.issued2023-06-21
dc.identifier.citationSALLES, Fernanda Soton Ferreira. Caderno de atividades, alfabetização ambiental e científica: perspectivas cidadãs na escola, 2023, 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15005-
dc.description.abstractDiante do atual cenário que estamos vivendo de grande crise ambiental, que ameaça a vida, até de nós seres humanos, se faz necessária uma prática docente que priorize desenvolver nos alunos uma postura reflexiva, crítica, questionadora e investigativa sobre o mundo em que vivem e a consciência da importância de exercer a cidadania. Este trabalho tem como objetivo pesquisar as contribuições de um caderno de atividades para o processo de construção do conhecimento científico dos alunos de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, sujeitos da pesquisa, do Colégio Estadual São João, localizado no município de Queimados, RJ. Esse material pedagógico, denominado Para uma Alfabetização Ambiental nas Escolas, aborda o tema Educação Ambiental na perspectiva da Alfabetização Científica. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que envolve a coleta de dados através de um questionário para levantamento das concepções prévias dos alunos e dividido em três eixos: Significando o Meio Ambiente, que tem o propósito de verificar os conceitos que os alunos possuem sobre o meio ambiente; Meio Ambiente e seus problemas, que visa a analisar a visão que os alunos tem acerca dos problemas ambientais do local onde vivem e suas causas; Vida Cotidiana e Ambiente, que deseja averiguar a relação dos alunos no dia a dia com o meio ambiente. As análises do questionário evidenciaram que o tema “meio ambiente”, embora seja essencial à vida de todo ser humano, é conhecido de forma superficial ou até mesmo é resultado de uma associação equivocada. A análise das repostas dos alunos trouxe elementos importantes que permitiram aprofundar o tema desta pesquisa através das atividades sugeridas no Caderno de Atividades Para uma Alfabetização Ambiental nas Escolas. A análise dessas atividades demonstrou uma importância desse material pedagógico para colaborar com o processo de ensino e aprendizagem nas escolas, trazendo reflexões, aproximando os alunos da importância e da realidade ambiental que estamos vivendo. Sendo uma ferramenta para contribuir com a formação de cidadãos alfabetizados ambientalmente.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetização Científicapor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectproblemas socioambientaispor
dc.subjectScientific Literacyeng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectsocio-environmental problemseng
dc.titleCaderno de atividades, alfabetização ambiental e científica: perspectivas cidadãs na escolapor
dc.title.alternativeActivity notebook, environmental and scientific literacy: citizen perspectives at schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherConsidering the current scenario of a big environmental crisis, which threatens not only the nature, but also humans life, a need of a teaching practice arises, one that pioritizes developing in students a reflective, critical, questioning and investigative posture about the world and the consciousness of the importance of practicing citizenship rights. This work aims to investigate the contributions of an activity book in the process of building a scientific knowledge among students, in a third-year secondary school class, the point of this research, at a public school located in Queimados/ RJ. This pedagogical material, called For an Environmental Literacy at Schools, addresses the Environmental Education topic from the perspective of Scientific Literacy, theoretically based on a dialogue between the ideas and concepts of Attico Chassot and Paulo Freire. It refers to a qualitative research that involves the collection of data through a questionnaire to survey the students’ previous conceptions, divided into three axes: Meaning the Environment, to verify the concepts students have about the environment; Environment and its problems, aiming to analyze the reading students have about the environmental problems from the place where they live and their causes; Daily Life and Environment, to find out how students relate to the environment on a day-to-day basis. The analysis of the questionnaire showed that the theme “environment”, although essential to every human being, is superficially known or even the result of a mistaken association. The analysis of the students responses brought relevant evidence that allowed deepening the theme of this research through the activities suggested in the Activity Book For an Environmental Literacy at Schools, which was organized from five activities. The carrying out and subsequent analysis of these activities demonstrated the importance of this pedagogical material to collaborate with the teaching and learning process at schools, enabling reflections and bringing students closer to the importance and environmental reality that humans are facing. It constitutes, therefore, a didactic material that can contribute to the formation of environmentally literate citizens.eng
dc.contributor.advisor1Machado, Lígia Cristina Ferreira
dc.contributor.referee1Machado, Lígia Cristina Ferreira
dc.contributor.referee2Guimarães, Mauro
dc.contributor.referee3Anjos, Maylta Brandão dos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2442094094581701por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.relation.referencesBOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Minha casa, o mundo. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2008. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília, 2022. CACHAPUZ, António; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência e educação (Bauru), v.10, n.3, p. 363 – 381, 2004. CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 4ª ed. Ijuí: Unijuí, 2006. CHASSOT, Attico. Educação conSciência. 2.ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007. COLL SALVADOR, Cesar. Significado e sentido na aprendizagem escolar: Reflexões em torno do conceito de aprendizagem significativa. In: COLL SALVADOR, Cesar. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, p.145-159, 2002. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. A; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de ciências fundamentos e métodos. 3ª ed. São Paulo, Cortez, 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 42.ª edição, 2005. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 52ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019. GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da Educação para o desenvolvimento sustentável (Série Unifreire; 2). São Paulo: Editora e Livraria Paulo Freire, 2009. GUIMARÃES. Mauro. Educação Ambiental e a "CoMvivência Pedagógica": emergências e transformações no século XXI. Campinas, SP: Papirus Editora, 2021. GUIMARÃES. Mauro. Pedras que sustentam o caminhar. In: GUIMARÃES, M. Educação Ambiental e a "CoMvivência Pedagógica": emergências e transformações no século XXI. Campinas, SP: Papirus Editora, 2021a. p. 31-58. GUIMARÃES. Mauro. Situações educativas no caminho. In: GUIMARÃES, M. Educação Ambiental e a "CoMvivência Pedagógica": emergências e transformações no século XXI. Campinas, SP: Papirus Editora, 2021b. p. 79-100. GUIMARÃES. Mauro. Caminhando juntos. In: GUIMARÃES, M. Educação Ambiental e a "CoMvivência Pedagógica": emergências e transformações no século XXI. Campinas, SP: Papirus Editora, 2021c. p. 101-106. GUIMARÃES. Mauro. Construindo a “coMvivência pedagógica”. In: GUIMARÃES, M. Educação Ambiental e a "CoMvivência Pedagógica": emergências e transformações no século XXI. Campinas, SP: Papirus Editora, 2021d. p. 127-138. GRANIER, Noeli Borek; KLEIN, Angela Luciane; GUIMARÃES, Luciana Guedes; GUIMARÃES, Mauro. A "CoMvivência Pedagógica" do Caminho de Santiago. In: GUIMARÃES, M. Educação Ambiental e a "CoMvivência Pedagógica": emergências e transformações no século XXI. Campinas, SP: Papirus Editora, 2021. p.203-214. IBGE – FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estimativas da população. Rio de Janeiro: IBGE, 2021a. IBGE – FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados. Rio de Janeiro: IBGE, 2021b. LEONARD. Annie. A história das coisas: da natureza ao lixo, o que acontece com tudo que consumimos. Tradução Heloisa Mourão. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.2ª ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2015. MACHADO, Lígia Cristina Ferreira. Uma perspectiva de aprendizagem em ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: evidenciando os movimentos dos alunos em torno de significações de natureza científica. In: AYRES, A. C. M.; CASSAB, M; TAVARES, D. L. Ao longo de toda a vida: conhecer, inventar, compreender o mundo. Curitiba: Editora Prismas, 2014, p. 27-46. MACHADO, Nílson José. Educação: projetos e valores. 6ª edição. São Paulo: Escrituras Editora, 2006. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciências, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F.; NETO, O. C.; GOMES, R. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 9-31, 2002. MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 2005. NETO, Otavio Cruz. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F.; NETO, O. C.; GOMES, R. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 51-66, 2002. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 3ª ed., (Coleção Docência em Formação, série Saberes Pedagógicos). São Paulo: Cortez, 2008. POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómes. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Revista Ambiente & Sociedade, v. XVII, n. 1, p. 23-40, 2014. RAMOS, Maurivan Guntzel. Epistemologia e Ensino de Ciências: compreensões e perspectivas. In MORAES, Roque (org.). Construtivismo e ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 2ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 13 – 35, 2003. REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. 2. ed., Brasiliense, São Paulo, 2009. SANTAELLA, Lucia. Leitura de Imagens. 1Ed. São Paulo: Melhoramentos, 2012. SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental: Possibilidades e Limitações. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322,2005. TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2007.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/74013/2023%20-%20Fernanda%20Soton%20Ferreira%20Salles.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6756
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-07-24T20:46:07Z No. of bitstreams: 1 2023 - Fernanda Soton Ferreira Salles.pdf: 4537767 bytes, checksum: cb4311a57c2bd3086f4cc97f9273efbb (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-24T20:46:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023 - Fernanda Soton Ferreira Salles.pdf: 4537767 bytes, checksum: cb4311a57c2bd3086f4cc97f9273efbb (MD5) Previous issue date: 2023-06-21eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Fernanda Soton Ferreira Salles.pdf4.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.