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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15006
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Madureira, Bruno Mendes da Costa | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:09:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:09:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-24 | |
dc.identifier.citation | MADUREIRA, Bruno Mendes da Costa. Discentes do Ensino Fundamental interagindo e aprendendo sobre quadriláteros em atividades com smartphones. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15006 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa busca contribuir com melhorias para a aprendizagem da geometria e refletir sobre singularidades dos toques em tela no aprendizado de conceitos e de propriedades de quadriláteros. Trata-se de uma intervenção pedagógica na própria prática, desenvolvida mediante tarefas com propósitos diversos (identificação, conceituação e classificação de quadriláteros). O design das tarefas teve como um dos eixos estruturantes a utilização do GeoGebra em smartphones.O trabalho de campo foi dividido em seis encontros e implementado em 2022 em uma escola particular do município de Seropédica, com discentes do sexto ano do Ensino Fundamental.Os dados foram produzidos mediante registros escritos, capturas de telas e de arquivos construídos pelos estudantes e diários de campo do pesquisador.Os resultados indicam que as tarefas feitas com o auxílio dos smartphones dos próprios alunose a dinâmica de aula contribuíram para a construção de conceitos e de propriedades, por exemplo: a ideia de congruência estabelecida pelos discentes, as particularidades e interseções das propriedades dos quadriláteros e as ideias de perpendicularidade. Como produto propomos uma sequência de atividades com algumas respostas dos estudantes e orientações didáticas aos docentes. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | Dispositivos móveis | por |
dc.subject | Toques em tela | por |
dc.subject | Geometry | eng |
dc.subject | Mobile devices | eng |
dc.subject | Toches on screen | eng |
dc.title | Discentes do Ensino Fundamental interagindo e aprendendo sobre quadriláteros em atividades com smartphones | por |
dc.title.alternative | Elementary School students interacting and learning about quadrilaterals in activities with smartphones | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research seeks to contribute with improvements to the learning of geometry and to reflect on the singularities of touching the screen in the learning of concepts and properties of quadrilaterals. It is a pedagogical intervention in the practice itself, developed through tasks with different purposes (identification, conceptualization and classification of quadrilaterals). Task-design had as one of the structuring axes the use of GeoGebra on smartphones. The field work was divided into six meetings and implemented in 2022 in a private school in the municipality of Seropédica, with students of the sixth year of Elementary School. The data were produced through written records, screenshots and files constructed by the students and field diaries of the researcher. The results indicate that the tasks carried out with the aid of the students' own smartphones and the classroom dynamics contributed to the construction of concepts and properties, for example: the idea of congruence established by the students, the particularities and intersections of the properties of quadrilaterals and the ideas of perpendicularity. As a product, we propose a sequence of activities that provide some students' answers and didactic guidelines for teachers. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Bairral, Marcelo Almeida | |
dc.contributor.referee1 | Bairral, Marcelo Almeida | |
dc.contributor.referee2 | Pinto, Gisela Maria da Fonseca | |
dc.contributor.referee3 | Assis, Alexandre Rodrigues de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6170724649562193 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.relation.references | ASSIS, Alexandre. Alunos do Ensino Médio trabalhando no GeoGebra e no Construtor Geométrico: mãos e rotações em touchscreen. 2016. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ‒ UFRRJ, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2016. ASSIS, Alexandre. Alunos do Ensino Médio realizando toques em telas e aplicando isometrias com GeoGebra. 2020. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) ‒UFRRJ, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2020. BAIRRAL, Marcelo Almeida. Tecnologias da Informação e Comunicação na formação e educação matemática. 2. ed. Rio de Janeiro: EDUR, 2012. BAIRRAL, Marcelo Almeida. As manipulações em tela compondo a dimensão corporificada da cognição matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, Seropédica, v.10, n.2, p. 1-8, 8 ago. 2017. BAIRRAL, Marcelo Almeida. Smartphones com toques da Educação Matemática: mãos que pensam, inovam, ensinam, aprendem e pesquisam. 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dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
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