Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15007
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dc.contributor.authorCardoso, Yago Casimiro
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:16Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:16Z-
dc.date.issued2021-02-26
dc.identifier.citationCARDOSO, Yago Casimiro. A etnomatemática dos pescadores artesanais da ilha da madeira – Itaguaí (RJ): uma proposta de preservação da identidade cultural em uma escola municipal local. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021 .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15007-
dc.description.abstractAs transformações locais vêm alterando a identidade cultural do bairro da Ilha da Madeira, no município de Itaguaí/RJ, e a escola da região não desenvolve atividades e/ou projetos educacionais que resgatem e valorizem os saberes produzidos localmente sobre pesca artesanal. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar algumas práticas da pesca artesanal local assim como a visão dos atores da escola municipal localizada na Ilha da Madeira em Itaguaí/RJ com respeito às ações preservação das identidades culturais. Trata-se de uma pesquisa com características etnográficas, na qual serão feitas análises baseadas no método de triangulação, que trabalhará com as dimensões: (i) análise documental, (ii) entrevistas semiestruturadas e (iii) observação não-participante. Após a observação com características etnográficas e a análise dos dados coletados foi criada uma proposta de um videodocumentário a ser usado por professores da escola local como produto educacional, cujo objetivo é apresentar a problemática do local e apontar projetos para as aulas de matemática, assim como para as demais componentes curriculares, para que as atividades culturais locais da Ilha da Madeira, principalmente as atividades voltadas para a pesca artesanal, sejam valorizadas na escola estudada, com o objetivo de preservar e resgatar a sua identidade local e de estabelecer relações com a matemática escolar ao dar-lhe mais significado social. Percebeu-se na pesquisa que com a chegada das indústrias tem mudado a identidade cultural da pesca no local, e por sua vez a escola não têm dialogado/discutido sobre essa problemática, bem como o ensino de matemática da escola não desenvolve atividades que valorizem a atividade da pesca artesanal, assim como não utiliza a etnomatemática local para preservar a identidade cultural da pesca e dialogar com a matemática escolar. Também foi possível observar que as atividades voltadas para a valorização da atividade pesqueira artesanal na escola, com base na investigação das práticas realizadas pelos antepassados dos alunos, podem preservar a identidade cultural ameaçada de extinção e, mais ainda, dar mais significado social para os conhecimentos matemáticos escolares.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectTriangulaçãopor
dc.subjectPesca artesanalpor
dc.subjectIlha da Madeirapor
dc.subjectEthnomathematicseng
dc.subjectTriangulationeng
dc.subjectArtisanal fishingeng
dc.subjectIlha da Madeirapor
dc.titleA etnomatemática dos pescadores artesanais da ilha da madeira – Itaguaí (RJ): uma proposta de preservação da identidade cultural em uma escola municipal localpor
dc.title.alternativeThe ethnomatematics of artisanal fishermen on the island of madeira - Itaguaí (RJ): a proposal for the preservation of cultural identity in a local municipal schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe local transformations carried out altering the cultural identity of the Ilha da Madeira neighborhood, in the municipality of Itaguaí / RJ, and the school in the region does not develop educational activities and / or projects that rescue and value the knowledge placed locally on artisanal fishing. This research has as general objective to analyze some practices of the local artisanal fishing as well as the view of the actors of the municipal school located in the Island of Madeira in Itaguaí / RJ with respect to the actions of preservation of cultural identities. It is a research with ethnographic characteristics, in which it will be analyzed based on the triangulation method, which will work with the dimensions: (i) document analysis, (ii) semi-structured verification and (iii) non-participant observation. After the ethnography and analysis of the collected data, a proposal for a video documentary will be created to be used by teachers of the local school as an educational product, whose objective is to present the problem of the place and point out projects for mathematics classes, as well as for the other curricular components, so that the local cultural activities of the Island of Madeira, especially activities aimed at artisanal fishing, are valued in the school studied, with the aim of preserving and rescuing their local identity and establishing relationships with school mathematics by giving it more social meaning. It was noticed in the research that with the arrival of the industries the cultural identity of fishing in the place has changed, and in turn the school has not dialogued / discussed about this problem, as well as the school's mathematics teaching does not develop activities that value the artisanal fishing activity, as well as not using local ethnomathematics to preserve the cultural identity of fishing and dialogue with school mathematics. We also observed that activities aimed at valuing artisanal fishing activity at school, based on the investigation of the practices carried out by the students' ancestors, can preserve the cultural identity threatened with extinction and, even more, give more social meaning to school mathematical knowledge.eng
dc.contributor.advisor1Vianna, Márcio de Albuquerque
dc.contributor.advisor1ID034.105.227-27por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1194444335975667por
dc.contributor.referee1Vianna, Márcio de Albuquerque
dc.contributor.referee1ID034.105.227-27por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1194444335975667por
dc.contributor.referee2Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7282-2271por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5084376565424146por
dc.contributor.referee3Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.referee3ID549.417.927-34por
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4075-6764por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508772914490157por
dc.creator.ID143.105.697-90por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5289220065111484por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemáticapor
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