Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15007
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cardoso, Yago Casimiro | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:09:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:09:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-26 | |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Yago Casimiro. A etnomatemática dos pescadores artesanais da ilha da madeira – Itaguaí (RJ): uma proposta de preservação da identidade cultural em uma escola municipal local. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021 . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15007 | - |
dc.description.abstract | As transformações locais vêm alterando a identidade cultural do bairro da Ilha da Madeira, no município de Itaguaí/RJ, e a escola da região não desenvolve atividades e/ou projetos educacionais que resgatem e valorizem os saberes produzidos localmente sobre pesca artesanal. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar algumas práticas da pesca artesanal local assim como a visão dos atores da escola municipal localizada na Ilha da Madeira em Itaguaí/RJ com respeito às ações preservação das identidades culturais. Trata-se de uma pesquisa com características etnográficas, na qual serão feitas análises baseadas no método de triangulação, que trabalhará com as dimensões: (i) análise documental, (ii) entrevistas semiestruturadas e (iii) observação não-participante. Após a observação com características etnográficas e a análise dos dados coletados foi criada uma proposta de um videodocumentário a ser usado por professores da escola local como produto educacional, cujo objetivo é apresentar a problemática do local e apontar projetos para as aulas de matemática, assim como para as demais componentes curriculares, para que as atividades culturais locais da Ilha da Madeira, principalmente as atividades voltadas para a pesca artesanal, sejam valorizadas na escola estudada, com o objetivo de preservar e resgatar a sua identidade local e de estabelecer relações com a matemática escolar ao dar-lhe mais significado social. Percebeu-se na pesquisa que com a chegada das indústrias tem mudado a identidade cultural da pesca no local, e por sua vez a escola não têm dialogado/discutido sobre essa problemática, bem como o ensino de matemática da escola não desenvolve atividades que valorizem a atividade da pesca artesanal, assim como não utiliza a etnomatemática local para preservar a identidade cultural da pesca e dialogar com a matemática escolar. Também foi possível observar que as atividades voltadas para a valorização da atividade pesqueira artesanal na escola, com base na investigação das práticas realizadas pelos antepassados dos alunos, podem preservar a identidade cultural ameaçada de extinção e, mais ainda, dar mais significado social para os conhecimentos matemáticos escolares. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Etnomatemática | por |
dc.subject | Triangulação | por |
dc.subject | Pesca artesanal | por |
dc.subject | Ilha da Madeira | por |
dc.subject | Ethnomathematics | eng |
dc.subject | Triangulation | eng |
dc.subject | Artisanal fishing | eng |
dc.subject | Ilha da Madeira | por |
dc.title | A etnomatemática dos pescadores artesanais da ilha da madeira – Itaguaí (RJ): uma proposta de preservação da identidade cultural em uma escola municipal local | por |
dc.title.alternative | The ethnomatematics of artisanal fishermen on the island of madeira - Itaguaí (RJ): a proposal for the preservation of cultural identity in a local municipal school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The local transformations carried out altering the cultural identity of the Ilha da Madeira neighborhood, in the municipality of Itaguaí / RJ, and the school in the region does not develop educational activities and / or projects that rescue and value the knowledge placed locally on artisanal fishing. This research has as general objective to analyze some practices of the local artisanal fishing as well as the view of the actors of the municipal school located in the Island of Madeira in Itaguaí / RJ with respect to the actions of preservation of cultural identities. It is a research with ethnographic characteristics, in which it will be analyzed based on the triangulation method, which will work with the dimensions: (i) document analysis, (ii) semi-structured verification and (iii) non-participant observation. After the ethnography and analysis of the collected data, a proposal for a video documentary will be created to be used by teachers of the local school as an educational product, whose objective is to present the problem of the place and point out projects for mathematics classes, as well as for the other curricular components, so that the local cultural activities of the Island of Madeira, especially activities aimed at artisanal fishing, are valued in the school studied, with the aim of preserving and rescuing their local identity and establishing relationships with school mathematics by giving it more social meaning. It was noticed in the research that with the arrival of the industries the cultural identity of fishing in the place has changed, and in turn the school has not dialogued / discussed about this problem, as well as the school's mathematics teaching does not develop activities that value the artisanal fishing activity, as well as not using local ethnomathematics to preserve the cultural identity of fishing and dialogue with school mathematics. We also observed that activities aimed at valuing artisanal fishing activity at school, based on the investigation of the practices carried out by the students' ancestors, can preserve the cultural identity threatened with extinction and, even more, give more social meaning to school mathematical knowledge. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Vianna, Márcio de Albuquerque | |
dc.contributor.advisor1ID | 034.105.227-27 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1194444335975667 | por |
dc.contributor.referee1 | Vianna, Márcio de Albuquerque | |
dc.contributor.referee1ID | 034.105.227-27 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1194444335975667 | por |
dc.contributor.referee2 | Fonseca, Lana Claudia de Souza | |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-7282-2271 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5084376565424146 | por |
dc.contributor.referee3 | Mattos, José Roberto Linhares de | |
dc.contributor.referee3ID | 549.417.927-34 | por |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-4075-6764 | por |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1508772914490157 | por |
dc.creator.ID | 143.105.697-90 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5289220065111484 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.relation.references | ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009. ASSUNÇÃO, C. A. G. Ecologia de um saber matemático em um centro familiar de formação por alternância (CEFFA): O Método De Redução À Unidade Nas Praxeologias Da Escola CEPE. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Universidade Federal do Pará, UFPA. Belém, 2012. 118p. ASSUNÇÃO, C. A. G. Práticas com Matemáticas na Educação do Campo: o caso da Redução à Unidade na Casa Escola da Pesca. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) Universidade Federal do Pará, UFPA. Belém, 2016. 185p. BECHARA, E. Minidicionário de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. BOCA NO TRAMBONE. Pais de alunos falam da falta de transporte marítimo na escola da Ilha de Madeira. Blog Boca no Trambone, 2017. Disponível em: https://bocanotromboneitaguai.com/tag/alunos/. Acessado em: 04/01/2021. BRASIL. Lei Federal n.o 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 ago. 2019. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC / SEF, 1998. 148 p. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. 470p. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Caderno da Região Hidrográfica Amazônica. Brasília: 2006a. 124 p. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/161/_publicacao/161_publicacao03032011024915.pdf BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Plano Nacional de Recursos Hídricos. Brasília, 2006b. 4 v.. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/publicacoes/agua/category/42- recursos-hidricos.html?start=20 BRASIL. Lei Federal n.o 11.959, de 29 de junho de 2009. Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2009/Lei/L11959.htm. Acesso em: 22 ago. 2019. BRASIL. Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA no 10, de 10 de junho de 2011. Aprova as normas gerais e a organização do sistema de permissionamento de embarcações de pesca para acesso e uso sustentável dos recursos pesqueiros, com definição 2 das modalidades de pesca, espécies a capturar e áreas de operação permitidas. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: https://www.normasbrasil.com.br/norma/instrucao- normativa-interministerial-10-2011_78184.html. Acesso em: 22 ago. 2019. BRITO, M. A. R. B. Educação matemática, cultura amazônica e prática pedagógica: à margem de um rio. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Universidade Federal do Pará, UFPA. Belém, 2007. 112p. BRITO, M., LUCENA, I., SILVA, F. Etnomatemática e a Cultura Amazônica: Um Caminho para Fazer Matemática em Sala De Aula. In Anais do SIPEMAT. Recife, Programa de Pós- Graduação em Educação-Centro de Educação – Universidade Federal de Pernambuco, 2006, 10p. CARVALHO, J. G. O mar está pra peixe: tempo e espaço em jogos de linguagem matemáticos de pescadores artesanais. Dissertação de Mestrado (Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica). Florianópolis, 2016, 197p. CBEm 1 – 1.o Congresso Brasileiro de Etnomatemática. Caderno de Resumos. UFF, 2000. Disponível em: http://www2.fe.usp.br/~etnomat/site-antigo/Anais-CBEm1.htm. Acessado em: 12/07/2018. CBEm 4 – 4.o Congresso Brasileiro de Etnomatemática. Livro de Resumos. UFPA, 2012. Disponível em: http://www.cbem4.ufpa.br/anais/Arquivos/Livro_CBEm4.pdf. Acessado em: 12/07/2018. CBEm 5 – 5.o Congresso Brasileiro de Etnomatemática. Caderno de Resumos. UFG, 2016. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/833/o/Caderno_de_resumos_CBEM2016.pdf. Acessado em: 12/07/2018. CORREA, C. M. S. Rede de pesca: um elemento mediador para o ensino de geometria. Dissertação de Mestrado (Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós- Graduação em Educação Científica e Tecnológica). Florianópolis, 2000, 195p CORREA, N. R; POLEGATTI, G. A; ALCANTARA, L. A. G; DEBACKER, G. Do Mito Dokoi à engenharia de pesca: A etnomatemática Enawene Nawe nas suas barragens de pesca do Rio Juruena. In: 5.o Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2016, Goiânia. Anais... Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2016. Disponível em: https://cbem5.ime.ufg.br/ COSTA, C. F. Projetos EJA Pescadores: Uma aproximação do Programa Etnomatemática com o trabalho como princípio educativo da pedagogia da alternância. In: Encontro de Etnomatemática do Rio de Janeiro, 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2014. COSTA, L. F. M. A etnomatemática na educação do campo, em contextos indígena e ribeirinho, seus processos cognitivos e implicações à formação de professores. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Universidade Federal do Pará, UFPA. Belém, 2012. 123p.. 3 COSTA, L. F. M. Vivências autoformativas no ensino de matemática: vida e formação em escolas ribeirinhas. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) Universidade Federal do Pará, UFPA. Belém, 2015. 179p. COSTA, W. N. Imagens da Etnomatemática em periódicos brasileiros. Union – Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 32, p. 165-180. Dez. 2012. D’AMBROSIO, U. Etnomatemática. Elo entre as tradições e a modernidade. 5 (3). Belo Horizonte: Autêntica, 2018. D’AMBROSIO, U. Etnomatemática . Elo entre as tradições e a modernidade – 5. Ed.; 3. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. DIAS, V, S. Do trançado amazônico à educação matemática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁTICA, 4, 2012, Belém. Anais... Belém: Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. 2012. Disponível em: http://www.cbem4.ufpa.br/anais/Arquivos/Livro_CBEm4.pdf . Acesso em: 15/11/2018. DIAS, V. S. Artefatos Ribeirinhos: sensibilidades etnomatemáticas dos moradores da Ilha do Combu'. Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Universidade Federal do Pará, UFPA. Belém, 2011. 94p.. ETNOMAT-RJ Encontro de Etnomatemática do Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. UFF, 2014. FANTINATO, M. C. Balanço da Produção Acadêmica dos Congressos Brasileiros de Etnomatemática. Union - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 33, p.147- 161. mar. 2013. FANTINATO, M. C. CBEm 3 – 3.o Congresso Brasileiro de Etnomatemática. Anais do Terceiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática, Niterói, RJ: Faculdade de Educação da UFF. 2008. FAO. El estado mundial de la pesca y la acuicultura 2018. Cumplir los objetivos de desarrollo sostenible. Roma. Licencia: CC BY-NC-SA 3.0 IGO, 2018. FERREIRA, M. P; FERNANDES, R. T; LUCENA, I. C. R. Concepções dos alunos de escolas ribeirinhas sobre a Provinha Brasil de matemática. In: 4.o Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2012, Pará. Anais... Belém, PA: Universidade Federal do Pará, 2012. FIPERJ. Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro. Pesca / Defesos e Moratórias. Disponível em: http://www.fiperj.rj.gov.br/index.php/main/defeso. Acessado em: 18/12/2020. FIPERJ. Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro. Pesca. Disponível em: http://www.fiperj.rj.gov.br/index.php/main/pesca. Acessado em: 04/01/2021. FORMIGOSA, M. M. Um navegar pelos saberes da tradição das ilhas de Abaetetuba (PA) por meio da etnomatemática. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Universidade Federal do Pará, UFPA. Belém, 2015. 112p. 4 IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. 2010. Disponível: <http://www.ibge.gov.br> Acesso em 15/10/2018. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diretoria de Pesquisas. Coordenação de População e Indicadores Sociais. 2018. Disponível: <http://www.ibge.gov.br> Acesso em 15/10/2018. ITAGUAÍ. Prefeitura faz o recadastramento de pescadores profissionais artesanais. Prefeitura Municipal, 2019. Disponível em: https://www.itaguai.rj.gov.br/2064-prefeitura-faz- o-recadastramento-de-pescadores-profissionais-artesanais.html. JUNIOR, G. C. Matemática Caiçara. Contribuindo na formação docente. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2002, 119p. LINDOLFO, N. S. Ilha da Madeira (Itaguaí-RJ): O ringue da queda de braço entre o porto sudeste e os pescadores artesanais. In: XI – Encontro Nacional da ANPEGE, 2015, São Paulo. Anais do XI-ENANPEGE: São Paulo. LUCENA, I. C. R. Carpinteiros navais de Abaetetuba: etnomatemática navega pelos rios da Amazônia. (Dissertação de Mestrado). Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Educação. UFRN, Natal. LUCENA, I. C. R. Novos portos a navegar: Por uma educação etnomatemática. In: Anais do Segundo Congresso Brasileiro de Etnomatemática, Natal, RN:Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004. LUCENA, I. C. R; FOSSA, J. A. Olhando barcos, vendo matemática. In: 1.o Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2000, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. Disponível em: http://www2.fe.usp.br/~etnomat/site-antigo/Anais-CBEm1.htm MAGALHÃES, A. Jogos de linguagem de pescadores do litoral catarinense. In: 4.o Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2012, Pará. Anais... Belém, PA: Universidade Federal do Pará, 2012. Disponível em: http://www.cbem4.ufpa.br/anais/Arquivos/Livro_CBEm4.pdf. Acessado em: 15/11/2018. MAGALHÃES, A; COSTA, V. L; DUARTE, C. G. Práticas sociais e etnomatemática: Estudo com pescadores artesanais de Santa Catarina. In: 4.o Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2012, Pará. Anais... Belém, PA: Universidade Federal do Pará, 2012. Disponível em: http://www.cbem4.ufpa.br/anais/Arquivos/Livro_CBEm4.pdf. Acessado em: 15/11/2018. MARCONDES, N. A. V.; BRISOLA, E. M. A. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas qualitativas. Revista Univap, v. 20, n. 35, p. 201-208, 2014. MENDONÇA, S. R. P; MENDES, I. A. Matemática, trabalho e cultura: Um estudo da carcinicultura. In: 2.o Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2004, Natal, RN. Anais... Natal, RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004. 5 MIRANDA, S. A. Os Saberes Matemáticos no Cotidiano dos Pescadores Artesanais das Comunidades Tradicionais de Pesca da Cidade do Rio Grande (RS). Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 2015. MORAES, R. G. M. Saberes e fazeres de pescadores de caranguejo de São Caetano de Odivelas/PA: uma abordagem etnomatemática. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Universidade Federal do Pará, UFPA. Belém, 2017. 123p. MOREIRA, S. L. S. P. A. Saberes Matemáticos de Crianças Oriundas de uma Comunidade de Pescadores Artesanais em Aracaju/SE. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) Universidade Federal de Sergipe, UFS. São Cristóvão, 2011. 174p MOREIRA, S. M. O saber e fazer da Comunidade Tradicional Caiçara da Praia do Bonete Na Ilhabela. Dissertação de Mestrado (Mestrado em História da Ciência) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC. São Paulo, 2009. 147p. MOREY, B. CBEm 2 – 2.o Congresso Brasileiro de Etnomatemática. Anais. UFRN, Natal, RN. UEDUFRN, 2004. OLIVEIRA, J. S. B. Alfabetização matemática no contexto ribeirinho: um olhar sobre as classes multisseriadas da realidade amazônica. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Universidade Federal do Pará, UFPA. Belém, 2012. 161p. OLIVEIRA, L. C. M; QUEIROZ, G. N. S; SOUZA, J. V. A educação matemática na amazônia ribeirinha: pesquisa e formação de professor como foco de reflexão. In: 4.o Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2012, Pará. Anais... Belém, PA: Universidade Federal do Pará, 2012. Disponível em: http://www.cbem4.ufpa.br/anais/Arquivos/Livro_CBEm4.pdf. Acessado em: 15/11/2018. PAZ, M. O. C.. Modernização e usos do território: Impactos no cotidiano dos pescadores artesanais da Ilha da Madeira (RJ). IIo Seminário Nacional Espaços Costeiros, UFBA, 1-15, 2013. PAZ, M. O. C.. Processos de modernização e seus impactos no cotidiano dos pescadores artesanais: O caso da Ilha da Madeira – Itaguaí – RJ. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Vitória/ES. 1-12, 2004. PAZ, M. O. C. Território, conflitos e pesca artesanal: os impactos do Porto Sudeste no cotidiano dos pescadores artesanais na Ilha da Madeira – Itaguaí (2010-2015). (Dissertação de Mestrado em História Social do Território. Faculdade de Formação de Professores) São Gonçalo: UERJ, 2018, 108f. PEREIRA, M. F. F; SANTOS, R. V; SILVA, D. C; PORTAL, A. F. As práticas matemáticas presentes na pesca artesanal de Vigia de Nazaré-PA. In: 5.o CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁTICA, 2016, Goiânia. Anais... Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2016. Disponível em: 6 https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/833/o/Caderno_de_resumos_CBEM2016.pdf. Acessado em: 12/07/2018. PEREIRA, M. F. F; SANTOS, R. V; SILVA, D. C; PORTAL, A. F. As práticas matemáticas presentes na pesca artesanal de Vigia de Nazaré-PA. In: 5.o CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁTICA, 2016, Goiânia. Anais... Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2016. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/833/o/Caderno_de_resumos_CBEM2016.pdf. Acessado em: 12/07/2018. PEREIRA, R. C. Saberes culturais e prática docente no contexto da escola ribeirinha. 2016. UEPA, 2016. PMAP/RJ. Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira no Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: http://pescarj.fundepag.br. Acessado em: 04/01/2021. QUEIROZ, M. A. L. Etnomatemática: um diálogo entre saberes tradicionais e saber matemático escolar. In: 4.o Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2012, Pará. Anais... Belém, PA: Universidade Federal do Pará, 2012. Disponível em: http://www.cbem4.ufpa.br/anais/Arquivos/Livro_CBEm4.pdf. Acessado em: 15/11/2018. QUEIROZ, M. A. L. Interação entre aprendizagem matemática e os saberes tradicionais dos ribeirinhos da Amazônia no contexto da sala de aula. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Universidade Federal do Pará, UFPA. Belém, 2009. 123p. SALDANHA, M. A. Histórias de pescadores : uma pesquisa etnomatemática sobre os saberes da pesca artesanal da Ilha da Pintada - RS. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Pontifíca Univeridade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Porto Alegre, 2015. 154p.. SANTOS, M. A braça como unidade de medida na tecelagem de rede? um estudo etnomatemático. In: 3.o Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2008. SILVA, C. A. N; LUCENA, I. C. R. Projetos de investigação nas aulas de matemática em escolas ribeirinhas. In: 4.o Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2012, Pará. Anais... Belém, PA: Universidade Federal do Pará, 2012. Disponível em: http://www.cbem4.ufpa.br/anais/Arquivos/Livro_CBEm4.pdf. Acessado em: 15/11/2018. SILVA, E. L.; MENEZES, E.M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação.3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121p. SILVA, O. F. Geometria Ribeirinha: aspectos matemáticos da comunidade do Urubuéua Fátima em Abaetetuba-PA. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Universidade Federal do Pará, UFPA. Belém, 2017. 82p.. SOUSA, E. R. S. Etnomatemática no contexto de estudantes ribeirinhos do ensino médio. In: 4.o Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2012, Pará. Anais... Belém, PA: Universidade 7 Federal do Pará, 2012. Disponível em: http://www.cbem4.ufpa.br/anais/Arquivos/Livro_CBEm4.pdf. Acessado em: 15/11/2018. SOUSA. M. R. A cultura ribeirinha entre o saber local e o saber global numa visão etnomatemática. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Universidade Federal do Pará, UFPA. Belém, 2010. 103p.. SOUSA. R. R. S. Etnomatemática: saberes matemáticos no cotidiano de estudantes ribeirinhos. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Universidade Federal do Pará, UFPA. Belém, 2010. 155p.. SOUZA, D. O. Saberes matemáticos empíricos dos pescadores da colônia Z-39 em Conceição do Araguaia - PA. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Agrícola) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ. Seropédica, 2017. 54p. VILLELA, L. E.; COSTA, E. G.; CANÇADO, A. C. Perspectivas da agropecuária do município de Itaguaí face a megaprojetos em implementação no local. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 16, n. 2, p. 208-219, 2014. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/74481/2021%20-%20Yago%20Casimiro%20Cardoso.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6858 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-08-18T16:05:27Z No. of bitstreams: 1 2021 - Yago Casimiro Cardoso.pdf: 3275673 bytes, checksum: 2239976c8588ffda1847cacc7e7de566 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-18T16:05:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Yago Casimiro Cardoso.pdf: 3275673 bytes, checksum: 2239976c8588ffda1847cacc7e7de566 (MD5) Previous issue date: 2021-02-26 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - Yago Casimiro Cardoso.pdf | 2021 - Yago Casimiro Cardoso | 3.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.