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dc.contributor.authorFreitas, Cilene de Souza Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:19Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:19Z-
dc.date.issued2017-04-12
dc.identifier.citationFREITAS, Cilene de Souza Silva. Trilhas ecológicas educativas em espaços não formais no Parque Municipal Natural do Curió, Paracambi - RJ. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15011-
dc.description.abstractEsta pesquisa se propôs a utilizar elementos dos espaços de bacias hidrográficas em atividades pedagógicas de educação não formal. O objetivo é investigar o uso das trilhas como instrumento para investigar a percepção ambiental dos estudantes e como recurso pedagógico para problematizar conceitos ecológicos e questões socioambientais através de uma sequência didática com “temas-geradores” de elementos da bacia hidrográfica. Os espaços não formais contribuem para que o estudante tenha uma visão de Ciência ampliada, e diferente daquela muitas vezes veiculada na escola com teorias acabadas, de maneira estática, reducionista, utilitarista do meio ambiente e inquestionável. Esperou-se garantir suporte para construção de novos valores nessa relação, fazendo a ampliação do espaço pedagógico e a união entre educação formal e não formal. Os sujeitos da pesquisa são estudantes de duas Instituições Escolares que se situam no entorno da UFRRJ, campus Seropédica, RJ. Esta pesquisa se deu em quatro fases. A fase I, denominada de "Processo de entrada em campo", caracterizando toda a articulação com as escolas e com os gestores do Parque Natural Municipal do Curió Paracambi (PNMCP), RJ. A fase II englobou a observação e aplicação do questionário diagnóstico com perguntas abertas e semiabertas que objetivavam pesquisar a percepção de meio ambiente, como este está relacionado com a vida dos estudantes, do que os estudantes consideram como seres vivos, e as concepções prévias de elementos/conceitos que envolvem a bacia hidrográfica e o ciclo hidrológico, seguida da intervenção em sala de aula com a exibição de filmes e debate com reportagens veiculadas na grande mídia. A fase III, que englobou as visitas à trilha onde desenvolvemos uma sequência didática com paradas pré-estabelecidas para abordar conceitos e para problematizar questões socioambientais com uma abordagem Crítica e Emancipatória. A fase IV caracterizou-se pela reaplicação do questionário diagnóstico. As atividades realizadas tiveram uma abordagem pedagógica apoiada nas teorias sociointeracionista e construtivista. A pesquisa teve caráter prioritariamente qualitativo, mas também foram feitas análises quantitativas para melhor leitura dos dados da pesquisa, principalmente para comparação dos resultados do questionário inicial e final. Os dados revelam através da análise da planilha de potencialidades da trilha e dos áudios gravados, que as atividades na trilha ampliaram a percepção ambiental dos estudantes, e que comparado com a análise dos questionários diagnóstico inicial e final, eles tiveram um avanço no entendimento de questões que envolveram conceitos de Ecologia e questões socioambientais abordados ao longo das atividades na trilha. Pode-se inferir que os estudantes passaram a perceber a inserção do homem no Meio Ambiente, e que este não se resume apenas a concepção de natureza, surgindo assim, a ideia de ambiente urbano que inclui suas modificações antrópicas. Conclui-se que a trilha do Jequitibá-rosa do PNMCP ampliou a compreensão dos estudantes sobre o conceito de seres vivos e as diversas interações destes com o meio ambiente. Portanto, depreende-se que as trilhas ecológicas educativas tendo como temas geradores os elementos da bacia hidrográfica são excelentes recursos para a abordagem de uma Educação Ambiental Crítica e Emancipatória.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectTrilhas ecológicas educativaspor
dc.subjectPercepção ambientalpor
dc.subjectEspaço não-formalpor
dc.subjectBacia hidrográficapor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEducational ecological trekkingeng
dc.subjectEnvironmental perceptioneng
dc.subjectNon-formal spaceeng
dc.subjectDrainage basineng
dc.titleTrilhas ecológicas educativas em espaços não formais no Parque Municipal Natural do Curió, Paracambi - RJpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research has aimed to use elements of the space of drainage basins in pedagogical activities of non-formal education. The goal is to assess the use of trekking both as an instrument to investigate the environmental perception of the students and as a pedagogic resource to problematize ecological concepts and socio-environmental questions by using a didactic sequence containing “generating themes” regarding elements of a drainage basin. Non-formal spaces contribute to expand the student’s perspective of what Science is, different from the one usually presented at school – one that is often closed, static, reductionist, and unquestionable, presenting an utilitarian view of the environment. We hope to have provided support to the construction of new values in this relation, widening the pedagogical space and uniting formal and non-formal education. The subjects of this research are students of two schools around UFRRJ, at Seropédica, RJ. This research has happened in four phases. Phase I characterizes the articulation with schools and managers of the Parque Natural Municipal do Curió Paracambi (PNMCP), RJ. Phase II concerns the observation and application of diagnosis-questionnaires with open and semi-open questions aiming to check the student’s previous environmental perception, their views on what living beings are, their preliminary notions of elements/concepts that involve a drainage basin and the water cycle, followed by classroom interventions: movie exhibitions and debates concerning pieces of news reported in the big media. Phase II comprises visitation to the trekking path for which a didactic sequence with previously established stops to discuss concepts and problematize socio-environmental questions with a Critical and Emancipatory approach has been developed. Phase IV concerns the reapplication of the diagnosis questionnaire. The activities performed had a pedagogical approach based on socio-interactionist and constructivist theories. This research had a primarily qualitative approach but quantitative analyses have been performed to a better reading of research data, mainly to compare initial and final questionnaires. By analyzing the path’s potentialities planner and the recorded audio, the data reveals that trekking has widened the environmental perception of the students. When final and initial questionnaires are compared, students present a better comprehension of questions involving concepts of Ecology and socio-environmental questions discussed during trekking. We can infer that students have come to perceive the insertion of man in the Environment, and that this does not only concern nature, but the urban environment, including anthropic modifications. We conclude that the Jequitibá-rosa path of the PNMCP has widened the comprehension students had as to the concept of living beings and the diverse interaction of those with the environment. Therefore, the use of educational ecological trekking, having as generating themes the elements of drainage basins, are excellent resources to an approach of Environmental Education from a Critic and Emancipatory perspective.eng
dc.contributor.advisor1Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
dc.contributor.advisor1ID069.812.787-07por
dc.contributor.referee1Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
dc.contributor.referee2Rocha, Marcelo Borges
dc.contributor.referee3Fonseca, Lana Cláudia de Souza
dc.contributor.referee4Oliveira, Valéria Marques de
dc.creator.ID096.022.647-80por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1847649604014435por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqEnsino de Ciências e Matemáticapor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2327
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-06-13T20:15:33Z No. of bitstreams: 1 2017 - Cilene de Souza Silva Freitas.pdf: 5512558 bytes, checksum: bbaf772cc94994704999d3f6ec796f9f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-13T20:15:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Cilene de Souza Silva Freitas.pdf: 5512558 bytes, checksum: bbaf772cc94994704999d3f6ec796f9f (MD5) Previous issue date: 2017-04-12eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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