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dc.contributor.authorCarvalho, Adriene da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:20Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:20Z-
dc.date.issued2017-09-29
dc.identifier.citationCARVALHO, Adriene da Silva. Articulando ensino de ciências e alfabetização em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental: contribuições de uma sequência didática sobre o tema Astronomia. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15013-
dc.description.abstractVivemos em um mundo repleto de novas descobertas científicas e tecnológicas exigindo uma formação científica adequada. No entanto, a escola ainda tem dificuldades em estimular as crianças no aprendizado de ciências e acaba por tornar este ensino, uma mera transmissão de conhecimentos. Devido à dificuldade de encontrarmos materiais que pudessem subsidiar o trabalho do professor em Ciências, este estudo assume como objetivo analisar a contribuição de uma sequência didática para o processo de alfabetização/letramento e de construção do conhecimento científico. Para isto, elaboramos e realizamos esta sequência didática na forma de um livro infantil tendo como tema a Astronomia abrindo caminhos para reflexões e possibilidades pedagógicas. O estudo está embasado na relação dialógica entre aprendizagem e linguagem a partir de pressupostos gerais de Bakhtin (1993) e de autores que tratam a aprendizagem em uma perspectiva de alfabetização científica. O estudo de natureza qualitativa foi realizado em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino de Juiz de Fora e a coleta de dados se deu através do registro obtido a partir da observação participante. As análises dos dados obtidos evidenciam a circulação de concepções que transitam entre as perspectivas científica e cotidiana. Também evidenciam ações fundamentais à formação científica como observação, levantamento de hipóteses, comparação e registros quando da realização das atividades. Estas ações são fundamentais para que a apropriação da leitura e escrita de palavras que estão significadas. Ao mesmo tempo, a sequência reúne um conjunto de atividades com o uso de vários tipos de linguagem o que se mostrou promissor para o engajamento dos alunos e, consequentemente para a construção do conhecimento científico e para alfabetização. Consideramos que este material pode contribuir para a orientação do docente, no que tange a construção de propostas metodológicas que articulem ensino de ciências e alfabetizaçãopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectAstronomiapor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectTeaching of Scienceseng
dc.subjectAstronomyeng
dc.titleArticulando ensino de ciências e alfabetização em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental: contribuições de uma sequência didática sobre o tema Astronomiapor
dc.title.alternativeArticulating science teaching and literacy in a class of the first year of elementary school: contributions of a didactic sequence on the theme Astronomyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherWe live in a world replete with new scientific and technological discoveries requiring adequate scientific training. However, the school still has difficulties in stimulating children in the learning of sciences and ends up making this teaching a mere transmission of knowledge. Due to the difficulty of finding materials that could support the work of the professor in Sciences, this study aims to analyze the contribution of a didactic sequence to the literacy / literacy process and the construction of scientific knowledge. For this, we elaborate and carry out this didactic sequence in the form of a children's book with Astronomy as its theme, opening paths for reflections and pedagogical possibilities. The study is based on the dialogical relationship between learning and language from the general assumptions of Bakhtin (1993) and authors who treat learning from a perspective of scientific literacy. The study of a qualitative nature was carried out in a class of the first year of Elementary School of a school in the public school system of Juiz de Fora and the data collection was done through the registration obtained from the participant observation. The analysis of the data obtained evidences the circulation of conceptions that pass between the scientific and daily perspectives. They also show fundamental actions to the scientific formation as observation, hypothesis collection, comparison and records when performing the activities. These actions are fundamental for the appropriation of the reading and writing of words that are meant. At the same time, the sequence combines a set of activities with the use of several types of language, which has shown promise for student engagement and, consequently, for the construction of scientific knowledge and for literacy. We believe that this material can contribute to the orientation of the teacher, regarding the construction of methodological proposals that articulate teaching of science and literacyeng
dc.contributor.advisor1Machado, Ligia Cristina Ferreira
dc.contributor.advisor1ID776.136.277-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8142740238721919por
dc.contributor.referee1Salomão, Simone Rocha
dc.contributor.referee2Moraes, Marco Antonio de
dc.creator.ID025.869.996-57por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4405010478035168por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
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