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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15021
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tavares, Leonardo de Jesus | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:09:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:09:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-08 | |
dc.identifier.citation | TAVARES, Leonardo de Jesus. “Esse terreiro tem história”: ensinando história e cultura afro-brasileira por meio de um estudo sobre candomblé. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15021 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação, desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de História, apresenta como tema uma reflexão acadêmica sobre a importância do estudo sobre as religiões de matriz africana e a sua relevância enquanto instrumento de Ensino de História na categoria Educação para as relações Étnico-Raciais, inserida no contexto da aplicação da lei 10.639/03; outro aspecto importante desenvolvido na presente dissertação é a questão das ações de ódio, denominadas de racismo religioso contra praticantes de Religiões de Matriz Africana, que vêm ganhando espaço em determinados segmentos religiosos exaltados. O elemento propulsor deste trabalho cientifico foi a História de vida da mãe de Santo / Ialorixá Dona Teresa Tavares; sua vivência como liderança de uma Religião de matriz africana - o Candomblé - e os ensinamentos que a tradição do Candomblé lhe proporcionaram. A opção de construção da pesquisa foi apresentar as características de transmissão de conhecimento oral na figura da mãe-de-santo Dona Teresa que se assemelham a duas categorias da tradição oral africana: o griot e o conhecedor-tradicionalista. Após essa apresentação de categorias, evidenciei minha compreensão sobre a especificidade da categoria mãe-de-santo, que possui características teórico-conceituais que a aproximam da função de griot e também da função de conhecedor-tradicionalista, mas em meu entendimento sobre o tema, guarda uma definição única, exclusiva, só encontrada no Brasil pois é resultado da experiência da diáspora afrobrasileira. Através de uma entrevista semi-estruturada tive acesso a informações diretamente com a protagonista do estudo – Dona Teresa – e por meio dessa Narrativa de vida o produto educacional da dissertação se configurou como uma forma de Difusão da Narrativa Histórica da protagonista do estudo, através de um material literário. Desse modo, o produto educacional resultante da pesquisa é uma proposta de livro didático pensado para ser um apoio para ações pedagógicas inspiradas pela Educação para as Relações Étnico-raciais, conforme o proposto no parecer do texto da Lei para o Ensino de História da África e da cultura Afro-brasileira. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de história | por |
dc.subject | Relações étnico-raciais | por |
dc.subject | Produção e difusão de narrativas históricas | por |
dc.subject | Griot e conhecedores-tradicionalistas | por |
dc.subject | Religiões de matriz africana | por |
dc.subject | History teaching | eng |
dc.subject | Ethnic-racial relations | eng |
dc.subject | Production and difusion of historic narratives | eng |
dc.subject | Griot and traditionalist connoisseurs | eng |
dc.subject | African matrix religions | eng |
dc.title | “Esse terreiro tem história”: ensinando história e cultura afro-brasileira por meio de um estudo sobre candomblé | por |
dc.title.alternative | "This terreiro has history": teaching history and afrobrazilian culture through a study about candomblé | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The present thesis, developed in the Professional Master's Program in History Teaching, presents as subject an academic reflection on the importance of the study on African matrix religions and its relevance as an instrument of History Teaching in the category Education for Ethnic-Racial Relations inserted in the context of the enforcement of the law n° 10.639/03. Another important aspect developed in the present thesis is the issue of hate actions, denominated religious racism against practitioners of African matrix Religions, which have been gaining ground in certain exalted religious segments. The driving force of this scientific work was the life story of the mãe-de-santo / Ialorixá Dona Teresa Tavares; her life experience as a leadership of an African Matrix Religion – the Candomblé - and the teachings that the tradition of Candomblé gave her. The research build option was to present the characteristics of oral transmission of knowledge in the figure of the mãe-de-santo Dona Teresa which resemble two categories of African oral tradition: the griot and the traditionalist connoisseur. After this presentation of categories, I presented my understanding of the specificity of the category mãe-de-santo, which has theoretical-conceptual characteristics that brings her closer to the griot function and also to the function of traditionalist connoisseur, but in my understanding on the subject, it preserves an unique and exclusive definition found only in Brazil, as it is the result of the experience of the Afro-Brazilian diaspora. Through a semistructured interview I had access to the information directly with the protagonist of the study - Dona Teresa – and through this Narrative of Life the educational product of this thesis was configured as a form of a historical narrative diffusion of the study’s protagonist through a literary material. Thus, the resulting educational product from this research is a proposal of an textbook designed to be a support for pedagogical actions inspired by education for ethnicracial relations, as proposed in the legal report about the text of the Law n° 10.639/03 on the teaching of History of Africa and Afro-Brazilian culture. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Patricia Bastos de | |
dc.contributor.advisor1ID | CPF: 035.569.887-04 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2172195421648211 | por |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, Patricia Bastos de | |
dc.contributor.referee1ID | CPF: 035.569.887-04 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2172195421648211 | por |
dc.contributor.referee2 | Valle, Arthur Gomes | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6586475368967673 | por |
dc.contributor.referee3 | Costa, Warley da | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3312039537763624 | por |
dc.contributor.referee4 | Bezerra, Nielsen Rosa | |
dc.creator.ID | CPF: 085.531.607-18 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7491589523490316 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | por |
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dc.subject.cnpq | História | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
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