Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15023
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Raquel Elison
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:39Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:39Z-
dc.date.issued2018-09-28
dc.identifier.citationCOSTA, Raquel Elison. Ensino de História por meio do canal Quinhoar no YouTube. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15023-
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a produção de um canal no YouTube voltado para os temas da ciência história e para um público jovem, ensino médio. A essência do canal é apresentar o conteúdo histórico dentro de um formato mais palativo ao gosto dessa nova geração digital ou pós-orgânica de acordo com o trabalho de Paula Sibilla. As narrativas são conceitos norteadores nas aulas produzidas pelo canal Quinhoar, por isso, utiliza-se como suporte teórico as contribuições reflexivas do autor Paul Ricoeur, Nicole Loraux, Gabriel Henrique Moreira, Ilmar Rohloff Mattos. O canal de história no YouTube tem potencial para promover o ensino e o aprendizado de temas relevantes da ciência história, unindo os critérios teóricos, metodológicos e científicos da academia com as exigências e desafios da História digital e da História pública. As aulas são vistas como aulas expandidas que podem ser utilizadas de muitas formas por vários professores, de maneira rápida e prática. As aulas foram produzidas com os recursos tecnológicos dos programas After Effects e Premiere e com ampla participação dos alunos, e de outras pessoas, os quais opinaram por intermédio dos comentários do canal e através de diversas redes sociais. Os primeiros vídeos foram produzidos e divulgados no canal Quinhoar e também na página do Facebook Quinhoar: Ensino de História.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectHistória públicapor
dc.subjectHistória digitalpor
dc.subjectProdução e difusão de narrativas históricaspor
dc.subjectEnsino e aprendizagem em espaços não formaispor
dc.subjectCanal no Youtube: Quinhoarpor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectPublic historyeng
dc.subjectDigital historyeng
dc.subjectProduction and diffusion of historical narrativeseng
dc.subjectTeaching and learning in non-formal spaceseng
dc.subjectYoutube channel: Quinhoareng
dc.titleEnsino de História por meio do canal Quinhoar no YouTubepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research addresses the production of a YouTube channel focused on the themes of science history and for a young audience, high school. The essence of the channel is to present the historical content in a more palatable format to the taste of this new generation digital or post-organic according to the work of Paula Sibilla. The narrative are guiding con- cepts in the classes produced by the Quinhoar channel, therefore, the theoretical contributions of the author Paul Ricoeur, Nicole Loraux, Gabriel Henrique Moreira and Ilmar Rohloff Mattos are used as theoretical support. The history channel on YouTube has the potential to promote teaching and learning of relevant science history topics, uniting the theoretical, methodological and scientific criteria of academia with the demands and challenges of digital history and public history. Classes are seen as expanded classes that can be used in many ways by various teachers, quickly and practically. The lessons were produced with the technological resources of the Af- ter Effects and Premiere programs and with the participation of the students and others, who expressed their opinion through the comments of the channel and through various social net- works. The first videos were produced and released on the Quinhoar channel and also on the Facebook page Quinhoar: Teaching Historyeng
dc.contributor.advisor1Teixeira, Rebeca Gontijo
dc.contributor.advisor1IDCPF: 026.559.497-90por
dc.contributor.referee1Magalhães, Felipe Santos
dc.contributor.referee2Ferro, Carolina Chaves
dc.contributor.referee3Carvalho, Bruno Leal Pastor de
dc.creator.IDCPF: 095.543.797-12por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4909480750813387por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66407/2018%20-%20Raquel%20Elison%20Costa.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4957
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-08-25T21:17:28Z No. of bitstreams: 1 2018 - Raquel Elison Costa.pdf: 2831289 bytes, checksum: 8fd4f722b8623af14cb52532385b5e00 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-25T21:17:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Raquel Elison Costa.pdf: 2831289 bytes, checksum: 8fd4f722b8623af14cb52532385b5e00 (MD5) Previous issue date: 2018-09-28eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Raquel Elison Costa.pdf2.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.