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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15033
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, André Luiz Correa da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:09:42Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:09:42Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-27 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, André Luiz Correa da Silva. Usos possíveis da história local e do aprendizado das noções de temporalidade na construção do conhecimento histórico no ensino fundamental. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15033 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa investigou usos possíveis da História Local na construção de conhecimento histórico em alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, a partir da verificação de aprendizado sobre temporalidade. O objetivo principal se concentrou na relação entre o estudo do local, problematizado como espaço mais próximo da realidade do aluno, e as noções de tempo associadas às dinâmicas sociais presentes nos conteúdos ensinados nesta fase de escolaridade. A hipótese subjacente que permeia todo o trabalho, desde sua abordagem teórica até as proposições de utilização prática, diz respeito à estreita correspondência entre domínio das noções de tempo e ensino de história. A pesquisa inicialmente delimitou questionamentos na elaboração de conceitos sobre História Local presentes na historiografia, face aos desafios de interpretar as múltiplas formulações sobre o significado da passagem do tempo. Em um segundo momento, visando compreender melhor as interações entre o conhecimento prévio dos alunos sobre a história da sua cidade e as ideias desenvolvidas acerca da ação do tempo sobre a vida humana, a pesquisa incluiu o planejamento e execução de uma Unidade de Ensino com duas turmas de sexto ano. Este trabalho utilizou estratégias didáticas diversificadas, porém complementares, incluindo algumas práticas inspiradas em etnografia escolar, estudo de caso e atividades em forma de aula-oficina, levadas a efeito no início do ano letivo. Desta forma, foi possível evidenciar e analisar as impressões dos alunos acerca dos temas propostos, o nível de conhecimento sobre os conteúdos e as ideias referentes às várias modalidades temporais mobilizadas por eles. Na sua parte final, a pesquisa aponta possíveis usos para o ensino de História Local, incluindo também algumas proposições para professores de quinto ano. Esta dimensão propositiva engloba todo o trabalho descrito nesta dissertação, uma vez que a mesma está direcionada preferencialmente ao professor de sexto ano que poderá realizar um trabalho similar, tomando como referência as reflexões desta pesquisa, em todas as suas etapas teóricas e práticas. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Local History | eng |
dc.subject | Temporality | eng |
dc.subject | History Teaching | eng |
dc.subject | History Knowledge | eng |
dc.subject | História Local | por |
dc.subject | Temporalidade | por |
dc.subject | Ensino de História | por |
dc.subject | Conhecimento Histórico | por |
dc.title | Usos possíveis da história local e do aprendizado das noções de temporalidade na construção do conhecimento histórico no ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Possible uses of Local History and temporality learning in the construction of a historical knowledge in elementary school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The research has investigated possible uses of Local History in the construction of a historical knowledge in students of the sixth year of elementary school, by the reconnaissance of temporality learning. The main objective is focused on the relationship between the study of the local and temporality, questioned as a closer space to the reality of the student, and the notions of time associated with social dynamics present in the contents taught in this school phase. The underlying hypothesis that pervades all the work, from its theoretical approach to the propositions of practical use, concerns the narrow correspondence between the domain of notions of time and history education. The research initially delimited questionings at the developing of concepts about Local History present in historiography, face the challenges of interpreting multiple formulations about the meaning of the passage of time. In a second stage, to better understand the interactions between the previous knowledge of the students about the history of their city and the ideas developed about the action of time in human life, the survey included the planning and running of a Teaching Unit with two groups of sixth year. This study used diversified teaching strategies, but complementary, including some practices inspired by school ethnography, case studies and activities in the form of classroom-workshop, carried out at the beginning of the school year. Thus, it was possible to point and analyze the impressions of the students about the proposed themes, the knowledge level about the contents and the ideas related to the several time arrangements mobilized by them. In its final part, the research points to possible uses for the teaching of Local History, also including some propositions for the teachers of fifth year. This propositional dimension encompasses all the work described in this paper, since that it is preferentially directed to teachers of the sixth year that will perform a similar work, taking as a reference the reflections of this research, in all its theoretical and practical steps. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Maria da Glória de | |
dc.contributor.advisor-co1 | Ribeiro, Regina Maria de Oliveira | |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Maria da Glória de | |
dc.contributor.referee2 | Magalhães, Felipe Santos | |
dc.contributor.referee3 | Rocha, Helenice Aparecida Bastos | |
dc.creator.ID | 824.260.827-04 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3189099443429926 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | por |
dc.relation.references | BRASIL. LDB. Lei Federal nº 9.394/96. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Secretaria Especial de Editorações e Publicações do Senado Federal, 2005. PLETSCH, Márcia Denise. GLAT, R. O ensino itinerante como suporte para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na rede pública de ensino: uma abordagem etnográfica. In: Revista Iberoamericana de Educación, nº 41/2. Disp. em: http://www.rieoei.org/experiencias. MARTINS, Marcos Lobato. História regional. In: PINSKY, Carla Bássanezi (Org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2010. NOVAIS, Fernando. Aproximações: estudos de história e historiografia. São Paulo: Cosac Naify, 2005. BARROS, José d’Assunção. História, região e espacialidade. Revista de História Regional, v. 10, n.º 1, p. 96-97, 2005. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br Le GOFF, Jacques. Centro/Periferia. In: Le GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário temático do Ocidente Medieval. 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