Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15035
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDaniel, Bruno Luiz
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:43Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:43Z-
dc.date.issued2023-04-17
dc.identifier.citationDANIEL, Bruno Luiz. Ensino de História e literatura negra: uma proposta de abordagem antirracista na Didática da História do tempo presente. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15035-
dc.description.abstractA abordagem das temáticas sensíveis do tempo presente em sala de aula é um grande desafio para os docentes da disciplina de História. Escolher metodologias que possibilitem o desenvolvimento da aprendizagem e do conhecimento histórico considerado sensível, exige do professor um trabalho comprometido com a formação do aluno, possibilitando que o mesmo compreenda a importância do estudo da História em sua vida prática. O processo de ensino e aprendizagem na disciplina de História oportuniza o desenvolvimento de competências do pensamento histórico importantes para a formação do conhecimento histórico escolar. A presente pesquisa propõe um diálogo entre literatura negra e ensino de história como possibilidade de estratégia pedagógica para uma educação antirracista em sala de aula; considerando que o racismo se configura como uma temática sensível da nossa história e ainda negada nas entrelinhas das sociedade devido aos reflexos do mito da democracial racial propagado durante o século XX. No estudo da trajetória do ensino de História no Brasil, a abordagem dos temas sensíveis torna-se necessária e exige do docente caminhos seguros e significativos para a consolidação da aprendizagem do aluno. A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a importância do compromisso docente na educação básica, em específico no ensino de História, com a educação antirracista. O estudo da literatura negra brasileira se configura como uma possibilidade de redirecionamento do pensamento histórico na construção de narrativas representativas. Como estratégia metodológica para o trabalho docente, utilizou-se o conceito de “escrevivências” desenvolvido por Conceição Evaristo como rumo e direção dos estudos frente as vivências do corpo negro em relação ao racismo, aproximando a construção do conhecimento histórico escolar com a vida prática do aluno. Como produto final da pesquisa, foi criado um blog batizado como História & Vivências: um espaço de escrevivências, que tem como missão sugerir aos professores de História a utilização de ferramentas digitais associadas ao ensino das temáticas sensíveis, em específico o racismo. Avançar com intencionalidade em temáticas consideradas sensíveis exige formação docente e metodologias adequadas que transpassam os estereótipos que consideram os temas sensíveis como difíceis e inadequados para a abordagem em sala de aula.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectantirracismopor
dc.subjectliteratura negrapor
dc.subjectcompetências do pensamento históricopor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectanti-racismeng
dc.subjectblack literatureeng
dc.subjectskills of historical thoughteng
dc.titleEnsino de História e literatura negra: uma proposta de abordagem antirracista na Didática da História do tempo presentepor
dc.title.alternativeTeaching of history and black literature: a proposal of anti-racist approach in Didactics of present time Historyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe approach to sensitive themes of the present time in the classroom is a great challenge for the History teachers. Choosing methodologies that enable the development of the process of learning and sensitive historical knowledge, requires from the teacher a work that is committed to the student’s education. Such work enables the student to understand the importance of the study of History in his practical life. The process of teaching and learning in the course of History provides the opportunity to develop skills of historical thought that are important for the construction of educational historical knowledge. The present research proposes a dialogue between black literature and history teaching as a possibility of pedagogical strategy for an anti-racist education in the classroom; considering that racism is configured as a sensitive theme of our history and still denied by the society because of the myth of racial democracy propagated during the twentieth century. This research proposes a reflection on the importance of the commitment of the basic education teacher to anti-racist education, specifically in History teaching. The study of black Brazilian literature is configured as a possibility of redirecting historical thought in the construction of representative narratives. As a methodological strategy for the teaching work, we used the concept of "escrevivências" developed by Conceição Evaristo as a guiding for the studies in the face of the experiences of the black body in relation to racism, approaching the construction of the school historical knowledge with the practical life of the student. As the final product of the research, a blog called “História & Vivências: um espaço de escritorvências” was created. This blog’s mission is to suggest to history teachers the use of digital tools associated with the teaching of sensitive themes, specifically racism. Intentionally moving forward in topics considered sensitive requires teacher training and appropriate methodologies that transcend stereotypes that consider sensitive topics as difficult and inadequate for the classroom approach.eng
dc.contributor.advisor1Guimarães, Geny Ferreira
dc.contributor.advisor1ID014.055.687-71por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0959221310519854por
dc.contributor.referee1Guimarães, Geny Ferreira
dc.contributor.referee2Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
dc.contributor.referee3Sanches, Marcela Maria Freire
dc.creator.ID115.096.677-76por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5277018653711605por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapor
dc.relation.referencesABREU, Martha; MATTOS, Hebe. Em torno das “Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico‐raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana”: uma conversa com historiadores. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 21, n. 41, p. 5-20, jan./jun., 2008. ALBERTI, Verena. O professor de história e o ensino de questões sensíveis e controversas. (Palestra). In: COLÓQUIO NACIONAL HISTÓRIA CULTURAL E SENSIBILIDADES, 4., Caicó (RN), Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 17-21 nov. 2014. ALEXANDRE, Marcos Antônio. Abdias Nascimento. In: DUARTE, Eduardo de Assis (org). Literatura afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XX. Rio de Janeiro: Pallas, 2014. ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. AMADO, Janaína.; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da História oral. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. AREND, Silvia Maria Fávero; MACEDO, Fábio. Sobre a história do tempo presente: entrevista com o historiador Henry Rousso. Revista Tempo e Argumento, v. 1, n. 1, p. 201-216, 2009. ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. BÉDARIDA, François. Tempo presente e presença da história. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da História Oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm >. Acesso em: 04/11/2020. BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> . Acesso em: 04/11/2020. BRASIL. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 04/11/2020. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. Brasília: MEC 2017. CERRI, Luiz Fernando. Uma proposta de mapa do tempo para artesãos de mapas do tempo: história do ensino de história e didática da história. In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; DE SOUZA MAGALHÃES, Marcelo. Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Faperj, 2007. CHARTIER, Roger. A visão do historiador modernista. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da História Oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. CÔRTES, Cristiane. Luiz Gama. In: DUARTE, Eduardo de Assis. Literatura afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XX. Rio de Janeiro: Pallas, 2014. CRESPO, Fernanda Nasimento; SILVA, Jessika Rezende; LIMA, Thaynara C.S. Narrativas estéticas do movimento negro: ver, sentir e viver o antirracismo. In: PEREIRA, Amilcar A. et al. História oral e educação antirracista: Narrativas, estratégias e potencialidades. São Paulo, SP. Letra e Voz, 2021. CUNHA, Robson; ROCHA, Saulo Barroso. Elaboração de produto tecnológico. In: CUNHA, Robson Moreira; MARIANO, Sandra R.H; MORAES, Joysi (org.). Coleção Empreendedorismo e Gestão para Professores do Ensino Médio. 1 ed. Niterói: Departamento e Gestão, Universidade Federal Fluminense, 2022. CUTI [Luiz Silva]. Literatura negro-brasileira. In: BENEDITO, Vera Lúcia (org.). Consciência em debate. São Paulo: Selo Negro, 2010. DELACROIX, Christian. A história do tempo presente, uma história (realmente) como as outras?. Revista Tempo e Argumento, v. 10, n. 23, p. 39-79, 2018. DELGADO, Lucília de Almeida Neves; FERREIRA, Marieta de Moraes. História do tempo presente e ensino de História. Revista História Hoje, v. 2, n. 4, p. 19-34, 2013. DELORS, Jacques et al. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Educação um tesouro a descobrir, v. 6, 1996. DOSSE, François. História do tempo presente e historiografia. Revista Tempo e Argumento, v. 4, n. 1, p. 05-22, 2012. DUARTE, Eduardo Assis (org.). Literatura afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XX. Rio de Janeiro: Pallas, 2014. EVARISTO, Conceição. Olhos d'água. 1.ed. Rio de Janeiro: Pallas Editora, 2016. EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. 5 ed. Rio de Janeiro: Malê, 2017. EVARISTO, Conceição. A Escrevivência e seus subtextos. In: Escrevivência : a escrita de nós : reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (org.). 1. ed. Rio de Janeiro : Mina Comunicação e Arte, 2020. FANON, Franz. Pele negra máscaras brancas; tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008. FERREIRA, Marieta de Moraes. A história como ofício. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2013. FERREIRA, M. de M. Notas iniciais sobre a história do tempo presente e a historiografia no Brasil. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 23, p. 80 - 108, 2018. DOI: 10.5965/2175180310232018080. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310232018080. Acesso em: 11 out. 2022>. FICO, Carlos. História do tempo presente, eventos traumáticos e documentos sensíveis: o caso brasileiro. Varia história, v. 28, n. 47, p. 43-59, 2012. FOLQUITTO, Camila Tarif Ferreira; REZENDE, Manuel Morgado. Trajetórias de desenvolvimento socioemocional de crianças: experiência grupal na escola. 1. ed. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2018. FONSECA, Thais Nívia de Lima. História & ensino de História. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 77. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021. FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagoga do oprimido. 28ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021. FRONZA, Marcelo. Relação entre Pensamento Histórico e Vida Prática. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; SOBANSKI, Adriane de Quadros (org.). Competências do pensamento histórico. Curitiba: W.A. Editores, 2020. GABRIEL, Carmen Tersa; FRAZÃO, Érika Elizabeth. Currículo de história e projetos de democratização: entre memórias e demandas de cada presente. In: MONTEIRO, Ana Maria et al. Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. 1. Ed. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2014. GIL, Carmem Zeli de Vargas; EUGENIO, Jonas Camargo. Ensino de história e temas sensíveis: abordagens teórico-metodológicas. Revista História Hoje, v. 7, n. 13, p. 139-159, 2018. GIL, Carmen Zeli de Vargas. Memória. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019. GOMES, Nilma Lino; MUNANGA, Kabengele. O negro no Brasil de hoje. 2.ed. São Paulo: Global, 2016. GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. GONZALEZ, Lélia. O Movimento Negro Unificado Contra a discriminação Racial (MNU). In: GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar no negro. 1 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2022. GUIMARÃES, Geny Ferreira. Geoesias: as geografias africanas da poesia. Cadernos Cespuc. Belo Horizonte, n. 19, p. 141-154, 2010. G1. Campanha recria foto clássica de Machado de Assis e mostra escritor negro: 'Racismo escondeu quem ele era'. G1 últimas notícias, Rio de Janeiro, 01 de maio de 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2019/05/01/campanha-recria-foto-classica-de-machado-de-assis-e-mostra-escritor-negro-racismo-escondeu-quem-ele-era.ghtml>. Acesso em: 05 de nov. de 2020 HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Autêntica, 2013. HASENBALG, Carlos. O negro na publicidade. In: GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar no negro. 1 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2022. hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017. KNAUSS, Paula. Conhecimento histórico acadêmico. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019. LIBANEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. Revista da Associação Nacional de Educação–ANDE, v. 3, p. 11-19, 1983. LIMA, Maria Nazaré; SOUZA, Florentina. Literatura afro-brasileira. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais/Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. MARIN, Angela Helena et al. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas. Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 92-103, dez. 2017. MARTINS, Estevão de Rezende. Consciência histórica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019. MONTEIRO, Ana Maria F.C. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro, Editora Mauad, 2007. MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; DE SOUZA MAGALHÃES, Marcelo. Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Faperj, 2007. MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Aulas de História: questões do/no tempo presente. Educar em revista, n. 58, p. 165-182, 2015. MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 4.ed. 2.reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. NADAI, Elza. O ensino de História e a “pedagogia do cidadão”. In: PINSKY, Jaime. O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto,1988. NAPOLITANO, Marcos. Negacionismo e revisionismo histórico no século XXI. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Oliveira et al. Novos combates pela história: desafios- ensino. São Paulo: Contexto, 2021. NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 3 ed. São Paulo: Perspectivas, 2016. NATÁLIA, Lívia. Intelectuais escreviventes: enegrecendo os estudos literários. In: Escrevivência : a escrita de nós : reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (org.). 1. ed. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. NEVES, Erivaldo Fagundes. Formação social do Brasil: etnia, cultura e poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019. OLIVEIRA, Sanda Regina Ferreira. Anacronismo. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019. O RAPPA. O Rappa: todo camburão tem um pouco de navio begreiro. Brasil, WEA Warner Music, 1994 PÉCORA, Alcir. A escravidão nos sermões do Padre Antonio Vieira. Estudos Avançados [online]. 2019, v. 33, n. 97 [Acessado 22 Novembro 2022] , pp. 151-170. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3397.009>. Epub 2 Dez 2019. ISSN 1806-9592. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3397.009. PEREIRA, Amilcar Araujo. O mundo negro: relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas: FAPERJ, 2013. PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. História da educação: de Confúcio a Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2021. FILHO, Domício Proença. A trajetória do negro na literatura brasileira . Estudos Avançados, [S. l.], v. 18, n. 50, p. 161-193, 2004. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9980>. Acesso em: 30 jan. 2023. RÉMOND, René. Algumas questões de alcance geral à guisa de introdução. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da História Oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. ROMÃO, Jeruse. O educador, a educação e a construção de uma auto-estima positiva no educando negro. In: CAVALHEIRO, Eliane. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001. ROUSSO, Henry. A memória não é mais o que era . In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da História Oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. ROUSSO, Henry. A última catástrofe: a história, o presente, o contemporâneo. Editora FGV, 2016. RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica; tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004. SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Por que Pensamento Histórico? In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; SOBANSKI, Adriane de Quadros (org.). Competências do pensamento histórico. Curitiba: W.A. Editores, 2020. SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING,Heloisa Murgel.Brasil: uma biografia. 1ª ed. São Paulo: Copanhia das Letras, 2015. SILVA, Cristiane Bereta da. Conhecimento histórico escolar. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019. SILVA, Daniel Pinha. O lugar do tempo presente na aula de história: limites e possibilidades. Revista Tempo e Argumento, v. 9, n. 20, p. 99-129, 2017. SILVA, Maria Aparecida da. Formação de educadores/as para o combate ao racismo: mais uma tarefa essencial. In: CAVALHEIRO, Eliane. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001. SOUZA, Florentina. Literatura e História: saberes em diálogo. Liteafro, 2022. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-conceituais/1689-florentina-souza-literatura-e-historia-saberes-em-dialogo>. Acesso em: 30 de jan. de 2023. TAILLE, Yves de La; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. PIAGET, VIGOTSKI, WALLON: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 2019. VARELLA, Flávia et al. Tempo presente e usos do passado. Rio de Janeiro: FGV, 2012.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/74246/2023%20-%20Bruno%20Luiz%20Daniel.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6810
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-08-07T20:11:57Z No. of bitstreams: 1 2023 - Bruno Luiz Daniel.Pdf: 2246301 bytes, checksum: 8b27af890bb63c5e5d2f6fe8c9fc1506 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-07T20:11:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023 - Bruno Luiz Daniel.Pdf: 2246301 bytes, checksum: 8b27af890bb63c5e5d2f6fe8c9fc1506 (MD5) Previous issue date: 2023-04-17eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Bruno Luiz Daniel.Pdf2.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.