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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15035
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Daniel, Bruno Luiz | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:09:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:09:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-17 | |
dc.identifier.citation | DANIEL, Bruno Luiz. Ensino de História e literatura negra: uma proposta de abordagem antirracista na Didática da História do tempo presente. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15035 | - |
dc.description.abstract | A abordagem das temáticas sensíveis do tempo presente em sala de aula é um grande desafio para os docentes da disciplina de História. Escolher metodologias que possibilitem o desenvolvimento da aprendizagem e do conhecimento histórico considerado sensível, exige do professor um trabalho comprometido com a formação do aluno, possibilitando que o mesmo compreenda a importância do estudo da História em sua vida prática. O processo de ensino e aprendizagem na disciplina de História oportuniza o desenvolvimento de competências do pensamento histórico importantes para a formação do conhecimento histórico escolar. A presente pesquisa propõe um diálogo entre literatura negra e ensino de história como possibilidade de estratégia pedagógica para uma educação antirracista em sala de aula; considerando que o racismo se configura como uma temática sensível da nossa história e ainda negada nas entrelinhas das sociedade devido aos reflexos do mito da democracial racial propagado durante o século XX. No estudo da trajetória do ensino de História no Brasil, a abordagem dos temas sensíveis torna-se necessária e exige do docente caminhos seguros e significativos para a consolidação da aprendizagem do aluno. A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a importância do compromisso docente na educação básica, em específico no ensino de História, com a educação antirracista. O estudo da literatura negra brasileira se configura como uma possibilidade de redirecionamento do pensamento histórico na construção de narrativas representativas. Como estratégia metodológica para o trabalho docente, utilizou-se o conceito de “escrevivências” desenvolvido por Conceição Evaristo como rumo e direção dos estudos frente as vivências do corpo negro em relação ao racismo, aproximando a construção do conhecimento histórico escolar com a vida prática do aluno. Como produto final da pesquisa, foi criado um blog batizado como História & Vivências: um espaço de escrevivências, que tem como missão sugerir aos professores de História a utilização de ferramentas digitais associadas ao ensino das temáticas sensíveis, em específico o racismo. Avançar com intencionalidade em temáticas consideradas sensíveis exige formação docente e metodologias adequadas que transpassam os estereótipos que consideram os temas sensíveis como difíceis e inadequados para a abordagem em sala de aula. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de História | por |
dc.subject | antirracismo | por |
dc.subject | literatura negra | por |
dc.subject | competências do pensamento histórico | por |
dc.subject | History teaching | eng |
dc.subject | anti-racism | eng |
dc.subject | black literature | eng |
dc.subject | skills of historical thought | eng |
dc.title | Ensino de História e literatura negra: uma proposta de abordagem antirracista na Didática da História do tempo presente | por |
dc.title.alternative | Teaching of history and black literature: a proposal of anti-racist approach in Didactics of present time History | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The approach to sensitive themes of the present time in the classroom is a great challenge for the History teachers. Choosing methodologies that enable the development of the process of learning and sensitive historical knowledge, requires from the teacher a work that is committed to the student’s education. Such work enables the student to understand the importance of the study of History in his practical life. The process of teaching and learning in the course of History provides the opportunity to develop skills of historical thought that are important for the construction of educational historical knowledge. The present research proposes a dialogue between black literature and history teaching as a possibility of pedagogical strategy for an anti-racist education in the classroom; considering that racism is configured as a sensitive theme of our history and still denied by the society because of the myth of racial democracy propagated during the twentieth century. This research proposes a reflection on the importance of the commitment of the basic education teacher to anti-racist education, specifically in History teaching. The study of black Brazilian literature is configured as a possibility of redirecting historical thought in the construction of representative narratives. As a methodological strategy for the teaching work, we used the concept of "escrevivências" developed by Conceição Evaristo as a guiding for the studies in the face of the experiences of the black body in relation to racism, approaching the construction of the school historical knowledge with the practical life of the student. As the final product of the research, a blog called “História & Vivências: um espaço de escritorvências” was created. This blog’s mission is to suggest to history teachers the use of digital tools associated with the teaching of sensitive themes, specifically racism. Intentionally moving forward in topics considered sensitive requires teacher training and appropriate methodologies that transcend stereotypes that consider sensitive topics as difficult and inadequate for the classroom approach. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Geny Ferreira | |
dc.contributor.advisor1ID | 014.055.687-71 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0959221310519854 | por |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Geny Ferreira | |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Regina Maria de Oliveira | |
dc.contributor.referee3 | Sanches, Marcela Maria Freire | |
dc.creator.ID | 115.096.677-76 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5277018653711605 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | por |
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dc.subject.cnpq | História | por |
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