Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15038
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Elimar Machado de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:44Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:44Z-
dc.date.issued2022-06-27
dc.identifier.citationSOUZA, Elimar Machado de. “Que história é essa professora?” Uma reflexão sobre a história do tempo presente e sua contribuição para o ensino médio. 2022. 201 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022 .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15038-
dc.description.abstractRepensando sobre a minha própria prática docente, essa dissertação tem como intuito refletir sobre o uso da história do tempo presente nas aulas do Ensino Médio, pensando no ensino de história como algo voltado para as questões do tempo presente e dos temas sensíveis para a juventude da atualidade. Analisando as provas de Ciências Humanas do ENEM dos últimos 10 anos e propondo aulas em que esses temas são debatidos, pude verificar que o tempo presente não tem recebido o destaque que precisa para trazer uma reflexão mais assertiva para os alunos desse segmento. Ao defender uma educação que liberta, faço um paralelo sobre a aula de história, como o início de um processo, que vai além do currículo, o qual aluno se torna crítico dos acontecimentos, que os cerca, buscando explicações na História para a desigualdade social, o racismo, a homofobia, dentre outros assuntos que fazem parte do seu cotidiano. Ao propor a construção de uma revista pedagógica voltada para o Ensino Médio e que traga temas que suscitam as reflexões mencionadas acima, tento estabelecer uma ponte entre os alunos e esses temas, construindo uma narrativa que faça sentido e atinja esses jovens, fazendo com que o debate evolua, mostrando a importância da História para a construção de uma cidadania de fato.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória do tempo presentepor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectENEMpor
dc.subjectTemas Sensíveispor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectHistoria del presentespa
dc.subjectEnseñanza de la Historiaspa
dc.subjectEnseñanza Mediaspa
dc.subjectENEMspa
dc.subjectTemas Sensiblesspa
dc.subjectMemoriaspa
dc.title“Que história é essa professora?” Uma reflexão sobre a história do tempo presente e sua contribuição para o ensino médiopor
dc.title.alternative"¿Qué historia es esta maestra?" Una reflexión sobre la historia del tiempo presente y su aporte a la educación secundariaspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherRepensando mi propia práctica docente, esta disertación tiene como objetivo reflexionar sobre el uso de la historia del presente en las clases de secundaria, pensando la enseñanza de la historia como algo centrado en las cuestiones del presente y temas sensibles para los jóvenes de el presente. Analizando las pruebas de Ciencias Humanas de la ENEM de los últimos 10 años y proponiendo clases en las que se debatan estos temas, pude comprobar que la actualidad no ha recibido el énfasis que necesita para llevar una reflexión más asertiva a los estudiantes de este segmento. Al defender una educación que libera, hago un paralelo sobre la clase de historia, como el inicio de un proceso, que va más allá del currículo, en el que el estudiante se vuelve crítico con los hechos que lo rodean, buscando en la Historia explicaciones para la desigualdad social. . , racismo, homofobia, entre otros temas que forman parte de su cotidianidad. Al proponer la construcción de una revista pedagógica dirigida a la Enseñanza Media y que trae temas que suscitan las reflexiones antes mencionadas, trato de establecer un puente entre los estudiantes y estos temas, construyendo una narrativa que tenga sentido y llegue a estos jóvenes, haciendo que el debate evoluciona, mostrando la importancia de la Historia para la construcción de una ciudadanía de hecho.spa
dc.contributor.advisor1Teixeira, Rebeca Gontijo
dc.contributor.advisor1ID026.559.497-90por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7192-6869por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0522023633864556por
dc.contributor.referee1Teixeira, Rebeca Gontijo
dc.contributor.referee1ID026.559.497-90por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7192-6869por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0522023633864556por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787065440504096por
dc.contributor.referee3Silva, Daniel Pinha
dc.contributor.referee3ID094.747.087-54por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8740068953346337por
dc.creator.ID052.221.477-03por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568016543368175por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapor
dc.relation.referencesALBIERI, Sara. História Pública e consciência histórica. In: Almeida, Juniele Rabelo de &. Rovai, Marta G. de O. Introdução à História Pública. São Paulo: Letras e Vozes, 2011. AMADO, Janaína. A culpa nossa de cada dia: ética e história oral. Proj. História; São Paulo, (15), abr. 1997. ASSIS, Arthur. A Teoria da História de Jörn Rüsen: uma introdução. Goiânia: Editora UFG, 2010. BALANDIER, Georges. [1951]. A Situação Colonial: abordagem teórica. Cadernos Ceru v.25, n. 1, dezembro 2014. BARCA, Isabel. Concepções de adolescentes sobre múltiplas explicações em História. In: BARCA, Isabel. Perspectivas em Educação Histórica. Braga: Universidade do Minho, 2001, p. 29-43. _______________. O pensamento histórico dos jovens. Braga: Universidade do Minho, 2000. BARROS, José d’Assunção. Os conceitos na história: considerações sobre o anacronismo. Ler História, 71. 2017, p. 155-180. BARON, W. C. C. Os micro campos da Didática da História: A teoria da história de Jörn Rusen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história. Revista de Teoria da História, v. 11, p. 15-67, 2014. _______________. Didática da História e consciência história: pesquisa na Pós- graduação brasileira (2001-2009). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ponta Grossa, 2012. BÉDARIDA, François. Tempo presente e presença na história. In: AMADO, Janaína; CHAUVEAU, Agnés; TÉTART, Philippe. Questões para a história do presente. São Paulo: EDUSC, 1999. BERGAMIN, Fabíola Matte Bergamin. Currículo e Exame Nacional do Ensino Médio: rupturas e permanências na conformação dos saberes históricos escolares. Dissertação de mestrado em Educação, Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2013, 193 f. BERNSTEIN, S.; MILZA, P. Conclusão. In: CHAUVEAU, A.; TÉTARD, P. Questões para a história do presente. Bauru: EDUSC, 1999. p. 127-130. BITTENCOURT, Circe. Os confrontos de uma disciplina escolar: da história sagrada à história profana. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25-26, set. 92/ago. 93, p. 193-221. BLOCH, Marc. Apologia da História. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001. 134 BORGES, Viviane Trindade. As falas gravadas pelos outros: fontes orais, arquivos orais e arquivos sonoros, inquietações da história do tempo presente. Diálogos – Revista do Departamento de história e do Programa de pós-graduação em história 16 (2), 2012. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979. 402p. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. CABRINI, C. (Org.). O ensino de história: revisão urgente. São Paulo: Brasiliense, 1987. CAIMI, Flávia Eloisa. Fontes históricas na sala de aula: uma possibilidade de produção de conhecimento histórico escolar? Anos 90, Porto Alegre, V. 15, n. 28, p. 129-150, dez. 2008. CÁSSIO, Fernando (org.). Educação contra a Barbárie: Por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Editora Boitempo, 2019. CERRI, L. F. Didática da História: uma leitura teórica sobre a História na prática. Revista de História Regional, V. 15, p.264-278, 2010. __________. Ensino de história e consciência história. Implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. __________. Ensino de história e nação na propaganda do “milagre econômico” – Brasil: 1969-1973. 2000, 304f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 304f. __________. Os conceitos de consciência história e os desafios da Didática da História. Revista de História Regional, Ponta Grossa, PR, v. 6, n.2, p. 93-112, 2001. __________. Saberes históricos diante da avaliação do ensino: notas sobre os conteúdos de história nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.24, n° 48, 2004, p.213-231. CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Difel, 1990. CHAUVEAU, A; TÉTARD, Ph (orgs). Questões para a história do presente. Bauru: Edusc, 1999. COLAÇO, Thais Luzia. Novas perspectivas para a antropologia jurídica na América Latina: o direito e o pensamento decolonial. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2012. COSTA, A. J. D. O ensino de história e suas linguagens. Curitiba: Ibpex, 2011. COSTA NETO, Antonio Gomes da. A Denúncia de Cesáire ao Pensamento Decolonial. Revista EIXO, Brasília – DF, v. 5, n. 2, julho-dezembro de 2016. 135 CUESTA FERNANDES, Raimundo. Clio em las aulas. Madrid: Akal, 1998. ______________. Sociogénesis de uma disciplina escolar: la Historia. Barcelona: Ediciones Pomares-Corredor, 1997. DE CERTEAU, Michel. A escrita da história. 2a ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000. DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 135p. DELGADO, Lucilia de Almeida Nevez; FERREIRA, Marieta de M. História do tempo presente e ensino de História. Revista História Hoje, v. 2, no 4, p. 19-34, 2013. DIDI-HUBERMAN. Diante do tempo: História da arte e anacronismo das imagens. Trad. Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: UFMG, 2015. DOSSE, François. História do tempo presente e historiografia. Tempo e Argumento 4 (1), 05-22, 2012. DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004. FÁVERO AREND, Silvia Maria, Fábio Macedo. Sobre a História do tempo presente: Entrevista com o historiador Henry. Tempo e Argumento [Online], 1.1 (2009): p. 201- 216. FERREIRA, Marieta de M. História do tempo presente: desafios. Cultura Vozes, Petrópolis, v. 94, no 3, p.111-124, maio/jun., 2000. _______. Demandas sociais e história do tempo presente. In: VARELLA et al. (Org.) Tempo presente e usos do passado. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2012. 195p. _______.; AMADO, Janaína (Org.) Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1996. História do tempo presente e ensino de História Dezembro de 2013. _________. ; FRANCO, Renato. Aprendendo História. 2.ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2013. _________. ; História, Tempo presente e história oral. Topoi, Rio de Janeiro, dezembro. 2002, pp. 314-332. FERREIRA, Marieta de M.; DELGADO, Lucília de Almeida. História do tempo presente e ensino de História. Revista Hoje, Revista de História e ensino, v. 7. n. 13. Jan./jun. 2018. _____________________. Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019. 136 FICO, Carlos. História do tempo presente, eventos traumáticos e documentos sensíveis: o caso brasileiro. Varia hist. [online]. 2012, vol. 28, n. 47. FIORUCCI, Rodolfo. Considerações acerca da História do tempo presente. In: Revista Espaço Acadêmico. N. 125, outubro de 2011. FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1999. FREIRE, Paulo. In: WITTMANN, Lauro Carlos et al. Conselho escolar como espaço de formação humana: círculo de cultura e qualidade da educação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: Acesso em: 23 set. 2019. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GINZBURG, Carlo. Relações de força: história, retórica, prova. São Paulo: Cia das Letras, 2002. GONÇALVES, Janice (org.). História do tempo presente: oralidade – memória – mídia. Itajaí, SC: Casa Aberta, 2016. GRUZINSKI, Serge. O historiador, o macaco e a centaura: a “história cultural” no novo milênio. In: Estados Avançados, v. 17, n. 49, São Paulo, p. 321-342, 2003. HABERMAS, Jurgen. Mudança Estrutural da Esfera Pública. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 2003. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Rio de Janeiro: Vértice, 1990. 351p. HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. 2a ed. Petrópolis: Vozes; 2007. HOBSBAWM, Eric J. Não basta a história de identidade. In: _______. Sobre a História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p.281-293. _______. O presente como História. In: Sobre a história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p.243-255. _______. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991, São Paulo: Companhia das Letras, 2005. HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. 2.ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000. 116p. LACOUTURE, Jean. A história imediata. In: LE GOFF, Jacques (org.). A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990. LAGROU, Pieter. A História do tempo presente na Europa depois de 1945: como se - constituiu e se desenvolveu um novo campo disciplinar, Revista Eletrônica Boletim do TEMPO, Ano 4, N°15, Rio de Janeiro: 2009. Disponível em: 137 http://.tempopresente.org/index.php?option=com_content&task=view&id=4882&Itemi d=147. LAGROU, Pieter. Sobre a atualidade da história do tempo presente. In: PÔRTO JR., Gilson (org.). História do tempo presente. Bauru, SP: Edusc, 2007, p. 31-48. LATTMAN-WELTMAN, Fernando. “História Imediata” da imprensa e da mídia brasileiras: pré-condições e significados. Jornal da Rede Alfredo de Carvalho. Ano 1, no 11, 7 de dez. 2001. Disponível em: www.jornalismo.ufsc.br/redealcar/boletins. Acesso em 7 ago. 2006. LAVAL, Christian. A escola não é empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino médio. São Paulo: Editora Boitempo, 2019. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Ed. Unicamp, 1994. LEITE, Lilian Ianke. História do tempo presente e história da Educação: Reflexões necessárias. LIDDINGTON, Jill. O que é História Pública. In: Almeida, Juniele Rabelo de & Rovai, Marta G de O. Introdução à História Pública. São Paulo: Letras & Vozes, 2011. LOPES, Marcos Antônio. Lucien Febvre reformador: notas em torno de O problema da descrença no século XVI. História da historiografia. Ouro Preto, n. 1 0, dez, 2012, p. 229 - 246. LORAUX, Nicole. O elogio do anacronismo em história. A tragédia de Atenas: a política entre as trevas e a utopia. Tradução: Paula Sílvia Rodrigues Coelho da Silva. 1a ed. São Paulo: Loyola, 2009, p. 137-156 e p. 187 – 204. LOURENÇO NETO, Sydenham; RAMOS, Vinicius da S.. História do tempo presente, diálogos com a História Pública e com o ensino de História: uma experiência exploratória”. Aedos, n°15, v.6, Jul./Dez. 2014. LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, Mary. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004. MAYNARD, Dilton Cândido Santos. Sobre tempos digitais: Tempo Presente, História e Internet. In: História do tempo presente: Oralidade, memória, mídia. / Janice Gonçalves, organizadora – Itajaí, SC: Casa Aberta, 2016. MARCHAND, Max. A afetividade do educador. (Tradução de Maria Lúcia Spedo Hildorf Barbanti e Antonieta Barini; direção da Coleção Fanny Abromovich). São Paulo: Ed. Summus, 1985. MARINHO DOS REIS, K. de F., & Feitoza Senra, R. E. . (2021). O Anti-intelectualismo e a espiral do silêncio: a manutenção da ignorância e o medo do isolamento como manipulação política. Ambiente &Amp; Educação, 26(1), 751–781. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/12380 138 MORIN, Edgar. Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 3a.ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001. MULLER, Helena Isabel. História do tempo presente: algumas reflexões. In: PÔRTO, Gilson Jr. (Org.) História do tempo presente. Bauru (SP): Edusc, 2007. 358p. NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista de História, São Paulo, v. 13, n.25-26, set. 92/ago.93. NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução: Yara Aun Khoury. Proj. História, São Paulo, dez. 1993. p. 7-28. OLIVEIRA, Zeli Alvim de. Saberes e práticas avaliativas no ensino de História: o impacto dos processos seletivos (PAIES e vestibular / UFU) e do ENEM na avaliação da aprendizagem no ensino médio, 2006, 137 f. PADRÓS, Enrique Serra. Os desafios na produção do conhecimento histórico sob a perspectiva do Tempo presente. Anos 90: revista do programa de pós-graduação em História. Porto Alegre. Vol. 11, no 19/20 (jan./dez. 2004). PALASSI FILHO, A. A História do tempo presente em sala de aula: desafios e possibilidades. Revista Educação a Distância, v. 5 n. 2, p. 81-103, 2015. PEREIRA, Mateus Henrique de Faria. A história do tempo presente: do futurismo ao presentismo. Humanidades. Brasília. 58, 56-65, 2011. PELASSI FILHO, Arlindo. A História do tempo presente em sala de aula: desafios e possibilidades. In: Educ. a Distância, Batatais, v.5, n.2, 2015. POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, v.2, n.3, p.3- 15, 1989. PROST, Antoine. Doze lições sobre a História. Belo Horizonte: Autêntica, 1996. PORTO JR, Gilson. História do tempo presente. Bauru, SP: Edusc, 2007. PUENTES, Jhonny; GAVÍDIA, J.L. Monzant. História e Historiografia: construção de novas tendências teóricas. In: PÔRTO JR, Gilson (org.). História do tempo presente. Bauru, SP: Edusc, 2007, p. 17-30. RÉMOND, René (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: UFRJ/Fundação Getulio Vargas, 1996. __________________. Por que a história política? Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 7, no 13, 1994. RIBEIRO, L. D. Tempos atuais e história imediata. In: RIBEIRO, L. D. (Org.). Contrapontos: ensaios de história imediata. Folha da História. Porto Alegre: 1999. p. 184- 185. RIOS, FÁBIO; “Memória coletiva e lembranças individuais a partir das perspectivas de Maurice Halbwachs, Michael Pollak e Beatriz Sarlo”. In: Revista Intratextos, 2013, vol 5, no1, p. 1-22. DOI: http://dx.doi.org/10.12957/intratextos.2013. 139 RODRIGUES. G. História: uma ciência do presente. In: RIBEIRO, L. D. (Org.). ROLLAND, Denis. Internet e história do tempo presente: estratégias de memória e mitologias políticas. Tempo 8 (16), 2004. RÜSEN, J. El desarrollo de la competencia narrativa em el aprendiaje histórico. Una hipótesis ontogenética relativa a la conciencia moral. Revista Propuesta Educativa, Buenos Aires, Ano 4, n. 7, p. 27-36. oct. 1992. RÜSEN, J. Jörn Rüsen e o ensino de história. (Org. Maria Auxiliadora Schmidt, Isabel Barca e Estevão de Rezende Martins). Curitiba: Ed. UFPR, 2010. RÜSEN, Jörn. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W.A. Editores, 2012. RÜSEN, Jörn. História Viva: teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UnB, 2007b. RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da História: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: UnB, 2001. RÜSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectivas. Práxis educativa 1 (2), 7-16, 2006. RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: UnB, 2007a. RÜSEN, Jörn.. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. (Trad. Nélio Schneider). Petrópolis: Vozes, 2014. RÜSEN, Jörn.. Humanismo e didática da história. (Org. Maria Auxiliadora Schmidt, Isabel Barca, Marcelo Fronza e Lucas Pydd Nechi). Curitiba: W.A. Editores, 2015. RÜSEN, Jörn.. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. (Trad. Estevão de Rezende Martins). Curitiba: Editora UFPR, 2015. SANTOS, Márcia P. dos. História e memória: desafios de uma relação teórica. In: OPSIS, vol. 7, no 9, jul-dez 2007. SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007. _______. Tempo presente: notas sobre a mudança de uma cultura. Rio de Janeiro: J. Olympio Ed., 2005. 238p. SELIGMANN-SILVA, Márcio. Introdução. (org.). História, memória, literatura: o testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. SILVA, Daniel Pinha. O lugar do tempo presente na aula de história: limites e possibilidades. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 0, n. 20. Jan./abr. 2017. SOARES, Marilda. Consciência história e narrativa histórica: a abordagem de Jörn Rüsen. In: Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 5, volume dez, Série 02/12, 2014, p. 01-06. 140 SOUZA, Antônio Cícero Cassiano. Cinema como indústria e arte como mercadoria. Revista Ciência & Luta de Classes, Rio de Janeiro, v. 7, n. 8, p. 38-43, set./dez. 2010. TEIXEIRA, Francisco Carlos. A história do tempo presente é perpassada pela tensão. Fio Cruz, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: < http://www.jornadappghcs.coc.fiocruz.br/index.php/noticias/128-a-historia-do-tempo- presente-e-perpassada-pela-tensao-diz-historiador>. PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2005. PESTANA, André. Gestão e educação: uma empresa chamada escola. Petrópolis, RJ: Catedral das letras, 2003. VYGOSTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/74693/2022%20-%20Elimar%20Machado%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6905
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-09-05T12:04:52Z No. of bitstreams: 1 2022 - Elimar Machado de Souza.pdf: 9336060 bytes, checksum: 3a62eb8fee50afe86aa40777c34901d1 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-05T12:04:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022 - Elimar Machado de Souza.pdf: 9336060 bytes, checksum: 3a62eb8fee50afe86aa40777c34901d1 (MD5) Previous issue date: 2022-06-27eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Elimar Machado de Souza.pdf2022 - Elimar Machado de Souza9.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.