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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15043
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Jacob, Ricardo da Luz | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:09:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:09:46Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-06 | |
dc.identifier.citation | JACOB, Ricardo da Luz. "Problema com escola, eu tenho mil": uma investigação sobre o racismo institucional em escolas públicas de Angra dos Reis. 2020. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15043 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar o problema da renitência e evasão em escolas públicas na região da Grande Japuíba, cidade de Angra dos Reis, sob a lente do conceito de racismo institucional, procurando estabelecer relação entre raça/etnia e trajetórias escolares acidentadas; além de elaborar proposta de intervenção pedagógica que problematize a questão do racismo em nossa sociedade e promova, junto aos educandos, a identificação e desconstrução de alguns de seus principais mecanismos de reprodução ao longo de nossa história. Por meio da coleta de dados, acerca da trajetória escolar dos educandos de seis escolas de Ensino Fundamental, localizadas no município de Angra dos Reis-RJ, ao longo de um período de nove anos (entre os anos de 2010 e 2018), utilizando como referência o recorte étnico-racial, buscaremos identificar evidências que apontem a um padrão de discriminação racial. A intervenção pedagógica, por sua vez, será elaborada sobre os eixos da invisibilização e da homogeneização de indivíduos negros em nossa cultura através do tempo, utilizando estratégias didáticas envolvendo jogos coletivos, pesquisas e construção de relatos autobiográficos, a fim de promover a reflexão e ação sobre o problema. Os dados levantados indicam uma tendência maior de trajetórias escolares acidentadas dentre os estudantes declarados pretos e pardos na ficha de matrícula, podendo ser interpretado como um indicador da ação do racismo institucional nas escolas estudadas. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de História | por |
dc.subject | Relações étnico-raciais | por |
dc.subject | Racismo institucional | por |
dc.subject | Educação antirracista | por |
dc.subject | History Teaching | eng |
dc.subject | Ethnic-racial relations | eng |
dc.subject | Institutional racism | eng |
dc.subject | Anti-racist education | eng |
dc.title | "Problema com escola, eu tenho mil": uma investigação sobre o racismo institucional em escolas públicas de Angra dos Reis | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research has three primaries goals: (1) to investigate the issue of failure and evasion in public schools under the scope of institutional racism; (2) to stablish a relation between race/ethnicity and irregular school trajectories; (3) to elaborate a pedagogical intervention which problematizes the issue of racism in the society, and finally, to promote, with the students, the identification and deconstruction of racism and its primary mechanism of reproduction. For this purpose, it was collected the data about students’ trajectories of six elementary schools in Angra dos Reis – RJ, over the period of nine years (between the years 2010 and 2018), using ethnic-racial clipping as reference in order to identify racism discrimination patterns. The pedagogical intervention discussed the issue of homogenization and invisibilization of black individuals in our culture through time using as a didactic strategies, collective games, research, and the elaboration of autobiographic narratives to engage reflection and action about the problem. The data indicates a greater tendency towards irregular school trajectories among students have declared black on the enrollment form, which can be interpreted as an indicator of institutional racism in the investigated schools. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Kaly, Alain Pascal | |
dc.contributor.advisor1ID | 717.108.685-20 | por |
dc.contributor.referee1 | Kaly, Alain Pascal | |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Regina Maria de Oliveira | |
dc.contributor.referee3 | Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral | |
dc.contributor.referee4 | Jacob, Ricardo da Luz | |
dc.creator.ID | 092.052.597-05 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8175327593791924 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | por |
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dc.subject.cnpq | Educação | por |
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