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dc.contributor.authorTeixeira, Moisés Pires
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:46Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:46Z-
dc.date.issued2020-03-16
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Moisés Pires. Formação continuada de professores: o ensino de História numa perspectiva inclusiva. 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15044-
dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo analisar a elaboração de estratégias pedagógicas com professores da Educação Básica numa perspectiva inclusiva para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na rede municipal de Educação de Paty do Alferes a partir de um Simpósio de Formação Continuada e da criação de um grupo de estudos local. Para isso, utilizamos a metodologia da pesquisa-ação colaborativa por compreendermos que esta seria a melhor opção para um trabalho conjunto. O campo de pesquisa foi o curso de extensão “Inclusão educacional por eixos de interesse”, elaborado pelo grupo de estudos local da Escola Municipal Liddy Mignone e com alguns membros do grupo de pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional - ObEE, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em parceria com as Secretaria Municipal de Educação via Coordenação de Educação Especial de Paty do Alferes, RJ. O curso de Formação Continuada foi uma das ações fomentadas por essa pesquisa, assim como a criação do grupo de estudos local e a elaboração de propostas pedagógicas para aprendizes com TEA. Os primeiros resultados apresentaram a dificuldades encontradas nas formações de professores, principalmente relacionadas à formação continuada em Educação Especial de forma geral. Os dados mostraram que muitos professores trabalham na educação regular numa perpectiva inclusiva com o mínimo de conhecimentos específicos para esse fim, mas demonstraram práticas criativas. Com relação às propostas pedagógicas elaboradas pelos professores, os dados mostraram que a perspectiva histórico-espacial e do ensino por meio de imagens contribuiram para o ensino significativo de História não somente para os aprendizes com TEA, mas para todos. Por fim, consideramos com grande seriedade as formações continuadas teórico-práticas pautadas na realidade do cotidiano escolar, sendo este a força motriz para o estudo, a análise e a reflexão das práticas pedagógicas.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão Educacionalpor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autismopor
dc.subjectEducational Inclusionpor
dc.subjectDidactic Sequencepor
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpor
dc.titleFormação continuada de professores: o ensino de História numa perspectiva inclusivapor
dc.title.alternativeContinuing teacher education: teaching history from an inclusive perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation aims to analyze the development of pedagogical strategies with Basic Education teachers in an inclusive perspective for students with Autism Spectrum Disorder (TEA) in the municipal education network of Paty do Alferes from a Continuing Education Symposium and the creation of a local study group. For this, we use the methodology of collaborative action research because we understand that this would be the best option for joint work. The research field was the extension course “Educational inclusion by axes of interest”, prepared by the local study group of the Municipal School Liddy Mignone and with some members of the research group Observatory of Special Education and School Inclusion - ObEE, from the Federal University Rural Rio de Janeiro, in partnership with the Municipal Education Secretariat via the Special Education Coordination of Paty do Alferes, RJ. The Continuing Education course was one of the actions promoted by this research, as well as the creation of the local study group and the development of pedagogical proposals for apprentices with ASD. The first results showed the difficulties found in teacher training, mainly related to continuing education in Special Education in general. The data showed that many teachers work in regular education from an inclusive perspective with a minimum of specific knowledge for that purpose, but demonstrated creative practices. The data showed that many teachers work in regular education from an inclusive perspective with a minimum of specific knowledge for that purpose. With regard to the pedagogical proposals developed by the teachers, the data showed that the historical-spatial perspective and of teaching through images contributed to the significant teaching of History not only for learners with ASD, but for everyone. Finally, we take the theoretical-practical training courses based on the reality of everyday school life very seriously, which is the driving force for the study, analysis and reflection of pedagogical practices.eng
dc.contributor.advisor1Campos, Marília Lopes de
dc.contributor.advisor1ID001.469.467-07por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4058430310291204por
dc.contributor.advisor-co1Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.advisor-co1ID891.622.770-49por
dc.contributor.referee1Pletsch, Marcia Denise
dc.contributor.referee2Araújo, Fabiana de Carvalho Dias
dc.contributor.referee3Benácchio, Rosilda Nascimento
dc.creator.ID100.401.697-23por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9791826870962150por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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