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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15045
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Araujo, Alessandro dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:09:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:09:46Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-10 | |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Alessandro dos Santos. Umbanda: patrimônio cultural imaterial da Cidade do Rio de Janeiro – ensino de História, formação de professores e combate ao racismo religioso. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15045 | - |
dc.description.abstract | Essa dissertação é o resultado de pesquisa bibliográfica e documental realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com o objetivo de responder duas perguntas: qual a origem de todo preconceito, discriminação, desrespeito, ódio e violência contra a Umbanda e as demais religiões de matrizes africanas? O que podemos fazer para contribuir para o fim de todo o preconceito, discriminação, ódio e violência contra a Umbanda e as demais religiões de matrizes africanas? A resposta obtida com relação à primeira pergunta é que, para muitos estudiosos e pesquisadores, todo esse preconceito, discriminação, intolerância e outras formas de violência contra as diversas religiões de matrizes africanas são resultado do acirramento do que vem sendo denominado por sacerdotes e adeptos das religiões de matrizes africanas como “racismo religioso”. Com relação à segunda pergunta, nossa proposta é de ampla difusão de conhecimentos e informações sobre as religiões de matrizes africanas e a aplicação da educação antirracista para crianças e adolescentes em todas as etapas da educação básica. Para tanto, oferecemos aos leitores uma história do racismo e do racismo religioso no Brasil, uma discussão sobre currículo de História e formação continuada de professores, bem como uma apresentação da história e das características da Umbanda, destacando o Calundu, o Candomblé e a Macumba, assim como aspectos do catolicismo e do kardecismo, no processo histórico-cultural de formação da religião. Divulgamos como dispositivo pedagógico uma proposta de curso de formação continuada sobre as religiões de matrizes africanas para professores que se dedicam ao ensino de História (licenciados em Pedagogia e licenciados em História) na Educação Básica. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ensino de história | por |
dc.subject | educação antirracista | por |
dc.subject | currículo | por |
dc.subject | formação de professores | por |
dc.subject | umbanda | por |
dc.subject | history teaching | eng |
dc.subject | anti-racist education | eng |
dc.subject | curriculum | eng |
dc.subject | teacher training | eng |
dc.title | Umbanda: patrimônio cultural imaterial da Cidade do Rio de Janeiro - ensino de História, formação de professores e combate ao racismo religioso | por |
dc.title.alternative | Umbanda: intangible cultural heritage of the City of Rio de Janeiro - History teaching, teacher training and combating religious racism | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This dissertation is the result of bibliographic and documentary research carried out within the scope of the Graduate Program in History Teaching at the Federal Rural University of Rio de Janeiro to answer two questions: what is the origin of all prejudice, discrimination, disrespect, hatred and violence against Umbanda and other religions of African origin? What can we do to contribute to an end to all prejudice, discrimination, hatred and violence against Umbanda and other religions of African origin? The answer obtained in relation to the first question is that, for many scholars and researchers, all this prejudice, discrimination, intolerance, and other forms of violence against the different religions of African origin would be the result of the intensification of what has been called by priests and followers of African-based religions such as “religious racism”. About the second question, our proposal is to disseminate knowledge and information about African-based religions and the application of anti-racist education for children and adolescents in all stages of basic education. To this end, we offer readers a history of racism and religious racism in Brazil, a discussion on the History curriculum and continuing teacher education, as well as a presentation of the history and characteristics of Umbanda, highlighting Calundu, Candomblé and Macumba, as well as aspects of Catholicism and Kardecism, in the historical-cultural process of formation of religion. We disclose a pedagogical device a proposal for a continuing education course on African-based religions for teachers who are dedicated to teaching History (graduates in Pedagogy and graduates in History) in Basic Education. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Patrícia Bastos de | |
dc.contributor.advisor1ID | 035.569.887-04 | por |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, Patrícia Bastos de | |
dc.contributor.referee2 | Santos Junior, Renato Nogueira dos | |
dc.contributor.referee3 | Costa, Warley da | |
dc.creator.ID | 077.986.027-63 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0935086170287189 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | por |
dc.relation.references | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019. CAPUTO, Stela Guedes. Aprendendo yorubá nas redes educativas dos terreiros: história, culturas africanas e enfrentamento da intolerância nas escolas. Revista Brasileira de Educação, v. 20 n. 62 jul.-set. 2015. DEUS, Lucas Obalera. Entre a Bíblia e o oxê: perseguição as comunidades religiosas de matriz africana. Revista Escrita da História. Ano V, vol. 5, n. 9, jan./jun. 2018. _____________. Por uma perspectiva afrorreligiosa: estratégias de enfrentamento ao racismo religioso. Rio de Janeiro, Editora Fundação Heinrich Böll, 2019. FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson. O fenômeno do racismo religioso: desafios para os povos tradicionais de matrizes africanas. Revista Eixo, Brasília-DF, v. 6, n. 2 (Especial), novembro de 2017, p. 51-56. DOI: https://doi.org/10.19123/eixo.v6i2.515 . LOPES, Vera Neusa. Racimo, Preconceito e Discriminação: procedimentos didático-pedagógicos e a conquista de novos comportamentos. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. MORAN, José Miguel. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In: SILVA, Marco. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003. SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina, EDUFPI, 2019. ______________. Cibercultura: o que muda na Educação. 2011. Entrevista concedida ao jornalista Murilo Ribeiro, programa Salto Para o Futuro, TV Escola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fAMaLhqWD1Q&feature=youtu.be. SANTOS, Rosemary; RIBEIRO, Mayra R.F., CARVALHO, Felipe S.P. Educação Online: aprenderensinar em rede. In: SANTOS, Edméa O.; PIMENTEL, Mariano; SAMPAIO, Fábio F. (Org.). Informática na Educação: cultura, sociedade, histórias e políticas. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. (Série Informática na Educação, v.1) Disponível online: https://ieducacao.ceie-br.org///educac aoonline/ SILVA, Nelson Fernando Inocêncio da. Africanidade e Religiosidade: uma possibilidade de abordagem sobre as sagradas matrizes africanas na escola. In: Brasil. Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.subject.cnpq | História | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/70146/2020%20-%20Alessandro%20dos%20Santos%20Araujo.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5845 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-08-04T17:09:11Z No. of bitstreams: 1 2020 - Alessandro dos Santos Araujo.pdf: 1321234 bytes, checksum: 2dcf228dced5349a5245b489f685f445 (MD5) | eng |
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Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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