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dc.contributor.authorRosa, Leidmar Verneque
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:00Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:00Z-
dc.date.issued2010-06-25
dc.identifier.citationRosa, Leidmar Verneque. Internacionalização da Rede Hoteleira: Um Estudo na Cidade do Rio de Janeiro a partir dos anos 90. 2010. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15053-
dc.description.abstractDesde a década de 1970, os meios de hospedagem na cidade do Rio de Janeiro passaram por modificações consideráveis quanto à segmentação hoteleira e perfil do hóspede, o que levou a transformações importantes com relação a aquisições e construções no setor hoteleiro, principalmente após meados dos anos 1990. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a internacionalização das redes hoteleiras no Rio de Janeiro, após a abertura comercial e econômica, ocorrida nos anos 1990. Para isso adotou-se o estudo de caso da Rede Accor, por ser uma das maiores redes mundiais e a maior rede hoteleira brasileira em número de estabelecimentos e unidades habitacionais, além de possuir uma segmentação da marca que a coloca em uma vantagem competitiva superior as demais. O estudo busca demonstrar estas vantagens competitivas da rede Accor, bem como a evolução histórica do grupo, que inclui a rede de hotéis, Accor Hospitality e a rede de serviços, Accor Services. A metodologia foi de estudo de caso da rede Accor e possui um caráter qualitativo, tendo sido utilizados documentação da empresa, questionário e entrevistas de campo, além de material bibliográfico e artigos acadêmicos que pudessem servir como fontes para o trabalho. Além deste material, foi feita uma pesquisa inicial com 161 hotéis e meios de hospedagem, na cidade do Rio de Janeiro, para identificação da formação e perfil da hotelaria na orla carioca, e ao seu entorno, e que pudesse servir de fonte estatística para este trabalho. O estudo de caso contextualiza a trajetória da rede Accor no Brasil e no Rio de Janeiro, discute e apresenta as modificações ocorridas no parque hoteleiro carioca, desde os anos 1970 até os dias atuais e apresenta números relativos ao parque hoteleiro carioca e ao posicionamento da rede Accor, na cidade do Rio de Janeiro. O estudo revela que a rede Accor possui uma dinâmica própria de crescimento e expansão da marca, que a coloca em uma posição privilegiada, no mercado brasileiro, em relação às demais redes hoteleiras. Entretanto esta expansão, na cidade do Rio de Janeiro, será percebida de forma significativa, após o ano de 2003 com a entrada de mais alguns hotéis da rede na cidade e, em 2007, com a entrada das marcas econômicas e super econômicas, que são as suas principais bandeiras. Percebe-se também que o crescimento e a expansão do parque hoteleiro carioca, após os anos 1990, possuem um efeito retardatário se comparado a outros setores da economia.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRede Accorpor
dc.subjectInternacionalização das Redes Hoteleiraspor
dc.subjectHotéis no Rio de Janeiropor
dc.subjectVantagens competitivaspor
dc.subjectNetwork Accoreng
dc.subjectInternationalization of hotel chainseng
dc.subjecthotels in Rio de Janeiroeng
dc.subjectCompetitive Advantageeng
dc.titleInternacionalização da Rede Hoteleira: Um Estudo na Cidade do Rio de Janeiro a partir dos anos 90por
dc.title.alternativeInternationalization of the Chain: A Study in the City of Rio de Janeiro from 1990.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherSince the 1970s, the means of accommodation in the city of Rio de Janeiro have undergone considerable changes in the targeting hotels and guest profile, which led to important changes in relation to acquisitions and construction in the hospitality industry, especially after the mid-1990. In this context, this paper aims to analyze the internationalization of chains in Rio de Janeiro, after the opening of trade and economic, which occurred in the 1990s. For this we adopted the case study of the Accor network, being one of the largest global networks and the largest hotel network in Brazil in number of establishments and residential units, besides having a segmentation of the brand that puts it into a competitive advantage than the others. The study aims to show these competitive advantages of the Accor network, as well as the historical evolution of the group, which includes the hotel chain, Accor Hospitality and service network, Accor Services. The methodology was a case study of the Accor network and has a qualitative character, having been used the company documentation, questionnaires and field interviews, plus bibliography and scholarly articles that could serve as sources for the work. In addition to this material, was made an initial search with 161 hotels and lodging facilities in the city of Rio de Janeiro, to identify the profile of hospitality training and on the edge of Rio, and its surroundings, and could serve as a source for this statistic work. The case study contextualizes the history of the Accor network in Brazil and Rio de Janeiro, discusses and presents the changes in the Rio de Janeiro sector, from the 1970’s until the present day and presents figures on the Park hotel in Rio and the positioning of the network Accor, in Rio de Janeiro. The study reveals that the Accor network has its own dynamic growth and expansion of the brand, putting itself in a privileged position in the Brazilian market compared to other chains. However this expansion, in Rio de Janeiro, will be significantly noticed after the year 2003 with the addition of a few hotels in the city and the network in 2007 with the entry of brands and economic super economical, which are their main demands. It is also evident that the growth and expansion of the hotel in Rio, after the year 1990, have an effect latecomer compared to other sectors of the economy.eng
dc.contributor.advisor1Guedes, Cezar Augusto Miranda
dc.contributor.advisor1Lattes5150452586301405por
dc.contributor.referee1Rosa, Lélio Galdino
dc.contributor.referee2Villela, Lamounier Erthal
dc.creator.ID013.349.177-36por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2004510372200590por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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