Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15061
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMenezes, Ellen Oliveira de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:02Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:02Z-
dc.date.issued2015-04-27
dc.identifier.citationMenezes, Ellen Oliveira de. As Organizações Escolares e a Implantação da Gestão Integrada da Escola (GIDE): Um Estudo em Unidade Escolar Estadual na Região Sul Fluminense. 2015. [192 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15061-
dc.description.abstractAs organizações escolares, dentre as demais organizações administrativas, se diferem devido ao seu contexto educacional, pois a escola continua sendo o eixo central para a prática pedagógica entre docentes e discentes. Além do processo ensino-aprendizagem, dimensões como gestão estão em voga na perspectiva educativa. Assim, as políticas públicas educacionais constituem o marco legal e traçam diretrizes para a administração escolar. Consequentemente, a elaboração destas é baseada no modelo de gestão da Administração Pública vigente. Atualmente, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) propõe às organizações escolares a implantação do modelo da Gestão Integrada da Escola (GIDE), que visa ao acompanhamento da gestão e ao atingimento de metas estabelecidas em cada unidade escolar. Tendo como contextualização o presente cenário, esta pesquisa possui como objetivo geral analisar o processo de implantação da GIDE na perspectiva da administração educacional em uma Unidade Escolar do Estado do Rio de Janeiro. Sendo assim, a fundamentação teórica contempla a natureza da gestão das organizações públicas e o desempenho das organizações escolares, visando abordar a transição da gestão na Administração Pública e a sua compreensão entre as diferentes dimensões de desempenho na esfera educacional. Propõe-se, também, a discussão da relação entre os conceitos de racionalidade instrumental e racionalidade substantiva (GUERREIRO RAMOS, 1989), com o Paradigma Multidimensional (SANDER, 2007). Através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) dos dados coletados, foi possível verificar que o processo de implantação do modelo da Gestão Integrada da Escola (GIDE) em uma organização escolar no Estado do Rio de Janeiro ocorre com a mediação do Agente de Acompanhamento de Gestão Escolar. E os critérios de desempenho que norteiam a GIDE estão fundamentados na eficácia, efetividade e relevância na administração escolar.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrganizações públicaspor
dc.subjectgestãopor
dc.subjectdesempenhopor
dc.subjectPublic organizationseng
dc.subjectmanagementeng
dc.subjectperformanceeng
dc.titleAs Organizações Escolares e a Implantação da Gestão Integrada da Escola (GIDE): Um Estudo em Unidade Escolar Estadual na Região Sul Fluminensepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherSchool organizations, among other administrative organizations, differ because of its educational context, as the school remains the central axis for teaching practice between teachers and students. In addition to the learning process, dimensions and management are in vogue in the educational perspective. Thus, public educational policies constitute the legal framework and outline guidelines for school administration. Consequently, the preparation of these is based on management's current public administration model. Currently, the State Department of Education of Rio de Janeiro (SEEDUC) proposes to school organizations the implementation of the School Integrated Management model (GIDE), which aims to monitor the management and the achievement of goals established in each school. With the context the present setting, this research has as main objective to analyze the implantation process of GIDE the perspective of educational administration in a school unit of the State of Rio de Janeiro. Thus, the theoretical foundation considers the nature of management of public organizations and the performance of school organizations, aimed at addressing the transition of management in public administration and their understanding of the different dimensions of performance in the educational sphere. It is proposed also the discussion of the relationship between the concepts of instrumental rationality and substantive rationality (GUERREIRO RAMOS, 1989), with the Multidimensional Paradigm (SANDER, 2007). Through content analysis (BARDIN, 2011) of the collected data, we found that the process of implementation of the Integrated Management of the School model (GIDE) in a school organization in the State of Rio de Janeiro occurs with the mediation of the Monitoring Agent of School Management. And the performance criteria that guide the GIDE are based on efficiency, effectiveness and relevance in school administration.eng
dc.contributor.advisor1Simões, Janaina Machado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6316080219746524por
dc.contributor.referee1D`Avila, Gerusa Tavares
dc.contributor.referee2Rocha, Saulo Barroso
dc.creator.ID074521087-28por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8672799057682006por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesABRÚCIO, F. L. Os avanços e os dilemas do modelo pós-burocrático. In: BRESSER-PEREIRA, L. C; SPINK, P. K. (Orgs.). Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial. 7 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. ALVES, M. T. V. D. Análise de Conteúdo: Sua Aplicação nas Publicações de Contabilidade. Revista Universo Contábil, v. 7, n. 3, p. 146-166, 2011. ALVES, Maria Tereza G.; FRANCO, Creso. A pesquisa em eficácia escolar no Brasil: Evidências sobre o efeito das escolas e fatores associados à eficácia escolar. In: BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (orgs). Pesquisa em Eficácia Escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008. BALL, Stephen J.. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 35, n. 126, Dec., 2005. BARCELLOS, Rebeca de Moraes Ribeiro de; DELLAGNELO, Eloise Livramento. Responsabilidade social corporativa: uma discussão a respeito da epistemologia subjacente aos conceitos utilizados na área. REAd. Rev. Eletrôn. Adm. (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 19, n. 1, Apr. 2013. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. BARZELAY, Michael. The New Public Management: Improving Research and Policy Dialogue. California: University of California Press, 2001. BLAU, Peter M. O Estudo Comparativo das Organizações. In: CAMPOS, Edmundo (Org.). Sociologia da Burocracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1971. BRANDAO, Hugo Pena; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; GUIMARAES, Tomás de Aquino. Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento. Rev. Adm. (São Paulo), São Paulo , v. 47, n. 4, Dec., 2012. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. BRASIL, 2004. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: <http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm> BRASIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. – Brasília: Presidência da República, Câmara da Reforma do Estado, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1995. 162 BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão. Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública; Prêmio Nacional da Gestão Pública – PQGF; Documento de Referência; Fórum Nacional 2008/2009 / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. - Brasília: MP, SEGES, 2009. BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. BRASIL. Lei n° 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis /leis_2001/l10172.htm>. BRASIL. MEC. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação: Histórico. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id= 14306:cne-historico&catid=323:orgaos-vinculados&Itemid =754>. BRESSER-PEREIRA, L. C.. Da administração pública burocrática à gerencial. In: BRESSER-PEREIRA, L. C.; SPINK, P.. Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial. 7. Ed.. Rio de Janeiro: FGV, 2006. BRESSER-PEREIRA, L. C. Da Administração Pública Burocrática à Gerencial. Revista do Serviço Público. 47 (1). p. 1-28, Janeiro-abril, 1996. BRESSER-PEREIRA, L. C. Democracia, Estado Social e Reforma Gerencial. RAE, v. 50, n. 1, p. 112-116, jan/mar. 2010. BROTTI, Maria Gorete; LAPA, Jair dos Santos. Modelo de avaliação de desempenho da administração da escola sob os critérios de eficiência, eficácia, efetividade e relevância. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 12, n. 4, Dec. 2007. BRULON, V.; VIEIRA, M. M. F.; DARBILLY, L. Choque de gestão ou choque de racionalidades? O desempenho da administração pública em questão. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 19, n. 1, p. 1-34, 2013 CÂNDIDO, Antônio. A estrutura da escola. In: FORACCHI, Marialice M.; PEREIRA, Luiz (orgs.) Educação e Sociedade. São Paulo: Companhia Ed. Nacional, 1987. CARVALHO, Viviane B. As influências do pensamento de John Dewey no cenário educacional brasileiro. Revista Redescrições. Ano 3, Número 1 (Nova Série), p. 58-77, 2011. CATELLI, Rosana Elisa. Coleção de imagens: o cinema documentário na perspectiva da Escola Nova, entre os anos de 1920 e 1930. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 111, Jun. 2010. CAVALIERE, Ana Maria Villela; COELHO, Lígia Martha. Para onde caminham os CIEP‟s? Uma análise após 15 anos. In: MAURÍCIO, Lúcia Velloso (Org). Educação Integral e Tempo Integral. Em aberto, Brasília, v.22, n 80, Inep/MEC, p.147-174, abr. 2009. 163 CHAVES, Miriam W. Educação integral: uma proposta de inovação pedagógica na administração escolar de Anísio Teixeira no Rio de Janeiro dos anos 30. In: CAVALIERE, A. M. V. e COELHO, L. M C. C (Orgs). Educação Brasileira e(m) Tempo Integral. Petrópolis: VOZES, 2002. COELHO, Maria Inês de Matos. Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ. Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, p. 229-258, abr./jun. 2008. CONSED. Relatório de Gestão 2009/2010. Disponível em: <http://www.consed.org.br/index.php/downloads/category/3-documentos> DOURADO, Luiz Fernando. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educação Soc. Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, p. 921 – 946, out., 2007. DRUMOND, A. M.; SILVEIRA, S. F. R.; SILVA, E. A. Predominância ou coexistência? Modelos de administração pública brasileira na Política Nacional de Habitação. Revista de Administração Pública, v. 48, n. 1, p. 3-25, 2014. EASTERBY-SMITH, Mark. Pesquisa Gerencial em Administração: Um guia para monografias, dissertações, pesquisas internas e trabalhos em consultoria. São Paulo: Pioneira, 1999. ENGLER, Steven; GARDINER, Mark Q. A Filosofia Semântica e o Problema Insider/Outsider. Revista Rever, São Paulo, Ano 10, Setembro, 2010. FAGUNDES, J. A.; PETRI, M.; LAVARDA, R. B.; RODRIGUES, M. R.; LAVARDA, C. E. F.; SOLLER, C. C. Estrutura organizacional e gestão sob a ótica da teoria da contingência. Gestão & Regionalidade, v. 26, n. 78, art. 33, p. 52-63, 2010. FAGUNDES, J. A. et. al. Gestão do curso de administração considerando o enfoque da teoria da contingência. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 14, n. 3, art. 5, p. 44-59, 2009. FAORO, Raymundo. Os Donos do Poder: Formação do Patronato Político Brasileiro. 3 ed. São Paulo: Globo, 2001. FERREIRA, André Ribeiro. Modelo de excelência em gestão pública no governo brasileiro: importância e aplicação. XIV Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Salvador de Bahia, Brasil, 27 - 30 oct. 2009. FILIPPIM, Eliane Salete; ROSSETTO, Adriana Marques; ROSSETTO, Carlos Ricardo. Abordagens da administração pública e sua relação com o desenvolvimento em um contexto regional: o caso do Meio Oeste Catarinense. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 8, n. 4, Dec. 2010 . FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de Conteúdo. 2 ed. Brasília: Liber, 2005. FREITAG, Bárbara. Escola, Estado & Sociedade. 4 ed. São Paulo: Moraes, 1986. 164 FUNDESCOLA/DIPRO/FNDE/MEC. Como elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola: aumentando o desempenho da escola por meio do planejamento eficaz. 3a ed. Brasília: FUNDESCOLA/DIPRO/FNDE/MEC, 2006. Disponível em: <http://ftp.fnde.gov.br/web/fundescola/publicacoes_manuais_tecnicos/pde_escola.pdf>. GADOTTI, Moacir. Projeto político-pedagógico da escola: fundamentos para sua realização. In: GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E (orgs.). Autonomia da Escola: princípios e propostas. 5. ed. Guia da Escola Cidadã. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GODOY, Maria Helena Pádua Coelho de. MURICI, Izabela Lanna. Gestão Integrada da Escola. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2009. GOMES, Débora Dias. MBA Educação: a gestão estratégica na escola que aprende. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009. GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: DESLANDES, S. F; GOMES, R; MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis: Vozes, p. 79–108, 2009. HALL, Richard H. Organizações: estruturas, processos e resultados. Tradução: Roberto Galman. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. HARVEY, David. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. 10 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001. INSTITUTO AYRTON SENNA. Relatório de Resultados 2013. Disponível em: <http:// www.institutoayrtonsenna.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Relatorio-Institucional-2013. pdf> INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA): resultados nacionais – PISA 2009. Brasília: O Instituto, 2012. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2012/relatorio_nacional_pisa_2009.pdf>. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). PISA: resultados. Site institucional. Disponível em: <http://portal. inep.gov.br/internacional-novo-pisa-resultados>. Acesso em: 23 nov. 2013. KEINERT, Tânia Margarete Mezzomo. Administração Pública no Brasil: crises e mudanças de paradigmas. 2 ed. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2007. KING, B. G., FELIN, T.; WHETTEN, D. A. Finding the Organization in Organizational Theory: A Meta-Theory of the Organization as a Social Actor. Perspective Organization Science 21(1), pp. 290–305, 2010. 165 LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola - teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Alternativa, 2001. LIBÂNEO, José C.; OLIVEIRA, João F. de; TOSCHI, Mirza S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2012. LIBERATI, Wilson Donizeti. Políticas Públicas no Estado Constitucional. São Paulo: Atlas, 2013. LÜCK, Heloísa. Dimensões de Gestão Escolar e suas Competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. LÜCK, Heloísa. Gestão da Cultura e do Clima Organizacional da Escola. 2. ed. Série Cadernos de Gestão. Petrópolis: Vozes, 2011. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MAFRA, Leila de A. A sociologia dos estabelecimentos escolares. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília P.; VILELA, Rita A. T. (orgs.). Itinerários de Pesquisa: Perspectivas Qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. MATIAS-PEREIRA, José. Cursos de Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. MERTON, Robert King. Estrutura Burocrática e Personalidade. In: CAMPOS, Edmundo (Org.). Sociologia da Burocracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1971. MINAYO, M. C. S. O Desafio da Pesquisa Social. In: DESLANDES, S. F.; GOMES, R; MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis: Vozes, p. 09–29, 2009. MINAYO, M. C. S. Trabalho de Campo: Contexto de Observação, Interação e Descoberta. In: DESLANDES, S. F.; GOMES, R; MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis: Vozes, p. 61–77, 2009. MORAIS, S. N; PEREIRA, M. F; MACCARI, E. A. Classificando ações de sustentabilidade: uma análise de conteúdo de entrevistas de líderes. Revista de Administração da UFSM, v. 5, n. 1, p. 110-125, 2012. MOTTA, Fernando C. P. BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Introdução à Organização Burocrática. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. MOTTA, Fernando C. P. Estrutura e tecnologia: a contribuição britânica. Rev. Adm. Empres., São Paulo, v. 16, n. 1, Feb., 1976. MOTTA, Fernando C. P. O que é Burocracia. Coleção Primeiros Passos. V. 21. São Paulo: Brasiliense, 1997. 166 MOTTA, Fernando C. P. Teoria das Organizações. Evolução e Crítica. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. MOTTA, Paulo Roberto. Administração para o desenvolvimento: a disciplina em busca de relevância. Revista de Administração Pública (RAP). Rio de Janeiro, 6(3): 39-53, jul./set., 1972. MOZZATO, A. R; GRZYBOVSKI, D. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da Administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 4, p. 731-747, 2011. NEVES, Clarissa Eckert Baeta; NEVES, Fabrício Monteiro. O que há de complexo no mundo complexo? Niklas Luhmann e a Teoria dos Sistemas Sociais. Sociologias. Porto Alegre, n.15, Jun., 2006. NOGUEIRA, Nilbo R. Projeto Político-Pedagógico (PPP): guia prático para construção participativa. São Paulo: Érica, 2009. OLIVEIRA, Denise C. de. Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Revista de Enfermagem UERJ. Rio de Janeiro, 16(4): 569-576, out./dez., 2008. OSBORNE, David. GAEBLER, T. Reinventando o Governo: como o espírito empreendedor está transformando o setor público. Tradução: Sérgio Fernando Guarischi Bath e Ewandro Magalhães Júnior. 8 ed. Brasília: MH Comunicação, 1995. PARO, Vitor H. Administração Escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1999. PARO, Vitor H. Gestão Escolar, Democracia e Qualidade do Ensino. São Paulo: Ática, 2007. PAULA, Ana Paula Paes de. Por uma Nova Gestão Pública: limites e potencialidades da experiência contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. PEDRALLI, Rosângela; CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth. Evasão escolar na educação de jovens e adultos: problematizando o fenômeno com enfoque na cultura escrita. Rev. Bras. Linguist. Apl., Belo Horizonte , v. 13, n. 3, Sept. 2013. POLLITT, Christopher. The Essential Public Manager: Public Policy and Management. Philadelphia: Open University Press, 2003. PRÊMIO QUALIDADE RIO. Site Institucional. Disponível em: <http://www.mbc. org.br/mbc/rj/index.php?option=com_content &task=view&id=36&Itemid=123> GUERREIRO RAMOS, Alberto. A Nova Ciência das Organizações: uma reconceituação da riqueza das nações. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1989. 167 RIO DE JANEIRO (Estado). Decreto nº. 42.793, de 06 de janeiro de 2011. Estabelece programas para o aprimoramento e valorização dos servidores públicos da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Ano XXXVII, nº 5, Parte I, p. 3-4, 2011. Disponível em: <http://download.rj.gov.br/documentos/10112/374646/DLFE-3506.pdf/decreto427932011pg1 .pdf>. RIO DE JANEIRO (Estado). Decreto nº. 48.838, de 04 de fevereiro de 2011. Transforma na estrutura básica da Secretaria de Estado de Educação – SEEDUC 30 (trinta) Coordenadorias Regionais em 14 (quatorze) Regionais Pedagógicas e 14 (quatorze) Regionais Administrativas, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Ano XXXVII, nº 24, Parte I, p. 1-3, 2011. Disponível em: <http://download.rj.gov.br/ documentos/10112/374648/DLFE-33118.pdf/Decreto42838de4de fevereirode2011.pdf> RIO DE JANEIRO (Estado). Resolução nº. 5.092, de 28 de abril de 2014. Regulamenta a bonificação por resultado, instituída pelo decreto nº. 44.716, de 07 de abril de 2014, que conferiu nova redação ao decreto nº. 44.281, de 01 de julho de 2013, que conferiu nova redação ao decreto nº. 42.793, de 06 de janeiro de 2011, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Ano XL, nº 076, Parte I, p. 16-60, 2014. Disponível em: <http://www.jusbrasil.com.br/diarios/70996041/doerj-poder-executivo-30-04-2014-pg-16/pdf View> ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágios e de Pesquisa em Administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3.ed. 7. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012. SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, n. 1, 2009. SANDER, Benno. Administração da Educação no Brasil: é a hora da relevância. Educação Brasileira. Revista de Reitores das Universidades Brasileiras, ano IV, n. 09, p. 8-27, jul/dez. 1982. SANDER, Benno. Administração da Educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília: Liber Livro, 2007. SARAVIA, Enrique. Introdução à teoria da política pública. In: _____; FERRAREZI, Elisabete (Orgs.). Políticas Públicas. Coletânea, V. 1. Brasília: ENAP, 2006. SECCHI, Leonardo. Modelos organizacionais e reformas da administração pública. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 43, n. 2, Apr., 2009 . SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (RJ). Acompanhamento de resultados, 2011. Disponível em: <http://download.rj.gov.br/documentos/10112/553225/DLFE-37307 .pdf/ Informativo_AcompanhamentodeResultados.pdf>. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (SEEDUC). Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro. Site institucional. Disponível em: <http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=843535>. 168 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (RJ). Conhecendo o Planejamento Estratégico da SEEDUC, 2011. Disponível em: <http://download.rj.gov.br/ documentos/10112/553225/DLFE-37303.pdf/PlanejamentoEstrategico.pdf>. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. IDEB 2013: Análise técnica da rede estadual do Rio de Janeiro. Nota Técnica 004/2014. Assessoria de Planejamento e Gestão Núcleo de Pesquisa e Governança, 2014. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (RJ). Pesquisa de Clima Organizacional 2012. Relatório de resultados. Disponível em: <http://download.rj.gov.br/documentos/ 10112/1453344/DLFE-62618.pdf/RELATORIOPESQUISADECLIMAORGANIZACIONAL 5.pdf> SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (RJ). Relatório de Gestão e Políticas Públicas 2014. Disponível em: <http://download.rj.gov.br/documentos/10112/2247397/ DLFE72622.pdf/RGPP2014Parte1.pdf> SOBRAL, F; PECI, A. Administração: Teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. SILVA, Lincoln Tavares. Sentidos da relação escolacomunidade: permanências e potencialidades. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012. TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. 2 ed. São Paulo: Nacional, 1976. ŢIEREAN, O; BRĂTUCU, G. The Evolution of the Concept of Bureaucracy. Bulletin of the Transilvania University of Braşov. Vol. 2 (51) – Series V: Economic Sciences, 2009 p. 245-250 TOMPKINS, Jonathan R. Max Weber's Theory of Bureaucracy. In: ______. Organization Theory and Public Management. Belmont (CA): Thomson Wadsworth, 2005. VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de Coleta de Dados no Campo. São Paulo: Atlas, 2009. VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2005. VIEIRA, Marcelo Milano Falcão. Por uma boa pesquisa (qualitativa) em administração. In: VIEIRA, Marcelo Milano Facão; ZOUAIN, Debora Moraes. Pesquisa qualitativa em administração. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2004. XAVIER, Maria Luisa M de F; RODRIGUES, Maria Bernadette C. Um estudo sobre estrutura organizacional, planejamento pedagógico e disciplina escolar – em busca de possíveis soluções para o fracasso escolar. In: ABRAMOWICZ, Anete; MOLL, Jaqueline (orgs.). Para Além do Fracasso Escolar. Campinas: Papirus, 2000. WAHRLIC, Beatriz. Evolução das ciências administrativas na América Latina. Revista de Administração Pública (RAP). Rio de Janeiro, 13(1): 31-68, jan./mar. 1979. 169 WATANABE, Tsutaka. Papel do Regimento Escolar na Organização e Funcionamento da Escola Pública. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1999. WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Tradução: Maria Irene de Q. F. Szmrecsányi e Tamás J. M. D. Szmrecsányi. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. WEBER, Max. Burocracia. In: ______. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1971a. WEBER, Max. Os Fundamentos da Organização Burocrática: uma construção do tipo ideal. In: CAMPOS, Edmundo (Org.). Sociologia da Burocracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1971b.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/63410/2015%20-%20Ellen%20Oliveira%20de%20Menezes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4247
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-12-08T11:20:19Z No. of bitstreams: 1 2015 - Ellen Oliveira de Menezes.pdf: 2870758 bytes, checksum: 836f32d753bcf91b5bbd24c7897fc351 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-08T11:20:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Ellen Oliveira de Menezes.pdf: 2870758 bytes, checksum: 836f32d753bcf91b5bbd24c7897fc351 (MD5) Previous issue date: 2015-04-27eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Ellen Oliveira de Menezes.pdf2015 - Ellen Oliveira de Menezes2.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.