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dc.contributor.authorSouza, Ana Maria de Freitas Moura
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:07Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:07Z-
dc.date.issued2016-01-22
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Maria de Freitas Moura. Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15070-
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação é implementar melhorias na qualidade do processo de faturamento do Hospital Federal dos Servidores do Estado, em virtude do subfaturamento e não faturamento de procedimentos realizados a nível ambulatorial, tornar o hospital vulnerável para comprovar sua produção, justificar os gastos com materiais e equipamentos e a necessidade de aumento no orçamento. É um estudo classificado como aplicado e descritivo que utilizou como metodologia de pesquisa o estudo de caso do tipo único, com instrumentos complementares de coleta de dados como pesquisas bibliográficas e documentais, mapeamento de processos, questionário semi-estruturado e observação participante. Os resultados qualitativos demonstraram a necessidade de implementação de melhorias em diferentes atividades dos processos de registro da produção assistencial e faturamento ambulatorial. A pesquisa quantitativa foi realizada com uma amostra estratificada das categorias profissionais de nível superior que atuam no ambulatório do hospital. Os resultados quantitativos evidenciaram que a maioria dos profissionais não utiliza o instrumento para a codificação dos serviços prestados âmbito do Sistema Único de Saúde e que não percebem iniciativas institucionais para a melhoria do registro da produção assistencial e do faturamento ambulatorial. As melhorias implementadas estão sendo monitoradas e vem contribuindo para a maior profissionalização das atividades desenvolvidas pelo Serviço de Documentação e Estatística Médica do Hospital Federal dos Servidores do Estado.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcess Managementeng
dc.subjectHospital Billingeng
dc.subjectHealthcare Information Registrationeng
dc.subjectGestão de Processospor
dc.subjectFaturamento Hospitalarpor
dc.subjectRegistro de Informação em Saúdepor
dc.titleMelhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeQuality Improvement Billing Process: The case of the Federal Hospital of State Servants of Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe aim of this work is to implement improvements in the quality of the billing process of the Federal Hospital of the State Servers, under invoicing and not billing procedures performed on an outpatient basis, making it vulnerable hospital to prove its production, justify spending on materials and equipment and the need to increase the budget. It is classified as a study applied descriptive and that used as research methodology the case study of one type with complementary instruments to collect data as bibliographic and documentary research, process mapping, semi-structured questionnaire and participant observation. Qualitative results demonstrated the need to implement improvements in different activities of the registration processes of care productivity and outpatient billing. The quantitative research was conducted with a stratified sample of top-level professional categories working in the hospital's outpatient clinic. Quantitative results showed that most professionals do not use the instrument for the codification of the services provided under the National Health System and who do not realize institutional initiatives to improve the record of care productivity and outpatient billing. The implemented improvements are being monitored and has contributed to the greater professionalization of the activities developed by the Medical Documentation and Statistical Office of the Federal Hospital of the State Serverseng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.advisor1ID044.340.867-15por
dc.contributor.referee1Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.referee2Rocha, Saulo Barroso
dc.contributor.referee3Gomes, Carlos Francisco Simões
dc.creator.ID082.170.167-39por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1056105634281699por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2296
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-05-10T20:49:47Z No. of bitstreams: 1 2016 - Ana Maria de Freitas Moura Souza.pdf: 4673023 bytes, checksum: fb2be9d4251fc3cd78a8af63ac150c63 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-10T20:49:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Ana Maria de Freitas Moura Souza.pdf: 4673023 bytes, checksum: fb2be9d4251fc3cd78a8af63ac150c63 (MD5) Previous issue date: 2016-01-22eng
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