Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15078
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFaria, Ada Guagliardi
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:10Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:10Z-
dc.date.issued2019-02-11
dc.identifier.citationFARIA, Ada Guagliardi. Desenvolvimento do INOVA - um modelo para a adoção do Escritório de Processos como mecanismo de inovação organizacional. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15078-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta a pesquisa aplicada de gestão de processos na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, sendo esta a unidade de administração central na qual estão concentradas as principais atividades administrativas do Instituto. A Reitoria introduziu a gestão de processos há pouco tempo para atender às exigências dos órgãos de controle, sendo uma forma de melhorar os processos organizacionais, além de obter um maior desempenho nos resultados produzidos. No entanto, para que a gestão dos processos do Instituto possa ser introduzida e consolidada, foi identificado, na literatura, a necessidade de um setor dedicado a realizar as atividades que envolvem o gerenciamento de processos. A criação do Escritório de Processos, atuando no conjunto de atividades que envolvem a gestão de processos, é proposta, no presente trabalho, como uma solução para aumentar a eficiência na questão de processos no IFRJ. O estudo teve como objetivo desenvolver um modelo para adoção de um Escritório de Processos ‒ INOVA ‒ baseado em estudos empíricos do ambiente organizacional do IFRJ, considerando as possíveis barreiras à inovação existentes que possam impactar a implantação de um Escritório de Processos, sendo esse considerado uma inovação organizacional no Instituto Federal. Por meio da implementação do Escritório, poderão ser realizadas inovações de serviço, com a melhoria significativa do serviço prestado e de processo, e com o redesenho e simplificação dos processos. As barreiras apontadas como ocorrentes em processos de implantação de inovação foram encontradas no contexto da gestão de processos, na implementação do Escritório. A pesquisa aponta quais são as melhores soluções para ultrapassar essas barreiras, considerando um modelo para adoção do Escritório de Processos para implantar a gestão de processos e levar inovação ao ambiente organizacional do IFRJ.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectModelopor
dc.subjectGestão de Processos na Administração Públicapor
dc.subjectInovação na Administração Públicapor
dc.subjectEscritório de Processospor
dc.subjectINOVApor
dc.subjectModeleng
dc.subjectProcess Management in Public Administrationeng
dc.subjectInnovation in Public Administrationeng
dc.subjectCenter of Excellenceeng
dc.titleDesenvolvimento do INOVA - um modelo para a adoção do Escritório de Processos como mecanismo de inovação organizacionalpor
dc.title.alternativeDevelopment of INOVA - An Process Management Office model as an organizational innovation mechanismeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work presents the applied research of process management in the Rectory of the IFRJ, where the main administrative activities of the Institute are concentrated and the administrative unit that introduced the management of processes recently to meet the requirements of the control bodies, being a way to improve the organizational processes and as a consequence to obtain a greater performance in the produced results. However, in order for the management of the Institute's processes to be introduced and consolidated, a need has been identified in the literature for a dedicated sector to carry out the activities that involve process management. The creation of the Process Management Office, acting in the set of activities that involve the management of processes is proposed, in the present work, as a solution to increase the efficiency in the question of processes in the IFRJ. The study aimed to develop a model for the adoption of a Process Management Office – INOVA, based on empirical studies of the organizational environment of the IFRJ considering possible barriers to innovation that may impact the implementation of a Office, which is considered an organizational innovation in the Federal Institute. Through the implementation of the Office, service innovations can be realized, with the significant improvement of the service provided and of process, and with the redesign and simplification of the processes. The barriers identified as occurring in innovation deployment processes were found in the context of process management, in the implementation of the office. The research points out the best solutions to overcome these barriers, considering a model for adoption of the Process Management Office to implement process management and bring innovation to the organizational environment of the IFRJ.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.advisor1ID24434086715por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0247628533800844por
dc.contributor.referee1Toda, Favio Akiyoshi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2064135511749727por
dc.contributor.referee2Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0247628533800844por
dc.contributor.referee3Nogueira, Mauro Oddo
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4725973049089742por
dc.creator.ID09184258756por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4131079474093099por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesABPMP Brasil. Association of Business Process Management Professionals. Guia para o gerenciamento de processos de negócio. Corpo comum de conhecimento ABPMP BPM CBOK v. 3.0. 1. ed., 2013. ARAUJO, L. C. G.; GARCIA, A. A.; MARTINES, S. Gestão de processos: melhores resultados e excelência organizacional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2017. BALDAM, R. Gerenciamento de processos de negócio–BPM. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2014. BRANCO, G. M. Proposta de framework para construção da arquitetura de processos: o caso de uma instituição federal de ensino superior. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2016. BRANDÃO, S. M.; BRUNO-FARIA, M. F. Inovação no setor público: análise da produção científica em periódicos nacionais e internacionais da área de administração. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 47, n. 1, p. 227-248, 2013. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 27 fev. 2018. ______. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública. publicado: 22 maio 2015 20h35, última modificação: 26 out. 2015 19h12. Disponível em: <http://www.planejamento.gov.br/servicos/faq/gestao-publica>. Acesso em: 19 fev. 2018. ______. Tribunal de Contas da União. Levantamento de Governança de TI 2016. Resultado individual: Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2017a. ______. Tribunal de Contas da União. Levantamento de Governança Organizacional Pública - Ciclo 2017, 2017b. Disponível em: http://portal.tcu.gov.br/governanca/governancapublica/organizacional/levantamento2017/. Acesso em: 01 jan. 2018. BRODBECK, A. F. et al. Implementação de escritório de processos em instituições de ensino superior. In: Coloquio de Gestión Universitaria em Américas, 13., 2013, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: Rendimientos académicos y eficacia social de la Universidad, 2013. BROSE, M. E. Inovação na gestão pública subnacional: reflexões sobre a estratégia de desenvolvimento do Acre. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 48, n. 2, p. 277-294, 2014. BUSOM, I.; VÉLEZ-OSPINA, J. A. Innovation, Public Support, and Productivity in Colombia. A Cross-industry Comparison. World Development. v. 99, p. 75–94, 2017. CASTELLANELLI, C. Implementação de um escritório de processos em uma instituição federal de ensino superior: desafios e oportunidades para a gestão pública. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, jul./set., 2016. Disponível em: <http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/03/estruturas.html>. Acesso: 14 set. 2018. 104 ČEPELOVÁ, A.; KOREŇOVÁ, D. Presumptions of the Process Management Application in Terms of Self-government in the Slovak Republic. Administratie si Management Public. v. 28, p. 133-152, 2017. CERIBELI, H. B.; DE PÁDUA, S. I. D.; MERLO, E. M. BPM: um estudo de caso dos fatores críticos de sucesso. Revista Globalização, Competitividade e Governabilidade. v. 7, n. 2, p. 106-117, 2013. CORRADINI, F.; POLINI, A.; RE, B. Inter-organizational business process verification in public administration. Business Process Management Journal. v. 21, n. 5, p. 1040- 1065, 2015. CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. DARGAN, T.; EVEQUOZ, F. Designing engaging e-government services by combining usercentered design and gamification: a use-case. Proceedings of the European Conference on e-Government, 15,. 2015, Portsmouth. Anais... Portsmouth: ECEG, 2015, p. 70-78. DE ANGELIS, G. et al. Modeling for learning in public administrations: the learn PAd approach. In: Karagiannis D., Mayr H., Mylopoulos J. (eds) Domain-Specific Conceptual Modeling. Cham: Springer, 2016. DEMIRCIOGLU, M. A.; AUDRETSCH, D. B. Conditions for innovation in public sector organizations. Research Policy, v. 46, p. 1681–1691, 2017. DEMO, P. Metodologia para quem quer aprender. São Paulo: Atlas, 2008. DOEBELI, G.; FISHER, R.; GAPP, R. Using BPM governance to align systems and practice. Business Process Management Journal, v. 17, n. 2, p. 184-202, 2011. EICKER, S.; KOCHBECK, J.; SCHULER, P. M. Employee competencies for business process management. International Conference on Business Information Systems, BIS 2008: Business Information Systems, p. 251-262, 2008. EID-SABBAGH, R.; WESKE, M. Analyzing business process architectures. In: SALINESI, C.; NORRIE, M. C.; PASTOR, Ó. (Eds.) Advanced Information Systems Engineering. CAiSE 2013. Lecture Notes in Computer Science, v. 7908. p. 208-223, 2013. FARAH, Marta. Gestão pública e cidadania: iniciativas inovadoras na administração subnacional no Brasil. Rev. Adm. Pública, v. 31, n. 4, p. 126-156, jul./ago. 1997. FARIA, A. G.; TODA, F. A.; OLIVEIRA, S. B. Barreiras para adoção da inovação: uma avaliação sobre a implantação de um escritório de processos. In: Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 42., 2018, Curitiba. Anais... Curitiba, 2018. FELTRACO, E. J. et al. Análise da adoção de normas para a qualidade ISO 9001: um estudo de caso com base no ciclo PDCA na visão dos envolvidos no processo. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia. Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 43 - 56, jan./jun. 2012. FERGUSON, D. F.; STOCKTON, M. Enterprise business process management: architecture, technology and standards. In: International Conference on Business Process Management, 4., 2006, Vienna. Anais… Viena: BPM, 2006, p. 1-15. FERREIRA, V. R. S. et al. Inovação em serviços de saúde no Brasil: análise dos casos premiados no Concurso de Inovação na Administração Pública Federal. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 48, n. 5, p. 1207-1227, 2014. 105 FIGUEIREDO, F. S. et al. Criando estruturas organizacionais orientadas por processos: o estudo de caso da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFJF. In: Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil. 12., 2018, Foz do Iguaçu. Anais… Foz do Iguaçu: WTICIFES, 2018. FILIPOWSKA, A. et al. Procedure and guidelines for evaluation of BPM methodologies. Business Process Management Journal, v. 15 n. 3, p. 336-357, 2009. FIORENTINO, R. Operations strategy: a firm boundary-based perspective. Business Process Management Journal. v. 22, n. 6, p. 1022-1043, 2016. FLORES, E. G. et al. Projeto de modernização administrativa da Reitoria da UFSM: implementando a Gestão por Processos em uma Instituição Federal de Ensino Superior. In: Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil. 12., Foz do Iguaçu. Anais… Foz do Iguaçu: WTICIFES, 2018. GALÁN-MUROS, V.; PLEWA, C. What drives and inhibits university-business cooperation in Europe? A comprehensive assessement. R&D Management, n. 46, v. 2, 2016. GARBUTT, M.; SEYMOUR, L. F.; RUDMAN, A. Towards a business process owner competency framework. South African Computer Journal, v. 29, n. 1, p. 122-146, 2017. GARCÍA-GONZÁLEZ, M. E-Government: the need to implement a business processes management policy in public administration. El profesional de la información, v. 25, n. 3, p. 473-483, mayo-junio, 2016. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GOEKE, R. J.; ANTONUCCI, Y. L. Differences in business process management leadership and deployment: Is there a connection to industry affiliation? Information Resources Management Journal, v. 26, n. 2, p. 43-63, abr./jun., 2013. GONZALEZ, R.; LLOPIS, J.; GASCO, J. Innovation in public services: the case of Spanish local government. Journal of Business Research, v. 66, p. 2024–2033, 2013. GRIFFIN, A. et al. Serial Innovators' processes: how they overcome barriers to creating radical innovations. Industrial Marketing Management, v. 43, p. 1362–1371, 2014. HARMON, P. Business Process Change. The MK/OMG Press, 3. ed., p. 157-182, 2014. ______. Once More on Business Process Methodologies. BPTrends, 2015. Disponível em: <https://www.bptrends.com/harmon-on-bpm-once-more-on-business-process-methodologies/>. Acesso em: 02 fev. 2018. HAZÉE, S.; DELCOURT, C.; VAERENBERGH, Y. V. Burdens of access: understanding customer barriers and barrier-attenuating practices in access-based services. Journal of Service Research. v. 20, n.4, p. 441-456, 2017. HEIDENREICH, S.; KRAEMER, T. Innovations—Doomed to Fail? Investigating Strategies to Overcome Passive Innovation Resistance. The Journal of Product Innovation Management, v.33, n. 3, p. 277-297, 2016. HODGKINSON, G. P.; HEALEY, M. P. Coming in from the cold: the psychological microfoundations of radical innovation revisited. Industrial Marketing Management, v. 43, n. 8, p. 1306-1313, 2014. 106 HOLLANDERS, H. et al. European public sector innovation scoreboard 2013: a pilot exercise. DGEnterprise, European Commission, Brussels, 2013. IDEN, J. Investigating process management in firms with quality systems: a multi-case study. Business Process Management Journal, v. 18, n. 1, p. 104-121, 2012. IFRJ. Apresentação do Núcleo de Governança. / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IFRJ, 2016. _____. Criação, estrutura e organização. Rio de Janeiro: IFRJ, 2017a. Disponível em: http://portal.ifrj.edu.br/acesso-a-informacao/criacao-estrutura-e-organizacao. Acesso em: 19 fev. 2018. _____. Instrução de Serviço PROAD nº 03/2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IFRJ, 2017b. Disponível em: <http://wiki.ifrj.edu.br/processos/arquivos/Instru%C3%A7%C3%A3o_de_Servi%C3%A7o_PRO AD_03.pdf>. Acesso em: 10 out 2018. _____. Plano Estratégico - PE IFRJ 2017-2021. Rio de Janeiro: IFRJ, 2018a. Disponível em: <http://portal.ifrj.edu.br/planejamento>. Acesso em: 06 abr. 2018. _____. Portaria nº 036, de 29 de janeiro de 2018. Rio de Janeiro: IFRJ, 2018b. Disponível em: <https://portal.ifrj.edu.br/pinheiral/documentos-e-informativos/portarias>. Acesso em 05 out. 2018. _____. Plano de Governança do IFRJ – 1ª etapa. Rio de Janeiro: IFRJ, 2018c. ILAHI, L. Towards a business process management governance approach using process model templates and flexibility. Proceedings - 2016 IEEE World Congress on Services, p. 27-34, 2016. ISIDRO-FILHO, A. F.; GUIMARÃES, T. A. Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações: uma proposta de articulação conceitual. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 127-149, abr./jun., 2010. ISIDRO-FILHO, A.; GUIMARÃES, T. A.; PERIN, M. G. Determinantes de inovações apoiadas em tecnologias de informação e comunicação adotadas por hospitais. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 8, n. 4, p.142-159, out./dez. 2011. JANSSEN, M.; STOOPENDAAL, A. M. V.; PUTTERS, K. Situated novelty: introducing a process perspective on the study of innovation. Research Policy, v. 44, p. 1974-1984, 2015. JAYAGANESH, M.; SHANKS, G. A cultural analysis of business process management governance in Indian organisations. 17th European Conference on Information Systems, ECIS 2009, 2009. JESUS, L. et al. BPM Center of Excellence: the case of a brazilian company. Handbook on Business Process Management 2. International Handbooks on Information Systems. Springer, Berlin, 2010. KIRCHMER, M.; FRANZ, P.; VON ROSING, M. The chief process officer: an emerging top leadership role. In: VON ROSING, M.; SCHEER, A-W; VON SCHEEL, H. The Complete Business Process Handbook, v. 1. Waltham: Elsevier, 2015. p. 347-352. Disponível em: < <https://books.google.com.br/books?id=RT7LAwAAQBAJ&pg=PA347&lpg=PA347&dq=%22T he+Chief+Process+Officer:+An+Emerging+Top+Leadership+Role%22&source=bl&ots=P_QnU 6XMwu&sig=2NteGJzeNRq4PbkhTJNChJghxfg&hl=pt- 107 BR&sa=X&ved=2ahUKEwi7wNnD7uLcAhVLjZAKHeoNB4wQ6AEwBXoECAUQAQ#v=one page&q=%22The%20Chief%20Process%20Officer%3A%20An%20Emerging%20Top%20Lead ership%20Role%22&f=false>. Acesso em 20 nov. 2018. KIRCHMER, M. The process of process management: mastering the new normal in a digital world. In: Business modeling and software development. Proceedings, 2015. Disponível em: < https://books.google.com.br/books?id=RT7LAwAAQBAJ&pg=PA347&lpg=PA347&dq=%22Th e+Chief+Process+Officer:+An+Emerging+Top+Leadership+Role%22&source=bl&ots=P_QnU6 XMwu&sig=2NteGJzeNRq4PbkhTJNChJghxfg&hl=ptBR&sa=X&ved=2ahUKEwi7wNnD7uLcAhVLjZAKHeoNB4wQ6AEwBXoECAUQAQ#v=one page&q=%22The%20Chief%20Process%20Officer%3A%20An%20Emerging%20Top%20Lead ership%20Role%22&f=false>. Acesso em: 20 nov. 2018. KLERING, L. R.; ANDRADE, J. A. Inovação na gestão pública: compreensão do conceito a partir da teoria e da prática. In: JACOBI, P.; PINHO, J. A. (Org.). Inovação no campo da gestão pública local: novos desafios, novos patamares. São Paulo: FGV Editora, 2006. Disponível em: <https://docplayer.com.br/6820033-Inovacao-na-gestao-publicacompreensao-do-conceito-a-partir-da-teoria-e-da-pratica.html>. Acesso em: 12 dez. 2018. KLUMB, R.; HOFFMAN, M. G. Inovação no setor público e evolução dos modelos de administração pública: o caso do TRE-SC. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 21, n. 69, maio/ago. 2016. KORENOVA, D.; CEPELOVA, A. Factors influencing process management and effective operation of public administration organizations. Actual Problems of Economics, v. 177, n. 3, p. 80-88, 2016. LAHAJNAR, S.; ROZANEC, A. The evaluation framework for business process management methodologies. Management, v. 21, n. 1, p. 47-69, 2016. LYNN JUNIOR, L. E. Innovation and the Public Interest: Insights from the Private Sector. Working Papers 9301, Harris School of Public Policy Studies, University of Chicago, 1993. LINDSAY, A.; DOWNS, D.; LUNN, K. Business processes—attempts to find a definition. Information and Software Technology. v. 45, p. 1015–1019, 2003. LOHMANN, P.; MUEHLEN, M. Z. Business process management skills and roles: an investigation of the demand and supply side of BPM professionals. School of Business at Stevens Research Paper Series. v. 56, 2015. LY, L. T. et al. Compliance monitoring in business processes: functionalities, application, and tool-support. Information Systems, v. 54, p. 209–234, 2015. MACAS, M. et al. Data Mining model in the discovery of trends and patterns of intruder attacks on the data network as a public-sector innovation. International Conference on eDemocracy and eGovernment, ICEDEG, Ecuador, p. 55-624, 2017. MARIANI, C. A. Método PDCA e ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos industriais: um estudo de caso. RAI - Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 110-126, 2005. MATEI, A.; BUJAC, R. Innovation and public reform. Procedia Economics and Finance, v. 39, p. 761-768, 2016. MCCORMACK, K. et al. A global investigation of key turning points in business process maturity. Business Process Management Journal, v. 15, n. 5, p. 792-815, 2009. 108 MOLYNEUX-HODGSON, S.; BALMER, A. S. Synthetic biology, water industry and the performance of an innovation barrier. Science and Public Policy, v. 41, p. 507–519, 2014. MORAES SOBRINHO, J. et al. Análise do processo de difusão da tecnologia do bloco estrutural em João Pessoa-PB. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 198-219, abr./jun. 2014. MOREIRA, M. F.; VARGAS, E. R. Quando o governo é o mercado: compras governamentais e inovação em serviços de software. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 9, n. 2, p.173-196, abr./jun. 2012. NAPLAVA, P.; PERGL, R. Empirical study of applying the DEMO method for improving BPMN process models in academic environment. 2015 IEEE 17th Conference on Business Informatics, 2015. OCDE. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. ed. Rio de Janeiro: OECD, 2005. OLIVEIRA, S. B. Gestão por processos: fundamentos, técnicas e modelos de implementação: foco no sistema de gestão de qualidade com base na ISO 9000: 2000. Saulo Barbará de Oliveira (organizador). 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006. OLIVEIRA, J. A.; ALVES, C. F.; VALENÇA, G. Fatores envolvidos na estruturação de um escritório de processos em uma organização pública. XII Brazilian Symposium on Information Systems, Florianópolis, p. 597-604, 2016. OLIVEIRA, S. B. Análise e melhoria de processos de negócio. Saulo Barbará de Oliveira (Org.). São Paulo: Atlas, 2012. OLIVEIRA, S. B.; MAHLER, C. F. Avaliação do Ciclo de Vida: uma introdução. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2018. PAIANO, R.; CAIONE, A. A knowledge base guided approach for process modeling in complex business domain. In: International Joint Conference on Software Technologies. 11., 2016, Lisboa. Anais… Lisboa: ICSOFT,v. 1, 2016, p. 169-176. PAIM, R.; CAULLIRAUX, H. M.; CARDOSO, R. Process management tasks: a conceptual and practical views. Business Process Management Journal, v. 14 n. 5, p. 694-723, 2008. PAIM, R. et al. Structuring a process management center of excellence. Proceedings of the ACM Symposium on Applied Computing. p. 281-282, 2009. PALM, K.; ALGEHED, J. Exploring enablers of innovative quality development in public administration. International Journal of Quality and Service Sciences. v. 9, n. 2, p. 203-217, 2017. PALM, K.; LILJA, J.; WIKLUND, H. Agencies, it’s time to innovate! Exploring the current understanding of the Swedish government’s call for innovation. International Journal of Quality and Service Sciences, v. 7, n. 1, p.34-49, 2015. PINHO, B. et al. Estruturação de Escritório de Processos. Relatórios Técnicos do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO, Rio de Janeiro, n. 0001, 2008. PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, v. 10, n. 1, p. 53-66, jul./dez., 2012. 109 RHÉAUME, L.; GARDONI, M. The challenges facing corporate universities in dealing with open innovation, Journal of Workplace Learning, v. 27 n. 4, p. 315-328, 2015. ROLLI, F.; GIORGETTI, A.; CITTI, P. Integration of Holistic Non-Conformities Management and Axiomatic Design: a case study in Italian Income Tax Returns Management. Procedia CIRP, v. 34, p. 256–262, 2015. ROSEMANN, M.; BRUIN, T. de. Application of a holistic model for determining BPM maturity. BPTrends, 2005. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download;jsessionid=85B5A578759B1B1DC07EE6234B57 314E?doi=10.1.1.225.9386&rep=rep1&type=pdf>. Acesso: 02 fev 2018. ROSEMANN, M. The Service Portfolio of a BPM Center of Excellence. Handbook on Business Process Management 2. International Handbooks on Information Systems. Springer, Berlin, 2010. SANDBERG, B.; AARIKKA-STENROOS, L. What makes it so difficult? A systematic review on barriers to radical innovation. Industrial Marketing Management, v. 43, p. 1293-1305, 2014. SANTOS, H. M.; SANTANA, A. F.; ALVES, C. F. Análise de fatores críticos de sucesso da gestão de processos de negócio em organizações públicas. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 11, n. 1, 2012. SANTOS, S. O. S. Proposição de um Escritório de Processos em uma Instituição de Ensino Superior. 2014. 127f. Dissertação (Mestrado em Administração de Organizações) ― Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2014. SCHMITZ, A. L. F.; BERNARDES, J. F. Atitudes empreendedoras e desafios da gestão universitária. In: Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América. 8., 2008, Assunção. Anais... Assunção: A gestão universitária e a garantia da educação superior como direito humano e bem público, 2008. SCUPOLA, A.; ZANFEI, A. Governance and innovation in public sector services: the case of the digital library. Government Information Quarterly, v. 33, p. 237–249, 2016. SHEARMUR, R.; POIRIER, V. Conceptualizing nonmarket municipal entrepreneurship: everyday municipal innovation and the roles of metropolitan context, internal resources, and learning. Urban Affairs Review, v. 53, n. 4, p. 718-751, 2017. SHEN, Y. Identifying the key barriers and their interrelationships impeding the university technology transfer in Taiwan: a multi-stakeholder perspective. Springer Science+Business Media Dordrecht. v. 51, p. 2865-2884, 2017. SOUSA, M. M. et al. Portraying innovation in the public service of Brazil: Frameworks, systematization and characterization. R. Adm., São Paulo, v.50, n.4, p.460-476, out./nov./dez. 2015. STACHO, Z. et al. The organizational culture as a support of innovation processes’ management: a case study. International Journal for Quality Research, v. 10, n. 4, p. 769-784, 2016. STAKE, R. The art of case study research. Thousands Oaks: Sage, 1995. STEWART-WEEKS, M.; KASTELLE, T. Innovation in the public sector. Australian Journal of Public Administration, v. 74, n. 1, p. 63–72, 2015. 110 STORY, V. M. et al. The barriers and consequences of radical innovations: Introduction to the issue. Industrial Marketing Management, v. 43, p. 1271–1277, 2014. TAKAGI, N. H. et al. Desafios da implantação de um escritório de projetos e processos: lições aprendidas. In: Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil. 12., 2018, Foz do Iguaçu. Anais… Foz do Iguaçu: WTICIFES, 2018. TARHAN, A.; TURETKEN, O.; REIJERS, H. A. Business process maturity models: a systematic literature review. Information and Software Technology, v. 75, p. 122-134, 2016. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986. THOMÄ, J. DUI mode learning and barriers to innovation—A case from Germany. Research Policy, v. 46, p. 1327–1339, 2017. TORUGSA, N.; ARUNDEL, A. Rethinking the effect of risk aversion on the benefits of service innovations in public administration agencies. Research Policy, v. 46, p. 900– 910, 2017. TREGEAR, R.; JESUS, L.; MACIEIRA, A. Estabelecendo o escritório de processos. Rio de Janeiro: Elo Group, 2010. TRKMAN, P. The critical success factors of business process management. International Journal of Information Management. v. 30, p. 125-134, 2010. VALICHESKI, M. N. O ciclo administrativo na gestão do IFB: uma análise sobre as funções no processo administrativo. In: Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. 26., 2013, Recife. Anais... Recife: ANPAE, 2013. VARGAS, S. M. L. et al. Práticas organizacionais requeridas para inovação: um estudo em empresa de tecnologia da informação. Gest. Prod., São Carlos, v. 24, n. 2, p. 221-235, 2017. VERGARA, S. C. Tipos de pesquisa em administração. Revista de Administração Pública, Cadernos EBAP, n. 52, jun, 1990. VIEIRA, J. F. F.; PONTES, P. F. R.; DENTZUK, N. Gestão de Processo através da estrutura de comitê: caso de interações acadêmicas. In: Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil. 12., 2018, Foz do Iguaçu. Anais… Foz do Iguaçu: WTICIFES, 2018. WINDRUM, P. Innovation and entrepreneurship in public services. In: WINDRUM, P.; KOCH P. (Org.). Innovation in Public Sector Services, chapter 1 Ed.: Cheltenham, Northampton: Edward Elgar, 2008, p. 3-20. WODECKA-HYJEK, A. A learning public organization as the condition for innovations adaptation. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 110, p. 148-155, 2014. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. ZIMMERMANNOVÁ, M. Business reference model of the local self-government that uses process management. Joint BIR Workshops and Doctoral Consortium, BIR-WS 2016. v. 1684, 2016.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66633/2019%20-%20Ada%20Guagliardi%20Faria.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5012
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-09-09T14:38:31Z No. of bitstreams: 1 2019 - Ada Guagliardi Faria.pdf: 2198408 bytes, checksum: aa8c466cafa15cd1d15aad67e1bc32f9 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-09T14:38:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Ada Guagliardi Faria.pdf: 2198408 bytes, checksum: aa8c466cafa15cd1d15aad67e1bc32f9 (MD5) Previous issue date: 2019-02-11eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Ada Guagliardi Faria.pdf2019 - Ada Guagliardi Faria.pdf2.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.