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dc.contributor.authorGodinho, Christina Viana
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:28Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:28Z-
dc.date.issued2019-10-30
dc.identifier.citationGODINHO, Christina Viana. Desafios na gestão de estoques de peças de reposição em uma empresa pública de geração de energia. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciência Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15095-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar os principais problemas de desempenho na gestão de estoques de peças de reposição em uma empresa pública de geração de energia. Como objetivos intermediários apresentam-se a discussão dos resultados obtidos correlacionando-os com a teoria envolvendo gestão de estoques de peças de reposição, a análise dos problemas na visão dos usuários internos e gestores de logística e aquisições, assim como propostas alternativas de caminhos para a melhoria da gestão de estoques nessa organização. Para realização deste trabalho, optou-se por um estudo de caso, de caráter descritivo e natureza qualitativa. A coleta de dados se deu por entrevista semiestruturada com usuários internos da gestão de estoques e os gestores de aquisição e logística, além de pesquisa documental. Para as entrevistas, optou-se por realizá-las em duas etapas: iniciando-se com os usuários internos, possibilitando apresentar sua percepção acerca do nível de desempenho do serviço oferecido pela gestão de estoques. E em seguida, foram entrevistados os gestores de aquisição e logística, que trabalham diretamente no processo, e conhecem a fundo os problemas de desempenho que afetam os usuários das áreas de engenharia, manutenção e operações. Para análise de dados foi utilizado o método de análise de conteúdo. Os resultados apontam para identificação dos problemas de cadastro inconsistente, superdimensionamento, materiais vencidos, itens fora de conformidade, custo elevado do estoque, obsolescência, comunicação ineficiente, elevado tempo de processamento da compra, fornecedores de baixa qualidade, atrasos na entrega, ressuprimento ineficiente, indisponibilidade de peças e falta de percepção da organização com a gestão de estoques como estratégica. As alternativas de melhorias propostas correspondem à integração dos sistemas de ERP entre a gestão de estoques e a manutenção, a revisão do cadastro dos materiais, a nacionalização da compra de peças importadas, a melhoria da comunicação entre os usuários internos, gestores de logística e aquisições e o maior nível de automatização das aprovações dos processos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão de estoquespor
dc.subjectpeças de reposiçãopor
dc.subjectdesempenhopor
dc.subjectcompras públicaspor
dc.subjectInventory managementeng
dc.subjectspare partseng
dc.subjectperformanceeng
dc.subjectpublic purchasingeng
dc.titleDesafios na gestão de estoques de peças de reposição em uma empresa pública de geração de energiapor
dc.title.alternativeChallenges in spare parts inventory management at a public power generation companyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper aims to analyze the main performance problems in a spare parts inventory management at a public power generation company. As intermediate objectives, it presents the discussion of the obtained results, correlating them to the theory involving spares parts inventory management, the analyzes of problems from the perspective of internal users, logistic and purchase manager, as well as alternative proposals of improving management. In order to achieve that, it opted for a case study of descriptive and qualitative nature. The data was collected by semi-structured interview with internal users and acquisition and logistic managers, as well as documental research. Regarding the interviews, it was done by two steps: Initiated by internal users, allowing them to demonstrate theirs perception of performance level of offered service by actual management. Then, it was interviewed the manager of purchasing and logistics, who works directly in the process and know deeper the performance problems that affects the users of engineering, maintenance and operations. To analyze the data it uses the content analyze method. The results show the identification of inconsistent registration issues versizing, expired materials, non-compliant items, high inventory cost, obsolescence, inefficient communication, long purchase processing time, poor quality suppliers, late delivery, inefficient replenishment, parts unavailability and lack of organization awareness inventory management as strategic. The proposed alternatives of improvements correspond to the integration of ERP systems between inventory management and maintenance, material register review, nationalization of imported parts, improved communication between internal users, logistics and procurement managers and highest level of automation of process approvals.eng
dc.contributor.advisor1Ferreira, Marcelo Sales
dc.contributor.advisor1IDCPF: 080.151.197-66por
dc.contributor.referee1Ferreira, Marcelo Sales
dc.contributor.referee2Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.referee3Oliveira, Murilo Alvarenga
dc.creator.IDCPF: 095.299.177-74por
dc.creator.IDOrcid ID: https://orcid.org/0000-0002-2246-5779por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0099367531582677por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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