Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15099
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dc.contributor.authorCarvalho, Aurea Lunga
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:32Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:32Z-
dc.date.issued2018-06-15
dc.identifier.citationCARVALHO, Aurea Lunga. Construção de um Modelo de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (MADA) dos cursos de graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio da análise da evasão acadêmica. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15099-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa buscou contribuir para a melhoria da gestão do desempenho acadêmico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ na identificação dos estudantes com risco de interrupção de fluxo de formação, pela ocorrência de evasão e retenção, e a proposição de ações mitigadoras dos possíveis fatores levantados. A pesquisa foi desenvolvida pelo estudo de caso único, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, com plano de amostragem de estudantes evadidos e com matrículas trancadas. Os instrumentos de coleta de dados usados foram um survey dos estudantes evadidos e análise documental dos registros de trancamento de matrículas, identificada como fase preliminar à evasão. Na análise de dados foram empregados a análise de conteúdo e tratamento estatístico pela análise fatorial. Como resultado do trabalho de pesquisa foram identificados os fatores que contribuem para evasão dos cursos da UFRRJ e proposto um novo formato do formulário de trancamento de matrícula que permitam o acompanhamento tempestivo dos motivos de trancamento. A análise fatorial do survey apontou para a relevância dos Fatores Aspectos Externos à instituição, como determinante à interrupção do processo formativo e a conclusão do curso de graduação. O resultado da pesquisa culmina na proposta de um Modelo de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico dos Cursos de Graduação – MADA como referencial na definição do planejamento e gestão acadêmica resultando na disponibilização de ferramenta que auxilie os gestores na definição de políticas de ensino, programas e ações do ensino de graduação da UFRRJ.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesempenho Acadêmicopor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectMelhoria de Processospor
dc.subjectGestão Pública e Ensino Superiorpor
dc.subjectAcademic Performanceeng
dc.subjectEvasioneng
dc.subjectProcess Improvementeng
dc.subjectPublic Management and Higher Educationeng
dc.titleConstrução de um Modelo de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (MADA) dos cursos de graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio da análise da evasão acadêmicapor
dc.title.alternativeConstruction of a model of acommmenance of the academic performance (MAAP) of the graduation course of Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), through the analysis of academic evasioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aimed at improving the management of the academic performance of the Federal University of Rio de Janeiro - UFRRJ in the identification of students with risk of interruption of training flow, by the occurrence of evasion and retention, and the proposition of mitigating actions of possible factors raised. The research was developed by the single case study, documentary research and bibliographical research, with sampling plan of students evaded and with locked registrations. The data collection instruments used were a survey of evaded students and documentary analysis of enrollment records, identified as the preliminary phase of evasion. In the analysis of data we used the analysis of content and statistical treatment by factorial analysis. As a result of the research work, the factors that contributed to the evasion of UFRRJ courses were identified and a new format of the enrollment form that allows for the timely follow-up of the locking reasons was proposed. The factorial analysis of the survey pointed to the relevance of the Factors External Aspects to the institution, as determinant to the interruption of the formative process and the conclusion of the undergraduate course. The result of the research culminates in the proposal of a Academic Performance Monitoring Model for the Undergraduate Courses - MADA as a reference in the definition of academic planning and management, resulting in the availability of a tool to assist managers in the definition of teaching policies, programs and actions of the undergraduate teaching from UFRRJ.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.advisor1IDCPF: 244.340.867-15por
dc.contributor.advisor-co1Andrade, Adriana de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1IDCPF: 083.107.337-39por
dc.contributor.referee1Rocha, Aulo Barroso
dc.contributor.referee2Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.referee3Andrade, Adriana Oliveira
dc.contributor.referee4Entriel, Aparecida Laino
dc.creator.IDCPF: 844.842.177-91por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1846537173557792por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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