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dc.contributor.authorPugliese, Ana Carolina de Azeredo
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:33Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:33Z-
dc.date.issued2019-02-11
dc.identifier.citationPUGLIESE, Ana Carolina de Azeredo. Implantação de um plano de ação para a melhoria da performance do setor de licitações de uma instituição pública de ensino. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15100-
dc.description.abstractA área de compras é de fundamental importância para uma organização, tendo em vista o seu papel no alcance dos objetivos estratégicos nas aquisições, bens e serviços eficientes que busquem a qualidade e produtividade dos recursos. Com a atual conjuntura econômica brasileira, a área de compras e licitações torna-se também relevante ao setor público, pois permite que as organizações deste Setor adquiram materiais e serviços de melhor qualidade e custos mais baixos. Tendo em vista seu papel estratégico, é necessária uma política de mensuração de resultados que proporcione uma visão do quadro atual e de perspectivas futuras. O presente estudo teve como objetivo analisar a área de licitações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e propor um método de mensuração de desempenho que possibilite a medição do desenvolvimento das atividades e processos em execução. Do mesmo modo, espera-se que o método proporcione a melhoria contínua nos processos do Setor. Para tanto, empregaram-se as pesquisas qualitativa, exploratória e descritiva, as quais foram utilizadas como técnicas de coletas de dados de entrevistas semiestruturadas, grupo focal, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e observação participante voltadas para o levantamento de dados relacionados à mensuração de desempenho do setor de licitações. Os resultados obtidos a partir da análise de dados confirmaram o pressuposto da carência de um sistema de medição para a área de licitações. Desta forma, foi proposto um plano de ação para a implantação de um sistema de medição de desempenho em cinco etapas (preparação, diagnóstico, definição, proposta de implantação e manutenção). O objetivo do plano de ação é o de proporcionar à área de licitações e à gestão do IFRJ um instrumento para monitorar e controlar as compras, contratações e melhorar o desempenho do Setor de Licitações de modo planejado e contínuo. A contribuição deste estudo reside em mostrar a um órgão público a viabilidade de adotar uma ferramenta de monitoramento e controle para a área de licitações visando à eficácia, à eficiência, à efetividade e à publicidade dos seus processos para os seus clientes internos e para a sociedade. Desse modo, a instituição estudada poderá esclarecer os seus procedimentos e prestar contas de como os recursos vêm sendo utilizados.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdministração Públicapor
dc.subjectCompras públicaspor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.subjectIndicadores de desempenho.por
dc.subjectPublic Administrationeng
dc.subjectPublic Procurementeng
dc.subjectQuality Management.eng
dc.subjectPerformance Indicatoreng
dc.titleImplantação de um plano de ação para a melhoria da performance do setor de licitações de uma instituição pública de ensinopor
dc.title.alternativeImplementation of an action plan for improvement of the performance of the bidding sector of a public educational institutioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherProcurement is an essential activity in any organization due to its role achieving strategic objectives by acquiring goods and efficient services aiming for quality and productivity of resources. In Brazil’s economy, the bidding and procurement activities has great relevance for the public service as it allows for the acquisition of quality goods and services keeping costs at a minimum. Given the strategic role of bidding activity within the organization, the implementation of a performance evaluation process will provide a glimpse the current situation and define por the best-case scenario, is warranted. That said, this study intended to examine IFRJ’s bidding department activities and propose a method of performance measurement that allows to measure activities and processes while executing it, as well as promoting continuous improvement. A qualitative, exploratory and descriptive research was carried out in order to collect data using data collection techniques as semi-structured interviews, focus group, documentary research, bibliographic research and participant observation aimed at the data collection related to performance measurement of the bidding sector. The results obtained from the data analysis confirmed the assumption of a lack of a measurement system for bids and thus an action plan for the implementation of a 5-step performance measurement system: preparation, diagnosis, definition, implementation proposal and validation in order to provide the area of bidding and management of IFRJ to monitor and control procurement and hiring and to improve the performance of the procurement sector in a planned and continuous manner. The contribution of this study lies in showing the feasibility of a public agency to adopt a monitoring and control tool for the bidding area aiming effectiveness, efficiency, effectiveness and publicity of its processes for internal customers and society in order to clarify procedures and to promote accountabilityeng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Saulo Barbara de
dc.contributor.advisor1ID0247628533800844por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0247628533800844por
dc.contributor.referee1Ramos Filho, Américo da Costa
dc.contributor.referee1ID3305607479621540por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305607479621540por
dc.contributor.referee2Fornazim, Marcelo
dc.contributor.referee2ID0396928965160154por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0396928965160154por
dc.creator.ID7095695236419367por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7095695236419367por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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