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dc.contributor.authorSales, Alessandro Heleno Lima
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:34Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:34Z-
dc.date.issued2014-03-30
dc.identifier.citationSALES, Alessandro Heleno Lima. Empreendedorismo nas micro e pequenas empresas no Brasil. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2004.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15101-
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, a partir de informações conceituais aliadas a entrevistas com empreendedores ativos em micro e pequenas empresas, o que possibilitou um melhor entendimento sobre o posicionamento desta categoria de empresa e a importância do empreendedor no contexto nacional. Recentemente o empreendedorismo ou entrepreneurship ganhou força no mundo e principalmente no Brasil, apesar de ser considerado por alguns como modismo. No intuito de identificar sua importância, além dos conceitos sobre o que é e quem é empreendedor, foi levantada a situação do empreendedorismo social, que é visto como fonte de iniciativa para promoção do bem estar humano, gerando um ativo social que supera de sobremaneira as iniciativas desprovidas de espírito empreendedor, além do intra-empreendedorismo, que se for bem orientado, contribui para que a partir da criatividade do empreendedor interno da organização se promova sinergia para criar e manter vantagem competitiva frente ao mercado. O estudo teve como objetivo esclarecer sua relevância, a partir da análise do conceito de empreendedorismo e seu processo. Foi verificado então a potencial geração de riqueza, emprego e renda largamente desperdiçada em razão da falta de infra-estrutura e apoio institucional. Para desenvolvimento do estudo, buscou-se conhecer a opinião de certos autores e, dos dados de pesquisa, no intuito de identificar o posicionamento dos empreendedores e principalmente suas reais necessidades e interesses. Ficaram caracterizadas suas necessidades e algumas possibilidades para que possam desenvolver atividades empreendedoras com menor risco. Para que isso aconteça, os empreendedores necessitam de acesso a crédito. Porém isso não é suficiente, havendo então necessidade também de apoio e acompanhamento, pois a inexperiência em relação aos ramos de atividade, mostrou-se significativa. Foi verificada também a questão tributária que inibe ações empreendedoras e contribui para redução de margem, criando obstáculos ao fomento. Considerando a atuação das micro e pequenas empresas no Brasil e o processo de empreendedorismo, foi sugerida a criação de um modelo de apoio e acompanhamento do processo empreendedor, aliada a uma instituição financeira oficial, que tome por propósito o fomento ao empreendedorismo.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectEmpresaspor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectEnterprisingeng
dc.titleEmpreendedorismo nas micro e pequenas empresas no Brasilpor
dc.title.alternativeEntrepreneurship in the personal computer and small companies in Brasileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was realized in the city of Rio de Janeiro, based on conceptual information allied to interviews with entrepreneurs acting in micro and small companies. It enables a better explanation of the positioning of this category of companies in the national scenario, as well as the importance of the entrepreneur in this context. Recently, the entrepreneurship or empreendedorismo has gain strength in the world and principally in Brazil, despite being considered by some as a fad. In the intent of identifying your importance, beyond the concepts of what is entrepreneurship and who is an entrepreneur, it was raised the situation of social entrepreneurship, that is seen as a source of an initiative to promote human welfare. Generating a social asset that overcomes enough the assets unprovided of entertaining spirit, besides of intra-entrepreneurship that if it’s well guided, it contributes to that starting from the creativity of the internal entrepreneur of the organization, it promotes synergy to create and maintain a competitive advantage against the market. This study had as its objective to clarify your relevance, starting on the analysis of the concept of entrepreneurship and your process. It was verified the potential generation of wealth, job, and income widely wasted in reason of the lack of infrastructure and institutional support. For the development of the study, it was searched the opinion of some authors added to search data in the intention of identifying the positioning of the entrepreneurs and principally your real necessities and interests. So, your necessities were characterized and some possibilities so they can develop entrepreneur activities with a lower risk. So that happens, the entrepreneurs need access to credit. However, this is not enough, having to need then of support and attendance, because of the inexperience in relation to the activity branches, was shown significant. It was also verified the tax issue that it inhibits enterprising actions and contributes to profit margin reduction and not the stimulation. Considering the performance of the micro and small companies in Brazil and the process of entrepreneurship, it was suggested the creation of a support and attendance model of the entrepreneur process. Associated to an official financial institution, that it takes for the purpose of the stimulation of the entrepreneurship.eng
dc.contributor.advisor1Souza Neto, Silvestre Prado de
dc.contributor.advisor1ID318.481.097-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0125982932251379por
dc.contributor.referee1Souza Neto, Silvestre Prado de
dc.contributor.referee1ID318.481.097-68por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0125982932251379por
dc.contributor.referee2Melo Neto, Francisco Paulo de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9533548271378993por
dc.contributor.referee3Pereira, Paulo Cesar Lopes
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1502043071137275por
dc.creator.ID021.777-287-03por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5178
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-10-27T19:12:01Z No. of bitstreams: 1 2004 - Alessandro Heleno Lima Sales.pdf: 9543325 bytes, checksum: 219828de7b449cb1659c9db7d6244c51 (MD5)eng
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