Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15108
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilveira, Daniel Gonçalves Moura
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:37Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:37Z-
dc.date.issued2021-09-28
dc.identifier.citationSILVEIRA, Daniel Gonçalves Moura. Diretrizes para aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais em ação em uma instituição científica tecnológica em saúde pública. 2021. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15108-
dc.description.abstractA presente pesquisa aplicada visou propor diretrizes para a construção de um Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) específico para gestores com formação em profissões de saúde que atuam nas unidades hospitalares de uma instituição científica tecnológica em saúde. Para tanto se realizou um estudo de caso de natureza qualitativa com foco nos processos de aprendizagem gerencial e de desenvolvimento de competências dos gestores das unidades hospitalares do INCA com formação em profissão de saúde. A coleta de dados se realizou mediante entrevistas semiestruturadas com 14 gestores com formação em diferentes profissões de saúde. A análise dos dados foi realizada por análise indutiva com interpretação hermenêutica. Evidenciou-se que os gestores aprendem e desenvolvem competências gerenciais por meio de processos de aprendizagem formal assim como de aprendizagem informal, destacando-se a contribuição da aprendizagem informal obtida ao longo da vivência gerencial. Identificou-se que os entrevistados desenvolveram em sua vivência gerencial nove competências gerenciais e reconheceram mais sete competências gerenciais requeridas aos gestores com formação em profissão de saúde que atuam na assistência em saúde no INCA. Com base nos resultados da pesquisa tornou-se possível definir cinco diretrizes para que no INCA se elabore um programa de desenvolvimento gerencial específico voltado a esses profissionais pautado por: (a) capacitações voltadas ao desenvolvimento de competências gerenciais evidenciadas e requeridas dos gestores do INCA; (b) estímulo aos gestores a buscarem capacitações que contribuam para seu desenvolvimento profissional em gestão; (c) incentivo ao compartilhamento de conhecimento entre os servidores; (d) integração entre as capacitações relacionadas aos projetos do INCA com o PDG, e; (e) periodicidade contínua para participação dos gestores no PDG. Assim, esta pesquisa produziu conhecimento científico empiricamente fundamentado para subsidiar os praticantes responsáveis por capacitação gerencial específica a realidade examinada e agrega ao acervo do conhecimento acadêmico sobre gestão e os processos de aprendizagem de competências gerenciais na ação no contexto do INCA, instituição da saúde pública brasileirapor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCompetências gerenciaispor
dc.subjectAprendizagem gerencialpor
dc.subjectCapacitação gerencialpor
dc.subjectSetor públicopor
dc.subjectInstituição de saúde públicapor
dc.subjectManagerial competencieseng
dc.subjectManagement learningeng
dc.subjectManagerial developmenteng
dc.subjectpublic administrationeng
dc.subjectpublic health institutioneng
dc.titleDiretrizes para aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais em ação em uma instituição científica tecnológica em saúde públicapor
dc.title.alternativeGuidelines for learning and development of managerial competencies in action at a scientific technological institution in public healtheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis applied research aimed to propose guidelines for the construction of a specific Management Development Program (MDP) for managers with training in health professions working in the hospital units of a technological scientific public health institution. For this, a qualitative case study was carried out focusing on the processes of managerial learning and managerial competencies development of INCA hospital units who were originally trained in the health profession. Data collection was obtained through semi-structured interviews with 14 managers belonging to different health professions. Data analysis was performed by inductive analysis with hermeneutic interpretation. It was evidenced that managers learn and develop managerial competencies through formal learning processes as well as informal learning during their daily work, highlighting the contribution of informal learning in action obtained throughout their managerial lived experience. It was identified that the interviewees had developed nine managerial competencies in their management experience and recognized seven more managerial competencies required for these managers who were originally trained in the health profession who work in health care at INCA. Based on the results of the research, it became possible to define five guidelines for the INCA institution to develop a specific management development program aimed at these professionals which is to be based on: (a) training to stimulate the development of management competencies evidenced and required by INCA managers daily lived experience; (b) encouraging managers to seek training that contributes to their professional development in management; (c) encouraging the sharing of knowledge among servers; (d) integration between the training related to INCA projects with the MDP, and; (e) continuous periodicity for the participation of managers in the MDP. Thus, this research produced empirically grounded in scientific knowledge to support practitioners’ specific management training for the examined reality and enhances academic knowledge about management and the processes of learning managerial competencies in action in the context of a Brazilian public health institution as welleng
dc.contributor.advisor1Villardi, Beatriz Quiroz
dc.contributor.advisor1ID672.690.957-87por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9541-1694por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917por
dc.contributor.referee1Villardi, Beatriz Quiroz
dc.contributor.referee1ID672.690.957-87por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9541-1694por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917por
dc.contributor.referee2Silva, Anielson Barbosa da
dc.contributor.referee2ID788.842.844-49por
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6549-9733por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3405428972303042por
dc.contributor.referee3Pinto, Vera Regina Ramos
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4629-1099por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2906207119869583por
dc.creator.ID111.832.877-98por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0508-2776por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2378261451132913por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesALMEIDA, Virginia Maria Leite de; JUNQUEIRA, Alina Reis Alves; DE OLIVEIRA, Eliane dos Santos. Perfil da força de trabalho do Inca. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 53, n. 1, p. 87-98, 2007. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/1834. Acesso em: 13 abr. 2021. ALPERSTEDT, Cristiane. Universidades corporativas: discussão e proposta de uma definição. Revista de Administração Contemporânea, v. 5, p. 149-165, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/DMtsDSy4gwPXxnV344nJr7L/?lang=pt. Acesso em 15 ago. 2021. AMARAL, Helena Kerr do. Desenvolvimento de competências de servidores na administração pública brasileira. Revista do Serviço Público - RSP, v. 57, n. 4, p. 549-563. Brasília, 2006. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1422. Acesso em: 07 abr. 2019. ANDION, Carolina. Por uma nova interpretação das mudanças de paradigma na administração pública. Cadernos Ebape. BR, v. 10, n. 1, p. 01-19, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1679-39512012000100003&script=sci_arttext. Acesso em: 12 abr. 2020. ANTONACOPOULOU, Elena P. Towards the learning manager: an empirical investigation of managerial learning in the context of changing organisations. Vezetéstudomány, v. 29, n. 7-8, p. 92-110, 1998. ANTONACOPOULOU, Elena P. The relationship between individual and Organizational Learning: New evidence from managerial learning practices. Management Learning Journal, v. 37, n.4, p. 455-473, 2006. ANTONACOPOULOU, Elena P.; GABRIEL, Yiannis. Emotion, learning and organizational change: Towards an integration of psychoanalytic and other perspectives. Journal of Organizational Change Management, 2001. ANTONELLO, Cláudia Simone. Articulação da aprendizagem formal e informal: seu impacto no desenvolvimento de competências gerenciais. Revista Alcance, v. 12, n. 2, p. 183-210, 2005. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/23812/articulacao-da-aprendizagem-formal-e-informal--seu-impacto-no-desenvolvimento-de-competencias-gerenciais. Acesso em: 09 mai. 2019. ANTONELLO, Cláudia Simone. O Processo de Aprendizagem Interníveis e o Desenvolvimento de Competências. Revista Brasileira de Gestão e Negócios - RBGN, v.9, n. 25, p.39-58, set/dez 2007a. Disponível em: https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/viewFile/146/98. Acesso em: 03 set. 2019. ANTONELLO, Cláudia Simone. Aprendizagem na ação revisitada e seu papel no desenvolvimento de competências. Aletheia, Canoas, n. 26, p. 146-167, dez. 2007b. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942007000200013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 09 jun. 2020. 119 ANTONELLO, Cláudia Simone; GODOY, Arilda. Schimidt. Uma agenda brasileira para os estudos em aprendizagem organizacional. Revista de Administração de Empresas - RAE, v. 49, n. 3, p. 266-281, 2009. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/1725/uma-agenda-brasileira-para-os-estudos-em-aprendizagem-organizacional. Acesso em: 12 abr. 2020. ANTONELLO, Cláudia Simone; PANTOJA, Maria Júlia. Aprendizagem e o desenvolvimento de competências. In: Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. 2010. Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Org.: CAMÕES, Marizaura Reis de Souza; PANTOJA, Maria Júlia; BERGUE, Sandro Trescastro. Capítulo III, pp. 49-102. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/514/1/Livro.pdf. Acesso em: 06 abr. 2019. ANTONELLO, Cláudia Simone; RUAS, Roberto Lima. Formação gerencial: pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades de prática. Revista de administração contemporânea, v. 9, n. 2, p. 35-58, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552005000200003. Acesso em: 02 mai. 2020. ARGYRIS, Chris; SCHÖN, Donald. Organizational Learning: a Theory of Action Perspective. Reading/Mass: Addison-Wesley, 1978. BANDEIRA, Emanuella Lustosa et al. Panorama da gestão de pessoas no setor público. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 11, n. 4, p. 86-103, 2017. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pca/article/view/11326. Acesso em: 12 abr. 2020. BARBOSA, Milka Alves Correia; MENDONÇA, José Ricardo Costa de; CASSUNDÉ, Fernanda Roda de Souza Araújo. Competências Gerenciais (Esperadas versus percebidas) de Professores-Gestores de Instituições Federais de Ensino Superior: Percepções dos Professores de uma Universidade. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 3, p. 439-473, 2016. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/download/46448. Acesso em: 12 abr. 2020. BARRETO, Eliana Maria Teixeira. Acontecimentos que fizeram a história da oncologia no Brasil: Instituto Nacional de Câncer (INCA). Revista brasileira de cancerologia, v. 51, n. 3, p. 267-275, 2005. Disponível em: http://docs.bvsalud.org/biblioref/coleciona-sus/2005/35371/35371-1475.pdf. Acesso em: 05 jun. 2020. BERGUE, Sandro Trescastro. Governança e gestão estratégica de pessoas no setor público. 2015. Pág. 33-52. In: Gestão pública, município e federação. Org.: Diogo Joel Demarco. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2015. BERGUE, Sandro Trescastro. Gestão de pessoas em organizações públicas. Caxias do Sul: Educs, 2010. BITENCOURT, Cláudia Cristina. A gestão de competências gerenciais e a contribuição da aprendizagem organizacional. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 1, p. 58-69, 2004. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/11115/a-gestao-de-competencias-gerenciais-e-a-contribuicao-da-aprendizagem-organizacional. Acesso em: 12 abr. 2020. 120 BORGES, Fabieli et al. Competências gerenciais do enfermeiro coordenador em unidades de clínica médica e cirúrgica. Nursing (São Paulo), p. 1376-1380, 2016. BRANDÃO, Hugo Pena; BAHRY, Carla Patrícia. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, v.56, n.2, p. 179-194, 2014. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1504. Acesso em 07 abr. 2019. BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de Competências e Gestão de Desempenho: Tecnologias Distintas ou Instrumentos de um Mesmo Construto? RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 41, n. 1, jan.-mar., p.8-15, 2001. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902001000100002. Acesso em: 18 abr. 2019. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Senado. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em 02 nov. 2019. BRASIL. Decreto nº 9.727 de 15 de março de 2019. Dispõe sobre os critérios, o perfil profissional e os procedimentos gerais a serem observados para a ocupação dos cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS e das Funções Comissionadas do Poder Executivo - FCPE. 2019a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9727.htm. Acesso em: 01 mai. 2019. BRASIL. Decreto nº 9.795, de 17 de maio de 2019. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Saúde, remaneja cargos em comissão e funções gratificadas e substitui cargos em comissão do Grupo Direção e Assessoramento Superiores - DAS por Funções Comissionadas do Poder Executivo - FCPE. 2019b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9795.htm. Acesso em: 25 jul. 2019. BRASIL. Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento. 2019c. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9991.htm. Acesso em: 01 nov. 2019. BRASIL. Decreto nº 5.707/2006, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a política e as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5707.htm. Acesso em: 06 abr. 2019. BRASIL. Decreto nº 2.794/1998, de 01 de outubro de 1998. Institui a política nacional de capacitação dos servidores para à administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2794.htm. Acesso em: 23 nov. 2019. 121 BRASIL. Decreto nº 825 de 28 de maio de 1993. Estabelece normas para a programação e execução orçamentária e financeira dos orçamentos fiscal e da seguridade social, aprova quadro de cotas trimestrais de despesa para o Poder Executivo e dá outras providências. 1993c. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/antigos/d0825.htm. Acesso em 29 set. 2020. BRASIL. Lei nº. 8.080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. 1990a Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 01 nov. 2019. BRASIL. Lei nº. 8.112 de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. 1990b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm. Acesso em 01 nov. 2019. BRASIL. Lei nº. 8.691 de 28 de julho de 1993. Dispõe sobre o Plano de Carreiras para a área de Ciência e Tecnologia da Administração Federal Direta, das Autarquias e das Fundações Federais e dá outras providências. 1993a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8691.htm. Acesso em: 01 nov. 2019. BRASIL. Lei nº. 8.745 de 9 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal, e dá outras providências. 1993b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8745cons.htm. Acesso em: 02 nov. 2019. BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Da administração pública burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público - RSP, ano 47, v. 120, n. 1, p. 07-40, 1996. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1734. Acesso em: 05 abr. 2019. BRITO-DE-JESUS, Kelly Cristina et al. Desenvolvimento de competências gerenciais de gestores públicos em instituições federais de educação. Revista Interdisciplinar de Gestão Social (RIGS), Salvador, v. 5, n. 1 p. 37-60, jan./abr. 2016. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/45296/desenvolvimento-de-competencias-gerenciais-de-gestores-publicos-em-instituicoes-federais-de-educacao. Acesso em: 12 abr. 2020. BRUNO-FARIA, Maria de Fátima; BRANDÃO, Hugo Pena. Competências relevantes a profissionais da área de T&D de uma organização pública do Distrito Federal. Revista de Administração Contemporânea, v. 7, n. 3, p. 35-56, 2003. Disponível em: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/235/238. Acesso em: 30 abr. 2019. CAMELO, Silvia Helena Henriques et al. Competências profissionais e estratégias organizacionais de gerentes de enfermagem. Ciencia y enfermeria, Concepción, v. 22, n. 1, p. 75-86, abr. 2016. Disponível em https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-9553(2016)000100007&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 01 abr. 2021. CARMO, Luana Jéssica Oliveira; ASSIS, Lilian Bambirra de; MARTINS, Mariana Geisel; SALDANHA, Cristina Camila Teles; GOMES, Patrícia Albuquerque. Gestão estratégica de pessoas no setor público: percepções de gestores e funcionários acerca de seus limites e 122 possibilidades em uma autarquia federal. Revista do Serviço Público, v. 69, n. 2, p. 164-192, 29 jun. 2018. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/1759. Acesso em 12 abr. 2020. CAVALCANTE, Fernando Victor; RENAULT, Thiago Borges. Gestão por Competências: uma Avaliação das Práticas de Gestão de Pessoas em uma Instituição Pública de Ciência e Tecnologia em Saúde. RAHIS, v.15, n.2, p.89-107, 2018. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/rahis/article/view/4541. Acesso em 02 mai. 2020. CAVALCANTE, Fernando Victor. Capacitação para a Gestão da Transferência Tecnológica da Fiocruz: uma Proposta Baseada no Desenvolvimento de Competências Individuais e Coletivas. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2606. Acesso em 15 jan. 2021. CAVALCANTE, Keliane de Oliveira, SILVA, Anielson Barbosa da. As Implicações da capacitação nas crenças de Autoeficácia de Gestores técnico-Administrativos de uma Instituição federal de educação superior. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v.10, n.3, p.474-492, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273453338007. Acesso em: 12 abr. 2020. CNS - CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Regulamentação das profissões de Saúde, Resolução nº. 289 de 08 de outubro de 1998. 1998. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1998/res0287_08_10_1998.html. Acesso em: 13 nov. 2019. CLOSS, Lisiane Quadrado; ANTONELLO, Claudia Simone. Aprendizagem transformadora: a reflexão crítica na formação gerencial. Cadernos EBAPE.BR, v. 8, n. 1, art. 2, p. 19-37, 2010. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/1078/aprendizagem-transformadora--a-reflexao-critica-na-formacao-gerencial. Acesso em. 12 abr. 2020. CÔRTES, Felipe Guimarães; MENESES, Pedro Paulo Murce. Gestão estratégica de pessoas no Legislativo Federal brasileiro: condições para a implementação. Revista de Administração Pública, v. 53, n. 4, p. 657-686, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rap/v53n4/1982-3134-rap-53-04-657.pdf. Acesso em: 12 abr. 2020. COSTA, Carlos et al. Competências Gerenciais Importantes em uma Organização Hospitalar. Revista de Administração IMED, v. 6, n. 1, p. 45-55, 2016. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/41783/competencias-gerenciais-importantes-em-uma-organizacao-hospitalar. Acesso em: 01 abr. 2021. COSTA, Frederico Lustosa da. Brasil: 200 anos de Estado, 200 anos de administração pública, 200 anos de reformas. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, n. 5, p. 829 a 874, jan. 2008. ISSN 1982-3134. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6656>. Acesso em: 09 Abr. 2020. CRESWELL, John W. Research Design: Qualitative, Quantitative and Methods Approaches. 4th. Ed.: SAGE Publications, 2013. 123 D’AMELIO, Marcia. Aprendizagem de competências gerenciais: um estudo com gestores de diferentes formações. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007. DEMO, Pedro. Metodologia para quem quer aprender. São Paulo: Atlas, 2008. DIAS, Helaine Cristine; PAIVA, Kely César Martins de. Competências do enfermeiro: estudo em um hospital privado. Revista Brasileira de Enfermagem. [Online]. 2011, vol.64, n.3, pp.511-5(20. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-7167(2011000300015&lang=pt. Acesso em: 01 abr. 2021. ELKJAER, Bente. In search of a social learning theory. In M. Easterby-Smith, L. Araujo & J. Burgoyne (eds), Organizational Learning and the Learning Organization. Developments in Theory and Practice (pp. 75–91). London: Sage. EVANS, Jenna. M., GRUDNIEWICZ, Agnes, TSASIS, Peter. Trial and error, together: divergent thinking and collective learning in the implementation of integrated care networks. International Review of Administrative Sciences, v.84, n.3, 452–468, 2018. FALKENBERG, Mirian Benites et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, p. 847-852, 2014. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2014.v19n3/847-852. Acesso em: 13 ago. 2021. FARIAS, Diego Carlos; ARAUJO, Fernando Oliveira de. Gestão hospitalar no Brasil: revisão da literatura visando ao aprimoramento das práticas administrativas em hospitais. Ciência, saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 6, p. 1895-1904, jun. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-8123(2017002601895&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 jan. 2021. FERNANDES, Bruno Henrique Rocha; FLEURY, Maria Teresa Leme; MILLS, John. Construindo o diálogo entre competência, recursos e desempenho organizacional. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 46, n. 4, p. 48-65, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/KQnd5zDSxVDY6sM9JPLVWqp/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 13 abr. 2021. FERNANDES, A. C. B. C.; PAIVA, K. C. M.; MAGESTE, G. S. Competências Gerenciais de Enfermeiros de um Hospital de Belo Horizonte (MG): O Ideal e o Real. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 14, n. 4, p. 73-86, 2017. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/49655/competencias-gerenciais-de-enfermeiros-de-um-hospital-de-belo-horizonte--mg---o-ideal-e-o-real-. Acesso em 04 jan. 2021. FERRACIOLI, Gabriela Varela et al. Competências gerenciais na perspectiva de enfermeiros do contexto hospitalar. Enfermagem em Foco, [S.l.], v. 11, n. 1, jun. 2020. ISSN 2357-707X. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2254/696. Acesso em: 02 abr. 2021. FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea - RAC, v. 5, n. SPE, p. 183-196, 2001. Disponível em: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/152/156. Acesso em 08 mai. 2019. 124 FISCHER, André Luiz. Um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas. In: FLEURY, Maria Tereza Leme (Org.). As pessoas na organização. 4 ed. São Paulo: Editora Gente, 2002. FONSECA, Diogo Ribeiro da et al. Autonomia para gestão estratégica de pessoas no setor público federal: perspectivas de análise e agenda de pesquisa. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 47, n. 6, p. 1451 a 1476, dez. 2013. ISSN 1982-3134. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/13982>. Acesso em: 09 abr. 2020. FREITAS, Isabel Carmen Fonseca et al. Pesquisa qualitativa em saúde: um olhar inovador sobre a produção do conhecimento científico. Rev. baiana saúde pública, v.35, n.4, p.1001-1012, out./dez. 2011. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/0100-0233/2011/v35n4/a2823.pdf. Acesso em: 08 ago. 2020. FREITAS, Pablo Fernando Pessoa de; ODELIUS, Catarina Cecília. Competências gerenciais: uma análise de classificações em estudos empíricos. Cadernos EBAPE.BR, vol. 16, nº. 1, jan.-mar. 2018, pp. 35-49. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cebape/v16n1/pt_1679-3951-cebape-16-01-35.pdf. Acesso em: 11 dez. 2020. FREITAS, Pablo Fernando Pessoa de; ODELIUS, Catarina Cecília. Escala de competências gerenciais em grupos de pesquisa. Revista de Administração FACES. Journal, v. 16, n. 4, p. 46-65, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1940/194054186003.pdf. Acesso em: 11 dez. 2020. GALVÃO, Veronica Bezerra de Araújo; SILVA, Anielson Barbosa da; SILVA, Walmir Rufino da. O desenvolvimento de competências gerenciais nas escolas públicas estaduais. Educação e Pesquisa, São Paulo , v. 38, n. 1,p. 131-148, Mar. 2012 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022012000100009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 09 mai. 2020. GHERARDI, Silvia; NICOLINI, Davide. The Organizational Learning of Safety in Communities of Practice. Journal of Management Inquiry. v. 9, n. 1, p. 7-18, 2000. GIRALDI, Bruna Maiara; KOHLER, Taise Fernanda; RAMPAZZO, Rosana Marques da Silva. Mapeamento de competências comportamentais: relato de experiência com enfermeiros. Barbarói; n.55, p.137-152, jul/dez 2019. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/12641/8538. Acesso em: 19 jan. 2021. GODOI, Christiane Kleinübing; FREITAS, Sandra Ferreira. A aprendizagem organizacional sob a perspectiva sociocognitiva: contribuições de Lewin, Bandura e Giddens. Revista de Negócios, v. 13, n. 4, p. 40-55, out./dez. 2008. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/issue/view/129. Acesso em 05 mai. 2020. GODOY, Arilda Schmidt; D’AMELIO, Marcia. Competências gerenciais desenvolvidas por profissionais de diferentes formações. Organizações & Sociedade, v. 19, n. 63, p. 621-639, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4006/400638335004.pdf. Acesso em: 02 nov. 2019. 125 GOMES, Ana Karolina Pereira; BARBOSA, Milka Alves Correia; CASSUNDÉ, Fernanda Roda. Gestão de pessoas por competências e escolha de gestores para cargos de confiança: um estudo no Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 26, n. 83, 2021. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/article/view/80106. Acesso em: 27 jul. 2021. GONCZI, Andrew. Competency-based learning: a dubious past - an assured future? In: D. Boud & J. Garrick (Orgs.), Understanding learning at work. London: Routledge, 1999, pp. 180-194. GROHMANN, Márcia Zampieri.; BATTISTELLA, Luciana Flores; BARATTO, Josete Maria Stefanello. Competências do gestor hospitalar: estudo em um hospital público brasileiro. Enfermería Global, Murcia, v.11, n.26, p.191-208, abr. 2012. Disponível em http://scielo.isciii.es/pdf/eg/v11n26/pt_administracion4.pdf. Acesso em: 19 jan. 2021. INCA - INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Edital nº. 06 de 17 de outubro de 2016. Provimento de 26 vagas e formação de cadastro reserva em cargos efetivos da Carreira de Ciência e Tecnologia. 2016. Disponível em: https://www.inca.gov.br/concurso-publico/concurso-2016-realizacao-idecan. Acesso em: 02 nov. 2019. INCA - INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Edital nº. 04 de 13 de outubro de 2014. Provimento de 26 vagas e formação de cadastro reserva em cargos efetivos da Carreira de Ciência e Tecnologia. 2014. Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/editais/editais-do-concurso-publico-2014-realizacao-funcab. Acesso em: 02 nov. 2019. INCA - INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Plano Estratégico 2020-2023. 2020a. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//plano_estrategico_2020-2023.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020. INCA - INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Site institucional. 2020b. Disponível em: https://www.inca.gov.br/institucional. Acesso em: 01 mai. 2020. INCA - INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Relatório de Gestão do ano de 2020. 2021. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//relatorio_de_gestao_2020_digital.pdf. Acesso em: 21 mai. 2021. KAKEMAM, Edris et al. Leadership and Management Competencies for Hospital Managers: A Systematic Review and Best-Fit Framework Synthesis. Journal of healthcare leadership, v. 12, p. 59-68, 2020. DOI: 10.2147/JHL.S265825. PMID: 32801985; PMCID: PMC7383104. KING, Adelaide Wilcox; FOWLER, Sally; ZEITHAML, Carl. Competências organizacionais e vantagem competitiva: o desafio da gerência intermediária. Revista de Administração de Empresas, São Paulo , v. 42, n. 1, p. 1-14, mar. 2002. Disponível em: 126 https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75902002000100005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 12 abr. 2020. KRIIGER, Célia Cristina Pecini Von et al. Desafios à implantação de modelos de gestão por competências no setor público federal: o caso de uma autarquia federal. Revista do Serviço Público, v. 69, n. 3, 2018. Disponível em: DOI:10.21874/rsp. v69i3.1674. Acesso em: 14 abr. 2019. LANG, Jeter; MARINHO, Sidnei Vieira; BOFF, Marines Lucia. Aprendizagem em ação no desenvolvimento de competências e a aprendizagem gerencial. Revista Pretexto, v. 15, n. 1, p. 67-83, 2014. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/1654. Acesso em: 04 set. 2021. LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. LE DEIST, Françoise Delamare; WINTERTON, Jonathan. What is competence?. Human resource development international, v. 8, n. 1, p. 27-46, 2005. LEAL, Laura Andrian et al. Competências clínicas e gerenciais para enfermeiros hospitalares: visão de egressos de enfermagem. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 71, supl. 4, p. 1514-1521, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018001001514&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 04 jan. 2021. LEAL, Laura Andrian et al. Competências profissionais para enfermeiros hospitalares: uma análise documental. RE-COM: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro. V.9, 2019. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/3249. Acesso em: 10 jan. 2021. LELLI, Louise Bueno et al. Estratégias gerenciais para o desenvolvimento de competências em Enfermagem em hospital de ensino. Cogitare enferm., Curitiba, v. 17, n. 2, p. 262-269, jun. 2012. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-85362012000200008. Acesso em: 40 jan. 2021. LIMA, Flavia Freguglia; COVA, Márcia Cristina Rodrigues. Predicting Factors of the Intention to Leave in Public Service: The Case of the National Cancer Institute - Inca - Rio de Janeiro - Brazil. European Journal of Scientific Research. ISSN 1450-216X/1450-202X, vol. 157, no. 3. Setembro, 2020, pp.206-219. LIMA, Sandra Maria Peron de Lima. Aprendizagem e desenvolvimento de competências do gestor público em uma Instituição Federal de Ensino Superior - IFES. 2011. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2013. LIRA, Jandmara de Oliveira Lima. Aprendizagem e desenvolvimento de competências coletivas. In: Gestão de pessoas por competências nas instituições públicas brasileiras. SILVA, Anielson Barbosa da Silva (Organizador). - 2. ed. rev. ampl. - João Pessoa: Editora UFPB, 2021. pp. 337-360. 127 LONGO, Fernando. Mérito e flexibilidade: a gestão de pessoas no setor público. São Paulo: Fundap, 2007. MACÊDO, Dartagnan Ferreira de et al. Análise do concurso público como instrumento de seleção de pessoal no setor público: percepção de um grupo de servidores de instituições federais de ensino superior. Revista Sociais e Humanas, v. 29, n. 1, p. 92-110, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/20898/pdf. Acesso em: 01 ago. 2021. MAGALHÃES, Elenice Maria de et al. A política de treinamento dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Viçosa -UFV na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição. Revista de Administração Pública, v. 44, n. 1, p. 55-86, 2010. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/search/search. Acesso em: 16 abr. 2019. MAIA, Natalia Maria Freitas e Silva et al. Percepção da equipe de enfermagem sobre a função do gerente de enfermagem hospitalar. Revista Pesquisa (Univ. Fed. Estado Rio J., Online); 12: 1-5, jan.-dez. 2020. Disponível em: http://seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/6555/pdf_1. Acesso em: 02 abr. 2021. MANENTI, Simone Alexandra et al. O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 46, n. 3, p. 727-733, jun. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-6234(201(2000300027&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 01 abr. 2021. MEINICKE, Dinorá; SILVA, Anielson Barbosa da. Vivenciando o medo na prática gerencial. In: XXXI Enanpad, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Rio de Janeiro, RJ. Anpad, 2007. Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/33/EOR-B1889.pdf. Acesso em 31 jul. 2021. MELLO, Márcio Luiz Braga Corrêa de; AMÂNCIO FILHO, Antenor. A gestão de recursos humanos em uma instituição pública brasileira de ciência e tecnologia em saúde: o caso Fiocruz. Revista de Administração Pública – RAP, v. 44, n. 3, p. 613-636, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-76122010000300004&script=sci_arttext. Acesso em: 17 dez. 2019. MICCAS, Fernanda Luppino; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. Educação permanente em saúde: metassíntese. Revista de Saúde Pública, v. 48, p. 170-185, 2014. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/rsp/2014.v48n1/170-185/pt/. Acesso em: 13 ago. 2021. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 3.624 de 23 de dezembro de 2019. Institui as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas no âmbito do Ministério da Saúde e dispõe sobre critérios para concessão de afastamentos e licenças para ações de desenvolvimento. 2019. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-3.642-de-23-de-dezembro-de-2019-235215821. Acesso em: 07 jul. 2020. 128 MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 1.419 de 08 de junho de 2017. Aprova os Regimentos Internos e o Quadro Demonstrativo de Cargos em Comissão e das Funções de Confiança das unidades integrantes da Estrutura Regimental do Ministério da Saúde. 2017. Ministério da Saúde, Gabinete do Ministro. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt1419_09_06_2017.html. Acesso em: 08 abr. 2019. MORAES, Liege Viviane dos Santos de; SILVA, Maria Aparecida da; CUNHA, Cristiano J. C. A. A dinâmica da aprendizagem gerencial em um hospital. Revista de Administração de Empresas. Eletrônica., São Paulo, v. 3, n. 2, Dec. 2004 .Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482004000200014. Acesso em: 09 mai. 2020. MONTEZELI, Juliana Helena; PERES, Aida Maris; BERNARDINO, Elizabeth. Desafios para a mobilização de competências gerenciais por enfermeiros em pronto socorro. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 13, n. 1, p. 137 - 144, 11 fev. 2014. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/16635. Acesso em 02 abr. 2021. MOURA, Ana Lúcia Neves de.; SOUZA, Bruno Campello de. Gestão estratégica de pessoas na administração indireta do setor público federal: na prática, ainda um discurso. Revista do Serviço Público, v. 67, n. 4, p. 575 - 602, 28 dez. 2016. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/1046. Acesso em: 12 abr. 2020. MOURA, Gisela Maria Schebella Souto de et al. Liderança em enfermagem: análise do processo de escolha das chefias. Revista Latino-americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 18, n. 6, p. 1099-1106, Dec. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-1169(2010000600009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 01 abr. 2021. OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de. The importance of information technology as a strategic resource for hospital management process and the management skills required for managers. International Journal of Business and Systems Research. Vol. 11, Nos. 1/2, p.182-197, 2017. DOI: 10.1504/IJBSR.2017.080833. Acesso em 01 abr. 2021. PACHECO, Regina Silvia. Política de recursos humanos para a reforma gerencial: realizações do período 1995-2002. Revista do Serviço Público, v. 53, n. 4, p. 79-106, 2002. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/295/301. Acesso em: 05 jan. 2021. PEREIRA, Aline Lucena Costa; SILVA, Anielson Barbosa da. As competências gerenciais nas instituições federais de educação superior. Cadernos EBAPE. Br, v. 9, n. SPE1, p. 627-647, 2011. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/5445. Acesso em: 12 abr. 2020. PICCHIAI, Djair. Competências gerenciais: estudo de caso de um hospital público. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 13, n. 52, art. 25, p. 19-41, 2008. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/article/view/44166/43055. Acesso em: 02 mai. 2020. 129 PICCHIAI, Djair. Mudança em instituições hospitalares: análise do processo e estudo da ação do administrador hospitalar. Série Relatórios de Pesquisa, n. 4, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo. 1998. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/3119/P00127_1.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 jan. 2021. PIHLAINEN, Vuokko; KIVINEN, Tuula; LAMMINTAKANEN, Johanna. Management and leadership competence in hospitals: a systematic literature review. Leadership in Health Services, 2016. PIRES, Alexandre Kalil et al. Gestão por competências em organizações de governo. Brasília: Escola Nacional de Administração Pública - Enap, 100 p., 2005. PRAHALAD, Coimbatore Krishnarao; HAMEL, Gary. The core competence of the corporation. Harvard Business Review, v. 68, n. 3, May/June 1990. QUINN, Robert et al. Competências gerenciais: princípios e aplicações. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003. REATTO, Diogo, BRUNSTEIN, Janette. De professor a chefe de departamento: um estudo sobre o desenvolvimento das competências gerenciais desses profissionais numa universidade pública. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL. 2018, 11(1), 184-207. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=319355896009. Acesso em: 12 abr. 2020. REDE OBSERVATÓRIO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE. Regulação do trabalho e das profissões em saúde. Relatório Final – Apresentação. Disponível em: http://www.obsnetims.org.br/uploaded/18_8_2017__0_Relatorio_pesquisa_regulacao_merged.pdf. Acesso em: 29 jun. 2020. RETOUR, Didier et al. Competências Coletivas: no limiar da estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2011. RODRIGUES, Ana Cristina de Albuquerque Lima; PETINE, Elines Tatianes Pereira dos Santos; RODRIGUES, Fabio Gonçalves. Capacitação estratégica com readequação orçamentária para melhoria do serviço público em uma instituição federal de ensino superior. Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 20, n. 1, p. 278-304, jan./mar. 2020. RODRIGUES, Ana Cristina de Albuquerque Lima; VILLARDI, Beatriz Quiroz. Formação do docente para a gestão universitária: uma análise indutiva dos professores gestores da pós-graduação stricto sensu da UFRRJ. Revista Foco, v. 10, n. 2, p. 208-231, 2017. Disponível em: https://doaj.org/article/a9030b09cbce45df95248623d6032064. Acesso em 12 abr. 2020. RODRIGUES, Ana Cristina de Albuquerque Lima. Aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais nas IFES: uma análise indutiva das práticas de gestão utilizadas pelos coordenadores da pós-graduação Stricto Sensu da UFRRJ, 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Instituto Multidisciplinar/Instituto de Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017. 130 RUAS, Roberto Lima. Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. In: RUAS, R.; ANTONELLO, C. S. & BOFF, L. H. Aprendizagem organizacional e competências: os novos horizontes da gestão. Porto Alegre: Bookman. 2005. Cap. 5, pags. 34-55. SADE, Priscila Meyenberg Cunha; PERES, Aida Maris Desenvolvimento de competências gerenciais do enfermeiro: diretrizes para serviços de educação permanente. Revista da Escola de Enfermagem da USP. V.49, n.6, p.991-998, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49n6/pt_0080-6234-reeusp-49-06-0991.pdf. Acesso em: 02 abr. 2021. SALLES, Michelle de Andrade Souza Diniz. Capacitação gerencial para a UFRRJ: elaboração de uma proposta baseada na aprendizagem dos gestores no escopo de um Sistema de Gestão de Pessoas por Competências. 2013. 184 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2013. SALLES, Michelle de Andrade Souza Diniz; VILLARDI, Beatriz Quiroz. O desenvolvimento de competências gerenciais na prática dos gestores no contexto de uma IFES centenária. Revista do Serviço Público, v. 68, n. 2, 2017. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/795. Acesso em: 15 abr. 2019. SANDBERG, Jorgen. Understanding Human Competence at Work: An interpretative approach. Academy of Management Journal, v.43, n.1, p.9-25, 2000. SANTOS, Leomar dos; BRONNEMANN, Márcia Regina. Desafios da gestão em instituições de ensino superior: um estudo de caso a partir da percepção de diretores de centro de uma IES pública do sul do Brasil. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, p. 01-21, jan. 2013. ISSN 1983-4535. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/26396>. Acesso em: 09 jun. 2020. SANTOS, Thadeu Borges Souza et al. Gestão hospitalar no Sistema Único de Saúde: problemáticas de estudos em política, planejamento e gestão em saúde. Ciência, saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 9, p. 3597-3609, set. 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-8123(2020)000903597&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 abr. 2021. SCORSOLINI-COMIN, Fabio; INOCENTE, David Forli; MIURA, Irene Kazumi. Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento: pautas para a gestão de pessoas. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 227-239, 2011. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v12n2/10.pdf >. Acesso em: 05 mai. 2020. SECCHI, Leonardo. Modelos organizacionais e reformas da administração pública. Revista de Administração Pública, v. 43, n. 2, p. 347-369, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rap/v43n2/v43n2a04.pdf. Acesso em: 12 abr. 2020. SENGE, Peter. Taking personal change seriously: The impact of Organizational Learning on management practice. The Academy of Management Executive (1993-2005). v. 17, n. 2, p. 47-50, 2003. 131 SENGE, Peter. The fifth discipline. The art & practice of the learning organization. New York, USA, Ed. Doubleday/Currency, 1990. SHIMBO, Adriano Yohio; LACERDA, Maria Ribeiro; LABRONICI, Liliana Maria. Processo de trabalho do enfermeiro em unidade de internação hospitalar: desafios de uma administração contemporânea. Cogitare enfermagem; 13(2): 296-300, Abr-Jun, 2008. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/12524/8578. Acesso em: 01 abr. 2021. SILVA, Anielson Barbosa da; BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo. Desenvolvendo competências na formação acadêmico-profissional. In: Aprendendo em ação: utilização de casos para inovação no ensino e na aprendizagem. João Pessoa: Editora UFPB, 2021. p.192. SILVA, Anielson Barbosa da; BISPO, Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo; AYRES, Simone Maia Pimenta Martins. Desenvolvimento de carreiras por competências. Brasília: Escola Nacional de Administração Pública - Enap, 105 p., 2019. Disponível: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/4287/1/11_Livro_Desenvolvimento%20de%20carreiras%20por%20competencias.pdf Acesso em: 13 jun. 2021. SILVA, Francielle Molon da; MELLO, Simone Portella Teixeira; TORRES, Igor Arruda Costa. O que se discute sobre gestão por competências no setor público: um estudo preliminar das construções. Revista de Administração da UFSM, v. 6, n. 4, p. 685-693, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/reaufsm/article/view/5202. Acesso em: 19 abr. 2019. SILVA, Franciele. Molon; RUAS, Roberto Lima. Competências Coletivas: Considerações Acerca de sua Formação e Desenvolvimento. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 22, n. 1, p. 252-278, 2016. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/41721/competencias-coletivas--consideracoes-acerca-de-sua-formacao-e-desenvolvimento/i/pt-br. Acesso em: 05 set. 2019. SOARES, Maria Alinele Lucena et al. Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri. Revista De Psicologia, v. 13, n. 47, p. 981-998, 2019. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2089. Acesso em: 12 abr. 2020. SOARES, Mirelle Inácio et al. Saberes gerenciais do enfermeiro no contexto hospitalar. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 69, n. 4, p. 676-683, ago. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-7167(2016)000400676&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 01 abr. 2021. SOUZA-SILVA, Jade; SCHOMMER, Paula Chies. A pesquisa em comunidades de prática: panorama atual e perspectivas futuras. Organizações & Sociedade, v. 15, n. 44, art. 7, p. 105-127, 2008. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/291/a-pesquisa-em-comunidades-de-pratica--panorama-atual-e-perspectivas-futuras. Acesso em: 08 mai. 2020. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2006. 132 THOMAS, David R. A General Inductive Approach for Analyzing Qualitative Evaluation Data. American Journal of Evaluation, v. 27 n. 2, p. 237-246, June 2006. TORRACO, Richard J. Writing Integrative Literature Reviews: Guidelines and Examples. Human Resource Development Review, 4(3), 356–367. 2005. TORRACO, Richard J. Writing Integrative Literature Reviews: Using the Past and Present to Explore the Future. Human Resource Development Review, 15(4), 404–428. 2016. TRUSS, Catherine. Continuity and change: the role of the HR function in the modern public sector. Public Administration, v. 86, n. 4, p. 1071-1088, 2008. VENDEMIATTI, Mariana et al. Conflito na gestão hospitalar: o papel da liderança. Ciência, saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, supl. 1, p. 1301-1314, jun. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-8123(2010000700039&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 jan. 2021. VERGARA, Sylvia Constant. Método de Coleta de Dados no Campo. São Paulo: Atlas, 2009. VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2006. VERGARA, Sylvia Constant; CALDAS, Miguel Pinto. Paradigma interpretacionista: a busca da superação do objetivismo funcionalista nos anos 1980 e 1990. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 4, p. 66-72, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v45n4/v45n4a06. Acesso em: 01 nov. 2019. VIEIRA, Ana Luiza Stiebler; MOYSES, Neuza Maria Nogueira. Trajetória da graduação das catorze profissões de saúde no Brasil. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 41, n. 113, p. 401-414, abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/mkGtJZDqKxwFQkYT9jdspqw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 09 mai. 2020. VILLARDI, Beatriz Quiroz; VERGARA, Sylvia Constant. Implicações da aprendizagem experiencial e da reflexão pública para o ensino de pesquisa qualitativa e a formação de mestres em administração. Revista de Administração Contemporânea - RAC, Curitiba, v.15, n.5, p.794-814, out. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552011000500002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 01 mai. 2020. WANG, Catherine L.; AHMED, Pervaiz K. Organisational learning: a critical review. The learning organization, v.10, n. 1, p. 8-17. 2003. WATSON, T. J. The emergent manager & processes of management pre-learning. Management Learning Journal, v.32, n.2, p. 221- 235, 2001. YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2a ed. Porto Alegre: Bookman; 2001.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72684/2021%20-%20Daniel%20Gon%c3%a7alves%20Moura%20Silveira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6453
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-03-22T11:19:44Z No. of bitstreams: 1 2021 - Daniel Gonçalves Moura Silveira.pdf: 4011835 bytes, checksum: 2c26ad30dd42a93901019a2e66f50cfa (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-22T11:19:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Daniel Gonçalves Moura Silveira.pdf: 4011835 bytes, checksum: 2c26ad30dd42a93901019a2e66f50cfa (MD5) Previous issue date: 2021-09-28eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Daniel Gonçalves Moura Silveira.pdf2021 - Daniel Gonçalves Moura Silveira3.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.