Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15136
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTeixeira, Alessandra Gonçalves
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:52Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:52Z-
dc.date.issued2017-07-11
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Alessandra Gonçalves. Inovação no mercado editorial: o caso da biblioteca virtual. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15136-
dc.description.abstractAs empresas que disponibilizam soluções inovadoras se diferenciam de suas concorrentes e atingem uma posição de vantagem competitiva. Para isso, precisa ir além da eficiência operacional, se colocar no lugar de seus clientes, entender bem o seu mercado e, acima de tudo, estimular e gerenciar o conhecimento organizacional através de mecanismos de gestão que possam permitir a troca de conhecimentos entre seus colaboradores, seja para produzir novas tecnologias ou identificar novas oportunidades de negócios. O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo descrever e analisar o processo de criação de uma ferramenta inovadora no mercado universitário brasileiro, a biblioteca virtual, por meio do modelo SECI de criação do conhecimento organizacional, proposto por Nonaka e Takeuchi (1997). A Biblioteca Virtual foi criada pelo presidente da editora pesquisada na época de seu lançamento no ano de 2005 e consiste de um acervo eletrônico de livros-textos universitários em português. A ideia da criação do produto nasceu da tentativa de romper com a prática ilícita de cópia de livros dentro e fora das instituições de ensino superior. Hoje, a ferramenta conta com cerca de 5.700 títulos nacionais, incluindo o conteúdo de vinte e três editoras em parceria, ampliando a cobertura em diversas áreas do conhecimento. Este estudo de caso tem relevância pelo ineditismo do produto e pela oportunidade de análise da criação de uma inovação disruptiva à luz da dinâmica de transformação do conhecimento tácito para conhecimento explícito, representado pela espiral do conhecimento, descrita pelo modelo SECI. O estudo de caso único da editora possui caráter exploratório no sentido de investigar a ocorrência do surgimento da biblioteca virtual universitária, e descritivo, considerando que apresenta os relatos do desenvolvimento deste produto sob a visão de vários participantes do projeto. Utiliza pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas de campo, com metodologia de estudo de caso simples. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiros não-estruturados e tratados de forma qualitativa. Os resultados confirmam que a análise feita por meio do modelo SECI foi contemplada à época da inovação entre os entrevistados, e foram identificados elementos que estabeleceram as condições capacitadoras, tão como a gestão middle-up-down foi exercida pela supervisão regional da editora.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEspiral do Conhecimentopor
dc.subjectModelo SECIpor
dc.subjectVBRpor
dc.subjectestratégia do oceano azulpor
dc.subjectinovação disruptivapor
dc.subjectKnowledge Spiraleng
dc.subjectSECI Modeleng
dc.subjectblue ocean strategyeng
dc.subjectdisruptive innovationeng
dc.titleInovação no mercado editorial: o caso da biblioteca virtualpor
dc.title.alternativeInnovation in the publishing market: the case of the virtual libraryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherCompanies that offer innovative solutions differentiate themselves from their competitors and achieve a position of competitive advantage. For this, it must go beyond operational efficiency, put itself in the place of its clients, understand its market well and, above all, stimulate and manage organizational knowledge through management mechanisms that can allow the exchange of knowledge among its employees, either to produce new technologies or to identify new business opportunities. The present study aims to describe and analyze the process of creating an innovative tool in the Brazilian university market, through the SECI model of organizational knowledge creation proposed by Nonaka and Takeuchi (1997). The Virtual Library was created by the president of the publisher at the time of its launch in 2005 and consists of an electronic collection of university textbooks in Portuguese. The idea of the creation of the product was born of the attempt to break with the illicit practice of copy of books inside and outside the institutions of higher education. Today, the tool has about 5.700 national titles, including content from twenty-three publishers in partnership, expanding coverage in several areas of knowledge. This case study has relevance for the novelty of the product and for the opportunity of analyzing the creation of a disruptive innovation in the light of the transformation dynamics of tacit knowledge for explicit knowledge, represented by the knowledge spiral described by the SECI model. The unique case study of the publishing house has an exploratory character in the sense of investigating the occurrence of the emergence of the university virtual library, and descriptive, considering that it presents the reports of the development of this product under the vision of several participants of the project. It uses bibliographical research, documentary research and field interviews, with a simple case study methodology. Data were collected through interviews with unstructured scripts and treated in a qualitative way. The results confirm that the analysis made through the SECI model was considered at the time of innovation among the interviewees, and elements were identified that established the enabling conditions, just as the middle-up-down management was exercised by the regional supervision of the publishereng
dc.contributor.advisor1Toda, Favio Akiyoshi
dc.contributor.advisor1ID00437805719por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2064135511749727por
dc.contributor.referee1Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.referee2Toda, Favio Akiyoshi
dc.contributor.referee3Cavalheiro, Gabriel Marcuzzo do Canto
dc.creator.ID03764314745por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7761131003480889por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesBAHIA, D. S.; SAMPAIO, A.V. Diversificação e especialização produtiva na geração de inovação tecnológica: uma aplicação para os estados brasileiros. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 12, n .3 p. 109-134, jul/set 2015. BARBERO, E. R.; VIEIRA, B. N. Estratégia do Oceano Azul: Relato de Implantação em um Setor em Crise. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 14, n. 4, p. 135-148, 2015. BARNEY, J. B. Firm resources and sustainable competitive advantage. Journal of Management, v. 17, p. 99-120, 1991. BARNEY, J B.; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva. 3.ed. São Paulo, SP: Pearson, 2011. BETIM, M. T.; KOVALESKI, J. L.; GAIA, S. Gestão do conhecimento relacionada à gestão estratégica através das práticas de SECI. Revista Brasileira de Estratégia, v. 3, n. 3, p. 277-288, 2010. CALMANOVICI, C. E. A inovação, a competitividade e a projeção mundial das empresas brasileiras. Revista USP, n.89, São Paulo, mar./maio 2011, ISSN 0103-9989. CARVALHO, F. Gestão do Conhecimento. São Paulo: Editora Pearson. 2012. CAVALCANTI, M.; GOMES, E. · Inteligência Empresarial: Um novo modelo de Gestão para a Nova Economia. Produção, vol. l0, n.2, p.53-64, maio 2001. CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. 6.ed. São Paulo, Pearson, 2007. ______. Open innovation: the new imperative for creating and profiting from technology. Harvard Business School Publishing Corporation, 2003a. ______. The Era of Open Innovation. MIT Sloan Management Review, v. 44, n. 3, p. 35-41, ISSN 15329194, Spring, 2003b. ______. Why companies should have open business models. MIT Sloan Management Review, v. 48, n. 2, p. 22-28, Winter2007. CHESBROUGH, H. W. Innovación abierta. innovar con éxito en el siglo xxi. Reinventar la empresa em la era digital. Open Mind. BBVA, 2015. Disponível em: https://www.bbvaopenmind.com/libro/reinventar-la-empresa-en-la-era-digital. Acesso em 11/11/2016. CHRISTENSEN, C.M., ANTHONY, S.D., ROTH, E.A. O futuro da inovação: usando as teorias da inovação para prever mudanças no mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. CHRISTENSEN, C. M. O Dilema da Inovação: quando as novas tecnologias levam as empresas ao fracasso. São Paulo: Mbooks Editora, 2011. 137 CHRISTENSEN, C.M., RAYNOR, M. E., MCDONALD, R. What Is Disruptive Inovation. Harvard Business Review, dec. 2015, p. 44-53. CONDE; M. V. F.; ARAÚJO-JORGE, T. C. Modelos e concepções de inovação: a transição de paradigmas, a reforma da C&T brasileira e as concepções de gestores de uma instituição pública de pesquisa em saúde. Ciência & Saúde Coletiva. 8(3):727-741, 2003. CORRÊA, C.M.; D’ARISBO, A.; D’ARRIGO, F.P. Condições Capacitadoras da Criação dop Conhecimento: o Caso de uma Empresa de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha. XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós Graduação, pesquisa e Extensão – Universidade Caxias do Sul – UCS, outubro, 2016. CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3ª Ed. – Porto Alegre: Penso, 2014. CRUZ, A. P. C.; FREZATTI, F.; BIDO, D. S. Estilo de Liderança, Controle Gerencial e Inovação: Papel das Alavancas de Controle. Revista de Administração Contemporânea, v. 19, n. 6, p. 772-794, 2015. DAMANPOUR, F.; WISCHNEVSKY, J. Research on innovation in organizations: Distinguishing innovation generating from innovation-adopting organizations. Journal of Engineering and Technology Management, v. 23, p. 269–291, 2006. DAVENPORT, T.H., PRUSAK, L. Conhecimento empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1998. DA SILVA, R. T., TODA, F. A., SALDANHA, J. A. V. Análise de uma inovação à luz da teoria do conhecimento de Nonaka e Takeuchi. XL Encontro da ANPAD – ENANPAD - Costa do Sauípe/BA, set/2016. DONA; BITTENCOURT; PEREIRA. Inovação e o Caso Pearson Education. Trabalho final do curso de pós-graduação Lato Sensu MBA Gestão Empresarial. FIA – USP, 85p., São Paulo, 2009. EISENHARDT, K. M.; MARTIN, J. A. Dynamic capability: What are they? Strategic Management Journal, 21: 1105–1121, 2000. GALHANONE, R. F.; DECOSTER, S. R. A. Posicionamento da marca-país Brasil: uma proposta de estratégia do oceano azul. INTERNEXT – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 120-142, jan./jun. 2007. GOMES, G.; MACHADO, D. D. P.; GIOTTO, O. T. Análise do conteúdo dos artigos de inovação publicados nos anais do ALTEC, SIMPOI e EnANPAD (2003-2007). In: Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 12, 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: SIMPOI, 2009 HELFAT, C. E.; LIEBERMAN, M. B. The birth of capabilities: Market entry and the importance of pre-history. Industry and Corporate Change. Vol 11, n. 4, pp. 725-760, 2002. HOLANDA, L.M.C; SILVA, R.J.A.; ROSAS I.A.; CÂNDIDO, G. A. A relação entre modelos de gerência e as práticas da gestão do conhecimento: um estudo exploratório na indústria de calçados de Campina Grande – PB. XII SIMPEP – Simpósio de Engenharia de Produção – Bauru/SP, nov/2005. 138 JOHNSON-LAIRD, P. N. Mental models and deduction. Trends in Cognitive Sciences, vol.5 No.10, p. 434-442, october, 2001. KIM, C.; MAUBORGNE, R. Value Innovation: The Strategic Logic of High Growth. Harvard Business Review, july–august, 2004. Disponível em https://hbr.org/2004/07/value-innovation-the-strategic-logic-of-high-growth ______. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2005. KOR, Y. Y.; MAHONEY, J. T. Edith Penrose’s (1959) Contributions to the Resource-based View of Strategic Management. Journal of Management Studies 41:1 January 2004 KROGH, G.V.; ICHIJO, K. E NONAKA, I. Facilitando a criação do conhecimento: reinventando a empresa com o poder da inovação contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2001. KUHN, T. – A Estrutura das Revoluções Científicas. Ed. Perspectiva, 1962. KYLÄHEIKO, K.; SANDSTRÖM, J. Strategic options-based framework for management of dynamic capabilities in manufacturing firms. Journal of Manufacuring Technology Management, v. 18, n. 8, p. 966-984, 2007. LAKSHMI, G., GOPAKUMAR, V. Open Innovation: The Emerging Model of Business Innovation. Deece School Journal, Vol. V, P. 11-22, Issue: 1, March 2013, ISSN: 0972-9003. LAZZAROTTI, F.; DALFOVO M. S.; HOFFMANN, V. E. O quê, como e onde da Inovação: Análise da Produção Científica em Administração sob Perspectiva da Abordagem de Schumpeter. SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 6., 2010, Vitória-ES, ANPAD, 2010. Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/Simp%C3%B3sio/simposio_2010/2010_SIMPOSIO149.pdf LEIFER, R.; O'CONNOR, G. C.; RICE, M. A implementação de inovação radical em empresas maduras. Rev. Adm. Empresa. São Paulo. v. 42, n. 2, p. 17-30, jun. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br.sci-hub.cc/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902002000200016&lng=pt&nrm=iso LIMA, A. A estratégia do oceano azul na empresa nacional. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XI, n. 50, fev 2008. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=2745>. Acesso em: 10 novembro. 2016. MAÇANEIRO, M. B.; CUNHA, J. C. Os modelos technology-push e demand-pull e as estratégias de organizações ambidestras: a doção de inovações tecnológicas por empresas brasileiras. Revista Capital Científico - Guarapuava - PR - v.9 n.1 - jan./jun. 2011. MIGUEL, L. A. P.; TEIXEIRA, M. L. M. Valores Organizacionais e Criação do Conhecimento Organizacional Inovador. RAC, v.13, n. 1, 2009. 139 MINAYO M.C.S., ASSIS S.G., SOUZA E.R. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2016. MINTZBERG, H. Ascenção e Queda do Planejamento Estratégico. São Paulo: Bookman, 2004. MOURA, H. Relações paradigmáticas e sintagmáticas na interpretação de metáforas. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 7, n. 3, p. 417-452, set./dez. 2007. NONAKA, I. The knowledge-creating company. Harvard Business Review, v. 69, p. 96-104, 1991. ______. A Dynamic Theory of Organizational Knowledge Creation. Organization Science, v. 5, n. 1, p. 14-37, 1994. ISSN 10477039. Disponível em: < http://www.jstor.org/stable/2635068. ______. Chishiki-souzou no keiei A Theory of organizational knowledge creation. Toquio: Nihon-Keizai-Shimbunsha (em japonês), 1990b apud NONAKA, I. TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa - Como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de janeiro: Elsevier, 1997. NONAKA, I. TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa - Como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de janeiro: Elsevier, 1997. ______. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre, Bookman, 2008. NONAKA, I.; VON KROGH, G.; VOELPEL, S. Organizational Knowledge Creation Theory: Evolutionary Paths and Future Advances. Organization Studies, v.27, n.8, p.1179- 1208, 2006. ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – OCDE. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3.ed. Brasil: Ministério da Ciência e Tecnologia. Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, 2005. Disponível em: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf. Acesso em: 01 junho 2016. OTLEY, D. Performance management: a framework for management control systems research. Management Accounting Research, 10(4), 363-382, 1999. PENROSE, E. A teoria do crescimento da firma. Campinas: Editora da Unicamp, 2006. POLANYI, M. The Tacit Dimension. Doubleday & Company, Inc. Garden City, New York, 1966. READ, Antony. Determinants of successful organization innovation: A review of current research. Journal of Management Practices, vol. 3 (1), p. 95-119, 2000. RIEG, D. L.; ALVES FILHO, A.G. Esforço Tecnológico e Desempenho Inovador das Empresas do Setor Médico-hospitalar. Gestão & Produção, v.10, n.3, p.293-310, São Carlos, SP, dez. 2003. 140 RODRIGUES, L.C.; SEREIA, V. J.; LOPES, A.C. V.; VIEIRA, S.F.A. Inovação Disruptiva no Ensino Superior. Encontro da ANPAD, 34, 2010, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2010/GCT/2010_GCT1848.pdf. RODRIGUEZ, V.R. Martius. Gestão empresarial: organizações que aprendem. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010. SANTOS, A.B.A.; FAZION, C.B.; MEROE, G.P.S. Inovação: um estudo sobre a evolução do conceito de Schumpeter. Revista PUCSP, v. 5, n 1, 2011. SANTOS, I. C.; NETO, J. A. Gestão do conhecimento em indústria de alta tecnologia. Produção, v. 18, n. 3, p. 569-582, 2008. SCHUMPETER, J. A. (1997). Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. (POSSAS, M. S., Trad.). São Paulo: Nova cultural. (Obra original publicada em 1934). ______. Business Cycles. A Theoretical, Historical and Statistical Analysis of the Capitalist Process. New York Toronto London: McGraw-Hill Book Company, 1939. SCOUDER, W. E. Improving Productivity through Technology Push. Research Technology Management, Vol. 32, N. 2, 1989, pp. 19-31. SENGE, Peter M. A Quinta Disciplina. 4 ed. São Paulo: Best Seller, 1999. STAKE, R. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011. SVEIBY, K.E. A nova riqueza das organizações; gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998. TEECE, D. J. Explicating dynamic capabilities: the nature and microfoundations of (sustainable) enterprise performance. Strategic Management Journal, v. 28, 1319-1350, 2007. TERRA, J. C. C. Gestão do Conhecimento: O Grande Desafio Empresarial. São Paulo: Negócio Editora, 2001. THERIOU, N. G.; AGGELIDIS, V.; THERIOU, G. N. A theoretical framework contrasting the resource-based perspective and the knowledge-based view. European Research Studies, v. 12, n. 3, 2009. THOMAS, E.; BIGNETTI, L.P. Entre a Inovação Aberta e a Inovação Fechada: Estudo de Casos na Indústria Química do Vale do Rio dos Sinos. In: XXXIII Encontro da ANPAD. Anais … São Paulo, 19-23/09/2009. TIDD, J. BESSANT, J. Gestão da Inovação. Porto Alegre: Bookman Editora, 2015, 5ª edição. TJORA, A. H. Writing small discoveries: an exploration of fresh observers’ observations. Qualitative Research, London, v. 6, n. 4, p. 429-451, 2006. 141 UTZIG, M. J. S.; BEUREN, I. M. Relação do uso interativo do sistema de controle gerencial com diferentes modelos de gestão de inovação. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 11, n.4, p.260-286, out./dez. 2014 VERGARA, S. C. Projetos e Relatório de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2013. WANG, C. L.; AHMED, P. K. Dynamic capabilities: A review and research. International. Journal of Management Reviews, Oxford, v. 9, p. 31-51, 2007. WINTER, S. Understanding dynamic capabilities. Strategic Management Journal. v. 24. 991-995, 2003. WEISSENBERGER-EIBL, M.; SCHWENK, J. “Lifeblood knowledge”: dynamic relational capabilities (DRC) and knowledge for firm innovativeness and competitive advantage. Measuring Business Excellence, v. 13, n. 2, p. 7-16, 2009. YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 3ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2005.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13126/2017%20-%20Alessandra%20Gon%c3%a7alves%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15566/2017%20-%20Alessandra%20Gon%c3%a7alves%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21818/2017%20-%20Alessandra%20Gon%c3%a7alves%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28218/2017%20-%20Alessandra%20Gon%c3%a7alves%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34582/2017%20-%20Alessandra%20Gon%c3%a7alves%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40994/2017%20-%20Alessandra%20Gon%c3%a7alves%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47492/2017%20-%20Alessandra%20Gon%c3%a7alves%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53896/2017%20-%20Alessandra%20Gon%c3%a7alves%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3360
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-03-04T16:08:35Z No. of bitstreams: 1 2017 - Alessandra Gonçalves Teixeira.pdf: 6383888 bytes, checksum: dc1080fc84511d9699c50310a71d7812 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T16:08:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Alessandra Gonçalves Teixeira.pdf: 6383888 bytes, checksum: dc1080fc84511d9699c50310a71d7812 (MD5) Previous issue date: 2017-07-11eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Alessandra Gonçalves Teixeira.pdfAlessandra Gonçalves Teixeira6.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.