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dc.contributor.authorBarcelos, Kátia Cirley Pintopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:59Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:59Z-
dc.date.issued2005-12-16
dc.identifier.citationBARCELLOS, Kátia Cirley Pinto. Adoção de estratégias de diferenciação com o auxílio da gestão da qualidade em organizações hospitalares. 2005. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2005.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15153-
dc.description.abstractO mercado, a concorrência, os clientes, a sociedade em geral impõem às organizações, com cada vez maior pressão, a adoção de estratégias competitivas como condição de sobrevivência, ou o aprimoramento destas estratégias, assim como a implementação de abordagens da Gestão da Qualidade. A organização hospitalar, como empresa, embora com suas especificidades, não é diferente. Embora seja baixo o nível de competitividade nesta área, as estratégias são empregadas, no mínimo, no sentido de sobrevivência das mesmas. A pesquisa objetivou verificar a conveniência e a oportunidade das empresas, particularmente as organizações hospitalares, adotarem mais de uma estratégia genérica de Porter e demonstrar como a correta implementação da Gestão da Qualidade acaba por beneficiar a estratégia genérica adotada pela organização, possibilitando, inclusive, aprimorá-la. São colocados os mais avançados conceitos sobre as relações entre a Gestão da Qualidade e a Gestão Estratégica, explicitando os benefícios que as organizações que melhor e mais aprofundadamente implementam a Gestão da Qualidade obtêm e que se evidenciam nas evoluções que suas estratégias genéricas conseguem. A pesquisa foi realizada no Hospital São Vicente de Paulo no município do Rio de Janeiro, no período de julho a outubro de 2005. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, com ênfase descritiva. Para este estudo de caso, a coleta dos dados foi efetuada através de entrevistas individuais em profundidade, utilizando-se um roteiro com questões abertas. Concluiu-se que a Qualidade complementa e refina a estratégia adotada, tornando-a mais caracterizada e depois proporcionando à organização que levou aquela implementação, o mais longe possível, a capacidade de empregar ao mesmo tempo mais de uma ou todas as estratégias genéricas. O trabalho também expõe como a implementação da Gestão da Qualidade torna possível à organização ao mesmo tempo competir com base no preço, na diferenciação e no relacionamento.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgestão estratégicapor
dc.subjectgestão da qualidadepor
dc.subjectgestão hospitalarpor
dc.subjectstrategical managementeng
dc.subjectmanagement of the qualityeng
dc.subjecthospital management.eng
dc.titleAdoção de estratégias de diferenciação com o auxílio da gestão da qualidade em organizações hospitalarespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe market, the competition, the customers, the society in general imposes to the organizations, with each time bigger pressure, the adoption of competitive strategies as survival condition, or the improvement of these strategies, as well as the implementation of boardings of the Management of the Quality. The hospital organization, as company, even so with its peculiarities, is not different. Although he is low the level of competitiveness in this area, the strategies are employees, at the very least, in the direction of survival of the same ones. The research objectified to verify the convenience and the chance of organizations, in special the hospital organizations, more than to adopt a generic strategy of Porter and to demonstrate as the correct implementation of the Management of the Quality finishes for benefiting the generic strategy adopted by the organization, making possible, also, to improve it. The most advanced concepts on the relations between the Management of the Quality are placed and the Strategical Management, showing the benefits that the organizations that better and more completely implement the Management of the Quality get and that if they evidence in the evolutions that its generic strategies obtain. The research was carried through in the Hospital São Vicente de Paulo in the city of Rio de Janeiro, in the period of July the October of 2005. The used methodology boarding was the qualitative one, with descriptive emphasis. For this study of case, the collection of the data was effected through individual interviews in depth, using itself a script with open questions. becoming it was concluded more that the Quality complements and refines the adopted strategy, characterized and later providing to the organization that took that implementation, more far possible, the capacity to use at the same time one or all more than the generic strategies. The work also displays as the implementation of the Management of the Quality becomes possible the organization at the same time to compete the price on the basis of, in the differentiation and the relationship.eng
dc.contributor.advisor1Boas, Ana Alice Vilaspt_BR
dc.contributor.advisor1ID559.274.916-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723288D7por
dc.creator.ID009.479.267-47por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60435/2005%20-%20K%c3%a1tia%20Cirley%20Pinto%20Barcellos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/936
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:19:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2005 - Kátia Cirley Pinto Barcellos.pdf: 264593 bytes, checksum: 51b6bca3ffb78a13a147aa3377239ee4 (MD5) Previous issue date: 2005-12-16eng
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