Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15162
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFigueiredo, Daniele de Mourapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T03:11:04Z-
dc.date.available2023-12-22T03:11:04Z-
dc.date.issued2006-08-28
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Daniele de Moura. Relacionamento com cliente: um estudo sobre as práticas de marketing de relacionamento adotadas pela Petrobras. 2006. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15162-
dc.description.abstractTrabalho de pesquisa que trata o Marketing de Relacionamento como parte fundamental da estratégia competitiva no mercado corporativo construindo sua viabilidade através do uso de ferramentas de tecnologias de informação, tomando como objeto de análise o Canal Cliente, que é o site de comércio eletrônico da maior empresa do país, a Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras. E, conforme a literatura, entre todas as ferramentas tecnológicas, a Internet é o ambiente e o tipo de mídia que melhor proporciona um canal direto de comunicação, em tempo real e conveniente. O estudo de caso procura apresentar o histórico da empresa, a evolução e disseminação da cultura de Marketing de Relacionamento na organização, a ampliação dos serviços no ambiente de Internet, a utilização da ferramenta tecnológica para dar sustentação ao seu modelo e as demais ações de marketing que estão sendo promovidas pela empresa. O resultado da análise mostra como a Petrobras gerencia o relacionamento individual com seus principais clientes, oferecendo conveniência, personalização, flexibilidade, controle e suporte, diminuindo custos operacionais com o corte de processos burocráticos e liberando sua força de vendas para se focar em tarefas que aprofundem e agreguem real valor ao relacionamento.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmarketing de relacionamentopor
dc.subjectclientespor
dc.subjectinternetpor
dc.subjectrelationship marketingeng
dc.subjectclientseng
dc.titleRelacionamento com cliente: um estudo sobre as práticas de marketing de relacionamento adotadas pela Petrobraspor
dc.title.alternativeCustomer relationship: a study about practices of relationship marketing used by Petrobraseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherResearch work that deals with Relationship Marketing as a fundamental part of competitive strategy in the corporate market, considering the effectiveness of the usage of technological information tools for its viability. The study used as its focus is the Canal Cliente, the ecommerce site of the biggest company in Brazil, Petróleo Brasileiro S.A. Petrobras. According to literature, among all technological tools, the Internet is the best ambient and the kind of media that best provides a direct channel in real time and very convenient. The case study shows the history of the company, the evolution and spreading process of the Relationship Marketing culture within the organization, the development of the Internet services, the usage of the technological tools to support its model and the other marketing actions that have been used by the company. The research results shows how Petrobras manages the individual relationship with their main clients, offering convenience, personalization, flexibility, control and support, diminishing operational costs by cutting the bureaucratic processes focusing their sales staff in adding value to the relationship process.eng
dc.contributor.advisor1Nogueira, Heloisa Guimarães Peixotopt_BR
dc.contributor.advisor1ID100.901.507-91por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1465223238145224por
dc.creator.ID071.941.627-25por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60594/2006%20-%20Daniele%20de%20Moura%20Figueiredo.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/978
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:19:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006 - Daniele de Moura Figueiredo.pdf: 679555 bytes, checksum: eac7ca6365b25cee08b5f3fe7ef8b480 (MD5) Previous issue date: 2006-08-28eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006 - Daniele de Moura Figueiredo.pdf682.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.