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dc.contributor.authorMorcerf, Sônia de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T03:11:19Z-
dc.date.available2023-12-22T03:11:19Z-
dc.date.issued2007-07-25
dc.identifier.citationMORCERF, Sônia de Oliveira. Responsabilidade social empresarial: uma nova forma de gestão - o estudo de caso de empresas do setor siderúgico. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15188-
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema de estudo a responsabilidade social empresarial, e mais especificamente, a utilização dos indicadores desta prática, como forma de avaliar a gestão social das empresas. Inicialmente, faz-se a introdução ao assunto, discorrendo sobre o problema a ser investigado e os objetivos a serem alcançados. E, ao longo do documento apresenta-se uma base teórica, sobre a evolução da responsabilidade social corporativa e dos indicadores Ethos de responsabilidade social. A pesquisa empírica, realizada junto às empresas Usiminas e Arcelor, duas grandes representantes do setor siderúrgico brasileiro, objetivou identificar e descrever os indicadores de responsabilidade social adotados pelas empresas e avaliar os benefícios e resultados que a gestão social proporciona ao desempenho organizacional. A metodologia utilizada identifica o estudo multicaso e a abordagem qualitativa. Como fonte de coleta de dados fez-se uso de pesquisa documental e bibliográfica, além do check-list, para levantamento das informações junto às empresas. Os resultados da pesquisa permitiram verificar o conjunto de ações, políticas e valores das organizações, os benefícios gerados para as empresas, o reconhecimento da importância de se praticar ações de responsabilidade social a todos os seus stakeholders, bem como, a necessidade de torná-las públicas e de continuar investindo e aprimorando tais ações. Ao final da dissertação, apresenta-se as conclusões sobre o trabalho realizado e recomendações a futuros estudos e pesquisas.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectresponsabilidade social empresarialpor
dc.subjectgestão estratégicapor
dc.subjectindicadores Ethospor
dc.subjectsocial enterprising responsibilityeng
dc.subjectstrategic managementeng
dc.subjectEthos Guideseng
dc.titleResponsabilidade social empresarial: uma nova forma de gestão - o estudo de caso de empresas do setor siderúgicopor
dc.title.alternativeSocial enterprising responsibility: a new way of management - the case study of steel companieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe aim of this paper is to study the social enterprising responsibility and more specifically, the use of that performance guides as a way to evaluate the companies social management. First, there is the introduction of the matter, running over the problem which needs inspection and the purposes to be reached. Then, a theoretical basis is showed through the document, about the evolution of social corporative responsibility and of the Ethos guides of social responsibility. The empirical research done at Usiminas and Arcelor Companies, two great representatives of the Brazilian steel segment, tried to identify and describe the social responsibility guides which were addopted by the companies as to evaluate the benefits and the results provided by the social management to the organizational performance. The methodology applied at the work identifies the multicase study and the qualitative approach. The bibliographical and documental research was used as the source, as well as the check-list, in order to get information by the companies. The results of the research made possible to check the group of action, politics and values of the organizations, the benefits got by the companies and the recognition of the importance in practicing social responsible action to all the stakeholders, as well as the necessity of putting them about and to keep improving such action. Finally, there are the conclusions about the work and the advices about future studies and researches.eng
dc.contributor.advisor1Melo, Francisco Paulo dept_BR
dc.contributor.advisor1ID073.718.027-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792947H1por
dc.creator.ID889.757.977-91por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5221644536191311por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60596/2007%20-%20S%c3%b4nia%20de%20Oliveira%20Morcerf.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/976
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:19:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007 - Sônia de Oliveira Morcerf.pdf: 897111 bytes, checksum: 8f2c374ccfb074bb2a882c256362419a (MD5) Previous issue date: 2007-07-25eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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