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dc.contributor.authorLauria, Rodrigo Linharespt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T03:11:33Z-
dc.date.available2023-12-22T03:11:33Z-
dc.date.issued2009-07-06
dc.identifier.citationLAURIA, Rodrigo Linhares. Competências necessárias à implantação dos grupos semi-autônomos: um estudo de caso dos hiatos em relação à etodologia de Implantação de uma multinacional francesa. 2009. 86 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15210-
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, realizada numa filial brasileira de uma empresa multinacional francesa, que objetiva analisar como a metodologia grupos semiautônomos está em termos de gestão. Como o aumento da responsabilização pela utilização destes grupos semi-autônomos é uma prática reconhecida de melhoria da competitividade das empresas, visualizou-se a necessidade de identificar quais aspectos ligados à metodologia de implantação, escolhida pela multinacional, apresentavam aspectos positivos e deficiências na ótica dos funcionários objeto de sua ação. A metodologia utilizada é um estudo de caso, onde na coleta de dados utilizou-se um questionário e observações do cotidiano da empresa. O universo escolhido é a parte operacional da multinacional, pois são os maiores implicados na implementação dos grupos semi-autônomos. A amostra escolhida é referente a um setor específico de produção do departamento de montagem, por este ser considerado representativo do universo em análise. O referencial teórico, a partir do qual foi elaborado o questionário, levantou as habilidades/conhecimentos necessárias à implementação de grupos semi-autônomos, assim como, as três dimensões da competência idealizadas por Le Boterf, gerando trinta e seis perguntas, sendo duas para cada relação entre habilidades/conhecimentos e dimensões da competência. A conclusão das análises dos resultados dos questionários a luz das teorias levantadas, do manual de implantação da multinacional e das observações realizadas neste setor em questão, identificaram cinco vias de progresso para que seja possível desenvolver as competências necessárias aos grupos semi-autônomos desta multinacional. As quais são: formação e sensibilização da chefia, evolução do sistema de avaliação, implantação completa dos representantes, formação/ treinamento nas outras competências necessárias ao GSA e formalização de reuniões mensais das equipes.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgrupos semi-autônomospor
dc.subjectempowermentpor
dc.subjectcompetênciapor
dc.subjecttrabalho em equipepor
dc.subjectsemi-autonomous groupseng
dc.subjectempowermenteng
dc.subjectabilityeng
dc.subjectteam workeng
dc.titleCompetências necessárias à implantação dos grupos semi-autônomos: um estudo de caso dos hiatos em relação à etodologia de Implantação de uma multinacional francesapor
dc.title.alternativeNecessary abilities to the semi-autonomous groups implantation: a case study of the gaps in relation to a french multinacional methodology implantationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIt is a descriptive qualitative research, accomplished in a Brazilian branch of a French multinational company, that it aims at to analyze how the semi-autonomous groups methodology works in a management point of view. As the increasing empowerment by the use of these semi-autonomous groups is a recognized practice of improving competitiveness in the companies, it was necessary to identify which aspects related to the implantation methodology, chosen by the multinational, presented positive aspects and deficiencies in the employees optics. The used methodology is a case study, where in the data collection was used a questionnaire and daily observations of the company. The chosen universe is the operational department of the multinational, due to its largest implication in the implementation of the semi-autonomous groups. The chosen sample refers to a specific section of the assembly department, because it was considered representative in the analysis universe. The associate theory, from which the questionnaire was elaborated, found the necessary abilities/knowledge to the implementation of semi-autonomous groups, as well as the three competence dimensions idealized for Le Boterf, generating thirty six questions, being two for each relationship abilities/knowledge - competence dimensions between abilities/knowledge and competence dimensions. The conclusion of the questionnaires results analyses basing on the lifted up theories, the implantation manual of the multinational and the section observations, identified five roads of progress so that it is possible to develop the necessary competences to the semi-autonomous groups of this multinational. Which are: leadership formation and sensitization, development of the evaluation system, complete implantation of the spokes, formation / training in the other necessary competences to GSA and implantation of monthly team meetings.eng
dc.contributor.advisor1Fandiño, Antonio Martinezpt_BR
dc.contributor.advisor1ID601.289.767-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5027644833562476por
dc.creator.ID042.790.227-47por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4001262323489703por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/1030
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:19:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Rodrigo Linhares Lauria.pdf: 1096290 bytes, checksum: cd2e531f6c6a91f9e7e441cc348ef596 (MD5) Previous issue date: 2009-07-06eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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