Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15213
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSanto, Clayton do Espíritopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T03:11:35Z-
dc.date.available2023-12-22T03:11:35Z-
dc.date.issued2007-06-29
dc.identifier.citationSANTO, Clayton do Espírito. Internacionalização e marcas próprias no setor supermercadista brasileiro: um estudo de caso do grupo CBD/Pão de Açúcar. 2007. 69 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios). Instituo de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, 2007.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15213-
dc.description.abstractO objetivo geral nesta dissertação consiste em analisar o Investimento Direto Estrangeiro nas redes supermercadistas no Brasil, enfatizando os produtos de marca própria como estratégia de diferenciação frente à concorrência. Nos últimos anos o setor varejista vem crescendo de forma acentuada, impulsionado principalmente pelas estratégias de crescimento adotadas pelas grandes redes supermercadistas. Além de investir em tecnologia, expansão de lojas e crescimento interno, as grandes redes seguem investindo de forma significativa nos produtos de Marca Própria (MP). Neste segmento de produtos a líder de mercado Companhia Brasileira de Distribuição/ Pão de Açúcar segue lançando novos itens de comercialização e já possui atualmente mais de 14 mil itens lançados. Para verificar qual a percepção dos consumidores em relação aos produtos de MP e quais os fatores determinantes na escolha do local de compra, foi realizada uma pesquisa na cidade de Volta Redonda com 187 clientes do Sendas, supermercado que pertence a CBD/Pão de Açúcar desde 2003. Conclui-se que existem duas estratégias distintas no posicionamento dos produtos de MP, os supermercados podem oferecer o produto como estratégia de fidelização de clientes, tendo em vista que os principais consumidores destes produtos são pessoas pertencentes às classes A e B, ou podem criar estratégias de divulgação para aumentar o número de consumidores dispostos a adquirir estes produtos, pois as classes mais baixas ainda os vêem com desconfiança.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinvestimento direto estrangeiropor
dc.subjectmarcas própriaspor
dc.subjectcompanhia brasileira de distribuiçãopor
dc.subjectdirect foreign investmenteng
dc.subjectproper markeng
dc.titleInternacionalização e marcas próprias no setor supermercadista brasileiro: um estudo de caso do grupo CBD/Pão de Açúcarpor
dc.title.alternativeInternationalization and proper mark in brazilians supermakets: case group CBD/Pão de Açúcareng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe general objective in this dissertation consists of analyzing the Foreign Direct Investment in the hypermarket chain in Brazil, emphasizing the products of proper mark as differentiation strategy front to the competition. Recently the retail sector comes growing of accented form, stimulated mainly for the strategies of growth adopted by the great hypermarket chain. Beyond investing in technology, expansion of store and internal growth, the great nets follow investing of significant form in the products of Proper Mark (MP). In this segment of products the leader of market CBD/Pão de Açúcar follows launching new itens of launched currently commercialization and already it possesses more than 14 thousand itens. To verify which the perception of the consumers in relation to the products of MP and which the determinative factors in the choice of the purchase place, a research was accomplished in Volta Redonda city with 187 customers of the Sendas, supermarket that belongs the CBD/Pão de Açúcar since 2003. It could be concluded there are two distinct strategies in the positioning of the MP products, it can be offered the product as strategy of customer loyalty, in view of that the main consumers of these products are pertaining people to the social class A and B, or can be grow up popularization strategies to increase the willing number of consumers to acquire these products, because the lowest social class still see them with distrust.eng
dc.contributor.advisor1Guedes, Cezar Augusto Mirandapt_BR
dc.contributor.advisor1ID401.210.037-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799444A6por
dc.creator.ID007.596.157-13por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7177778188108558por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4534/2007%20-%20Clayton%20do%20Espirito%20Santo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19157/2007%20-%20Clayton%20do%20Espirito%20Santo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25499/2007%20-%20Clayton%20do%20Espirito%20Santo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/31871/2007%20-%20Clayton%20do%20Espirito%20Santo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38270/2007%20-%20Clayton%20do%20Espirito%20Santo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44656/2007%20-%20Clayton%20do%20Espirito%20Santo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51048/2007%20-%20Clayton%20do%20Espirito%20Santo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57528/2007%20-%20Clayton%20do%20Espirito%20Santo.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/1016
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:19:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007 - Clayton do Espirito Santo.pdf: 584120 bytes, checksum: 561e1209173d3bb2ed8d913921d12c58 (MD5) Previous issue date: 2007-06-29eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007 - Clayton do Espirito Santo.pdf570.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.