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dc.contributor.authorLima, Sandra Maria Peron de Lima
dc.date.accessioned2023-12-22T03:11:55Z-
dc.date.available2023-12-22T03:11:55Z-
dc.date.issued2011-02-25
dc.identifier.citationLIMA, Sandra Maria Peron de Lima. Aprendizagem e desenvolvimento de competências do gestor público em uma Instituição Federal de Ensino Superior - IFES. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15240-
dc.description.abstractEste estudo qualitativo foi realizado em uma instituição federal de ensino superior, localizada no município de Seropédica – RJ. O objetivo foi descrever processos de aprendizagem das competências gerenciais do gestor público que atua nas áreas de gestão de pessoas, gestão financeira/contábil e gestão acadêmica de uma instituição federal de ensino, em sua prática cotidiana. A fim de se alcançar o objetivo da pesquisa estabeleceram-se cinco objetivos secundários que foram: a)descrever como ocorre o processo de aprendizagem no contexto da organização pública; b)levantar como os gestores aprenderam a gerenciar na prática; c)identificar o papel da aprendizagem coletiva no desenvolvimento das competências gerenciais; d)levantar do ponto de vista dos gestores quais as competências necessárias para agir; e e)propor medidas para ativar e sistematizar o desenvolvimento de competências gerenciais desenvolvidas por meio da aprendizagem coletiva. Utilizou-se para levantamento dos dados junto a vinte e dois gestores, o método de entrevista semiaberta com observação de campo. A análise dos dados foi realizada por meio de interpretação hermenêutica. Os resultados empíricos permitem concluir que o processo de construção das competências gerenciais dos gestores públicos ocorre por meio de: a) aprendizagem individual via estudo formal, busca pessoal e leitura; b) aprendizagem coletiva via interação com as pessoas na prática cotidiana do trabalho e também em fóruns, encontros e reuniões; c) aprendizagem experiencial via experiência profissional e de vida; d) aprendizagem em comunidade de prática via fórum informal de discussão; e ainda e) aprendizagem vicária. As competências gerenciais desenvolvidas por meio desses processos de aprendizagem individual constituem-se de competências pessoais, interpessoais e competências para ação. Esta última foi desenvolvida por meio da solução de problemas e desafios do dia-a-dia, onde gestores aprenderam a negociar e usar criatividade. A fim de ativar o desenvolvimento das competências gerenciais por meio de aprendizagem, recomendam-se melhorias na estrutura organizacional para incentivar a aprendizagem individual e coletiva no trabalho cotidiano, gestão de processos administrativos, dimensionamento da mão-de-obra, estabelecimento de normas e procedimentos de distribuição de atividades para minimizar a sobrecarga de trabalho apontada pelos gestores e aprimorar o processo de decisão gerencial. Além disso, recomenda-se também elaborar programa de qualidade de vida, programa de formação gerencial, oficinas de estudo coletivo, encontros e reuniões para partilhar/trocar experiências e ainda tomar medidas para minimizar o efeito do estresse sobre os gestores que por força da responsabilidade assumida tornam-se repositórios do estresse de suas equipes. Sugere-se para futura pesquisa identificar a contribuição da formação em administração e em ciências contábeis para preparar gestores públicos; replicar a pesquisa com outro grupo de gestores com atenção a sua base política; identificar como a experiência de gestão no setor privado contribui para a prática de gestão pública; estudar a formação de comunidade de prática de gestores públicos, e como as frustrações e dificuldades contribuem para com a sua aprendizagem.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectManagerial learning, manager public, collective learning, managerial competence, interpretive hermeneutic, qualitative research in administration, people‟s manage, federal institution of higher educationeng
dc.subjectaprendizagem gerencial, gestor público, aprendizagem coletiva, competências gerenciais, interpretação hermenêutica, pesquisa qualitativa em administração, gestão de pessoas, instituições federais de ensino superior.por
dc.titleAprendizagem e desenvolvimento de competências do gestor público em uma Instituição Federal de Ensino Superior - IFESpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis qualitative study conducted in a federal institution of higher education, located in the city of Seropédica – RJ aimed at describing public managers learning processes for developing their managerial skills. These managers work at personnel management, financial/accounting management and academic management areas of a federal higher education institution and research focused managers‟ daily practice. To achieve its final goal, five intermediate objectives where accomplished: to assess how the learning process occurs in the context of public organization, to depict how managers learned to manage in daily practice basis, to identify the function the collective learning for development of managerial skills, to asses manager's point of view on the skills they needed for managing, and to propose recommendations for enabling managerial competencies development through collective learning at this Institution. Field data was collected through semi-structured interviews and participant observation. Collected data was analyzed through an interpretive hermeneutic process. Research results suggest that: managerial competencies development occurs by way of: a) individual learning, through formal studies, personal search, reading; b) collective learning through interaction with people in everyday practices of the work, in forums, meetings; c) experiential learning by way of life and professional experience; d) community of practice learning through informal discussion forums; and f) vicarious learning. Managerial skills developed through these learning processes are related to: managers' personal and interpersonal competence, professional competence and their competence for action. The latter were developed through problem solving and day-to-day challenges where managers have learned to negotiate using creativity. Thus, in order of activate the development of managerial competencies it is recommended: to improve organizational structure in order to propitiate collective learning; to improve administrative processes; manpower dimensioning; formulating new standards and procedures setting to optimizing workload distribution and to improve managerial decision-making. It is also recommended a quality of life program implementation, managerial training program implementation, workshops, meetings and formulating daily practices to minimize stress effects on managers who become handlers of organizational toxins. It is suggested to further research on administration and accounting sciences undergraduate courses contribution for public management; to replicate this research with a different group focusing on its political base; to examine how managers‟ past experience in private enterprises contributes to their public management practice and vocation; to enhance study on managers' community of practice formation; and as the frustrations and difficulties contribute to learningpor
dc.contributor.advisor1Villardi, Beatriz Quiroz
dc.contributor.advisor1ID672.690.957.87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917por
dc.creator.ID312.659.282-15por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4049804494465294por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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