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dc.contributor.authorFerreira, Marcos
dc.date.accessioned2023-12-22T03:11:59Z-
dc.date.available2023-12-22T03:11:59Z-
dc.date.issued2011-02-25
dc.identifier.citationFERREIRA, Marcos. O processo de aprendizagem das competências gerenciais em uma empresa pública de pesquisa. 2011. 195 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15244-
dc.description.abstractEstudos na área de gestão pública permitem-nos vislumbrar seu distanciamento cada vez mais crescente das práticas que se alicerçam na centralização de decisões, hierarquia traduzida no princípio de unidade de comando, estrutura piramidal de poder, rotinas rígidas e controle vertical dos processos administrativos. Atualmente a Administração Pública pode aprender com a gestão das empresas privadas onde conceitos como flexibilidade, qualidade, competência, inovação e mudança permeiam um contexto em que se exige qualificação do trabalhador para responder às novas demandas da sociedade. Esta por meio das tecnologias de informação e comunicação aproxima-se mais do Estado, cobrando e exigindo a prestação de serviços com qualidade e eficiência. Esse novo panorama estatal que ora se apresenta implica na necessidade de adaptação do serviço público no sentido de promover mudanças organizacionais e implementar novos métodos de trabalho como preconiza o Programa Gespublica. A adoção de um modelo gerencial para a administração governamental se justifica pelos desafios enfrentados pelos gestores das empresas privadas são agora vividos pelos gestores das organizações públicas. E nesse sentido, o gestor público contemporâneo deverá ser capaz de prover o atendimento das peculiaridades de cada ambiente organizacional por meio da aprendizagem e pelo desenvolvimento de suas competências gerenciais que lhe permitam atingir/superar os desempenhos configurados na missão da organização. O presente trabalho se justifica, face à necessidade de se investigar como os supervisores aprendem e desenvolvem competência para gerenciar em uma empresa pública de pesquisa e desenvolvimento que se insere no cenário contemporâneo descrito. Objetivouse identificar na prática, processos de desenvolvimento de competências gerenciais alcançados por meio de aprendizagem individual e coletiva. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-empírica com abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados empíricos utilizou-se a entrevista com roteiro junto a dez supervisores. Depois de transcritas as entrevistas foram hermeneuticamente analisadas. Assim, emergiram sete categorias de análise: a) o contexto da gestão pública: motivação para ingresso na organização; b) o processo de seleção para a função gerencial; c) construção da visão e do processo de aprendizagem da função gerencial; d) aprendendo e desenvolvendo habilidades técnicas e competências gerenciais; e) episódios vividos pelos gestores no contexto da atuação gerencial; f) as dificuldades diárias e o contexto da gestão pública; g) o gestor, sua equipe e os processos de trabalho. Os resultados indicam um aprendizado de competência gerencial por meio de formação e experiência baseado nos modelos de aprendizagem single loop, double loop e aprendizagem vivencial. As competências gerenciais são aprendidas em um contexto de enfrentamento dos desafios e dificuldades, envolvendo também frustrações e satisfação dos indivíduos. Os depoimentos de campo permitiram compreender que os desafios da atividade gerencial são metaforicamente comparados ao castigo imposto a Sísifo e que a visão do gestor de sua própria atividade abrange responsabilidade, burocracia, gestão de conflitos e a dificuldade de ser gestor ao mesmo tempo em que tem de atuar como um especialista de sua áreapor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpublic managementeng
dc.subjectresearch and development firmeng
dc.subjectmanagerial competencieseng
dc.subjectindividual and collective learningeng
dc.subjecttraining and managerial developmenteng
dc.subjectexperiencial learning.eng
dc.subjectgestão públicapor
dc.subjectempresa de pesquisa e desenvolvimentopor
dc.subjectcompetências gerenciaispor
dc.subjectaprendizagem individual e coletivapor
dc.subjectcapacitação e desenvolvimento gerencialpor
dc.subjectaprendizagem vivencialpor
dc.titleO processo de aprendizagem das competências gerenciais em uma empresa pública de pesquisapor
dc.title.alternativeManagerial competency learning process within a public research company.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherPublic management studies point out an ever-increasing inadequacy of public administration practice based on decision centralization, hierarchy and unity of command principles, pyramidal power structure, rigid routines and vertical processes control, Inadequacy probably caused by society’s changing exigencies which are closer and faster expressed by means of information and communication technologies for demanding more efficient and quality public services. On the other hand, flexibility, quality, competency, innovation and change concepts support private sector management practice. Thus, public administration firms would benefit learning from private management practice in order to attend society’s demands for more efficient and quality public service. New public sector circumstances requires public service management adaptation to stimulate organizational change and to implement new management methods as recommended by a Brazilian public administration program called GesPublica. A managerial model for public administration is justified to overcome challenges that managers experience at public organizations nowadays, similar to the ones posed to the private ones. Contemporary public manager would answer organizational environment changes through learning and developing managerial competencies in order to accomplish the organization’s Mission. So, a scientific research to examine how supervisors individually and collectively learn and develop managerial competencies at a public research and development public firm was designed. Supervisors’ actual practice was focused in this qualitative empirical research. Field data was collected through semi-structured personal interviewing with ten supervisors. Transcripted interview texts were hermeneutically analyzed to understand learning and developing managerial competencies process phenomenon. In this way seven categories emerged: a) public management context: motivation for joining the firm b) managers selection process c) building managerial competency learning process d) developing technical skills and managerial competencies; e) managers’ experienced episodes f) daily difficulties in public management context and g) manager staff working processes. Results suggest that managerial competency is developed through formal capacitation and also by means of single loop, double loop as well as experiential learning processes. Managerial competencies are developed in the midst of a challenging and difficult context were individuals also get frustrated and obtain work satisfaction. Field data showed that managerial activities resemble Sisifo´s punishment metaphor and that self-managers vision about their own work embraces responsibility, burocracy, conflict management and having to act simultaneously as a technician while managing their area.eng
dc.contributor.advisor1Villardi, Beatriz Quiroz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917por
dc.contributor.referee1Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.referee2Ruas, Roberto Lima
dc.creator.ID8794259704por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9723448246360453por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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