Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15245
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Raphael Rossi
dc.date.accessioned2023-12-22T03:12:00Z-
dc.date.available2023-12-22T03:12:00Z-
dc.date.issued2011-02-17
dc.identifier.citationRODRIGUES, Raphael Rossi. Serviço ao cliente: uma avaliação do nível de serviço logístico oferecido por uma empresa de bens de consumo. 2011. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15245-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada em uma empresa multinacional que atua no setor de bens de consumo não duráveis no contexto internacional através do licenciamento de suas marcas. As empresas que possuem o direito de produzir e distribuir os produtos licenciados são denominados fabricantes. O objetivo desta pesquisa foi mensurar em 13 fabricantes o nível de desenvolvimento das atividades de Customer Service logístico para clientes-chave, para isso foi desenvolvida uma ferramenta de diagnóstico com base na literatura disponível sobre o tema. Esta ferramenta de diagnóstico foi utilizada em três rodadas de avaliação com o objetivo de verificar a evolução do nível de maturidade das atividades de Customer Service Logístico nos fabricantes. Também foi identificada e comentada uma série de atividades de Customer Service logístico com base em uma visita realizada em uma multinacional do setor de alimentos considerada benchmarking nestas atividades. Os resultados do diagnóstico mostram que houve uma evolução do nível de maturidade das atividades de Customer Service logístico ao longo do tempo, entretanto esta evolução não foi uniforme, o que resultou em uma maior variância quando comparamos os níveis de desenvolvimento de todos os fabricantes na primeira avaliação com os níveis obtidos na terceira e última avaliação.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectKey Accountseng
dc.subjectLogísticapor
dc.subjectServiço ao clientepor
dc.subjectLogisticspor
dc.subjectCustomer Servicepor
dc.subjectKey Accountspor
dc.titleServiço ao cliente: uma avaliação do nível de serviço logístico oferecido por uma empresa de bens de consumopor
dc.title.alternativeCustomer Service: an assessment of the level of logistics services offered to key customers in a consumer goods companyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis survey was conducted in a multinational company that operates in the sector of nondurable consumer goods in the international context through the licensing of its brands. Companies that have the right to produce and distribute licensed products are named bottlers. The aim of this study was to measure 13 bottlers in the level of development of logistics Customer Service activities for Key Accounts clients, for it was developed a diagnostic tool based on the available literature on the subject. This diagnostic tool was used in three rounds of assessment in order to check the evolution of the bottlers maturity level of logistics Customer Service activities. They also identified and discussed a series of logistic activities of Customer Service based on a visit in a multinational food industry considered benchmarking in these activities. The diagnostic results show that there was an evolution of the maturity level of logistics Customer Service activities over time, however this trend was not uniform, resulting in a higher variance when comparing the levels of development of all bottlers in the first assessment with the levels obtained in the third and final evaluation.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0247628533800844por
dc.contributor.referee1Costa, Stella Regina Reis da
dc.contributor.referee2Peixoto, José Antonio Assunção
dc.creator.ID1023741752por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.references8. Referências bibliográficas AAKER, D. A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Pesquisa de Marketing, 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2004. AROZO, R.. Implicações Comerciais no Processo de Previsão de Vendas: a questão meta versus previsão e a importância da participação da força de vendas. Artigos COPPEAD 2001. AROZO, R.. Sales and Operations Planning – uma maneira simples de obter ganhos com a integração interna. Artigos COPPEAD 2006. BALLOU, Ronald H., Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística; trad. Elias Pereira. – 4. ed. – Porto Alegre: Bookman, 2001. BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/Logística empresarial. 5ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. BALLOU, R. The evolution and future of logistics and supply chain management. Produção, v.16, n.3, 2006, p. 375- 386. BITTAR, R.; LIMA, P.; BARROS, J.; DUQUE, L. O efeito chicote: principais causas e conseqüências na gestão da cadeia de suprimentos. In: SIMPOSIO DE EXCELENCIA EM GESTAO E TECNOLOGIA, 2, 2005. Anais... Resende: AEDB, 2005. BOWERSOX, D.; CLOSS, D. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001. ________; ________; STANK, T. Ten mega-trends that will revolutionize supply chain logistics, Journal of Business Logistics, v. 21, n. 2, 2000, p. 1-16. BRONZO, M. Relacionamentos colaborativos em redes de suprimentos. Revista de Administração de Empresas, v. 44, Edição Especial Minas Gerais, 2004, p. 61-73. CAMPOS, H.; CSILLAG, J.; SAMPAIO, M. Uma proposta de integração na cadeia de suprimento da indústria farmacêutica. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO FEA/USP, 5, 2001. Anais... São Paulo: FEA/USP, 2001. CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Pioneira, 1997. COUNCIL OF LOGISTICS MANAGEMENT GLOSSARY, 2010. DEJONCKHEERE, J.; DISNEY, S.; LAMBRECHT, M.; TOWILL, D. The impact of information enrichment on the bullwhip effect in supply chains: A control engineering perspective. European Journal of Operation Research, v. 153, n. 3, 2004, p. 727-750. EDEN, C.; HUXHAM, C. Pesquisa-ação no estudo das organizações. In: CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD, W. R. (Orgs.) Handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo: Atlas, 2001. v2. p.93-117. ELLRAM, L. The use of the case study method in logistics research. Journal of Business Logistics, v. 17, n. 2, 1996, p. 96-138. FARIAS, O.; AKABANE, G.; NOGUEIRA NETO, M. A inovação tecnológica no planejamento estratégico da cadeia de suprimentos: o caso da cadeia sucroalcooleira. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29, 2005. Anais... Brasília: Anpad, 2005. FLEURY, P. Supply chain management: conceitos, oportunidades e desafios da implementação. Tecnologística, ano IV, n. 39, fev. 1999. 94 FLEURY, P.; WANKE, P.; FIGUEIREDO, K. (Orgs.). Logística empresarial: a perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas, 2000. FLORIO, Alexandre de Macedo. O Impacto de Decisões da Indústria sobre Indicadores de Desempenho no Varejo à Luz de Diferentes Configurações do Tempo de Resposta: Um Estudo de Simulação. Orientador: Peter Wanke. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPEAD, Setembro de 2007. Dissertação. FORRESTER, Jay W. Industrial Dynamics. Cambridge, MA: MIT Press, 1961 FUJITA, M.; THISSE, J. Globalization and the evolution of the supply chain: who gains and who loses? International Economic Review, v. 47, n. 3, August 2006, p. 811-836. FURTADO, P.; CARVALHO, M. Compartilhamento da informação como elemento de coordenação da cadeia de suprimento. Gestão & Produção, v. 12, n.1, 2005, p. 39-53. GAITHER, G. FRAZIER, G. Administração da produção e operações. 8. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. GIBSON, B.; MENTZER, J.; COOK, R. Supply chain management: the pursuit of a consensus definition. Journal of Business Logistics, v. 26, n. 2, 2005, p. 17-25. GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª ed. – 7ª reimpressão. São Paulo: Atlas, 2006. GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELO, R.; SILVA, A. B. Pesquisa Qualitativa nas Organizações - Paradigmas Estratégias e Métodos. São Paulo: Saraiva, 2006. GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, Mar/Abr 1995: p. 57-63. GUSTAFSSON A. Retail requirements on logistic service. In: Anais do EurOMA and POMS joint international Conference, 2003. HARLAND, C. M. Supply Chain Management: Relationships, Chains and Networks. British Journal of Management, Vol. 7 Special Issue, S63-S80, 1996. HOEKSTRA, Sjoerd; ROMME, Jac. Integrated logistics structures: developing customer oriented goods flow. London, McGraw-Hill, 1992. JULIANELLI, L.. Comparação entre as abordagens Top-Down e Bottom-Up para Previsão de Vendas. Artigos COPPEAD 2004. JULIANELLI, L.. Problemas de julgamento e tomada de decisão no atendimento da demanda. Artigos COPPEAD 2007. JULIANELLI, L.. Motivadores para implementação de iniciativas de colaboração no processo de planejamento de demanda. Tecnologística, ano XI, n. 124, mar. 2006. LALONDE, B.J. & ZINSZER, P.H. (1976) - Customer service: meaning and measurement. Chicago: National Council of Physical Distribution Management. LAMBERT, Douglas M.; COOPER, Martha C.; PAGH, Janus. Supply chain management: implementation issues and research opportunities. International Journal of Logistics Management, vol. 9, no. 2, 1998 LEE, H.L, P. PADMANABHAN, AND S. WHANG, "Information Distortion in a Supply Chain: The Bullwhip Effect," Management Science 1997 95 LEE, Hau L.; PADMANABHAN, V.; WHANG, Seungjin. Information distortion in a supply chain: the bullwhip effect. Management Science, vol. 50, no. 12, 2004 MALHOTRA, N. K. Introdução à Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. MASON-JONES, Rachel; TOWILL, Denis R. Information enrichment: designing the supply chain for competitive advantage. Journal of Supply Chain Management, vol. 2, no. 4, 1997. MENTZER, John T. et al. Defining Supply Chain Management. Journal of Business Logistics. Vol. 22, No 2, 2001. MIGUEL, P. Estudo de caso na Engenharia de Produção: estruturação e recomendações para sua condução. Produção, v. 17, n. 1, jan.-abr. 2007, p. 216-229. NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Cadernos de Pesquisas em Administração, v. 1, n. 3, Jul/Dez 1996: 01-05. OUYANG, Y. The effect of information sharing on supply chain stability and the bullwhip effect. European Journal of Operation Research, v. 182, n.3, 2007, p.1107-1121. PATTON, M. Qualitative evaluation and research methods. 3. ed. Thousand Oaks: Sage, 2002. PEIXOTO, E.; PINTO, L. Gerenciamento de estoques via previsão de vendas agregadas utilizando simulação. Produção, v. 16, n. 3, set.-dez. 2006, p. 569-581. PITASSI, C.; BARROS, M. Tecnologia e gestão estratégica: o caso da Vale Logística. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29, 2005. Anais... Brasília: Anpad, 2005. RIBEIRO, A.. O CPFR como Mecanismo de Integração da Cadeia de Suprimentos: Experiências de Implementação no Brasil e no Mundo. Artigos COPPEAD 2004. ROESCH, S. M. A. Projetos de estágios e de pesquisa em administração: guias de estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudo de casos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999. SALZANO, W. Customer Service nas Atividades Logísticas. São Paulo: IMAM, 2008. SAMPIERI, R.; COLLADO, C.; LUCIO, P. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. SLACK, N. Vantagem competitiva em manufatura: atingindo competitividade nas operações industriais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. ________; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. SIMCHI-LEVI, David; KAMINSKY, Philip; SIMCHI-LEVI, David. Cadeia de suprimentos: projeto e gestão: conceitos, estratégias e estudos de caso. Porto Alegre: Bookman, 2003 SOARES, H.; PEREIRA, N. Da gestão de demanda ao planejamento de operações: uma revisão da literatura. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 26, 2006. Anais... Fortaleza: ABEPRO, 2006. STANK, T.; DAVIS, B.; FUGATE, B. A strategic framework for supply chain oriented logistics. Journal of Business Logistics, v. 26, n.2, 2005, p. 27-45. STOCK, J.; LAMBERT, D. Strategic logistics management. 3. ed. Boston: McGraw-Hill, 1993. STOCK, J.; LAMBERT, D. Strategic logistics management. 4. ed. Boston: McGraw-Hill, 2000. THIOLLENT, M. Pesquisa-Ação nas Organizações . São Paulo: Atlas, 1997. VALENTIM, A.; NOGUEIRA, H.; PINTO Jr., D. Pesquisa sobre a integração da logística com o marketing em empresas de grande porte. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 3, 2006. Anais... Resende: AEDB, 2006. VERGARA, S. Métodos de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2005. ________. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007. VILLALOBOS, J. Marketing logístico. Cuadernos de Estudios Empresariales, n. 14, 2004, p. 63-86. WARBURTON, R. An analytical investigation of the bullwhip effect. Production and Operations Management, v. 13, n. 2, summer 2004. p. 150-160. WANKE, P. Gestão de estoques na cadeia de suprimentos: decisões e modelos quantitativos. São Paulo: Atlas, 2003. WANKE, P.. Estratégia de Posicionamento Logístico: Conceitos, Implicações e Análise da Realidade Brasileira. Artigos COPPEAD 2001. WANKE, P.. Uma Revisão dos Programas de Resposta Rápida: ECR, CRP, VMI, CPFR, JIT II. Artigos COPPEAD 2004. WU, D.; KATOK, E. Learning, communication, and the bullwhip effect. Journal of Operation Management, v. 24, n.6, 2006, p. 839- 850. YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. ZHU, K.; ZHANG, R.; TSUNG, F. Pushing quality improvement along supply chains. Management Science, 53, n.3, March 2007, p. 421- 436.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4722/2011%20-%20Raphael%20Rossi%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19390/2011%20-%20Raphael%20Rossi%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25695/2011%20-%20Raphael%20Rossi%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32124/2011%20-%20Raphael%20Rossi%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38494/2011%20-%20Raphael%20Rossi%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44898/2011%20-%20Raphael%20Rossi%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51250/2011%20-%20Raphael%20Rossi%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57736/2011%20-%20Raphael%20Rossi%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1215
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2016-09-20T16:57:48Z No. of bitstreams: 1 2011 - Raphael Rossi Rodrigues.pdf: 1927039 bytes, checksum: d62f71cc9d072958cd804d56ebe97f8a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T16:57:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Raphael Rossi Rodrigues.pdf: 1927039 bytes, checksum: d62f71cc9d072958cd804d56ebe97f8a (MD5) Previous issue date: 2011-02-17eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Raphael Rossi Rodrigues.pdf2011 - Raphael Rossi Rodrigues1.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.