Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15252
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPatricio, Hugo Gabriélli Fingolo Turques
dc.date.accessioned2023-12-22T03:12:08Z-
dc.date.available2023-12-22T03:12:08Z-
dc.date.issued2021-04-14
dc.identifier.citationPATRICIO, Hugo Gabriélli Fingolo Turques. Instrumento de suporte à avaliação de desempenho dos servidores técnicos-administrativos da UFRRJ. 2021. 201 F. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15252-
dc.description.abstractA gestão de pessoas na administração pública recebe influências oriundas de várias fontes. Os próprios modelos históricos de gestão pública coexistem nas instituições as impondo características patrimonialistas, burocráticas e gerencialistas conceitualmente conflitantes e empiricamente desarmoniosas. A rigidez da legislação, aliada com aspectos culturais do serviço público dificultam a modernização de práticas de gestão nas organizações públicas, inclusive nas universidades federais. Em função disso, a UFRRJ transformou em 2019 a Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos em Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas visando minimizar as deficiências e aperfeiçoar as relações com os servidores da instituição. Mesmo assim, nesta seara de gestão de pessoas nas universidades, ainda se encontram fragilizados os sistemas de avaliação de desempenho dos servidores técnicos administrativos, influenciados por deficiências sistêmicas, conceituais e procedimentais. Portanto, esta dissertação apresenta como objetivo final analisar como a avaliação de desempenho para progressão funcional dos servidores técnicos-administrativos em educação da UFRRJ pode ser realizada de forma a atenuar as deficiências procedimentais atuais. A metodologia foi estruturada a partir de uma pesquisa qualitativa baseada em um estudo de caso da UFRRJ. Para a coleta de dados, em decorrência do isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, foram aplicados questionários on-line com sujeitos selecionados intencionalmente, de acordo com seu potencial de contribuição, disponibilidade de resposta e acessibilidade. As informações levantadas foram analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo. Pode-se concluir que a realidade encontrada na UFRRJ se assemelha ao que está revelado na literatura recente sobre o tema: conflitos no modelo de avaliação, desintegração dos sistemas de gestão de pessoas, benefício ou prejuízo a servidores na atribuição das notas, avaliação que não inclui processos de feedbakcs, suporte institucional precário, dentre outras similaridades e que a elaboração de uma cartilha explicativa complementar aos documentos avaliativos vigentes na UFRRJ auxiliaria os avaliadores ao utilizar a atual avaliação.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão de Pessoaspor
dc.subjectAvaliação de Desempenhopor
dc.subjectTécnicos-administrativospor
dc.subjectPeople managementeng
dc.subjectPerformance evaluationeng
dc.subjectTechnical-administrativeeng
dc.titleInstrumento de suporte à avaliação de desempenho dos servidores técnicos-administrativos da UFRRJpor
dc.title.alternativeSupport instrument for the performance evaluation of UFRRJ technical-administrative serverseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherPeople management in public administration receives influence from various sources. The historical models of public management coexist in institutions, imposing patrimonial, bureaucratic and managerial characteristics that are conceptually conflicting and empirically inharmonious. The rigidity of the legislation, allied with cultural aspects of the public service, make it difficult to modernize management practices in public organizations, including federal universities. As a result, in 2019, UFRRJ transformed the Dean of Administrative Affairs into Dean of People Management in order to minimize deficiencies and improve relations with the institution's employees. Even so, in this area of people management in universities, the performance assessment systems of administrative technical servers are still weakened, influenced by systemic, conceptual and procedural deficiencies. Therefore, this dissertation has as its final objective to analyze how the performance evaluation for the functional progression of technical-administrative employees in education at UFRRJ can be carried out in order to attenuate the current procedural deficiencies. The methodology was structured from a qualitative research based on a case study at UFRRJ. For data collection, due to the social isolation imposed by the COVID-19 pandemic, online questionnaires were applied with subjects intentionally selected, according to their contribution potential, response availability and accessibility. The information collected was analyzed using the content analysis technique. It can be concluded that the reality found at UFRRJ is similar to what is revealed in recent literature on the subject: conflicts in the assessment model, disintegration of people management systems, benefit or harm to servers in the attribution of grades, assessment that does not it includes feedback processes, precarious institutional support, among other similarities and that the elaboration of an explanatory booklet complementary to the evaluation documents in force at UFRRJ would help the evaluators when using the current evaluation.eng
dc.contributor.advisor1Cova, Márcia Cristina Rodrigues
dc.contributor.advisor1ID006.172.627-30por
dc.contributor.referee1Cova, Márcia Cristina Rodrigues
dc.contributor.referee2Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.referee3Drumond e Castro, Maria Cristina
dc.contributor.referee4Meiriño, Marcelo Jasmim
dc.creator.ID138.087.327-41por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8893-477Xpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0885682775273440por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesBALASSIANO, Moisés; SALLES, Denise. Ambigüidades e implicações da avaliação de desempenho funcional em uma carreira típica de estado. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 16–28, 2005. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388541363003. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BÉHAR, Alexandre Hochmann. Meritocracia enquanto ferramenta da ideologia gerencialista na captura da subjetividade e individualização das relações de trabalho: uma reflexão crítica. Organizações & Sociedade, [S. l.], v. 26, n. 89, p. 249–268, 2019. DOI: doi.org/10.1590/1984-9260893. BIANCHI, Eliane Maria Pires Giavina; QUISHIDA, Alessandra; FORONI, Paula Gabriela. Atuação do Líder na Gestão Estratégica de Pessoas: Reflexões, Lacunas e Oportunidades. Revista de Administração Contemporânea, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 41–61, 2017. DOI: doi.org/10.1590/1982-7849rac2017150280. BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de Competências e Gestão de Desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 8–15, 2001. DOI: doi.org/10.1590/S0034-75902001000100002. BRASIL. Decreto nº 8.319, de 20 de outubro de 1910. Crêa o Ensino Agronômico e aprova o respectivo regulamento. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1910. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-8319-20-outubro-1910-517122-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 26/07/2019. ________. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Brasília: Assembleia Nacional, 1988. Acesso em: 26/07/2019. ________. Lei nº 8.112, 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Brasília: Congresso Nacional, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8112compilado.htm. Acesso em: 09/05/2019. ________. Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2005. Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Brasília: Presidência da República, 2005a. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5825.htm. Acesso em: 19/06/2020. ________. Lei nº 11.091, 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Brasília: Congresso Nacional, 2005b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/L11091compilado.htm. Acesso em: 20/11/2019. ________. Lei nº 11.784, 22 de setembro de 2008. Dispõe sobre a reestruturação [...] do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, de que trata a Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005; altera [...] a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais; institui sistemática para avaliação de desempenho dos servidores da administração pública federal direta, autárquica e fundacional [...]; e dá outras providências. Brasília: Congresso Nacional, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11784.htm. Acesso em: 20/11/2019. ________. Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento. Brasília: Presidência da República, 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D9991.htm#art35. Acesso em: 19/05/2020. BRITO, Mozar José De; CAPPELLE, Mônica Carvalho Alves; BRITO, Valéria da G. Pereira; CRAMER, Luciana. Os dilemas do processo de mudança em uma organização pública: Uma análise das representações sociais sobre a prática de P&D multi e interdisciplinar. Organizações & Sociedade, [S. l.], v. 9, n. 23, p. 1–25, 2002. DOI: doi.org/10.1590/S1984-92302002000100004. BRITO, Renata Peregrino De; OLIVEIRA, Lucia Barbosa De. A Relação entre Gestão de Recursos Humanos e Desempenho Organizacional. Brazilian Business Review, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 94–115, 2016. DOI: doi.org/10.15728/bbr.2016.13.3.5. CARMO, Luana Jéssica Oliveira; ASSIS, Lilian Bambirra De; MARTINS, Mariana Geisel; SALDANHA, Cristina Camila Teles; GOMES, Patrícia Albuquerque. Gestão estratégica de pessoas no setor público: percepções de gestores e funcionários acerca de seus limites e possibilidades em uma autarquia federal. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 69, n. 2, p. 163–191, 2018. DOI: doi.org/10.21874/rsp.v69i2.1759. CASTRO, Denise Gutierrez; KUBO, Edson Keyso de Miranda; FARINA, Milton Carlos. A atuação de administradores de empresas em órgãos públicos: a identificação organizacional diante de uma formação voltada a negócios. Cadernos EBAPE.BR, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 186–203, 2018. DOI: doi.org/10.1590/1679-395158911. CAVALCANTE, Pedro. Innovations in the Federal Government During the Post-new Public Management Era. Revista de Administração Contemporânea, [S. l.], v. 22, n. 6, p. 885–902, 2018. DOI: doi.org/10.1590/1982-7849rac2018170391. CAVALCANTE, Pedro; CARVALHO, Paulo. Profissionalização da burocracia federal brasileira (1995-2014): avanços e dilemas. Revista de Administração Pública, [S. l.], v. 51, n. 1, p. 1–26, 2017. DOI: doi.org/10.1590/0034-7612144002. CAVALCANTE, Pedro Luiz; LOTTA, Gabriela Spanghero; YAMADA, Erika Mayumi Kasai. O desempenho dos burocratas de médio escalão: determinantes do relacionamento e das suas atividades. Cadernos Ebape.BR, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 14–34, 2018. DOI: doi.org/10.1590/1679-395167309. CHUN, Jinseok S.; BROCKNER, Joel; DE CREMER, David. How temporal and social comparisons in performance evaluation affect fairness perceptions. Organizational Behavior and Human Decision Processes, [S. l.], v. 145, p. 1–15, 2018. DOI: doi.org/10.1016/j.obhdp.2018.01.003. CÔRTES, Felipe Guimarães; MENESES, Pedro Paulo Murce. Gestão estratégica de pessoas no Legislativo Federal brasileiro: condições para a implementação. Revista de Administração Pública, [S. l.], v. 53, n. 4, p. 657–686, 2019. DOI: doi.org/10.1590/0034-761220180061. COSTA, Ana Carolina; DEMO, Gisela; PASCHOAL, Tatiane. Políticas e práticas de gestão de pessoas produzem servidores públicos resilientes? Evidência da validação de um modelo estrutural e de modelos de mensuração. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 70–85, 2019. DOI: doi.org/10.7819/rbgn.v21i1.3965. CRESWELLL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3a ed. Porto Alegre: Penso, 2014. DEMO, Gisela; FOGAÇA, Natasha; COSTA, Ana Carolina. Políticas e práticas de gestão de pessoas nas organizações: cenário da produção nacional de primeira linha e agenda de pesquisa. Cadernos EBAPE.BR, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 250–263, 2018. DOI: doi.org/10.1590/1679-395159073. DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em Revista, [S. l.], n. 24, p. 213–225, 2004. DOI: doi.org/10.1590/0104-4060.357. FERNANDES, Cleverton Rodrigues; MACHADO, André Gustavo Carvalho. Capacidade de Transferência Tecnológica : a dinâmica do desenvolvimento em instituições de ensino superior. Brazilian Business Review, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–15, 2018. DOI: doi.org/10.15728/bbr.2019.16.1.1. FONSECA, Diogo Ribeiro Da; MENESES, Pedro Paulo Murce; FILHO, Antônio Isidro da Silva; CAMPOS, Natália Gomes. Autonomia para gestão estratégica de pessoas no setor público federal: perspectivas de análise e agenda de pesquisa. Revista de Administração Pública, [S. l.], v. 47, n. 6, p. 1451–1475, 2013. DOI: doi.org/10.1590/S0034-76122013000600006. GARCIA, Fernando Andre Zemuner; RUSSO, Rosária de Fatima Segger Macri. Liderança e Desempenho da Equipe de Desenvolvimento de Software: Influência do Tipo de Gestão de Projetos. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 970–1005, 2019. DOI: doi.org/10.7819/rbgn.v21i5.4028. GONÇALVES, Andrea De Oliveira; SANTOS, Rogério Luiz Alves Dos; BILHIM, João De Abreu Faria; COSTA, Thiago Dias Da. Que Modelo é Esse? As Alterações nos Processos de Capacitação de Recursos Humanos nos 20 Anos do Plano MARE. Administração Pública e Gestão Social, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 298–309, 2017. DOI: doi.org/10.21118/apgs.v1i4.1311. JANISSEK, Janice; AGUIAR, Carolina Villa Nova; MELLO, Tamilles Aquino Brito; FERREIRA, Rayane Suenia; CAMPOS, Marione Souza. Práticas inovadoras de gestão no contexto das universidades públicas brasileiras: validação da escala para medir seu grau de importância e adoção. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 68, n. 2, p. 259–284, 2017. DOI: doi.org/10.21874/rsp.v68i2.1631. KLEIN, Karla; PIZZIO, Alex; RODRIGUES, Waldecy. Governança universitária e custos de transação nas universidades da Amazônia Legal brasileira. Educacao e Sociedade, [S. l.], v. 39, n. 143, p. 455–474, 2018. DOI: doi.org/10.1590/es0101-73302018176926. KRIIGER, Célia Cristina Pecini Von; ANDRADE, Emmanuel Paiva De; SILVA, Andreia Maria; MOURÃO, Cláudia de Oliveira; PIZZOL, Rosa Amelia; LIMA, Simone Teixeira Poubel. Desafios à implantação de modelos de gestão por competências em uma autarquia federal. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 69, n. 3, p. 707–740, 2018. DOI: doi.org/10.21874/rsp.v69i3.1674. LUZ, Luciana Cristina Silva Da; FILHO, Dalson Britto Figueiredo. Fatores que explicam a percepção da efetividade da avaliação do estágio probatório em uma instituição pública federal. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 69, n. 3, p. 677–706, 2018. DOI: doi.org/10.21874/rsp.v69i3.1793. MARQUES, Antônio Luiz; BORGES, Renata; REIS, Isabella do Couto. Mudança organizacional e satisfação no trabalho: Um estudo com servidores públicos do estado de Minas Gerais. Revista de Administração Pública, [S. l.], v. 50, n. 1, p. 41–58, 2016. DOI: doi.org/10.1590/0034-7612131034. MARTINS, Humberto Falcão; MOTA, João Paulo; MARINI, Caio. Modelos de negócio na esfera pública: o modelo canvas de governança pública. Cadernos EBAPE.BR, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 49–67, 2019. DOI: doi.org/10.1590/1679-395167893. MOURA, Ana Lúcia Neves De; SOUZA, Bruno Campello De. Gestão estratégica de pessoas na administração indireta do setor público federal: na prática, ainda um discurso. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 67, n. 4, p. 575–602, 2016. DOI: doi.org/10.21874/rsp.v67i4.1046. ODELIUS, Catarina Cecília. Gestão de Desempenho Profissional: conhecimento acumulado, características desejadas ao sistema e desafios a superar. In: PANTOJA, Maria Júlia; CAMÕES, Marizaura R. de Souza; BERGUE, Sandro Trescastro (org.). Gestão de Pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. Brasília: ENAP, 2010. p. 143–174. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/514/1/Livro.pdf. OLIVEIRA, José Arimatés De; MEDEIROS, Maria da Penha Machado De. Gestão de Pessoas no Setor Público. 2a ed. Brasília: CAPES UAB, 2016. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/401421/1/Gestao Pessoas Setor Publico 3ed WEB.pdf. PINTO, Juliana de Fátima; BEHR, Ricardo Roberto. Contradições na avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação na universidade pública. Cadernos EBAPE.BR, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 795–820, 2015. DOI: doi.org/10.1590/1679-395132365. REYNAUD, Paula Debiasi; TODESCAT, Marilda. Avaliação de desempenho humano na esfera pública: estado da arte na literatura internacional e nacional. REGE - Revista de Gestão, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 85–96, 2017. DOI: doi.org/10.1016/j.rege.2016.10.002. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e pesquisa em administração. 2a ed. São Paulo: Atlas, 1999. SANTOS, Luiz Alberto Dos. Burocracia profissional e a livre nomeação para cargos de confiança no Brasil e nos EUA. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 60, n. 1, p. 05–28, 2009. DOI: doi.org/10.21874/rsp.v60i1.8. SARQUIS, Aléssio Bessa; MONKEN, Sonia Francisca; TONDOLO, Vilmar Antonio Gonçalves; TONDOLO, Rosana da Rosa Portella; ZACARIAS, Giovanni Matiuzzi. Gestão da aprendizagem organizacional: um estudo no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 998–1016, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/8086. SCHIKMANN, Rosane. Gestão Estratégica de Pessoas: bases para a concepção do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público. In: PANTOJA, Maria Júlia; CAMÕES, Marizaura R. de Souza; BERGUE, Sandro Trescastro (org.). Gestão de Pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. Brasília: ENAP, 2010. p. 9–28. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/514/1/Livro.pdf. SILVA, Angélica Maria; MARANHÃO, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque; FERNANDES, Talita Almeida. Avaliação das necessidades de treinamento - uma metassíntese. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 365–388, 2015. DOI: doi.org/10.5020/2318-0722.2015.v21n2p365. SILVA, Lindomar Pinto Da; CASTRO, Miguel Angel Rivera; DOS-SANTOS, Marcos Gilberto; NETO, Pedro José de Lima. Comprometimento no trabalho e sua relação com a cultura organizacional mediada pela satisfação. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 401–420, 2018. DOI: doi.org/10.7819/rbgn.v20i3.3947. SILVA, Priscila Da; NUNES, Simone Costa; ANDRADE, Darly Fernando. Estilo do líder e comprometimento dos liderados: associando construtos em busca de possíveis relações. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 291–311, 2019. DOI: doi.org/10.7819/rbgn.v21i2.3975. SILVA, Raphaela Reis Conceição Castro; MATTIA, Clenia De. Ciência administrativa e gestão pública: uma crítica à primazia do privado em relação ao público. Cadernos EBAPE.BR, [S. l.], v. 14, n. 4, p. 1054–1065, 2016. DOI: doi.org/10.1590/1679-395145163. SOUZA, Vera Lúcia De; MATTOS, Irene Badaró; SARDINHA, Regina Lúcia Lemos Leite; ALVES, Rodolfo Carlos Souza. Gestão de Desempenho. 2a ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. SPEKLÉ, Roland F.; VERBEETEN, Frank H. M. The use of performance measurement systems in the public sector: Effects on performance. Management Accounting Research, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 131–146, 2014. DOI: doi.org/10.1016/j.mar.2013.07.004. STILLMAN II, Richard. Public professionalism in an era of radical transformations: its meaning, challenges, and training. Revista de Administração Pública, [S. l.], v. 51, n. 6, p. 917–926, 2017. DOI: doi.org/10.1590/0034-761220170333. THOMAS, David Robert. A General Inductive Approach for Analyzing Qualitative Evaluation Data. American Jounal of Evaluation, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 237–246, 2006. DOI: doi.org/10.1177/1098214005283748. TINTI, Joel Adame; VENELLI-COSTA, Luciano; VIEIRA, Almir Martins; CAPPELLOZZA, Alexandre. O Impacto das Políticas e Práticas de Recursos Humanos Sobre os Comportamentos de Cidadania Organizacional. Brazilian Business Review, [S. l.], v. 14, n. 6, p. 636–653, 2017. DOI: doi.org/10.15728/bbr.2017.14.6.6. TRIGUERO-SÁNCHEZ, Rafael; PEÑA-VINCES, Jesús; GUILLEN, Jorge. Como melhorar o desempenho da empresa por meio da diversidade de colaboradores e da cultura organizacional. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 378–400, 2018. DOI: doi.org/10.7819/rbgn.v20i3.3303. UFRRJ. Site institucional. Deliberação nº 015, de 23 de março de 2012. Aprova as modificações ao Estatuto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Reforma do Regimento Geral da UFRRJ. 2012. Disponível em: http://www.ufrrj.br/soc/DOCS/Delib%20015-2012%20CONSU%20-%20ESTATUTO%20e%20REGIMENTO.pdf. Acesso em: 26/07/2019. _______. Site institucional. Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRRJ 2018-2022. 2017. Disponível em: http://institucional.ufrrj.br/pdi/files/2017/11/PDI-UFRRJ-2018-2022-Vers%C3%A3o-Preliminar.pdf. Acesso em: 26/07/2019. _______. Portal da UFRRJ. Institucional – Da Esamv à UFRRJ, mais de um século dedicado à Educação. 2019a. Disponível em: http://portal.ufrrj.br/institucional/historia/. Acesso em: 11/04/2019. _______. Portal da UFRRJ. Institucional – A Rural hoje. 2019b. Disponível em: http://portal.ufrrj.br/institucional/a-rural-hoje/. Acesso em: 11/04/2019. _______. Site institucional. Conselho Universitário. 2019c. Disponível em: http://institucional.ufrrj.br/soc/conselho-universitario-2/. Acesso em: 29/11/2019. _______. Site institucional. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2019d. Disponível em: http://institucional.ufrrj.br/soc/conselho-de-ensino-pesquisa-e-extensao-2/. Acesso em: 29/11/2019. _______. Site institucional. Conselho de Curadores. 2019e. Disponível em: http://institucional.ufrrj.br/soc/conselho-de-curadores-2/. Acesso em: 29/11/2019. _______. Portal da UFRRJ. Tabela de cargos ocupados e vagos da carreira de Técnico-Administrativo da UFRRJ. 2021a. Disponível em: https://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2021/04/Quantitativo-de-Vagas-Marco-2021.pdf. Acesso em: 01/05/2021. _______. Portal do ITR. O Instituto. 2021b. Disponível em: https://itr.ufrrj.br/portal/institucional/instituto/. Acesso em: 22/02/2021. _______. Portal do ITR. Página inicial. 2021c. Disponível em: https://itr.ufrrj.br/portal/. Acesso em: 22/02/2021. VALMORBIDA, Sandra Mara Iesbik; ENSSLIN, Sandra Rolim; ENSSLIN, Leonardo; RIPOLL-FELIU, Vicente Mateo. Avaliação de Desempenho para Auxílio na Gestão de Universidades Públicas: Análise da Literatura para Identificação de Oportunidades de Pesquisas. Contabilidade, Gestão e Governança, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 4–28, 2014. Disponível em: https://www.revistacgg.org/contabil/article/view/520. VASCONCELOS, Isabella Francisca Freitas Gouveia De; CYRINO, Alvaro Bruno; CARVALHO, Leonardo Araújo De; D´OLIVEIRA, Lucas Martins. Organizações pós-burocráticas e resiliência organizacional: a institucionalização de formas de comunicação mais substantivas nas relações de trabalho. Cadernos EBAPE.BR, [S. l.], v. 15, p. 377–389, 2017. DOI: doi.org/10.1590/1679-395170346. VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de Pesquisa em Administração. 6a edição ed. São Paulo: Atlas, 2015. VILLARDI, Beatriz Queiroz; LEITÃO, Sérgio Proença. Organizaçöes de aprendizagem e mudança organizacional. Revista de Administração Pública, [S. l.], v. 34, n. 3, p. 53–70, 2000. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6280. WATSON, Tony J. Organização e trabalho em transição: da lógica "sistêmico-controladora” à lógica "processual-relacional”. Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 45, n. 1, p. 14–23, 2005. DOI: doi.org/10.1590/S0034-75902005000100003. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5a edição ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72960/2021%20-%20Hugo%20Gabri%c3%a9lli%20Fingolo%20Turques%20Patricio.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6526
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-04-14T20:08:28Z No. of bitstreams: 1 2021 - Hugo Gabriélli Fingolo Turques Patricio.pdf: 4525844 bytes, checksum: 2914d5d4fee28a79beaf04a2d410b8bf (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-14T20:08:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Hugo Gabriélli Fingolo Turques Patricio.pdf: 4525844 bytes, checksum: 2914d5d4fee28a79beaf04a2d410b8bf (MD5) Previous issue date: 2021-04-14eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Hugo Gabriélli Fingolo Turques Patricio.pdf4.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.