Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15257
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Paulo Rodrigues Fernandes
dc.date.accessioned2023-12-22T03:12:17Z-
dc.date.available2023-12-22T03:12:17Z-
dc.date.issued2009-08-10
dc.identifier.citationPEREIRA, Paulo Rodrigues Fernandes. Estratégia de comercialização e cadeia de valor na construção do Arranjo produtivo local (APL) da banana no Estado do Rio de Janeiro. 2009. 73 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15257-
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado com base na implantação do APL da Banana Orgânica do Estado do Rio de Janeiro que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável da produção da banana na região, entrando em recuperação frente a bananicultura de outros estados; e uma comercialização mais profissional, nos canais de distribuição corretos e com a valorização dos elos produtivos poderá trazer uma real vantagem competitiva ao APL. Apesar do Rio de Janeiro ser o segundo maior consumidor interno, a produção não encontra no estado um mercado receptor, mesmo tendo um custo logístico inferior, o produto não atende às características visuais que se apresentam muito abaixo das exigências do que o mercado consumidor busca. O objetivo nesta dissertação consiste em identificar na cadeia de valor a competitividade da fruta in natura e dos derivados da banana frente aos novos padrões de comercialização do mercado, revertendo os pontos de estrangulamento hoje existentes na produção. A metodologia de trabalho utilizada para mapear as dificuldades da cadeia produtiva foi aplicar pesquisas de campo com uso de questionários e entrevistas com produtores e consumidores finais. Os resultados encontrados apontam para as deficiências tecnológicas da produção sem uso dos modernos tratos culturais e do distanciamento dos produtores entre si, na hora de vender o produto in natura ou o produto industrializado, transformando-os em concorrentes e não parceiros de um cluster. Os derivados de banana poderão ser uma solução para os produtos que ora não são vendidos pelo excesso de oferta e para os produtos que não apresentam condições de disputar um mercado concorrido com produtos de alta tecnologia e aparência agradável ao consumidor. Este trabalho permitiu identificar na cadeia produtiva elos deficientes que resultaram numa proposta com aporte de novas tecnologias em soluções que fortaleçam o que poderá ser um cluster, seja na formação de associações de produtores ou outros grupos onde todos possam cooperar na busca e implantação das soluções. A utilização de informações que possam agregar valor aos produtos e trazer profissionalismo na venda poderão gerar uma renda marginal para a comunidade, sendo a solução para reverter um quadro de empobrecimento das famílias que hoje dependem desta cultura, mas que convivem com renda a cada dia menor. A decadência da cultura da banana levou para a região o problema ambiental e a especulação imobiliária, mas uma solução para reverter este quadro se apresenta na implantação do APL da banana orgânica da região da Costa Verde, transformando-a numa cultura mais profissional.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectclustereng
dc.subjectorganic bananaeng
dc.subjectcompetitive advantageeng
dc.subjectvalue chain.eng
dc.subjectAPLpor
dc.subjectBanana orgânicapor
dc.subjectVantagem competitivapor
dc.subjectcadeia de valorpor
dc.titleEstratégia de comercialização e cadeia de valor na construção do Arranjo Produtivo Local (APL) da banana no Estado do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeMarketing strategy and value chain in the construction of the Local Productive Arrangement (APL) of banana in the State of Rio de Janeiropor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study was developed based on the introduction of the Banana local production system at Rio de Janeiro state, according to the cluster theory, aiming to support the sustainable development of the region, that is facing fierce competition from the products coming from other regions in Brazil. In this situation a professional marketing management, using the right distribution channels, thus the recognition of the product value attributes may generate real competitive advantages to de local banana production system. Although Rio de Janeiro is the country’s second largest internal consumer, state production hasn’t found a receptive local market. While logistical costs are lower, local production doesn’t meet the visual characteristics consumers are looking for and as a result finds itself well below the market’s demands. The object of this dissertation is to identify the fruit’s level of competitiveness within the value chain—both in its natural state, as well as that of products derived from it—according to the markets new commercialization standards, in order to revert the strangulation points present in production today. The methods used to map out the difficulties found in the production chain include field research, questionnaires, and interviews with producers and final consumers. The results found point to the technical deficiencies of production without modern cultural treatments and distance between producers when it comes to the sale of natural or industrialized products which makes them competitors rather than partners in a cluster. Products derived from bananas could present a solution, both in regards to products that currently aren’t being sold due to an excess of bananas on the market, as well as for producers who lack the means to compete in a market where high-tech products with a more attractive appearance are found. This study allows the identification of the deficient agents in the production chain and presents a proposition of new solutions and Technologies to enhance the cluster formation, be it in the formation of producers associations or other forms of cooperative behavior in search for the implementation of new solutions. The use of information that may aggregate value to the products and stimulate professional sales may generate marginal incomes to the producers, configuring as a solution to the impoverishment of the families who depend of these incomes to survive. Also the decline of the banana culture has led to a environmental problem and to the real state speculation. Nevertheless the solution to revert this situation lies on the implementation of the local produce system based on clusters theories the adoption of more Professional culture techniques avoiding a uncertain future to this local production systemeng
dc.contributor.advisor1Lima, Luiz Carlos de Oliveira
dc.contributor.advisor1ID624.720.387-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4664001336114836por
dc.contributor.referee1Tolentino, Valéria Ruschid
dc.contributor.referee2Mascarenhas, Gilberto Carlos Cerqueira
dc.creator.ID779.075.317-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927139445735202por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesARMSTRONG, G.; KOTLER, P. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 2003. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023. Informação e documentação: Referências: Elaboração. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520. Informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. AZEVEDO, P. F. Informação e barganha: implicações estratégicas em arranjos verticais. São Paulo: Pensa. Disponível em www.pensa.org.br/anexos/biblioteca/63200717162_.pdf Acesso em 04 de julho de 2009. BASTOS, A. Ministério da Agricultura inicia campanha para divulgar alimentos orgânicos. Disponível em http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/11/05/materia.2007-11-05.9713868546/view no dia 04 de julho de 2009. BATALHA, M. O. Gestão agroindustrial – grupo de estudos e pesquisas agroindustriais – volume 1. São Paulo: Atlas, 1997 BELIK, W.; CHAIM, N. A. Formas híbridas de coordenação na distribuição de frutas, legumes e verduras no Brasil. Revista de cadernos de debate. VII Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação. Unicamp, 1999. BORSOI, T. N. Estudo de implantação do Arranjo Produtivo Local da banana no estado do Rio de Janeiro - levantamento técnico e sócio econômico dos produtores de banana do município de Itaguaí, Paracambi e Mangaratiba. Rio de Janeiro: Relatorio de Iniciação científica FAPERJ, 2008. CARSON, R. Silent spring, USA, Houghton Mifflin, 2002. CASSIOLATO, J. E., LASTRES, H. M. M and MACIEL, M. L. Systems of Innovation and Development- Evidence from Brazil. Edward Elgar. Cheltenham, UK. Northampton, MA, USA. 2003. CASSIOLATO, J. E., GUIMARÃES, V., PEIXOTO, F., LASTRES, H. M. M., Innovation Systems and Development: what can we learn from the Latin American experience? South Africa: III Globelics Conference, 2005 CASTRO, L. T., NEVES, M. F., CONSOLI,, M. A., CAMPOS, E. M. Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas. Revista de Administração. São Paulo, v.42, n.2, abr./maio/jun. 2007 CAVALCANTI, J. S. B. Frutas para o Mercado global. São Paulo: Estudos avançados. Vol 11, n.29. Abr. 1997 CEASA, Origem da Banana CEASA Grande Rio – 2007 Acessado em Janeiro de 2008, disponível em http://www.ceasa.rj.gov.br/. 2008 CEZARINO, L. O.; CAMPOMAR, M. C. Vantagem competitiva para micro, pequenas e médias empresas: clusters e APL’s. Minas Gerais: E&G Economia & Gestão v.6 n.12, 2006. CORRÊA, A. M.; O sertão carioca. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1936. COUGHLAN, A.T. et al. Canais de marketing e distribuição. 6.ed. Porto Alegre: Bookman, 2002 DAVIS, J. H., GOLDBERG, R.A., A Concept of Agribusiness. Boston: Universidade de Harvard, 1957. DECRETO 6323 de 2007, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/_decretos2007.htm, acessado em 17/07/09. FAO, Banana Production in tonnes. disponível em http://faostat.fao.org/ acessado em 01/06/09 às 23:54h FEIDEN, A., FONSECA, M. F. A. C., ASSIS, R. L., Rede Agroecologia Rio - análise crítica de uma ação integrada entre instituições públicas e privadas. I Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade. Indaiatuba, SP: 2002 GEREFFI, G.; HUMPHREY, J.; STURGEON, T. The Governance of Global Value Chains. Review of International Political Economy, 12, p. 78-104, 2005. GIL, A. C. Técnicas de pesquisa em economia. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1990. GOLDBERG, R.A., Agribusiness Coordination: a system approach to the wheat, soybean and Florida oranges economies. Boston: Universidade de Harvard, 1968. IBGE. Coordenação de Agropecuária. Pesquisa Agrícola Municipal (PAM 2007). Disponível em <http://www.metadados.ibge.gov.br/detalhePesquisa.aspx?cod=PP> Acesso em 10/01/2010. Jornal Oficial da Comunidade Européia, REGULATION (EC) No 178/2002 OF THE EUROPEAN PARLIAMENT AND OF THE COUNCIL, 2002 JORNAL SERRA GERAL, Produção de Banana orgânica do Projeto Jaíba, Disponível no site http://www.abanorte.com.br/noticias/noticias-principal/banana-organica-do-projeto-jaiba-conquista-consumidores-alemaes em 08 de julho de 2009 KELLER, P. F., Clusters, distritos industriais e cooperação interfirmas: uma revisão da literatura. Minas Gerais: E&G Economia & Gestão v.8 n.16, 2008. KOTLER, P., KELLER, K.L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 1986. LEI 10831 de 2003, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/_Quadro-2003.htm acessado em 17/07/09 LEONTIEF, W. A Economia do Insumo- Produto. São Paulo: Abril Cultural, 1983. LIMA, L. C. O., PEREIRA, P. R. F., FUNCKE, A. L.; Desenvolvimento de cadeias de produção locais e sua inter-relação com a economia global: o caso da banana no estado do Rio de Janeiro, Acre, Sober, 2008. LIMA, L. C. O., PEREIRA, P. R. F., FUNCKE, A. L.; BORSOI, T. N.; SANTOS, R., Diagnóstico socioeconômico e implantação de arranjo produtivo local (APL) da banana orgânica no Rio de Janeiro, Acre, Sober, 2008. MACHADO. F. C. P, SPERS, E. E, CHADDAD, F.R, Agribusiness Europeu, São Paulo, Editora Pioneira. MALTA, C.; MARINELLI, L. Mais produtos para agradar a classe C. Reportagem do dia 22/07/2009. Rio de Janeiro: Valor Econômico, 2009 OTÁVIO BATALHA, Mário, Gestão Agroindustrial – Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais – Volume 1. São Paulo: Editora Atlas, 1997 PEREIRA, I. Marcas de supermercado. São Paulo: RAE - Revista de Administração de Empresas. Jan./Mar. V.41 n.1 p.16-27. 2001 PEREIRA, P. R. F., FLEXOR, G. G., FUNCKE, A. L. Ambiente institucional e acesso aos mercados internacionais para produtores brasileiros: comparando a legislação americana e a européia, Acre, Sober, 2008. PORTER, M. E. A vantagem competitiva das nações. 15 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989 – 15ª reimpressão. __________ Competição = On competition: estratégias competitivas essenciais. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. SILVESTRE, M. G., VIEIRA, F. G. D. Ciclo de Vida de Produtos, Empreendedorismo, Tecnologia e Globalização: um olhar através da Caverna de Saramago. Rio de Janeiro: EMA/ANPAD, 2006. VORLEY, B. Corporate concentration from farm to consumer. Uk food group. London: 2003. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Manual de instruções para organização e apresentação de dissertações e teses na UFRRJ. 3 ed. Seropédica, 2006 WILKINSON, J. A pequena produção e sua relação com os sistemas de distribuição. São Paulo: Fodepal – Unicamp, 2003. WILKINSON, J. A agricultura familiar face ao novo padrão de competitividade do sistema agroalimentar na América Latina. São Paulo: SESCSP, 2006 WILKINSON, J. (ORG). Características do investimento na fruticultura brasileira. Rio de Janeiro. BNDES, 2009. ZYLBERSZTAJN, D. Economia dos Custos de Transação: conceitos e Aplicação ao Estudo do Agribusiness. Tese de Livre-Docência apresentada à FEA/USP,1995. __________ Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares. Pioneira, São Paulo,por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5348/2009%20-%20Paulo%20Rodrigues%20F.Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20064/2009%20-%20Paulo%20Rodrigues%20F.Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26337/2009%20-%20Paulo%20Rodrigues%20F.Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32774/2009%20-%20Paulo%20Rodrigues%20F.Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39162/2009%20-%20Paulo%20Rodrigues%20F.Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45520/2009%20-%20Paulo%20Rodrigues%20F.Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51936/2009%20-%20Paulo%20Rodrigues%20F.Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58404/2009%20-%20Paulo%20Rodrigues%20F.Pereira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1532
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-04-13T12:36:54Z No. of bitstreams: 1 2009 - Paulo Rodrigues F.Pereira.pdf: 1153982 bytes, checksum: f420a46faa32f113b20b2eb3d96c7023 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-04-13T12:36:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Paulo Rodrigues F.Pereira.pdf: 1153982 bytes, checksum: f420a46faa32f113b20b2eb3d96c7023 (MD5) Previous issue date: 2009-08-10eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Paulo Rodrigues F.Pereira.pdf2009 - Paulo Rodrigues F.Pereira1.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.