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dc.contributor.authorRodrigues, Ana Paula Lima
dc.date.accessioned2023-12-22T03:12:44Z-
dc.date.available2023-12-22T03:12:44Z-
dc.date.issued2022-08-31
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ana Paula Lima. Educação Corporativa por meio de convênios entre universidade e empresas parceiras. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15273-
dc.description.abstractAs instituições públicas e privadas vêm passando por significativas transformações no que diz respeito a se manterem competitivas no mercado de trabalho. A preocupação em sustentar uma economia estável e minimizar os impactos nos negócios vem aumentando com o passar dos anos. Nessa perspectiva, tornam-se necessárias ações que garantam resultados satisfatórios e promovam aprendizagem e qualificação profissional dos servidores. A dissertação tem como objetivo analisar como os sete princípios de sucesso da educação corporativa norteados por Eboli ( 2004) estão sendo trabalhados no processo de parceria entre o mestrado profissional em gestão estratégia e as empresas parceiras. A metodologia utilizada é de pesquisa descritiva, sendo pesquisadas três empresas que realizam parceria com a UFRRJ objetivando promover aos servidores o curso de mestrado profissional em gestão e estratégia (MPGE). O tipo de abordagem é qualitativa, de natureza aplicada, com dados coletados através de revisão bibliográfica e pequisa de campo realizada a partir de um roteiro de entrevista semiestruturada que levantou informações sobre o processo de parceria das empresas com UFRRJ e a percepção desses servidores. Os resultados apontam para um cenário no qual as empresas parceiras ainda não dispõem do desenvolvimento de todos os sete princípios de sucesso na área de educação corporativa. No entanto, se entende que elas estão vivenciando um momento de reestruturação da área de T&D por meio da educação corporativa para que se possa obter melhores resultados provenientes da adesão ao curso de mestrado profissional fornecido pelo PPGE/UFRRJ para os funcionários.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.description.sponsorshipCODEMAR - Companhia de Desenvolvimento de Maricápor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMestrado Profissionalpor
dc.subjectEducação Corporativapor
dc.subjectParceria Universidade- Empresapor
dc.subjectProfessional Mastereng
dc.subjectCorporate Educationeng
dc.subjectUniversity-Company Partnershipeng
dc.titleEducação Corporativa por meio de convênios entre universidade e empresas parceiraspor
dc.title.alternativeCorporate Education through agreements between university and partner companieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherPublic and private institutions have been undergoing significant changes in their lives in order to remain competitive in the labor market. The concern to sustain a stable economy and minimize business impacts has been increasing over the years. In this perspective, actions are necessary that ensure satisfactory results and promote learning and professional qualification of employees. The dissertation aims to analyze how the seven principles of success of corporate education based by Eboli (2004) are being worked on in the partnership process between the professional master's degree in strategy management and partner companies. The methodology used is descriptive research, being researched three companies that partner with UFRRJ aiming to promote to the servers the professional master's course in management and strategy (MPGE). The type of approach is qualitative, of applied nature, with data collected through bibliographic review and field research carried out from a semi-structured interview script that raised information about the process of partnership of companies with UFRRJ and the perception of these servers. The results point to a scenario in which partner companies do not yet have the development of all seven principles of success in the area of corporate education. However, it is understood that they are experiencing a moment of restructuring of the T&D area through corporate education so that better results can be obtained from the adoption of the professional master's course provided by PPGE/UFRRJ for employees.eng
dc.contributor.advisor1Costa, Débora Vargas Ferreira
dc.contributor.advisor1ID055.863.796-51por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6716-6959por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509529172867577por
dc.contributor.referee1Costa, Débora Vargas Ferreira
dc.contributor.referee1ID055.863.796-51por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6716-6959por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509529172867577por
dc.contributor.referee2Cova, Márcia Cristina Rodrigues
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7477-5421por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2757009092492002por
dc.contributor.referee3Ferreira, Victor Cláudio Paradela
dc.contributor.referee3ID837.566.557-68por
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9680-2451por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377823656746439por
dc.creator.ID105.232.987-06por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5522-6435por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3296656403709178por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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