Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15281
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTarantino, Rafael Magalhães
dc.date.accessioned2023-12-22T03:12:54Z-
dc.date.available2023-12-22T03:12:54Z-
dc.date.issued2017-07-13
dc.identifier.citationTarantino, Rafael Magalhães. Análise de mercado no segmento de rações para cães e gatos, no Município de Seropédica- RJ, nos anos de 2015 e 2016. 2017. [67 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15281-
dc.description.abstractO Brasil tem a quarta maior população de animais de companhia e o mercado de consumo de bens e serviços e para a manutenção do estilo de vida de cães e gatos, em especial sua alimentação, tem crescido em grande escala e hoje o país representa o terceiro maior faturamento mundial em rações. Então, através deste trabalho em um Estudo de Caso, buscou-se evidenciar de que forma os atores ofertantes do segmento pet food vivenciaram a crise econômica dos anos de 2015 e 2016, cujas respostas serão utilizadas na empresa Pet Food Amigazão S.A., como estratégicas de marketing, visto que a empresa citada opera no segmento desde 1980 e também sentiu reflexos da turbulência econômica. A avaliação foi feita através da opinião de atacadistas e varejistas do Município de Seropédica, Est. do Rio de Janeiro, onde foram levantadas questões abrangentes de Mercado, como percepção da crise, alteração no comportamento de compras, migração de categorias de produtos, estratégias de marketing e marketing mix, mas atribuídos, principalmente, como questões específicas daquela localidade, por exercer condição única de sediar dois dos onze distribuidores de pet food do mercado do Estado, o que tem uma grande representatividade já que estes atacadistas atuam a nível estadual. Na Conclusão procede-se às respostas levantadas nos objetivos, das quais uma delas foi avaliar sob o prisma do marketing mix, aspecto de muito importância em épocas sombrias dos segmentos comerciais. Uma das conclusões trouxe como estratégia a focada em produto, pois foi a mais citada pelos canais como diferencial no periodo, seguido pela estratégia focada em preço. Fazendo uma comparação, as estratégias utilizadas pelos diferentes canais não são aquelas que eles julgam como mais importantes em um momento de crise econômica; na opinião dos entrevistados, a oferta de um produto com atributos de qualidade e diferenciação podem modificar a demanda em um período de crise econômica; as estratégias focadas em preço vêm em segundo lugar com relação à busca pela demanda, não sendo a mais importante na opinião dos mesmos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPet foodpor
dc.subjectmercadopor
dc.subjectcrisepor
dc.subjectmarketingpor
dc.subjectvarejopor
dc.subjectatacadopor
dc.subjectPet foodeng
dc.subjectMarketplaceeng
dc.subjectcrisiseng
dc.subjectmarketingeng
dc.subjectretaileng
dc.subjectwholesaleeng
dc.titleAnálise de mercado no segmento de rações para cães e gatos, no Município de Seropédica- RJ, nos anos de 2015 e 2016por
dc.title.alternativeMarket analysis in the segment of dog and cat food in the city of Seropédica-RJ, in 2015 and 2016eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherBrazil has the fourth largest population of pet animals and the market for consumption of goods and services and for the maintenance of the lifestyle of dogs and cats, especially their food, has grown on a large scale and today the country represents the third World's largest feed intake. So, through this work in a Case Study, we tried to show how the actors offering the pet food segment experienced the economic crisis of the years 2015 and 2016 to be used in the company Pet Food Amigazão AS. as marketing strategies, Since the company mentioned operates in the segment since 1980 and also felt reflections of the economic turbulence. The evaluation was made through the opinion of wholesalers and retailers of the Municipality of Seropédica, State of Rio de Janeiro, where comprehensive market issues were raised, such as perception of the crisis, changes in shopping behavior, product category migration, Marketing and marketing mix, but attributed mainly as specific issues of that locality, because it has a unique condition to host two of the eleven distributors of pet food in the state market, which is highly representative since these wholesalers act at the state level. In the Conclusion we proceed to the answers raised in the objectives, one of which was to evaluate under the prism of the marketing mix, an aspect of great importance in dark times of the commercial segments. One of the conclusions came as a strategy focused on product, since it was the most cited by the channels as a differential in the period, followed by the strategy focused on price. By making a comparison, the strategies used by the different channels are not those they deem most important at a time of economic crisis; In the opinion of the interviewees, the offer of a product with attributes of quality and differentiation can modify the demand in a period of economic crisis; Price-focused strategies come in second place to the quest for demand, not the most important in their vieweng
dc.contributor.advisor1Souza, Marco Antonio Ferreira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5708227944301103por
dc.contributor.referee1Ferreira, Marcelo Sales
dc.contributor.referee2Souza, Marco Antônio Ferreira de
dc.contributor.referee3Thielmann, Ricardo
dc.creator.ID07431264755por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561573681067258por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesABINPET. "Caderno especial Abinpet-Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação." AgroANALYSIS 35.1:35-40.2014.Disponível em <WWW.abinpet.com.br>, acesso 25/04/2016. ALLTECH GLOBAL FEED SURVEY. Pesquisa de mercado. Disponível em <http://go.alltech.com/alltech-feed-survey>, acesso em 12/08/2017. APEX BRASIL. Rodada internacional de negócios impulsiona o setor de Pet Products brasileiro.Disponível em: <http://www.apexbrasil.com.br/portal_apex/publicacao/engine.wsp?tmp.area=27&tmp.texto=45 51>, acesso em 02/08/2017. ARTIGO. Jornal. O Estado de São Paulo, 25/05/2015. Disponível em <WWW.oestadao.com.br>, acesso em 30/04//2016. . Agência Brasil. Mercado pet já movimento R$ 14,2 bi no Brasil. MARIAN BRANCO. 2013. Disponível em <http://www.brasil247.com/pt/247/economia/96388/>. Acesso em: 283/04/2016. ASSOCIAÇÃO. ANFALPET – Associação Nacional de Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação. Disponível em <http://trade.nosis.com/pt/ANFAL-PET-ASSOCIACAO- NACIONAL-DO-FABRICANTES-DE-ALIMENTOS-PARA-ANIMAIS-DE- ESTIMACAO/105630449/315/p>, acesso em 23/04/2016. ASSOCIATION of American Feed Control Officials Incorporated (AAFCO). Official Publication. 2008. FDA- Food and Drug Administration. Atlanta. Disponível em <www.affco.org>, acesso em 29/04/2016. BRANCO, M. Mercado Pet já movimenta R$14,2 bi no Brasil. Disponível em:<http://www.brasil247.com/pt/247/economia/96388/>. Acesso em: 03/08/2017. BRASIL. IGBE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa ABINPET 2013. Disponível em <www.abinpet.gov.br>, acesso em 07/08/2017. MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Decreto nº. 76.986 de 6/01/76; INO 09/2007, fixa as características mínimas de qualidade dos alimentos completos e especiais para cães e gatos. Disponível em <www.mapa.gov.br>, acesso em 08/08/2017. MS – Ministério da Saúde – ANVISA-Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em <WWW.ms.gob.br>, acesso em 15/04/2016. MDIC – Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – INMETRO- Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Disponível em <WWW.mdic.gov.br>, acesso em 02/08/2017. 57 BUSSAD ET AL. Artigo. A utilização das ferramentas de marketing para consolidação dos negócios da empresa Genial pet. 2014. Disponível em < www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/57467.pdf>, acesso em 03/08/2017. CAPELLI, S. ET AL. Artigo. Importância dos aditivos na alimentação de cães e gatos: Revisão. 2016. Disponível em <WWW. www.pubvet.com.br/uploads/7a7da6f76ef4e50bce48649192e1fb56.pdf>, acesso em 04/08/2017. CAVALCANTE. R.B. Artigo. Análise de Conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Publicado: Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.24, n.1, p. 13-18, jan./abr. 2014. Acesso <file:///C:/Users/TESTE/Desktop/RAFAELPESQUISA.pdf>, acesso em 10/08/2017. CNI – Confederação Nacional da Indústria. Agenda da Indústria 2016. Organizadores: Marcos Borges de Castro, Godofredo Franco Diniz, Frederico Gonçalves Cezar, Brenda Parada Granados. Brasília: CNI, 2016. Disponível em: <http://www.sistemaindustria.org.br/publicacao/agenda_legislativa2016/HTML/index.h tml#134>. Acesso em 29/04/2016. CRESWELL, J.W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3ª Ed. – Porto Alegre: Penso, 2014. ELIZEIRE, M. B. Expansão do mercado Pet e a importância do Marketing na medicina veterinária. 2013. Monografia (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. EUROMONITORINTERNATIONAL, São Paulo. Jun 2013. Disponivel em: < http://www.euromonitor.com/global-pet-food-and-pet-care-products-historicallessons-from-past- economic-downturns/report >. Acesso em 15/03/2016. . Abril – 2016. Hábitos alimentares e comida gourmet: um retorno aos alimentos artesanais para pets. Disponível em <http://blog.euromonitor.com/2016/04/as-tendencias-no- mercado-de-comida-para-animais-de-estimacao-em-2016.html>, acesso em 16/04/2016. GASPARELO. S.D.R. Artigo. Mercado para pets na cidade do Natal e o comportamento do consumidor. Disponível em <https://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/673>, acesso em 07/08/2017. GFK PESQUISAS DE MERCADO. Disponível em < https://br-digitaltrends.gfk.com/>, acesso em 02/08/2017. HAIR Jr. Joseph F. et al. Fundamentos de Pesquisa de Marketing-3. McGraw Hill Brasil, 2014. IBGE - Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística - 2013. Disponível em <WWW.ibge.gov.br>, acesso em 23/04/2016. INSTITUTO DATA POPULAR. Pesquisa 13/01/2016. Disponível em <http://www.valor.com.br/brasil/4404276/pesquisa-indica-que-91-dos-brasileiros-reduziram- consumo-em-2015>, acesso em 22/04/2016. 58 KIM, W. C.; MAUBORGNE, R. A estratégia do oceano azul. Tradução Afonse Celso e C. Simyss. Versão Kindle.2015.Disponível em <HTTPS://amazon.com.br/Marketing>, acesso em 03/08/2017. KOTLER, P.; KELLER, L.K. Administração de Marketing -Marketing para o século 21. Versão Kindle, 2012. Disponível em <HTTPS://www.amazon.com.br>, acesso em 04/08/2017. LAPORTA, Taís. Mercado Pet é cada vez mais procurado por empreendedores. Disponível em: http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/2013-03-01/mercado-pet-e-cada-vez- mais-procurado-por-empreendedores.html, acesso em 12/04/2016. LARENTIS, F. Comportamento do Consumidor. Curitiba: IESDE, 2012. LIMA, B.R. ET AL. A. Artigo. Inovação no mercado de pet shops." RA.; I Revista de Administração e Inovação 10.1 (2013): 6-26. Disponível em <http://www.redalyc.org/pdf/973/97325715001.pdf>, acesso em 08/10/2016. LIMA, M. H.C.C.A. Mercado pet e família multiespécie: transformações e ambiguidades nas relações com cães e gatos no Brasil. Tese de doutorado [Sociologia] Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2016. Disponível em < <www.30rba.abant.org.br/arquivo/downloadpublic?q.>, acesso em 08/10/2016. MINTEL PESQUISAS. Pesquisas de Consumo. Disponível em <WWW.mintel.com/especialidades>, acesso em 08/04/2016. MÜLLER, D.V. apud LAS CASAS, A. L. Artigo. Estudo de viabilidade econômica do segmento de pet shop no município de Ijui/DACEC, 1º semestre 2012 – Trabalho de Conclusão de Curso – Orientado pelo Prof. Marcos Paulo Dhein Griebeler. Disponível em < http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/1175/Daiana%20- %20TCC.pdf?sequence=1>, acesso em 03/08/2017. NIELSEN, ESTUDOS E SOLUÇÕES. Disponível em <http://www.nielsen.com/br/pt.html>, acesso 25/04/2016. PORTO,C.F.C. ET AL. Artigo. Rastrabilidade de pet food: uma transparência ncessária para o mercado nacional. IX CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO. Junho de 2013. Disponível em <www.inovarse.org/filebrowser/download/15542>, acesso em 07/08/2017. PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAGUAI. Dados dos Município de Itaguai. Disponível em <WWW.prefeituramunicipaldeitaguai.rj.gov.br>, acesso m 18/04/2016. MUNICIPAL DE SEROPÉDICA. Dados do Município de Seropédica-Est.do Rio de Janeiro. Disponível em <WWW.prefeituradeseropedica.rj.gov.br>, acesso 16/04/2016. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. – 14. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2012. ROCHA. E. Como usar a internet e alavancar suas vendas. Guia definitivo. 2017. Disponível em <http://www.ericorocha.com.br/?_ga=2.120646728.1903564135.1502216290- 166130012.1501972129>, acesso em 07/08/2017. 59 SARANDY, A. B. O. Mãe de gato? Reflexões sobre o parentesco entre humanos e animais de estimação.V REA/XIV ABANNE. Anais, Maceió (AL): UFAL, 2015 SILVA, V. L. DOS S. Artigo. Estratégia de gestão de múltiplos canais de distribuição: um estudo na indústria brasileira de alimentos.2016. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/prod/v26n1/0103-6513-prod-0103-6513039112.pdf>, acesso em 04/08/2017. SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL. (2015). Disponível em <WWW.sindiracoes.com.br>, acesso em 16/04/2016. SOARES. F. R. E MONTEIRO. P. R. R. Marketing digital e marketing de relacionamento: interação e engajamento como determinantes do crescimento de páginas do Facebook. Publicação NAVUS-Revista de Gestão e Tecnologia. 2015. SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 11° edição Ed. Porto Alegre: Bookman, 2016. TARGET GROUP INDEX. IBOPE. Criado na Inglaterra.1968. Comportamento e atitudes. Disponível em <http://www4.ibope.com.br/comunicacao/midia/2010/apresentacoes/apresentacao/IBOPE_apres entação_classeC.pdf>, acesso rm 30/04/2016. TREVISAN- Mercado pet cresce e eleva a economia do país. Disponível em <http://www.mvtrevisan.com.br /blog/index.php? id=823& pag=4&pag=1#ancoraBlog>, acesso em 30/04/2016. VAN MANEN, M.. Researching lived experience: Human science for an action sensitive pedagogy. Routledge, 2016. VEJA Revista. Cobasi e Pet Center Marginal disputam mercado de pets. Por Carolina Giovanelli. (time jun 2017, 18h05 )Republicação. Disponível em <http://vejasp.abril.com.br/consumo/cobasi-e- pet-center-marginal-disputam-o-mercado-de-pets-em-sao-paulo/>, acesso em 28/04/2016. VIANA, J.. Jornalista. A evolução do e-commerce no Brasil e as perspectivas desse mercado para o futuro. Disponível em: <http://www.mundocarreira. com.br/economia-e-financas/evolucao-e-commerce- brasil-e-perspectivas-desse-mercado-para- o-f uturo/>, acesso 21/04/2016. YIN, R. K. Estudo de Caso-: Planejamento e Métodos. Bookman editora, 2015.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10783/2017%20-%20Rafael%20Magalh%c3%a3es%20Tarantino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15864/2017%20-%20Rafael%20Magalh%c3%a3es%20Tarantino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22144/2017%20-%20Rafael%20Magalh%c3%a3es%20Tarantino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28564/2017%20-%20Rafael%20Magalh%c3%a3es%20Tarantino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35018/2017%20-%20Rafael%20Magalh%c3%a3es%20Tarantino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41368/2017%20-%20Rafael%20Magalh%c3%a3es%20Tarantino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47770/2017%20-%20Rafael%20Magalh%c3%a3es%20Tarantino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54200/2017%20-%20Rafael%20Magalh%c3%a3es%20Tarantino.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2931
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-09-30T17:29:05Z No. of bitstreams: 1 2017 - Rafael Magalhães Tarantino.pdf: 1178749 bytes, checksum: 9c0010646c1ca7bf2789c08d3800d14c (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-30T17:29:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Rafael Magalhães Tarantino.pdf: 1178749 bytes, checksum: 9c0010646c1ca7bf2789c08d3800d14c (MD5) Previous issue date: 2017-07-13eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Rafael Magalhães Tarantino.pdfRafael Magalhães Tarantino1.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.