Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15316
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorReis, Cristian Cattete
dc.date.accessioned2023-12-22T03:13:38Z-
dc.date.available2023-12-22T03:13:38Z-
dc.date.issued2011-02-17
dc.identifier.citationREIS, Cristian Cattete. Estudo da influência da cultura organizacional na formação de uma Joint ventures. 2011. 112f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15316-
dc.description.abstractA pesquisa aqui proposta tem como objetivo principal fazer um estudo dos fatores críticos de sucesso para a formação de uma Joint Ventures sob a luz da cultura organizacional. Para isso utilizou-se o caso de uma empresa de bens de consumo localizada no Rio de Janeiro. A fim de definir a cultura do grupo diversos autores como Schein (2001), Morgan (2009), Trompenaars (1994), Hofstede (1991) entre outros foram visitados. Utilizou-se o instrumento elaborado por Ferreira et al. para mapear a cultura da unidade estudada, e seu mapeamento ocorreu através das tipologias culturais de Trompenaars, Hofstede e Handy. Afim de avaliar os fatores críticos de sucesso na formação de uma Joint Ventures, utilizou-se o levantamento literário realizado por Junior e Ribeiro (2001), onde estão apontados os principais fatores que asseguram o sucesso das alianças, sendo o comprometimento e a confiança considerados pilares para um relacionamento duradouro. O estudo teve um caráter qualitativo-quantitativo, onde foi constatado que na empresa estudada as características culturais como feminina, orientação ao funcionário e cultura familiar exerceram e exercem forte influencia, proporcionaram e proporcionam o sucesso da Joint Venturespor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultura Organizacionalpor
dc.subjectFatores Críticos de Sucessopor
dc.subjectJoint Venturespor
dc.subjectOrganizational Cultureeng
dc.subjectCritical Success Factorseng
dc.titleEstudo da influência da cultura organizacional na formação de uma Joint venturespor
dc.title.alternativeStudy of influence of organizational culture in the formation of a Joint ventureseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherProposed here aims mainly to make a study of critical success factors for the formation of a joint ventures in light of organizational culture. For this we used the case of a consumer goods company located in Rio de Janeiro. In order to define the culture of the group several authors such as Schein (2001), Morgan (2009), Trompenaars (1994), Hofstede (1991) and others were visited. We used the instrument developed by Ferreira et al. to map the culture of the unit studied, and their mapping occurred through the typologies of cultural Trompenaars, Hofstede and Handy. In order to evaluate the critical success factors in the formation of a Joint Ventures, the literary survey conducted by Junior and Ribeiro (2001) was used, which showed the main factors ensuring the success of alliances, commitment and trust being regarded as pillars for a lasting relationship. The study was qualitative-quantitative, where it was found that the company studied feminine culture, employee orientation, and family cultural characteristics haved and have a strong influences, established and establishing the success of providing Joint Ventureseng
dc.contributor.advisor1Costa, Stella Regina Reis da
dc.contributor.advisor1ID712.314.127-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9365621716036199por
dc.contributor.referee1Peixoto, José Antonio Assunção
dc.contributor.referee2Oliveira, Saulo Barbará de
dc.creator.ID055.190.227-06por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesAMARAL, A.; MAGALHÃES, A.. O Conceito de Stakeholders e o Novo Paradigma do Ensino Superior. Revista Portuguesa de Educação, vol. 13, número 002, Universidade do Minho, Portugal, 2000. BARROS, B. T.. Fusões, Aquisições e Parcerias. São Paulo, Ed.: Atlas, 2001. BARROS, B. T.. Gestão à Brasileira. São Paulo, Ed.: Atlas, 2003. BARROS, B. T.; PRATES, M. A. S.. O estilo Brasileiro de Administrar. Sumário de um Modelo de Ação Cultural Brasileiro com Base na Gestão Empresarial. In MOTTA, F. P.; CALDAS, M. P.. Cultura Organizacional e Cultura Brasileira. São Paulo, Ed.: Atlas, 1997. RIBEIRO, B.; VIANNA, H.; BARONE, J.. Mormaço. http://www.mpbbrasil.com/letras.asp?cmbLetra=32598&musica=%3Cem%3EMorma%E7o%3C/em%3E%20(Bi%20Ribeiro,%20Herbert%20Vianna%20e%20Jo%E3o%20Barone), acessado em: 02/02/2011 às 17:37 horas. CARVALHO, C. E; RONCHI, C. C.. Cultura Organizacional Teoria e Pesquisa. Rio de Janeiro, Ed.: Fundo de Cultura, 2005. EASTERBY-SMITH, M.; THORPE, R.; LOWE A.. Pesquisa Gerencial em Administração: Um Guia para Monografias, Dissertações, Pesquisas Internas e Trabalhos de Consultoria. São Paulo, Ed.: Pioneira, 1999. FERREIRA, M. C. et al.. Desenvolvimento de um instrumento brasileiro para avaliação da cultura organizacional. Estudos de Psicologia, 2002. FISCHER, R. M.. O Circulo do Poder – As Práticas Invisíveis de Sujeição nas Organizações Complexas. In FLEURY, M. T. L. e FISCHER, R. M.. Cultura e Poder nas Organizações. São Paulo, Ed.: Atlas, 1989. FREITAS, A. B.. Traços Brasileiros para Uma Análise Organizacional. In MOTTA, F. P.; CALDAS, M. P.. Cultura Organizacional e Cultura Brasileira. São Paulo, Ed.: Atlas, 1997. FLEURY, M. T. L. e FISCHER, R. M.. Cultura e Poder nas Organizações. São Paulo, Ed.: Atlas, 1989. 95 Glossário por tema: Economia. Acessado em: 14/01/2010 às 22:04 horas. Endereço Eletrônico: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/mlateral/glossario/T_Economia.htm. HREBINIAK, L. G.. Fazendo a Estratégia Funcionar. O caminho Para Uma Execução Bem-Sucedida. São Paulo, Ed.: Bookman, 2005. JUNIOR, A. B. S.; RIBEIRO, A. H. P.. Parcerias e Alianças Estratégicas. in BARROS, B. T.. Fusões, Aquisições e Parcerias. São Paulo, Ed.: Atlas, 2001. LEITE, A. C. O.. Cultura organizacional e desenvolvimento de poder, Revista de Ciências Gerenciais Anhanguera. Volume 10, N0 12, 2006. LIMA, S. M. B.; ALBANO, A. G. B.. Um Estudo Sobre Clima e Cultura Organizacional na Concepção de Diferentes Autores. Revista CCEI - URCAMP, v.6, n.10, p. 33-40 - ago., 2002. Endereço eletrônico: http://www.facape.br/ruth/adm-comport_organ/Conceito_de_cultura_e_clima_organizacional.pdf. Acessado em 11/03/2010 às 18h:46min:35seg LIMA, M. P.. Fatores Críticos de Sucesso para a Implantação e Manutenção do Trabalho Padronizado. Dissertação apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Mestre em Engenharia Automotiva. São Paulo, 2005. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M.. Técnicas de Pesquisa. São Paulo, Ed.: Atlas, 1982. MEDEIROS FILHO, B. C.. Revolução na Cultura Organizacional. São Paulo, Ed.: STS Publicações e Serviços LTDA, 1992. MINTZBERG, H., AHLSTRAND, B. e LAMPEL, J.. Safári de Estratégia Um roteiro Pela Selva do Planejamento Estratégico, Porto Alegre, Bookman, 2000, Reimpressão 2007. MOTTA, F. C. P.. Cultura e Organizações no Brasil. In MOTTA, F. P.; CALDAS, M. P.. Cultura Organizacional e Cultura Brasileira. São Paulo, Ed.: Atlas, 1997. MOTTA, F. C. P., CALDAS, M. P., Cultura Organizacional e Cultura Brasileira. São Paulo, Ed.: Atlas, 1997. MORGAN, G.. Imagens da Organização. 10 Edição. Ed. São Paulo, Atlas, 2009 96 NUNES, S. G. S.. Cultura Organizacional e Confiança dos Empregados na Organização: O caso de Uma Multinacional Alemã. Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Seropédica: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2009 (Dissertação de Mestrado). ROESCH, S. M. A.. Projetos de Estágio e Pesquisa em Administração. 30 Edição. São Paulo, Ed.: Atlas, 2007. SCHEIN, E. H.. Guia de Sobrevivência da Cultura Corporativa. Rio de Janeiro, Ed.: José Olympio, 1999. ____ Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo, Ed.: Atlas, 2009. SOUSA, J. O. P., BRUNO, L. F. C.. Cultura organizacional: como medi-la, um estudo de caso. XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produção - Florianópolis, 2004. TAVARES, M. G. P.. Cultura Organizacional Uma Abordagem Antropológica da Mudança. Rio de Janeiro, Qualitymark, 1991. TAVERA, Y. Z. A.. Análise da Influência da Cultura Organizacional no Comprometimento da Força de Trabalho: Um Estudo de Caso numa Empresa de Serviços do Setor Público na Regional do Rio de Janeiro. . Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Seropédica: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2010 (Dissertação de Mestrado). TROMPENAARS, F.. Nas Ondas da Cultura. São Paulo,Educator, 1994. VALADARES, M. C. B.. Planejamento Estratégico Empresarial Foco em Cientes e Pessoas. Rio de Janeiro, Ed.: Qualitymark, 2002 VERGARA, S. C.. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 80 Edição. São Paulo, Atlas, 2009 YIN, R. K.. Estudo de Caso – Planejamento e Métodos, Ed. Porto Alegre: Bookman, 1999.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10126/2011%20-%20Cristian%20Cattete%20Reis.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16294/2011%20-%20Cristian%20Cattete%20Reis.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22592/2011%20-%20Cristian%20Cattete%20Reis.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28972/2011%20-%20Cristian%20Cattete%20Reis.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35324/2011%20-%20Cristian%20Cattete%20Reis.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41720/2011%20-%20Cristian%20Cattete%20Reis.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48122/2011%20-%20Cristian%20Cattete%20Reis.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54574/2011%20-%20Cristian%20Cattete%20Reis.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2772
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-06-28T12:42:08Z No. of bitstreams: 1 2011 - Cristian Cattete Reis.pdf: 1560841 bytes, checksum: bd21ff5f84aa6f5dbc8bd690a63b1ba5 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-28T12:42:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Cristian Cattete Reis.pdf: 1560841 bytes, checksum: bd21ff5f84aa6f5dbc8bd690a63b1ba5 (MD5) Previous issue date: 2011-02-17eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Cristian Cattete Reis.pdfCristian Cattete Reis1.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.