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dc.contributor.authorDias, Márlen Guerra
dc.date.accessioned2023-12-22T03:14:58Z-
dc.date.available2023-12-22T03:14:58Z-
dc.date.issued2012-04-10
dc.identifier.citationDIAS, Márlen Guerra. Fatores constituintes dos recursos intangíveis impactantes no desempenho organizacional: o caso Michelin. 2012. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15362-
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo identificar os fatores constituintes dos recursos intangíveis relacionados com o desempenho organizacional de uma empresa multinacional do setor pneumático que atua no Brasil. A justificativa do estudo reside no fato de que os resultados organizacionais da unidade pesquisada têm sido inferiores aos objetivos propostos. Para tal, foi empreendida uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso único para examinar a unidade brasileira de reforços metálicos da empresa Michelin. Para coletar os dados empíricos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade com nove gestores assim como pesquisa documental, e o tratamento e análise dos dados foi feito sob um enfoque fenomenológico interpretativista indutivo. Os resultados dessa análise revelaram oito categorias que uma vez discutidas à luz das teorias indicaram que na perspectiva dos entrevistados os resultados alcançados foram consequência de falhas de gerenciamento das pessoas e dos indicadores aferidos para determinar o desempenho organizacional dessa unidade. Assim, recomenda-se: (a) investir no desenvolvimento de competências gerenciais dos gestores e no aprendizado coletivo dos gestores para propiciar aprendizagem organizacional por meio do desenvolvimento de novos conhecimentos pelos gestores. (b) incluir indicadores de desempenho que contemplem aspectos inerentes aos recursos intangíveis da organização tais como: a qualidade da formação gerencial realizada, os custos de treinamento e educação de funcionários acompanhamento do tempo na função, da satisfação do funcionário, a média etária, do nível de escolaridade e a mensuração regular de valores e atitudes dos quadros. Para futuros estudos, sugere-se aprofundar a pesquisa com gestores de nível intermediário e colaboradores do chão-de-fábrica na unidade pesquisada assim como estender para outras unidades do grupo Michelin a pesquisa sobre a relação do desempenho organizacional e seus recursos intangíveis.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRecursos intangíveispor
dc.subjectSistemas de medição de desempenhopor
dc.subjectGestão de pessoaspor
dc.subjectIntangible resourceseng
dc.subjectPerformance measurement systemseng
dc.subjectManagement of peopleeng
dc.titleFatores constituintes dos recursos intangíveis impactantes no desempenho organizacional: o caso Michelinpor
dc.title.alternativeConstituent factors of intangible resources impacting organizational performance: the Michelin caseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aimed at identifying the constituent factors of intangible resources related to the organizational performance of a multinational company that operates in Brazil in the tire industry . The study problem lies in the fact that organizational results of the research unit have been lower than expected. So, a qualitative case study research was undertaken in order to examine the Brazilian metallic reinforcements manufacturing unit of Michelin company. Empirical data was collected through nine in depth semi-structured interviews with managers as well as documentary research. An inductive interpretive phenomenological approach guided field data analysis revealing eight categories that suggest a consensus among respondents regarding the flaws in people management and and indicators that are measured to determine the performance of this organizational unit. It was possible to conclude that: a) more effort should be devoted to the development of managerial competences, collective learning of managers to facilitate organizational learning and development of new knowledge to managers and b) in addition to including performance measures that includes aspects related intangible resources of the organization as: the quality of training, the costs of training and education, the time of service in the enterprise, employee satisfaction, the average age, educational level and values and attitudes measurement. As suggestions for future studies, it is recommended that further work on this research with middle-level managers and employees of the factory-floor unit as well as the extension to other units of the Michelin group about the relation between the organizational performance and the intangible resources.eng
dc.contributor.advisor1Villardi, Beatriz Quiroz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917por
dc.contributor.referee1Barbará, Saulo
dc.contributor.referee2Freitas, Jorge Augusto de Sá Brito e
dc.creator.ID100.111.037-44por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1384334307423672por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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