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dc.contributor.authorTorres, Rogério Pinto
dc.date.accessioned2023-12-22T03:15:09Z-
dc.date.available2023-12-22T03:15:09Z-
dc.date.issued2010-03-30
dc.identifier.citationTORRES, Rogério Pinto. Visão baseada em recursos: estratégia competitiva de um laboratório nacional no mercado farmacêutico brasileiro. 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15369-
dc.description.abstractO presente trabalho mostra a movimentação estratégica de um laboratório farmacêutico nacional, em função das mudanças em seu ambiente de negócios, que tem orientado sua ações para um posicionamento em recursos, frente a tendência natural de posicionamento no mercado. O objetivo é apresentar um estudo empírico por meio de estudo de caso a partir do construto teórico da Visão Baseada em Recursos (RBV) que, os últimos anos, tem se apresentado como alternativa a tradiconal Visão Baseada no Mercado ou a visão da vantagem competitiva. Procedeu-se uma análise dos recursos internos e das estratégias, que permitiram a organização estudada continuar ocupando a terceira posição em faturamento bruto, dentro do mercado farmacêutico brasileiro. A visão da empresa foi obtida a partir de entrevistas semi-estruturadas com diretores e gerentes e os resultados do estudo foram analisados à luz do referencial teórico da Visão Baseada em Recursos e das informações sobre o mercado farmacêutico no Brasil. Como resultado, verifica-se a convergência da literatura de RBV, em que a identificação e uso das capacidaes e dos recursos únicos da organização têm relevante impacto no desempenho e competitividade da mesma no mercado de medicamentos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVisão Baseada em Recursospor
dc.subjectPosicionamento Estratégicopor
dc.subjectIndústria Farmacêuticapor
dc.subjectResources-Based Visioneng
dc.subjectStrategic Positioningeng
dc.subjectPharmaceutical Industryeng
dc.titleVisão baseada em recursos: estratégia competitiva de um laboratório nacional no mercado farmacêutico brasileiropor
dc.title.alternativeResource based view: the competitive strategy of a national laboratory in brazilian pharmaceutical marketeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work shows the strategic activities of a national pharmaceutical laboratory, due to the changes in its business environment, which has guided their actions towards positioning in resources in face of the natural trend of market position. The aim is to present an empirical study by means of a case study starting from the theoretical construction of Resource Based View (RBV) which, in the last years, has presented itself as an alternative to the traditional Market Based Vision or the vision of competitive advantage. There has been an analysis of internal resources and of the strategies which allowed for the organization being studied to remain in the third place in gross revenue within the Brazilian pharmaceutical market. The company vision was obtained from semi-structured interviews with directors and managers and the results of the study were analyzed in light of the theoretical references of the Resource Based Vision and of the information about the pharmaceutical market in Brazil. As a result, can observe the convergence of RBV literature, in which the identification and use of abilities and unique resources of the organization have relevant impact in the performance and ability of the company to compete in the medicament market.eng
dc.contributor.advisor1Souza, Marco Antonio Ferreira de
dc.contributor.advisor1ID019.710.817-28por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5708227944301103por
dc.contributor.referee1Souza Neto, Silvestre Prado de
dc.contributor.referee2Monteiro, Cristiano Fonseca
dc.creator.ID977.429.707-59por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4649400099006777por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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