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dc.contributor.authorToda, Ricardo Akihiro
dc.date.accessioned2023-12-22T03:15:11Z-
dc.date.available2023-12-22T03:15:11Z-
dc.date.issued2013-04-24
dc.identifier.citationTODA, Ricardo Akihiro. Gestão de processos e a melhoria do desempenho – Um estudo de caso no setor de compras de uma empresa de importação e comercialização de produtos eletroeletrônicos. 2013. 156 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15370-
dc.description.abstractEste estudo foi realizado em uma organização de comércio atacadista de médio porte do estado do Rio de Janeiro. Como principais segmentos destacam-se: utilidades domésticas, eletroportáteis e eletrônicos. O objetivo principal deste trabalho é implementar melhorias com base em um plano de recomendações por meio de um diagnóstico organizacional e na utilização da gestão de processos visando a melhoria de desempenho na gestão do departamento de compras da empresa Alfa. A fim de se atingir essa meta, estabeleceu-se cinco objetivos específicos que foram: a) levantar os pontos críticos no fluxo de atividades do departamento de compras; b) levantar junto aos gestores da organização quais as dificuldades encontradas nas práticas dos setores; c) levantar as principais causas internas e externas que contribuem para a baixa eficiência da organização; d) levantar os aspectos que limitam o processo de profissionalização dentro da organização; e) descrever possíveis soluções de gestão para a melhoria da organização. Utilizou-se uma pesquisa através do estudo de caso, de natureza qualitativa, do tipo descritivo e exploratório, apoiada em entrevistas por meio de um roteiro semi-estruturado, junto aos seis gestores da organização. Os resultados encontrados permitem concluir que os maiores problemas encontrados na organização foram: a) a falta de profissionalização; b) a estrutura organizacional; c) mudança organizacional; d) o processo do departamento de compras; e) a falta do planejamento estratégico; f) a necessidade da formalização da gestão de processos. Como principais recomendações para o desenvolvimento da organização, destacam-se a adoção do planejamento estratégico de maneira sistematizada e a formalização da gestão de processos. O planejamento estratégico é fundamental para o desenvolvimento da organização e verificou-se a sua total ausência. Tal fato demonstra um outro lado grave e preocupante, pois pode mascarar as reais necessidades da organização. As boas vendas realizadas anteriomente e o faturamento crescente podem ocultar diversos problemas de qualidade e produtividade. A gestão de processos tomou maior amplitude após uma análise aprofundada sobre as atividades de toda organização. Verificouse que a adoção da gestão de processos seria um dos caminhos para o atingimento dos objetivos e metas para a sobrevivência da organização, o elo de ligação entre o alinhamento estratégico e a efetivação dos resultados desejados.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgestão de processospor
dc.subjectprocesso de compraspor
dc.subjectplanejamento estratégicopor
dc.subjectprocess managementeng
dc.subjectpurchasing processeng
dc.subjectstrategic planningeng
dc.titleA gestão de Processos e a Melhoria do Desempenho – Um Estudo de Caso no Setor de Compras de uma Empresa de Importação e Comercialização de Produtos Eletroeletrônicospor
dc.title.alternativeThe Process Management and Performance Improvement - A Case Study in a Purchasing Departament of a Importing and Commercializing Company of Electronic Productseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study was conducted in an wholesale organization, medium size of Rio de Janeiro. As main segments: housewares, appliances and electronics. The main objective of this study is to implement improvements based on recommendations plan through a organizational diagnosis and the use of process management to improve performance in managing the purchasing department of Alfa. In order to achieve this goal, we established five specific objectives: a) identify critical points in the flow of activities of the purchasing department, b) identify with the managers of the organization which are the difficulties in the practices of the sectors, c) identify the main internal and external causes that contribute to the low efficiency of the organization, d) identify the factors that limit the professionalization process within the organization, e) describe possible solutions for improving management of the organization. We used a research through the case study, qualitative type, descriptive and exploratory, using a semi-structured guide, with the six managers of the organization. The results allow us to conclude that the major problems encountered in the organization were: a) the lack of professionalism, b) the organizational structure, c) organizational change; d) the process of purchasing e) the lack of strategic planning; f) formalize the process management. As main recommendations for the development of the organization, we select the adoption of strategic planning in a systematic way and the process management formalization. Strategic planning is critical to the development of the organization. This fact shows us another problem, serious and worrisome, because it can mask the real needs of the organization. Good sales and revenues increasing can hide many problems of quality and productivity. Process management has taken greater amplitude after a thorough analysis of the activities. The adoption of process management would be the way to achieve the objectives and goals for the organization's survival, the link between strategic alignment and execution of desired outcomes.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.advisor1ID244.340.867-15por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0247628533800844por
dc.contributor.referee1Cister, Angelo Maia
dc.contributor.referee2Ferreira, Marcelo Sales
dc.creator.ID024.193.797-30por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0423918083178875por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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