Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15371
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Alexandre Casimiro da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:15:12Z-
dc.date.available2023-12-22T03:15:12Z-
dc.date.issued2011-02-28
dc.identifier.citationSILVA, Alexandre Casimiro da. Efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em indústrias de autopeças. 2011. 63 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15371-
dc.description.abstractO processo de auditoria nunca teve uma boa reputação na indústria em geral. Tanto a auditoria financeira, quanto as auditorias não financeiras (dentre as quais destacamos a auditoria da qualidade) têm sua efetividade frequentemente questionada. A presente pesquisa objetiva identificar como aumentar a efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em seus fornecedores de autopeças. A metodologia de pesquisa adotada foi o questionário, com uma amostra formada por profissionais dos fornecedores de autopeças instalados no Brasil, que são constantemente auditados pelos seus clientes, as montadoras. Foi identificado que, a despeito da reputação, a auditoria é considerada efetiva na maioria das vezes e que problemas de competência e qualificação dos auditores, juntamente com a análise tendenciosa de evidências de auditoria são os pontos que mais têm prejudicado a efetividade da mesma. Sobre tais pontos são propostas ações de melhoria.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectAuditoriapor
dc.subjectMontadoraspor
dc.subjectQualityeng
dc.subjectAuditeng
dc.subjectAutomakerseng
dc.titleEfetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em indústrias de autopeçaspor
dc.title.alternativeEffectiveness of quality audits performed by automakers on suppliers.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherAudit process has never had a good reputation. Both financial and non-financial audits (including quality audits) have their effectiveness frequently questioned. This research’s goal is to identify how to increase the effectiveness of audits performed by automakers on its suppliers. The method used is the questionnaire, filled out by experienced professionals of Brazilian parts suppliers, who are constantly being audited by automakers. It has been verified that despite its reputation, quality audit is considered effective in a majority of cases and also that issues of auditor’s competence and qualification, plus biased evaluations of audit evidences are the main causes of audit’s effectiveness reduction. Some improvement action proposals are presented.eng
dc.contributor.advisor1Costa, Stella Regina Reis da
dc.contributor.advisor1ID712.314.127-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9365621716036199por
dc.contributor.referee1Barbosa, Ana Lucia dos Santos
dc.contributor.referee2Farias Filho, José Rodrigues de
dc.creator.ID140.557.858-01por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654207816646531por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesANDERSON, David R., SWEENEY, Dennis J. e WILLIAMS, Thomas A. Estatística aplicada à administração e economia. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Anuário da Indústria Automobilística Brasileira, 2009. ____________ Indústria Automobilística Brasileira - 50 anos, 2006. ARTER, Dennis R., Quality audits for improved performance, 3 ed. Milwaukee: ASQ Quality press, 2003. AZADEGAN, Arash et al. Supplier innovativeness and the role of interorganizational learning in enhancing manufacturer capabilities. Journal of Supplier Chain Management, vol. 44, n. 4, p. 14-35, 2008. BECKMERHAGEN, I. A. et al. Case study on the effectiveness of quality management system audits. The TQM Magazine, vol. 16, n. 1, p. 14-25, 2004. BURGESS, T. F. e GULES, H. K. Buyer-supplier relationships in firms adopting advanced manufacturing technology: an empirical alaysis of the implementation of hard and soft technologies. Journal of Engineering and Technology Management Jet-M, n. 15, p. 127-152, 1998. EFETIVO In: CEGALLA, Domingos P. Dicionário escolar da língua portuguesa / Domingos Pascoal Cegalla, 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, p.328. EFFECTIVE In: Webster’s New Dictionary of the English Language. 1 ed. New York: 2002, p.106. CHOI, Thomas Y. e WU, Zhaohui. Triads in supply networks: Theorizing buyer-suppliersupplier relationships. Journal of Supplier Chain Management, vol. 44, n. 4, p. 14-35, 2008. CORDON, Carlos: Prepare-se indústria automotiva. Jornal Valor Econômico, p. A13, 09/03/2010. CORMICAN, Kathryn e CUNNINGHAM, Michael. Supplier performance evaluation: lessons from a large multinational organization. Journal of Manufacturing Technology Management, vol. 18, n. 4, p. 352-366, 2007. EASTERBY-SMITH, Mark, THORPE, Richard e LOWE, Andy. Pesquisa Gerencial em Administração, 1. ed. São Paulo: Pioneira, 1999. GARDNER, Robert A. The process-focused organization: a transition strategy for success. 1. ed. Milwaukee: ASQ Quality Press, 2004. 56 GUIMARÃES, George: Passo maior que a perna. Revista AUTODATA, p. 58-60, Fev/2010. HAMMER, Michael. The Agenda. 2 ed. California: Three Rivers Press, 2003. HASSAN, Adnan, BAKSH, Mohd S. N e SHAHAROUN, Awalussin M. Issues in quality engineering research. International Journal of Quality and Reliability Management, vol. 17, n. 8, p. 858-875, 2000. HOLMQVIST, Mikael. A dynamic model of intra- and interorganizational learning Organization Studies, n. 24, p. 95-123, 2003. INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION (ISO). Quality management systems - Particular requirements for the application of ISO 9001:2000 for automotive production and relevant service part organizations. ISO 16020. 1 ed. Genebra: ISO, 2005. INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION (ISO). Steel for the reinforcement and prestressing of concrete -- Vocabulary. ISO/TS 16949. 2 ed. Genebra: ISO, 2002. IWAARDEN, Jos van, WIELE, Ton van e WILLIAMS, Roger. A management control perspective of quality management. International Journal of Quality and Reliability Management, vol. 23, n. 1, p. 102-112, 2006. JURAN, Joseph M. Juran na liderança pela qualidade. 1. ed. São Paulo: Livraria Pioneira Ed., 1990. KARAPETROVIC, Stanislav e WILLBORN, Walter. Self-audit of process performance. International Journal of Quality and Reliability Management, vol. 19, n. 1, p. 24-45, 2002. ________. Quality assurance and effectiveness of audit system. International Journal of Quality and Reliability Management, vol. 17, n. 6, p. 679-703, 2000. KUBO, Pablo Y. Y. Análise prospectiva do desenvolvimento do produto nas indústrias automobilísticas de veículos comerciais instaladas no Brasil. Tese de Doutorado. UNESP, Guaratinguetá, SP: 2009. LESSE, Domingos C. Gestão da Melhoria Contínua da Qualidade e Produtividade em uma Célula de Produção. Monografia para conclusão de curso de Pós Graduação. Universidade de Taubaté: 2002. LIEBESMAN, Sandford. The Right Approach. Quality Progress, p. 60-63, Setembro, 2009. MALHOTRA, Manoj K. e GROVER, Varun. An assessment of survey research in POM: from constructs to theory. Journal of Operations Management, vol. 16, p. 407-425, 1998. MARCONI, Marina A e LAKATOS, Eva M. Técnicas de Pesquisa 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 57 MORGAN, James M. e LIKER, Jeffrey K. The Toyota Production System: Integrating people, process and technology. 1 ed. New York: Productivity Press, 2006. MUNRO, Roderick A. Automotive Internal Auditor Pocket Guide: Process Auditing to ISO/TS 16949:2002. 1 ed. Milwaukee: ASQ Quality press, 2004. NOGUEIRA, Maria da G. S. Proposta de método para avaliação de desempenho de práticas da produção enxuta - ADPPE. Dissertação de Mestrado: UFRGS, 2007. OLIVER, Judy. Continuous improvement: role of organizational learning mechanisms. International Journal of Quality and Reliability Management, vol. 26, n. 6, p. 546-563, 2009. PORTER, Michael E. On Competition 1. ed. Boston: Harvard Business Review, 1998. POWER, Damien e TERZIOVSKI, Milé. Quality audit roles and skills: Perceptions of non-financial auditors and their clients. Journal of Operations Management, vol. 25, p. 126-147, 2006. PSA PEUGEOT CITROËN. Audit Synthèse qualité vie série. Norme Qualité Q620450, 2001. REVISTA AUTODATA. Líderes perdem participação. Agência Autodata. Ano 19, n.258, p. 32-33, fevereiro de 2011. ROESCH, Sylvia M. A. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009. SANTOS, Sidnei Barbosa dos. Certificação ISO 9001/2000: Uma avaliação sobre o processo de implementação no IV Juizado Especial Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado: UFRRJ, 2007. SCHERKENBACH, William W. O caminho de Deming para a qualidade e produtividade 3. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark , 1990. SENGE, Peter M. A Quinta Disciplina 25. ed. Rio de Janeiro: Best Seller Ed., 2009. SILVA, Edson da. Uma análise das práticas de asseguramento da qualidade de produtos e processos antes do início da produção em série adotadas por empresas do ramo automotivo. Dissertação de Mestrado: UFF, 2009. VALDAMBRINI, Antoninho Cecílio. O gerenciamento do conhecimento do produto como fator de competitividade na gestão do ciclo de vida do produto. Dissertação de Mestrado: Universidade Católica de Santos, 2008. VERBAND DER AUTOMOBILIINDUSTRIE (VDA) Gerenciamento do Sistema da Qualidade na Indústria Automobilística Auditoria de Processo Parte 3. 1. ed. São Paulo: Instituto da Qualidade Automotiva, 1998. _______. Gerenciamento do Sistema da Qualidade na Indústria Automobilística Auditoria de Processo Parte 3. 1. ed. São Paulo: Instituto da Qualidade Automotiva, 1998. 58 VERGARA, Sylvia C. Métodos de Pesquisa em Administração 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008. _______. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009. WESTCOTT, Russell T. e OKES Duke. Certified Quality Manager Handbook. 2. ed. Milwaukee: ASQ Quality press, 2001. WHARTON, Claire L. Auditing: A slapped wrist or a helping hand? In: Training for Quality, v. 5, n. 3, p. 116-120, MCB University Press, Bradford, 1997. WONG, Alfred. Sustaining company performance through partnering with suppliers. International Journal of Quality and Reliability Management, vol. 19, n. 5, p. 567-580, 2002. WRIGHT, James T. C. e GIOVINAZZO, Renata A., Delphi – Uma ferramenta de apoio ao planejamento prospectivo. Caderno de pesquisas em administração v. 1, n. 12, p. 54 - 65, USP, 2000. YUAN, Whang. The modern Three Kingdoms in global automobile industry - A case study of Toyota Quality Crisis in USA and China market. Master Thesis: NHH, Norwegian School of Economics and Business Administration, 2010. ZHANG, Chun, HENKE Jr. John W. e GRIFFITH, David A. Do buyer cooperative actions matter under relational stress? Evidence form Japanese and U.S. assemblers in the U.S. automotive industry. Journal of Operations Management, n. 27, p. 479-494, 2009.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/62145/2011%20-%20Alexandre%20Casimiro%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3936
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-09-24T12:13:56Z No. of bitstreams: 1 2011 - Alexandre Casimiro da Silva.pdf: 771375 bytes, checksum: 899a8fbf88e21315bb10ec9d27f20e95 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-24T12:13:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Alexandre Casimiro da Silva.pdf: 771375 bytes, checksum: 899a8fbf88e21315bb10ec9d27f20e95 (MD5) Previous issue date: 2011-02-28eng
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2011 - Alexandre Casimiro da Silva.pdf2011 - Alexandre Casimiro da Silva753.3 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.