Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15508
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Uma análise de estudos envolvendo Etnomatemática no Ensino de Jovens e Adultos |
Other Titles: | An Analysis of Studies Involving Ethnomathematics in Teaching Young People and Adults |
Authors: | Sudré Junior, Ronald Leonardo Pessanha |
Orientador(a): | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Primeiro membro da banca: | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Segundo membro da banca: | Barbosa, Aline Mauricio |
Terceiro membro da banca: | Mattos, Sandra Maria Nascimento de |
Keywords: | Programa Etnomatemática;Ensino de Jovens e Adultos;Metodologia;Educação Popular;Contextualização;Ethnomathematics Program;Youth and Adults Education;Methodology;Popular Education;Contextualizing |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 26-Feb-2021 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citation: | SUDRÉ JUNIOR, Ronald Leonardo Pessanha. Uma análise de estudos envolvendo Etnomatemática no Ensino de Jovens e Adultos. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. |
Abstract: | Esta dissertação buscou, através do Programa Etnomatemática, metodologias para realização de aulas de Matemática no Ensino de Jovens e Adultos. O trabalho teve como justificativa os desafios que a modalidade EJA impõe aos profissionais que não encontraram na formação acadêmica subsídios para enfrenta-los e, especificamente, a disciplina Matemática concentra entraves para o desenvolvimento dos educandos. Diante disso, como abordar conteúdos da matemática escolar que possam atender às demandas do cotidiano dos alunos do Ensino de Jovens e Adultos? Assim, o objetivo foi analisar pesquisas dos últimos cinco anos (2016 – 2020) sobre Etnomatemática na modalidade EJA para observar a aplicabilidade e a eficácia da utilização dos conceitos etnomatemáticos. A pesquisa bibliográfica visou encontrar teses e dissertações que aplicaram os conceitos do Programa Etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos. Para obter embasamento teórico um breve histórico da educação brasileira, com foco na modalidade EJA, foi realizado e um estudo sobre a educação popular forneceu subsídios na avaliação dos problemas do ensino de adultos. Mas o aprofundamento ocorreu na Etnomatemática com a contribuição dos autores Ubiratan D’Ambrosio, Maria Cecilia Fantinato, Darlinda Moreira, Sandra Mattos, Sebastiani Ferreira e Sônia Maria de Vargas. Ao analisar os estudos que a pesquisa forneceu, foi possível enxergar a importância da contextualização dos conteúdos matemáticos para os alunos com idade mais avançada. Os trabalhos mostraram caminhos para transformar as aulas mais acessíveis aos alunos. Com o desenvolvimento do estudo, o papel do professor mostrou-se ainda essencial. Pois mesmo sofrendo com a perda de autonomia o profissional pode reinventar-se diante de novas metodologias e ofertar aos seus educandos contribuições significativas para o cotidiano. |
Abstract: | This dissertation sought, through the Ethnomathematics Program, methodologies for conducting Mathematics classes in the Teaching of Youth and Adults. The work was justified by the challenges that EJA modality imposes in the academic formation to face them and, specifically, the Mathematics discipline concentrates obstacles for the student's development.Given this, how to approach school Mathematics content that can meet the daily demands of students of Youth and Adults Education? Thus, the objective was to analyze research from the last five years (2016 – 2020) on Ethnomathematics in the EJA modality to observe the applicability and effectiveness of using Ethnomathematics concepts. The bibliographic research aimed to find theses and dissertations that applied the concepts of the Ethnomathematics Program in Youth and Adult Education. To obtain a theoretical basis, a brief history of Brazilian education, focusing on the EJA modality, a study on popular education was carried out, which provided subsidies in the evaluation of problems in adult education. But the deeping of Ethnomathematics occurred with the contribution of the authors Ubiratan D'Ambrosio, Maria Cecília Fantinato, Darlinda Moreira, Sandra Matos, Sebastiani Ferreira and Sônia Maria de Vargas. When analyzing the studies that the research provided, it was possible to see the importance of contextualizing mathematical content for students with old age. The works showed ways to make classes more accessible to students. With the development of the study, the role of the teacher proved to be still essential. For even suffering from the loss of autonomy, the professional can reinvent yourself in the face of new methodologies and offer your students significant contributions to their daily lives. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15508 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - Ronald Leonardo Pessanha Sudré Junior.pdf | 2021 - Ronald Leonardo Pessanha Sudré Junior | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.