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dc.contributor.authorMédice Júnior, Fábio
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:06Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:06Z-
dc.date.issued2014-08-30
dc.identifier.citationMédice Júnior, Fábio. Fractais:motivando a Matemática no ensino médio. 2014. [67 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15529-
dc.description.abstractO interesse dos alunos pela matemática é corriqueiramente baixo, e isto muito se deve à falta de estimulos concretos e aplicações no cotidiano do aluno. Os fractais e sua geometria fazem vislumbrar aplicações da matemática raramente apresentadas aos nossos alunos. Neste trabalho apresentamos os fractais construídos a partir de figuras geométricas simples como retas, triângulos, cubos, etc., e de processos iterativos simples realizando manipulações de figuras geométricas das figuras geométricas. Apresentamos um estudo do perímetro e área e sua relação com Progressões Geométricas. O estudo da dimensão de alguns fractais é também abordado através de uma forma construtiva e simples, onde é possível também utilizar os logaritmos. Veremos também que é possível construir alguns fractais com papel e tesoura, através de recortes e dobraduras, instigando a curiosidade nos alunos pois torna a matemática construtiva e concreta, saindo um pouco do abstratismopor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectFractaispor
dc.subjectSecondary School, ,eng
dc.subjectGeometryeng
dc.subjectFractalseng
dc.titleFractais:motivando a Matemática no ensino médiopor
dc.title.alternativeFractals: Motivating Math in High Schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe interest of our students for mathematics is routinely low, and this really is due to the absence of specific stimuli and application in everyday student. Fractals and their geometry is rarely glimpse of mathematical applications presented to our students. We present the fractals built from simple geometric figures such as straight lines, triangles, cubes, etc., and simple iterative processes, performing geometric manipulation of these figures. We present a study of the perimeter and area, and its relationship with Geometric Progressions. The study of some fractal dimension is also addressed through a constructive and simple way, where you can also use logarithms. We will also see that it is possible to build some fractals with paper, scissors, through cuts and folds, instigating curiosity in students as it makes the mathematics more constructive and concreteeng
dc.contributor.advisor1Conceição Junior, Duilio Tadeu da
dc.contributor.advisor1ID07124256755por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5959809258429388por
dc.contributor.referee1Santos, Douglas Monsôres de Melo
dc.contributor.referee2Antunes, Gladson Octaviano
dc.creator.ID09271505735por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0389122553674225por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
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dc.subject.cnpqMatemáticapor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3071
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-11-08T13:23:02Z No. of bitstreams: 1 2014 - Fábio Médice Júnior.pdf: 23449131 bytes, checksum: 2e7c8082b41677cb2264bfe36e302052 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-08T13:23:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Fábio Médice Júnior.pdf: 23449131 bytes, checksum: 2e7c8082b41677cb2264bfe36e302052 (MD5) Previous issue date: 2014-08-30eng
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