Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15539
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Erickson Nunes | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:19:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:19:12Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-30 | |
dc.identifier.citation | MARTINS, Erickson Nunes. Uma abordagem construtivista do teorema de Tales sob a perspectiva da teoria de Van Hiele. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15539 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho busca verificar quais são as dificuldades de aprendizagem reveladas pelos alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental, nas atividades que envolvem o teorema de Tales. Através de uma abordagem construtivista, pretende-se direcionar e orientar o aluno para uma análise gradativa e interpretativa das ações tomadas para o entendimento e a resolução de situações-problemas que envolvam o teorema de Tales. Para tanto, buscou-se olhar o teorema de Tales sob a perspectiva da teoria de Van Hiele, cuja aprendizagem , sobretudo em geometria, se dá em níveis de compreensão, cabendo ao professor o papel de atuar apenas nos momentos em que o aluno se encontra apto, ou não, a progredir de nível, condição que a teoria de Van Hiele chama de fase de aprendizagem, e ainda, dentro desse contexto, utilizar a história da matemática como elemento motivador. A elaboração das atividades teve um enfoque na compreensão dos elementos formadores e que compõem o teorema de Tales, bem como as diversas formas que eles aparecem em nosso cotidiano e, assim, fazer uma análise interpretativa de situações-problemas em que podemos aplicar o teorema e avaliar se as habilidades e competências, necessárias ao processo de ensino-aprendizagem, foram adquiridas de maneira satisfatória. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | História da Matemática | por |
dc.subject | Construtivismo | por |
dc.subject | Teorema de Tales | por |
dc.subject | Teoria de Van Hiele | por |
dc.subject | History of Mathematics | eng |
dc.subject | Constructivism | eng |
dc.subject | Theorem Tales | eng |
dc.subject | Van Hiele Theory | eng |
dc.title | Uma abordagem construtivista do teorema de Tales sob a perspectiva da teoria de Van Hiele | por |
dc.title.alternative | A constructivist approach to Tales' theorem from the perspective of Van Hiele's theory | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This paper seeks to determine which learning difficulties are revealed by the students of 8th and 9th grade of elementary school, in activities involving the theorem of Thales. Through a constructivist approach, we intend to direct and guide the student to a gradual and interpretative analysis of the actions taken to understand and solve problem situations involving the theorem of Thales. In order to achieve this aim, we thought to look at the theorem of Thales from the perspective of the Van Hiele theory, whose learning, particularly in geometry, occurs in levels of understand of teacher's role acts only at times when the student is able, or not, progressing level, condition that the theory of Van Hiele calls learning phase, and also, in this context, to use the history of mathematics as motivator. The preparation of the activities had a focus on understanding the forming elements which compose the theorem of Thales, as well as the various forms they appear in everyday life and, thus, to interpretative analysis of problem situations in which we can apply the theorem and assess whether the necessary skills and competencies to the teaching-learning process were acquired in a satisfactory manner | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, André Luiz Martins | |
dc.contributor.advisor1ID | 02150807777 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5539956300898040 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Orlando dos Santos | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Maria Darci Godinho | |
dc.creator.ID | 08873190766 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8566554936944091 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | [1] BOYER, Carl B. História da matemática. 2ª Edição. São Paulo: Edgard Blucher, 1996. [2] CROWLEY, Mary L. O modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico. In: LINDQUIST, Mary & SHULTE, Albert P. (organizadores), Aprendendo e Ensinando Geometria. São Paulo: Atual, 1994. [3] D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática). Campinas: Papirus, 1996. [4] D’AMBRÓSIO, Ubiratan. A história da matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na educação matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Ed.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. [5] EVES, H. Introdução à História da Matemática. Trad. Hygino H. Domingues. Campinas, SP: Unicamp, 2004. [6] FERNANDES, A. Os Idiomas do Aprendente. São Paulo: Artmed, 2001. [7] FREUDENTHAL, H. (1973). Mathematics as an educational task. Dordrecht: Reidel. [8] GROSSI, E. P. (2000). Uma nova síntese sobre como acontece a aprendizagem. In: E. Grossi. A coragem de mudar em educação. Petrópolis: Vozes. [9] MENDES, I. A.; FOSSA, J. A.; VALDÉS, J. E. N. A história como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006. [10] MENDES, I. A.; FOSSA, J. A.; VALDÉS, J. E. N. Investigação Histórica no Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2009(a). [11] MENDES, I. A.; FOSSA, J. A.; VALDÉS, J. E. N. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. 2. ed. rev. e aum. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009(b). [12] MIGUEL, Antonio; MIORIN, Maria A. História na educação matemática: propostas e desafios. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2005. 84 [13] MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria Ângela. História da Matemática: propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção tendências em educação matemática). [14] MIORIM, Maria Ângela. Introdução a História da Educação Matemática. São Paulo: Atual,1998. [15] ORIENTAÇÕES CURRICULARES, primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental: RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: Áreas Específicas. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em <http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4246635/4104937/MAT_Orientacoes_2013.pdf> [16] PIAGET, J. A psicologia. 2. Ed. Lisboa: Livraria Bertrand, 1973. [17] PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAL (PCN), terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf> [18] VAN HIELE, P.M. (1973). Begrip e Inzicht. Muusses: Purmerend. [19] VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione,1997. [20] VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998. [21] VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003. [22] YOUTUBE. Vídeo: Tales e a altura da pirâmide. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=cWkU6fGoYA8> | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/13995/2014%20-%20Erickson%20Nunes%20Martins.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/16882/2014%20-%20Erickson%20Nunes%20Martins.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/23196/2014%20-%20Erickson%20Nunes%20Martins.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/29572/2014%20-%20Erickson%20Nunes%20Martins.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/35946/2014%20-%20Erickson%20Nunes%20Martins.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/42342/2014%20-%20Erickson%20Nunes%20Martins.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/48724/2014%20-%20Erickson%20Nunes%20Martins.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/55174/2014%20-%20Erickson%20Nunes%20Martins.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3092 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-11-14T13:09:28Z No. of bitstreams: 1 2014 - Erickson Nunes Martins.pdf: 3642939 bytes, checksum: 0a07c37ce6a857b5529e3dd03ae69ce1 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-14T13:09:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Erickson Nunes Martins.pdf: 3642939 bytes, checksum: 0a07c37ce6a857b5529e3dd03ae69ce1 (MD5) Previous issue date: 2014-08-30 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014 - Erickson Nunes Martins.pdf | 3.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.