Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15540
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNogueira, Gabriel Leite
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:12Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:12Z-
dc.date.issued2015-08-17
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Gabriel Leite. Uma proposta metodológica para estudo, modelagem e aplicações de funções afins (lineares), quadráticas e exponenciais com o uso do software GeoGebra no Ensino Médio. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15540-
dc.description.abstractDurante anos de docência no Ensino Médio, tenho compartilhado das dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão do tema “Funções”. Tais dificuldades influenciam o entendimento de outros tópicos dentro da matemática e de alguns em disciplinas correlatas que dependem da boa construção e entendimento das funções. Nessa direção de propor mecanismos de inovação para o ensino de matemática, utilizamos um software matemático de Geometria Dinâmica, chamado GeoGebra, para ser um ferramental a auxiliar o Ensino de Funções, por meio de oficinas de construções e modelamento das mesmas. Por ser um tema recorrente e de grande aplicação nos estudos matemáticos e de áreas afins, se faz interessante o uso de mecanismos diversos para progressão do Ensino e de suas aplicações, em todos os anos do Ensino Médio. O estudo de funções pode e é melhor assimilado a medida em que a visualização de tal objeto matemático é compreendido de maneira sistemática. Além da utilização do software com um construtor de gráficos a ferramenta de animação permite aos alunos a visualização de movimento gráfico de acordo com a variação dos coeficientes. Buscar ferramentas para um melhor entendimento desse importante tópico, aliar o aspecto lúdico ao ensino, tentando cativar o aluno para que ele possa se interessar mais profundamente pelo assunto, auxiliando seu aprendizado. O GeoGebra tem a capacidade de “plotagem” (no jargão matemático: “desenhar”) de gráficos na forma (geral) literal e ainda possui uma ferramenta que possibilita animar os gráficos o que pretendemos explorar para facilitar a compreensão dos alunos ao estudo dessas funções. Através de atividades (oficinas) com o uso concomitante ensino-tecnologia permitiremos aos alunos desfrutar de um crescente conhecimento das características das funções selecionadas, a saber: afim, quadrática e exponencial, com aplicação direta em questões de concursos/símilespor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectFunçõespor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectMatheng
dc.subjectFunctionseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectGeoGebra.eng
dc.titleUma proposta metodológica para estudo, modelagem e aplicações de funções afins (lineares), quadráticas e exponenciais com o uso do software GeoGebra no Ensino Médiopor
dc.title.alternativeUma proposta metodológica para estudo, modelagem e aplicações de funções afins (lineares), quadráticas e exponenciais com o uso do software GeoGebra no Ensino Médioeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherDuring years of teaching in high school, I have shared the difficulties encountered by students in understanding the topic "Functions". These difficulties affect the understanding of other topics within mathematics and in some related disciplines that depend on the good construction and understanding of functions. In this sense to propose innovative mechanisms for the teaching of mathematics, we use a mathematical software Dynamic Geometry, called GeoGebra to be a tooling to assist the functions of education through construction of workshops and modeling them. To be a recurring theme and great application in mathematical studies and related areas, it is interesting to use different mechanisms for progression of Education and its applications, in each year of high school. The study of functions is better absorbed and can measure in the display such mathematical object is realized in a systematic way. In addition to using the software with a graphical builder animation tool allows students to motion graphic display according to the variation of the coefficients. Search tools for a better understanding of this important topic , combine the playful aspect to teaching, trying to captivate the student so that it can be interested more deeply in the subject , aiding their learning. GeoGebra has the ability to "plotting" (in mathematical jargon: "draw") graphics in the form (general) literal and still has a tool that allows the graphics animate what we intend to exploit to facilitate students' understanding of the study of these functions. Through activities (workshops) using co - teaching technology allow students to enjoy a growing knowledge of the characteristics of the selected functions, namely: order, quadratic and exponential, with direct application in procurement issues / simileseng
dc.contributor.advisor1Lambert, Wanderson José
dc.contributor.advisor1ID03434358617por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3091684617912159por
dc.contributor.referee1Conceição Junior, Duilio Tadeu da
dc.contributor.referee2Esquincalha, Agnaldo da Conceição
dc.creator.ID10337557705por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5665027026661059por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesCIPRIANO, T. S. Modelagem Matemática como Metodologia no Ensino Regular: Estratégias e Possibilidades. Dissertação – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2013 Acesso em: http://bit.profmat-sbm.org.br/xmlui/handle/123456789/479 DANTE, L. R. Projeto Voaz Matemática. 1a ed. São Paulo: Ática, 2012 LIMA, E. L. Curso de Análise. v.1. 14a ed. Rio de Janeiro: Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 2012. LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E.; MORGADO, A. C. A matemática do Ensino Médio, v. 1. 9a ed. Rio de Janeiro: SBM, 2006. LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E.; MORGADO, A. C. Temas e Problemas, 3a ed. Rio de Janeiro: SBM, 2010. LOPES, G. Geometria Dinâmica com o GeoGebra no Ensino de Algumas Funções, 2013. 78f. Dissertação – Universidade Federal de Viçosa. Viçosa – Minas Gerais. Acesso em: http://bit.profmat-sbm.org.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/499/2011_00393_GERALDO_LOPES_JUNIOR.pdf?sequence=1 MARINS, L. de S. O uso do Geogebra no Ensino da Geometria Analítica: Estudo da Reta. 2013. 47f. Dissertação - Universidade Federal de Goiás. Goiânia - Goiás. 2013. Acesso em: http://bit.profmat-sbm.org.br/xmlui/handle/123456789/590 105 MELO, A. L. C. D.; SILVA, G. S. da C. Utilização do software Geogebra como ferramenta auxiliar ao estudo das funções quadráticas no ensino fundamental e médio. 6º encontro de formação de professores edição internacional – 7º fórum permanente de inovação educacional edição internacional – Aracajú – Sergipe. 2013. Acesso em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CC8QFjAA&url=http%3A%2F%2Fmidia.unit.br%2Fenfope%2F2013%2FGT5%2FUTILIZA%25C7%25C3O_SOFTWARE_GEOGEBRA_COMO_FERRAMENTA_AUXILIARA_ESTUDO_FUNCOES_QUADRATICAS.pdf&ei=6ap-U7HMCbLOsATOjICAAw&usg=AFQjCNH8dbASzMtUDqjpH3NlrkXwrEE-eQ&sig2=lsXYv5hzfsVPLt2RatMzmA&bvm=bv.67720277,d.cWc OKADA, S. Explorando gráficos das funções elementares por meio do software Geogebra. 2013. 82f. Dissertação - Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus - Bahia. 2013. Acesso em: http://bit.profmat-sbm.org.br/xmlui/handle/123456789/250 RICARDO, J. da C. Uma proposta para o ensino de Funções Quadráticas mediada pela tecnologia: Um estudo de caso. 2012. 135f. Dissertação - Universidade Severino Sombra. Vassouras - Rio de Janeiro. 2012. Acesso em: http://www.uss.br/arquivos/posgraduacao/strictosensu/educacaoMatematica/dissertacoes/2012/Dissertacao_Jonas_FichaOK.pdf SOUZA, A. R. de S.; Silva, G. A. Desenvolvimento e análise de uma metodologia para o ensino da função quadrática utilizando os softwares ‘parábola’ e ‘oficina de funções’. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, Campinas - São Paulo, v.14, nº 25, jan.jun./2006 Acesso em: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/view/2441 106 OLIVEIRA, S. K. C. F; LIMA, F. A. de S; FEITOSA, A. J. R. Conceito de Função em uma Investigação Metodológica Local. XII Encontro de Extensão – Centro de Ciências Exatas e da natureza/ Departamento de matemática/ PIBID – João Pessoa Paraíba. 2010 Acesso em: http://www.prac.ufpb.br/anais/XIIENEX_XIIIENID/fichacatalograficaENEX.html PRADO, P. A. Descubra o ENEM. 4a ed. Rio de Janeiro: MR Bens Editora, 2013 PRADO, P. A. Descubra a UERJ. 3a ed. Rio de Janeiro: MR Bens Editora, 2014 SANTOS, V. F. O uso de softwares no Ensino de Funções Quadráticas em um Projeto Educacional de Jovens e Adultos. UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul – SPpor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13999/2015%20-%20Gabriel%20Leite%20Nogueira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16896/2015%20-%20Gabriel%20Leite%20Nogueira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23210/2015%20-%20Gabriel%20Leite%20Nogueira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29586/2015%20-%20Gabriel%20Leite%20Nogueira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35960/2015%20-%20Gabriel%20Leite%20Nogueira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42356/2015%20-%20Gabriel%20Leite%20Nogueira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48738/2015%20-%20Gabriel%20Leite%20Nogueira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55188/2015%20-%20Gabriel%20Leite%20Nogueira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3114
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-11-25T17:38:42Z No. of bitstreams: 1 2015 - Gabriel Leite Nogueira.pdf: 8634231 bytes, checksum: e062cb4d69b3e53ce1f4bf73e34b2122 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-25T17:38:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Gabriel Leite Nogueira.pdf: 8634231 bytes, checksum: e062cb4d69b3e53ce1f4bf73e34b2122 (MD5) Previous issue date: 2015-08-17eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Gabriel Leite Nogueira.pdf8.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.