Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15544
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gouvêa, Diuliano Azeredo | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:19:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:19:14Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-17 | |
dc.identifier.citation | GOUVÊA, Diuliano Azeredo. O ensino dos logaritmos tendo como eixo norteador a historia. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15544 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo chamar a atenção para a importância da História da Matemática no ensino-aprendizado dos logaritmos, buscando apresentar possibilidades de abordagem do tema com um viés histórico. Para atingir esse objetivo, realizamos uma análise de 4 (quatro) livros didáticos, escolhidos pelo PNLD, a fim de verificar como esses livros apresentavam os logaritmos, se havia a presença da História da Matemática nesta abordagem no que acreditamos possa ser mais atrativas e adequadas ao ensino deste importante tópico. Após uma análise não exaustiva, apresentando, com isso, sugestões para que os autores possam melhorar suas obras. Realizamos uma pesquisa de campo, onde aplicamos dois questionários, um destinado para os professores e outro destinado aos alunos. Com o objetivo de obter a opinião desses dois grupos sobre a abordagem dos logaritmos a partir de um viés da história da Matemática e também de verificar a visão que esses dois grupos tem da relação da matemática com sua própria história in loco a história dos logaritmos, assim como abrir caminhos para o surgimento de novas pesquisas. Fizemos também uma breve análise de dissertações correlatas com objetivo de fazer uma leitura do que foi aferido e desenvolvido por colegas que estudaram o mesmo assunto. Por fim analisamos os resultados, demos nossas sugestões a fim de criar uma conclusão sobre o tema abordado. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | História da matemática | por |
dc.subject | Logaritmos | por |
dc.subject | Livro didático de Matemática | por |
dc.subject | History of mathematics | eng |
dc.subject | logarithms | eng |
dc.subject | Textbook of Mathematics | eng |
dc.title | O ensino dos logaritmos tendo como eixo norteador a historia | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This study aims to present the importance of the history of mathematics for teaching and learning, seeking to provide opportunities for readers to approach the topic with a historical bias, in order to understand what potential that is replaced when under a historical perspective; it would have with respect to the learning process. To achieve this goal, we conducted an analysis of four (4) textbooks, chosen by PNLD in order to see how these books had the logarithms, it was the presence of the History of Mathematics and presenting this approach as this, suggestions for authors to improve their work. Then we conducted a field study where we applied two questionnaires, one designed for teachers and another for students. In order to get the opinion of these two groups on the approach of logarithms from a bias in the history of mathematics and also to check the view that these two groups have the relationship of mathematics with its own history in loco history of logarithms, as well as open avenues for the emergence of new research. Conducted surveys present our methodology for the analysis of the same. We also made a brief analysis of dissertations related in order to make a reading that was measured and developed by colleagues who studied the same order subject. For analyze the results, we gave our suggestions to create a conclusion about the topic | eng |
dc.contributor.advisor1 | Lambert, Wanderson José | |
dc.contributor.advisor1ID | 034.343.586-17 | por |
dc.creator.ID | 073.834.537-78 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9677451050162504 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/8761/2013%20-%20Diuliano%20Azeredo%20Gouv%c3%aaa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/15556/2013%20-%20Diuliano%20Azeredo%20Gouv%c3%aaa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/21856/2013%20-%20Diuliano%20Azeredo%20Gouv%c3%aaa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/28240/2013%20-%20Diuliano%20Azeredo%20Gouv%c3%aaa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/34668/2013%20-%20Diuliano%20Azeredo%20Gouv%c3%aaa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/41018/2013%20-%20Diuliano%20Azeredo%20Gouv%c3%aaa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/47376/2013%20-%20Diuliano%20Azeredo%20Gouv%c3%aaa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/53910/2013%20-%20Diuliano%20Azeredo%20Gouv%c3%aaa.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2491 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-10-16T18:31:56Z No. of bitstreams: 1 2013 - Diuliano Azeredo Gouvêa.pdf: 3074684 bytes, checksum: 1637a9c9273f537aed4b0b6fadefe6f8 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2018-10-16T18:31:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Diuliano Azeredo Gouvêa.pdf: 3074684 bytes, checksum: 1637a9c9273f537aed4b0b6fadefe6f8 (MD5) Previous issue date: 2013-07-17 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013 - Diuliano Azeredo Gouvêa.pdf | Documento principal | 3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.