Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15544
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGouvêa, Diuliano Azeredo
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:14Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:14Z-
dc.date.issued2013-07-17
dc.identifier.citationGOUVÊA, Diuliano Azeredo. O ensino dos logaritmos tendo como eixo norteador a historia. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15544-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo chamar a atenção para a importância da História da Matemática no ensino-aprendizado dos logaritmos, buscando apresentar possibilidades de abordagem do tema com um viés histórico. Para atingir esse objetivo, realizamos uma análise de 4 (quatro) livros didáticos, escolhidos pelo PNLD, a fim de verificar como esses livros apresentavam os logaritmos, se havia a presença da História da Matemática nesta abordagem no que acreditamos possa ser mais atrativas e adequadas ao ensino deste importante tópico. Após uma análise não exaustiva, apresentando, com isso, sugestões para que os autores possam melhorar suas obras. Realizamos uma pesquisa de campo, onde aplicamos dois questionários, um destinado para os professores e outro destinado aos alunos. Com o objetivo de obter a opinião desses dois grupos sobre a abordagem dos logaritmos a partir de um viés da história da Matemática e também de verificar a visão que esses dois grupos tem da relação da matemática com sua própria história in loco a história dos logaritmos, assim como abrir caminhos para o surgimento de novas pesquisas. Fizemos também uma breve análise de dissertações correlatas com objetivo de fazer uma leitura do que foi aferido e desenvolvido por colegas que estudaram o mesmo assunto. Por fim analisamos os resultados, demos nossas sugestões a fim de criar uma conclusão sobre o tema abordado.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da matemáticapor
dc.subjectLogaritmospor
dc.subjectLivro didático de Matemáticapor
dc.subjectHistory of mathematicseng
dc.subjectlogarithmseng
dc.subjectTextbook of Mathematicseng
dc.titleO ensino dos logaritmos tendo como eixo norteador a historiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims to present the importance of the history of mathematics for teaching and learning, seeking to provide opportunities for readers to approach the topic with a historical bias, in order to understand what potential that is replaced when under a historical perspective; it would have with respect to the learning process. To achieve this goal, we conducted an analysis of four (4) textbooks, chosen by PNLD in order to see how these books had the logarithms, it was the presence of the History of Mathematics and presenting this approach as this, suggestions for authors to improve their work. Then we conducted a field study where we applied two questionnaires, one designed for teachers and another for students. In order to get the opinion of these two groups on the approach of logarithms from a bias in the history of mathematics and also to check the view that these two groups have the relationship of mathematics with its own history in loco history of logarithms, as well as open avenues for the emergence of new research. Conducted surveys present our methodology for the analysis of the same. We also made a brief analysis of dissertations related in order to make a reading that was measured and developed by colleagues who studied the same order subject. For analyze the results, we gave our suggestions to create a conclusion about the topiceng
dc.contributor.advisor1Lambert, Wanderson José
dc.contributor.advisor1ID034.343.586-17por
dc.creator.ID073.834.537-78por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9677451050162504por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8761/2013%20-%20Diuliano%20Azeredo%20Gouv%c3%aaa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15556/2013%20-%20Diuliano%20Azeredo%20Gouv%c3%aaa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21856/2013%20-%20Diuliano%20Azeredo%20Gouv%c3%aaa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28240/2013%20-%20Diuliano%20Azeredo%20Gouv%c3%aaa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34668/2013%20-%20Diuliano%20Azeredo%20Gouv%c3%aaa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41018/2013%20-%20Diuliano%20Azeredo%20Gouv%c3%aaa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47376/2013%20-%20Diuliano%20Azeredo%20Gouv%c3%aaa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53910/2013%20-%20Diuliano%20Azeredo%20Gouv%c3%aaa.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2491
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-10-16T18:31:56Z No. of bitstreams: 1 2013 - Diuliano Azeredo Gouvêa.pdf: 3074684 bytes, checksum: 1637a9c9273f537aed4b0b6fadefe6f8 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-16T18:31:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Diuliano Azeredo Gouvêa.pdf: 3074684 bytes, checksum: 1637a9c9273f537aed4b0b6fadefe6f8 (MD5) Previous issue date: 2013-07-17eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Diuliano Azeredo Gouvêa.pdfDocumento principal3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.