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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15558
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Gonçalves, Victor Wagner de Souza | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:19:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:19:20Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-18 | |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Victor Wagner de Souza. Um olhar para o desempenho de algumas escolas de diferentes sistemas de ensino da Cidade do Rio de Janeiro em avaliações nacionais de matemática. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15558 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem por objetivo geral investigar fatores que podem colaborar para o bom desempenho dos estudantes de instituições de ensino da cidade do Rio de Janeiro nas avaliações nacionais de Matemática (OBMEP, ENEM e IDEB). Pretende-se ainda coletar dados relativos às escolas mais bem colocadas nestas avaliações; conhecer o Plano de Carreira vinculado a cada sistema de ensino de modo a avaliar como o professor é valorizado no desempenho de suas funções; obter dados que deem indícios do impacto da renda familiar no rendimento acadêmico nestas instituições; avaliar a importância da estrutura física da escola para o ensino-aprendizagem dos estudantes; analisar a relação entre a estrutura escolar (condições de trabalho propiciadas aos professores, renda dos estudantes, condições físicas da instituição) e o desempenho nas avaliações nacionais (OBMEP, ENEM e IDEB) por meio da observação das estatísticas de instituições de diferentes sistemas de ensino existentes no município do Rio de Janeiro. A partir do cumprimento de tais objetivos, pretende-se responder a seguinte questão-problema: quais fatores que podem colaborar para o bom desempenho dos estudantes de instituições de ensino do Rio de Janeiro nas avaliações nacionais de Matemática (OBMEP, ENEM e IDEB)? Trata-se de um estudo comparativo, realizado a partir da coleta de dados relativos às características das escolas com melhor desempenho nas avaliações nacionais localizadas no Rio de Janeiro. Foi realizado o levantamento documental e bibliográfico sobre os diferentes sistemas de ensino, considerando suas características em relação ao Plano de Carreira estabelecido para os professores; e pesquisa de campo para coleta de dados sobre as condições socioeconômicas do corpo estudantil e infraestrutura dos prédios das instituições de ensino analisadas. O corpus da pesquisa abrange escolas que tenham até o 9º ano do Ensino Fundamental e/ou ofereçam o Ensino Médio, considerando realidades diferentes (escola da rede particular de ensino, da rede pública municipal e estadual, e do colégio militar do Rio de Janeiro). Em virtude da pesquisa supracitada, conseguiu-se atingir os objetivos propostos e se averiguou fatores externos e internos das instituições que contribuíram para um melhor rendimento de seus alunos nas avaliações que foram utilizadas como parâmetros | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Avaliações nacionais de matemática | por |
dc.subject | Desempenho | por |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | National mathematics assessments | eng |
dc.subject | Performance | eng |
dc.title | Um olhar para o desempenho de algumas escolas de diferentes sistemas de ensino da Cidade do Rio de Janeiro em avaliações nacionais de matemática | por |
dc.title.alternative | A look at the performance of some schools in different education systems in the City of Rio de Janeiro in national mathematics assessments | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This work has the general objective of investigating factors that can contribute to the good performance of students from educational institutions in the city of Rio de Janeiro in the national mathematics assessments (OBMEP, ENEM and IDEB). It is also intended to collect data on the schools best placed in these assessments; know the Career Plan linked to each education system in order to assess how the teacher is valued in the performance of their duties; obtain data that give evidence of the impact of family income on academic performance in these institutions; evaluate the importance of the physical structure of the school for the teaching-learning of students; to analyze the relationship between school structure (working conditions provided to teachers, student income, physical conditions of the institution) and performance in national assessments (OBMEP, ENEM and IDEB) by observing statistics from institutions in different education systems existing in the municipality of Rio de Janeiro. Based on the fulfillment of these objectives, we intend to answer the following question-problem: what factors can contribute to the good performance of students from educational institutions in Rio de Janeiro in national mathematics assessments (OBMEP, ENEM and IDEB)? This is a comparative study, carried out from the collection of data related to the characteristics of the schools with the best performance in the national assessments located in Rio de Janeiro. A documentary and bibliographic survey was carried out on the different teaching systems, considering their characteristics in relation to the Career Plan established for teachers; and field research to collect data on the socioeconomic conditions of the student body and infrastructure of the buildings of the analyzed educational institutions. The research corpus covers schools that have up to the 9th grade of elementary school and / or offer high school, considering different realities (private school, state and municipal public schools, and the military college of Rio de Janeiro). Due to the aforementioned research, it was possible to achieve the proposed objectives and to investigate external and internal factors of the institutions that contributed to a better performance of their students in the evaluations that were used as parameters | eng |
dc.contributor.advisor1 | Forte, Vinícius Leal do | |
dc.contributor.advisor1ID | 101.235.307-92 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5246371559103159 | por |
dc.contributor.referee1 | Forte, Vinícius Leal do | |
dc.contributor.referee1ID | 101.235.307-92 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5246371559103159 | por |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do | |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-8084-7126 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4832316123512245 | por |
dc.contributor.referee3 | Venceslau, Marilis Bahr Karam | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1469022160931686 | por |
dc.creator.ID | 058.142.077-28 | por |
dc.creator.Lattes | - | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | AUSUBEL, David. P; NOVAK, Joseph. D.; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. BAPTISTA, J.; et al. Recuperação desenvolvimental após a adoção: características da criança e da família. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 26, n. 2, p. 396-404. 2008. BAQUERO, R. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008. BOUDON, Raymond. A desigualdade das oportunidades. Brasília, Editora da UnB, 1981. BREEN , R, GOLDTHORPE, JH - Racionalidade e sociedade, 1997. BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-DF, 1988. Promulgada em 05/10/1988. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília, 1998. BRASIL, Lei nº 1614, de 24 de janeiro de 1990. 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dc.subject.cnpq | Matemática | por |
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