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dc.contributor.authorSilva, Valdinei Rosa da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:23Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:23Z-
dc.date.issued2018-08-24
dc.identifier.citationSILVA, Valdinei Rosa da. Desenvolvimento e uso do aplicativo Web SIGA – Sistema Informatizado de Gerenciamento de Atividades: uma ferramenta paradidática no ensino da matemática. 2018. 91 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15564-
dc.description.abstractVivemos numa sociedade em que os jovens são cada vez mais influenciados pelas tecnologias. A comprovação deste fato fica evidente quando observamos o comportamento dos alunos em sala de aula. Com efeito, apesar da restrição de uso, eles nunca deixam de interagir com seus celulares, tablets ou outros dispositivos eletrônicos. Dessa maneira, parece razoável pensarmos numa prática pedagógica de ensino de matemática que possibilite aos alunos utilizarem equipamentos eletrônicos com outro propósito, neste caso específico, educacional. Assim, o objetivo do presente trabalho fora criar uma plataforma digital para tentar manter os alunos motivados com o processo de ensino-aprendizado de matemática, bem como testar, na prática, a influência dessa ferramenta paradidática no desempenho escolar dos alunos. De fato, criamos o aplicativo Web SIGA que tem o diferencial de permitir que os usuários se conectem de quaisquer dispositivos tecnológicos que possuem acesso à internet. Além disso, as atividades propostas no aplicativo Web SIGA são pontuadas e a cada tarefa realizada o aluno acumula pontos, inicialmente por acessar a plataforma e confirmar o recebimento da atividade e posteriormente pela nota de correção. Desta forma, o aplicativo gera uma competição saudável entre os discentes, pois disponibiliza o ranking dos melhores alunos pontuados por turma. Assim, a primeira parte do trabalho fora a criação do aplicativo Web SIGA e a segunda parte a realização de uma pesquisa de levantamento de dados, utilizando o método hipotético-dedutivo, com abordagem Quanti-Quali, aplicada a alunos de escolas do município do Rio de Janeiro, em especial, do segundo segmento do ensino fundamental de uma Unidade Escolar da 10ª CRE, cujo intento fora medir a motivação e o nível de influência do aplicativo Web SIGA no índice de aproveitamento dos alunos nas provas bimestrais.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectWeb SIGApor
dc.subjectferramenta paradidáticapor
dc.subjectensino de matemáticapor
dc.subjectWeb SIGAeng
dc.subjectparadidate tooleng
dc.subjectteaching of mathematicseng
dc.titleDesenvolvimento e uso do aplicativo Web SIGA – Sistema Informatizado de Gerenciamento de Atividades: uma ferramenta paradidática no ensino da matemáticapor
dc.title.alternativeDevelopment and use of the Web application SIGA - Computerized System of Management of Activities: a paradidate tool teaching of mathematics.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherWe live in a society where young people are increasingly influenced by technology. The evidence of this fact is when we observe the behavior of students in the classroom. Indeed, despite the restriction of use, they never cease to interact with their cell phones, tablets or other electronic devices. Thus, it seems reasonable to think about a pedagogical practice of teaching mathematics that allows students to use electronic equipment for another purpose, in this specific case, educational. Thus, the objective of the present work was to create a digital plataform trying to keep students motivated with the teaching-learning process of mathematics, as well as to test, in practice, the influence thais paradidatic tool in the school performance of students. In fact, we created the SIGA Web application that has the differential of allowing users to connect from any technological devices that have access to the internet. In addition, the activities proposed in the SIGA Web application are punctuated and each task accomplished the student accumulates points, initially by accessing the platform and confirming the receipt of the activity and later by the correction note. In this way, the application generates a healthy competition among the students, as it provides the ranking of the best students scored by the class. Thus, the first part of the work was created by the Web application SIGA and the second part the accomplishment of a research of data collection, using the hypothetic-deductive method, with Quanti-Quali approach, applied to students of schools of the municipality of Rio de Janeiro, in particular, the second elementary school segment of a School Unit of the 10th CRE, whose purpose was to measure the motivation and level of influence of the SIGA Web application on the student achievement index in the bimonthly tests.eng
dc.contributor.advisor1Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo
dc.contributor.advisor1ID100568277-17por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1510467649923999por
dc.contributor.referee1Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo
dc.contributor.referee2Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.referee3Valente, André Guimarães
dc.creator.ID071233018-62por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesANSELMO, F. Aplicando Lógica Orientada a Objetos em Java. 2. ed. rev. e ampl. Florianópolis: Visual Books Ltda, 2005. ANSELMO, F. Tudo sobre a JSP com Netbeans em Aplicações Distribuídas. Florianópolis: Visual Books Ltda, 2005. ARAÚJO, H. M. C. O uso das Ferramentas do Aplicativo “Google Sala de Aula” no Ensino de Matemática. Disponível em <http://profmat-sbm.org.br/dissertacoes/?aluno=Helenice>. Acesso em: 01 de out. de 2018. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 40.ed. São Paulo: Saraiva, 2007. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional– LDBEN (Lei nº 9394/96). 20 de dezembro de 1996. (http://portal.mec.gov.br ). Acesso em 10 jan. 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Ministério da Educação: Diretrizes para a Educação Básica. 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_content&view=article&id=12992:diretrizes-para-a-educacao-basica&catid=323>. Acesso em: 17 fev. 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2013. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs) - Ensino Fundamental. Brasília :MEC/SEF 1997, Disponível em : <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 08 de out. de 2016. GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com NetBeans IDE 5.5. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2007. GONÇALVES, E. Desenvolvendo Relatório Profissionais com iReport para Netbeans IDE. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2009. LUCKOW, D. H., MELO, A. A. Programação Java para a Web. São Paulo: Novatec Editora Ltda, 2010. SERAFIM, M. L, SOUSA, R. P. Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. Campina Grande: SciELO Books, 2011. SILVA, M. S. jQuery A biblioteca do Programador JavaScript. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Novatec Editora Ltda, 2014. VIEIRA, F. , RESTIVO, M. T. Novas Tecnologias e educação: ensinar a aprender/aprender a ensinar. Porto: Biblioteca Digital da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2014.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66613/2018%20-%20Valdinei%20Rosa%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5009
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-09-09T00:10:03Z No. of bitstreams: 1 2018 - Valdinei Rosa da Silva.pdf: 3825116 bytes, checksum: e36eba6dc2309f9a1927e0ae3fc54630 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-09T00:10:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Valdinei Rosa da Silva.pdf: 3825116 bytes, checksum: e36eba6dc2309f9a1927e0ae3fc54630 (MD5) Previous issue date: 2018-08-24eng
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