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dc.contributor.authorAndre, Felipe Quirino
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:24Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:24Z-
dc.date.issued2018-09-04
dc.identifier.citationANDRE, Felipe Quirino. Um levantamento de Tecnologias Assistivas para inclusão na aula de Matemática. 2018. 57 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15567-
dc.description.abstractDocumentos oficiais, nacionais e internacionais, a respeito da inclusão de pessoas com deficiência, têm denunciado insistentemente a falta de preparo de professores para lidar com alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em sala de aula, por falta de formação inicial para lecionar para este público. Isso se deve à falta de políticas de formação inicial e continuada para este fim. Mediante este fato, a questão de pesquisa deste trabalho foi: “que contribuições existem, na literatura nacional de pesquisa em educação matemática especial e inclusiva, para o desenvolvimento e uso de Tecnologias Assistivas na aprendizagem de Matemática por alunos com Necessidades Educacionais Especiais?” Os objetivos deste trabalho foram: trazer os conceitos de educação especial e de educação inclusiva, apresentar e discutir, a partir de diversos autores, o conceito de tecnologias assistivas, realizar um recorte da legislação vigente para a educação de pessoas com NEE e elencar exemplos de tecnologias assistivas, que podem contribuir para o ensino-aprendizagem de Matemática para alunos com deficiências, com transtornos globais do desenvolvimento ou com altas habilidades e superdotação. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma revisão da literatura a partir de uma busca nas principais revistas de Educação Matemática brasileira, publicadas nos últimos 15 anos. Os resultados desta pesquisa apontaram a falta de materiais específicos para o ensino de Matemática a alunos com NEE, pois apesar da preocupação de vários autores com os que necessitam de atendimento educacional especializado, ainda sim é difícil encontrar uma variedade de tecnologias assistivas para o ensino desta disciplina.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Brasil)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectTecnologias Assistivaspor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectInclusive Educationeng
dc.subjectAssistive Technologieseng
dc.subjectMathematics Teachingeng
dc.titleUm levantamento de Tecnologias Assistivas para inclusão na aula de Matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherNational and international official documents on the inclusion of people with disabilities have consistently denounced the lack of preparation of teachers to deal with pupils with special educational needs (SEN) in the classroom, due to the lack of initial training to teach this public. This is due to the lack of initial and continuing training policies for this purpose. According to this fact, the research question in this work was: "What contributions exist in the national research literature on special and inclusive mathematical education for the development and use of Assistive Technologies in learning mathematics by students with special educational needs?" objectives of this work were: to bring the concepts of special education and inclusive education, to present and discuss, from several authors, the concept of assistive technologies, to make a cut of the current legislation for the education of people with SEN and to list examples of technologies which can contribute to the teaching and learning of mathematics for students with disabilities, with global developmental disorders or with high skills and giftedness. In order to reach these objectives, a review of the literature was made based on a search in the main Brazilian Mathematical Education magazines, published in the last 15 years. The results of this research pointed to the lack of specific materials for the teaching of mathematics to students with SEN, because despite the concern of several authors with those who need specialized educational services, it is still difficult to find a variety of assistive technologies for the teaching of this discipline.eng
dc.contributor.advisor1Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.advisor1ID087.080.467-78por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3478764638469476por
dc.contributor.advisor-co1Esquincalha, Agnaldo da Conceição
dc.contributor.referee1Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.referee2Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee3Dias, Marcelo de Oliveira
dc.creator.ID121.959.657-46por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7185816885155228por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
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dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65502/2018%20-%20Felipe%20Quirino%20Andre.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4743
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-06-14T11:37:45Z No. of bitstreams: 1 2018 - Felipe Quirino Andre.pdf: 1880084 bytes, checksum: c14c28d04f2e249b470179c591bae9c4 (MD5)eng
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